Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Programas > PET – Programa de Educação Tutorial

Pró-Reitoria de Graduação

PET – Programa de Educação Tutorial

“O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica. (Fonte: http://portal.mec.gov.br/).”

LEGISLAÇÃO PET:

O Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial, versão 2006, foi elaborado para apresentar o programa e orientar os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios.

Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.
Manual de Orientações Básicas

Atualizada pela Portaria n° 343/2013 – dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.
Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005

Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010

Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores.

Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013

Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).

Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013

Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013

GRUPOS PET:

Anualmente o MEC lança editais nacionais convocando as Instituições de Educação Superior a submeter projetos para a criação de novos grupos para o Programa de Educação Tutorial (PET). Desde 2006, inúmeros cursos vêm formulando projetos para o Edital Interno. Apenas dois projetos podem ser submetidos ao Edital Nacional a cada ano. O desenvolvimento das atividades dos grupos PET é financiado pelo MEC com até 12 bolsas de estudos exclusivas para estudantes do curso, com bolsa para o professor tutor e recursos para o custeio das atividades do grupo. Os grupos PET reúnem atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão que repercutem de forma motivadora e significativa sobre cada um dos cursos contemplados. Os bolsistas, junto com o Professor Tutor e demais docentes associados, tornam-se protagonistas na geração de conhecimentos e em ações de ensino e extensão na comunidade interna e externa.

A formação de Grupos PET na UFRRJ tem representado uma conquista dos Cursos de Graduação, refletindo o compromisso de seus professores e estudantes com um processo de qualificado de formação profissional, científica e cidadã. Em 2009, a Rural conta com os grupos:

Clique aqui, para acessar os grupos PET.

EDITAIS:
PET – Medicina Veterinária – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
Download do edital nº 41/2017

PET – Floresta – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
Download da retificação do cronograma do edital nº 37/2017

Download do edital nº 37/2017

PET – Dialogando e Interagindo com Múltiplas Realidades e Saberes na Baixada Fluminense – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
Download do edital nº 32/2017

PET – Dimensões da Linguagem – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
Download da alteração do cronograma do edital nº 31/2017

Download da alteração do cronograma, com reabertura do período de inscrições do edital nº 31/2017

Download do edital nº 31/2017