Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Programas > PET – Programa de Educação Tutorial

Pró-Reitoria de Graduação

PET – Programa de Educação Tutorial

“O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/).”

LEGISLAÇÃO PET:
O Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial, versão 2006, foi elaborado para apresentar o programa e orientar os interessados quanto aos objetivos, procedimentos, atividades, avaliação e benefícios.

Manual de Orientações Básicas
Institui o Programa de Educação Tutorial – PET.

Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005
Atualizada pela Portaria n° 343/2013 – dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010
Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET.

Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013
Estabelece os procedimentos para creditar os valores destinados ao custeio das atividades dos grupos PET aos respectivos tutores.

Resolução nº 36, de 24 de setembro de 2013
Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas a estudantes de graduação e a professores tutores no âmbito do Programa de Educação Tutorial (PET).

Resolução/CD/FNDE nº 42, de 4 de novembro de 2013

GRUPOS PET:
Anualmente o MEC lança editais nacionais convocando as Instituições de Educação Superior a submeter projetos para a criação de novos grupos para o Programa de Educação Tutorial (PET). Desde 2006, inúmeros cursos vêm formulando projetos para o Edital Interno. Apenas dois projetos podem ser submetidos ao Edital Nacional a cada ano. O desenvolvimento das atividades dos grupos PET é financiado pelo MEC com até 12 bolsas de estudos exclusivas para estudantes do curso, com bolsa para o professor tutor e recursos para o custeio das atividades do grupo. Os grupos PET reúnem atividades articuladas de ensino, pesquisa e extensão que repercutem de forma motivadora e significativa sobre cada um dos cursos contemplados. Os bolsistas, junto com o Professor Tutor e demais docentes associados, tornam-se protagonistas na geração de conhecimentos e em ações de ensino e extensão na comunidade interna e externa.

A formação de Grupos PET na UFRRJ tem representado uma conquista dos Cursos de Graduação, refletindo o compromisso de seus professores e estudantes com um processo de qualificado de formação profissional, científica e cidadã. Em 2009, a Rural conta com os grupos:

Clique aqui, para acessar os grupos PET.

EDITAIS:
PET – Medicina Veterinária – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
DOWNLOAD DO EDITAL Nº 41/2017 –

PET – Floresta – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
DOWNLOAD DA RETIFICAÇÃO I Nº 37/2017 –

DOWNLOAD DO EDITAL Nº 37/2017 –

PET – Dialogando e Interagindo com Múltiplas Realidades e Saberes na Baixada Fluminense – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
DOWNLOAD DO EDITAL Nº 32/2017 –

PET – Dimensões da Linguagem – Seleção de alunos bolsistas e não bolsistas
DOWNLOAD DA RETIFICAÇÃO II Nº 31/2017 –

DOWNLOAD DA RETIFICAÇÃO I Nº 31/2017 –

DOWNLOAD DO EDITAL Nº 31/2017 –