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Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Secretaria Acadêmica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Secretaria Acadêmica


Equipe:

Coordenador Geral da Pós-Graduação – Professor Doutor André Felippe Nunes de Freitas

Equipe Técnica: Rosa Melo e Cristiane Ventura

E-mails: saproppg@ufrrj.br e saproppgufrrj@gmail.com

Funcionamento presencial: Segundas, Quartas e Sextas-Feiras, das 9:30 às 11:30 e das 13 às 16 horas.

Às terças e quintas-feiras, fechado para expediente interno.

Localização: Sala 115 do Pavilhão Central (P1) – 2º andar – Campus Seropédica

Endereço: BR 465, Km 7 – CEP: 23.897-000

Links Importantes:

Relação dos Cursos de Mestrado e Doutorado da UFRRJ: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248

Editais abertos para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

Editais abertos para ingresso nos Cursos de Especialização: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=L

Normativas  Acadêmicas da Pós-Graduação: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/regulamentos-e-regimentos/

Calendário das Reuniões da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de 2022: Clique Aqui

Menus:

1 – Documentos e Informações Importantes

2 – Orientações SIGAA e Perguntas Frequentes

3 – Orientações SIPAC – Mesa Virtual

Serviços ao Público Externo:

Retirada de Diplomas (para os cursos de mestrado e doutorado) e Certificados (para os cursos de especialização)

1) Como posso saber se meu diploma/certificado está pronto? E como faço para retirá-lo?

Resposta: A Secretaria Acadêmica tem o prazo de até 60 (sessenta) dias corridos para expedir o diploma/certificado. Para os diplomas, o prazo é contado a partir da execução dos procedimentos pela coordenação/secretaria do programa de pós-graduação. Para os certificados, o prazo é contado a partir da aprovação do Relatório Final do curso pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

Passado este prazo, o discente deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com para verificar se o diploma/certificado está pronto.

O diploma/certificado deverá ser retirado na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O histórico oficial é o do SIGAA e o aluno pode obtê-lo acessando o Portal do Discente, aba Ensino – Emitir Histórico. Para retirar o diploma/certificado, o aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com sua assinatura autenticada em cartório, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail. O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.

2) É obrigatório o reconhecimento da firma dos assinantes do diploma/certificado em cartório?

Resposta: Não é obrigatório, mas recomenda-se que seja realizado, pois os dirigentes da UFRRJ não possuem firma em cartórios do município do Rio de Janeiro, caso o aluno necessite futuramente. O endereço do Cartório do 1º Ofício de Justiça de Seropédica é Rua Joana Resende, 03, Lote 5, Quadra A (rua entre o Posto de Gasolina e o Banco Itaú) e o telefone é (21) 2682-1690.

3) Preciso do meu diploma/certificado com urgência. Como devo proceder?

Resposta: Caso o discente necessite do diploma/certificado com urgência, deverá encaminhar, para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com, documentação comprobatória (Exemplo: publicação em diário oficial; lista de candidatos selecionados em processo seletivo; edital em que é mencionada a obrigatoriedade da apresentação do diploma/certificado) com o prazo que temos para confeccionar o documento.

4) Meu diploma/certificado foi extraviado/roubado. Como posso solicitar a 2ª via?

Resposta: Para solicitar a segunda via do diploma/certificado e/ou histórico (para os alunos antigos), o aluno deverá enviar, para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com, os seguintes documentos:

– justificativa da solicitação de segunda via, informando o curso realizado e a data da defesa;
– cópia do RG/
CNH com o número do CPF;

– cópia do diploma/certificado ou histórico, frente e verso, caso tenha;

– cópia do boletim de ocorrência em caso de furto.

A Secretaria Acadêmica vai gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor da segunda via do(s) documento(s), para pagamento no Banco do Brasil. Esta taxa é fixada em conformidade à Deliberação do CONSU vigente.

O aluno deve enviar o comprovante de pagamento da GRU para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com. A Secretaria Acadêmica vai acusar recebimento e o prazo de 60 (sessenta) dias corridos para confecção dos documentos começará a contar. Informamos que a confecção da segunda via do diploma/certificado, invalida a primeira via.

A segunda via deverá ser retirada na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto e comprovante de pagamento original da GRU. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com sua assinatura autenticada em cartório, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele e o comprovante de pagamento original da GRU. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail . O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.

5) Gostaria de saber se é possível emitir o diploma/histórico em inglês ou outro idioma estrangeiro?

Não, o Diploma e Histórico são emitidos no idioma nacional – Português. Caso queira traduzi-los para qualquer outro idioma, o aluno deverá procurar escritórios que realizem a tradução juramentada

6) Gostaria de cursar disciplinas na pós-graduação como aluno especial. Como proceder?

Resposta: O(A) senhor(a) deverá acessar o link: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248, para acessar o site do curso de seu interesse e entrar em contato com a coordenação/secretaria do programa para obter a orientação necessária.