Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Secretaria Acadêmica

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Secretaria Acadêmica


Equipe:

Coordenador Geral da Pós-Graduação: Prof. Dr. David do Carmo Malvar

Equipe Técnica: Andrea Renovato, Thaís de Oliveira e Cristiane Ventura

E-mails: saproppg@ufrrj.br e saproppgufrrj@gmail.com

Não temos telefone, o contato é realizado somente por e-mail.

Horário de atendimento ao público: Funcionamos de segunda a sexta-feira, das 9 às 11:30 e das 13 às 16 horas.

Localização: Sala 115 do Pavilhão Central (P1) – 2º andar – Campus Seropédica

Endereço: BR 465, Km 7 – CEP: 23.897-000

Links Importantes:

Sites dos Cursos de Mestrado e Doutorado da UFRRJ: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248

Editais abertos para ingresso nos Cursos de Mestrado e Doutorado: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

Editais abertos para ingresso nos Cursos de Especialização/Lato sensu: https://sigaa.ufrrj.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=L

Normativas  Acadêmicas da Pós-Graduação: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/regulamentos-e-regimentos/

Calendário das Reuniões da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação de 2023: Clique aqui.

Menus:

1 – Documentos e Informações Importantes

2 – Orientações SIGAA e Perguntas Frequentes

3 – Orientações SIPAC – Mesa Virtual

Serviços ao Público Externo:

Retirada de Diplomas (para os cursos de mestrado e doutorado) e Certificados (para os cursos de especialização)

1) Como posso saber se meu diploma/certificado está pronto? E como faço para retirá-lo?

Resposta: A Secretaria Acadêmica tem o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para expedir o diploma/certificado. Para os diplomas, o prazo é contado a partir da execução dos procedimentos pela coordenação/secretaria do programa de pós-graduação. Para os certificados, o prazo é contado a partir da aprovação do Relatório Final do curso pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação.

O discente deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com para verificar se o diploma/certificado está pronto.

No caso dos discentes do SIGAA, quando o processo de homologação da dissertação/tese passar ao status de “Arquivado”, significa que o diploma está pronto e poderá ser retirado conforme orientação a seguir.

O diploma/certificado deverá ser retirado na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O histórico oficial é o do SIGAA e o aluno pode obtê-lo acessando o Portal do Discente, aba Ensino – Emitir Histórico. Para retirar o diploma/certificado, o aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com assinatura autenticada em cartório ou assinatura eletrônica do Gov.br, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail. O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.

2) É obrigatório o reconhecimento da firma dos assinantes do diploma/certificado em cartório?

Resposta: Não é obrigatório, mas recomenda-se que seja realizado, pois os dirigentes da UFRRJ não possuem firma em cartórios do município do Rio de Janeiro, caso o aluno necessite futuramente. O endereço do Cartório do 1º Ofício de Justiça de Seropédica é Rua Joana Resende, 03, Lote 5, Quadra A (rua entre o Posto de Gasolina e o Banco Itaú) e o telefone é (21) 2682-1690.

3) Preciso do meu diploma/certificado com urgência. Como devo proceder?

Resposta: Caso o discente necessite do diploma/certificado com urgência, deverá encaminhar, para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com, documentação comprobatória (Exemplo: publicação em diário oficial; lista de candidatos selecionados em processo seletivo; edital em que é mencionada a obrigatoriedade da apresentação do diploma/certificado; solicitação da instituição em que trabalha) com o prazo que temos para confeccionar o documento.

4) Meu diploma/certificado foi extraviado/roubado. Como posso solicitar a 2ª via?

Resposta: Para solicitar a segunda via do diploma/certificado e/ou histórico (para os alunos antigos), o aluno deverá enviar, para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com, os seguintes documentos:

– justificativa da solicitação de segunda via, informando o curso realizado e a data da defesa;
– cópia do RG/
CNH com o número do CPF;

– cópia do diploma/certificado ou histórico, frente e verso, caso tenha;

– cópia do boletim de ocorrência em caso de furto.

A Secretaria Acadêmica vai gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor da segunda via do(s) documento(s), para pagamento no Banco do Brasil. Esta taxa é fixada em conformidade à Deliberação do CONSU vigente (Deliberação CONSU nº 499-2022).

O aluno deve enviar o comprovante de pagamento da GRU para os e-mails saproppg@ufrrj.br ou saproppgufrrj@gmail.com. A Secretaria Acadêmica vai acusar recebimento e o prazo de até 30 (trinta) dias corridos para confecção dos documentos começará a contar. Informamos que a confecção da segunda via do diploma/certificado invalida a primeira via.

A segunda via deverá ser retirada na sala 115 do Pavilhão Central (P1), em Seropédica, no horário de funcionamento do setor. O aluno deverá trazer documento original de identificação oficial com foto. Outra pessoa que venha em seu lugar, deverá vir com procuração simples com assinatura autenticada em cartório ou assinatura eletrônica do Gov.br, a procuração deve ser original. O procurador deverá trazer documento original de identificação oficial com foto dele. A procuração ficará retida em nosso setor. Servidor público da UFRRJ não pode atuar como procurador (Lei Federal nº 8.112/90, art. 117, inciso XI). Os modelos de procuração podem ser encontrados no Menu “Documentos e Informações Importantes” ou podem ser solicitados à Secretaria Acadêmica por e-mail . O diploma/certificado não deve ser plastificado. Não enviamos documentos pelos correios.

5) Gostaria de saber se é possível emitir o diploma/histórico em inglês ou outro idioma estrangeiro?

Não, o Diploma e Histórico são emitidos no idioma nacional – Português. Caso queira traduzi-los para qualquer outro idioma, o aluno deverá procurar escritórios que realizem a tradução juramentada

6) Gostaria de cursar disciplinas na pós-graduação como aluno especial. Como proceder?

Resposta: O(A) senhor(a) deverá acessar o link: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/?page_id=248, para acessar o site do curso de seu interesse e entrar em contato com a coordenação/secretaria do programa para obter a orientação necessária.