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Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Glossário

Pró-Reitoria de Graduação

Glossário


Neste espaço você encontra informações sobre os termos e os trâmites utilizados na Pró-Reitoria de Graduação, que vão desde explicações sobre emissão de documentos até orientação sobre mobilidade acadêmica e afins.

Elaborado por: Cleiton Bezerra; Elisângela M. Soares; Isabella Cabral; e Vitor Apolinário

 

É no Portal SiSU-UFRRJ que os candidatos, aos cursos de graduação, obtêm todas as informações relativas as solicitações de matrícula, listas de espera, análises de ações afirmativas e podem tiras todas as suas dúvidas, por meio da aba Dúvidas Frequentes.

O professor da disciplina deverá efetivar a solicitação para alteração de conceitos lançados em referência ao exercício domiciliar.

Para solicitar Alteração de Conceito – Exercício Domiciliar o professor deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Alteração de Conceito – Exercício Domiciliar” > Preencher > Anexar as cópias das avaliações > Entregar tudo no Protocolo para abertura de processo para alteração do conceito.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o procedimento para alteração do nome civil do estudante de graduação nos registros da UFRRJ. O estudante deve levar, obrigatoriamente, os documentos (e uma cópia) necessários para alteração, por exemplo, a certidão de casamento ou outro documento comprobatório.

Para solicitar Alteração de Nome Civil o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Alteração de Nome Civil” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd) para autorizar abertura de processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

O estudante deve trazer os documentos como certidão de casamento e os outros que foram alterados.

É o procedimento para alteração de conceitos lançados em disciplinas.

Para solicitar Alteração de Nota o aluno deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Alteração de Nota” > Preencher > Anexar as cópias das avaliações > Pegar assinaturas > Entregar tudo no Protocolo para abertura de processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o procedimento para Antecipação de Nota e Conceito, solicitado pelo coordenador de curso.

Para solicitar Antecipação de Nota e Conceito o coordenador de curso deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Antecipação de Nota e Conceito – Coordenador” > Preencher > Anexar as cópias das avaliações > Pegar assinaturas > Entregar tudo no Protocolo para abertura de processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o procedimento para Antecipação de Nota e Conceito, solicitado pelo estudante.

Para solicitar Antecipação de Nota e Conceito o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Antecipação de Nota e Conceito – Estudante” > Preencher > Anexar documentos > Pegar assinatura do coordenador para protocolar > Entregar tudo no Protocolo para abertura de processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

Disciplinas concluídas em outro curso ou instituição poderão ser aproveitadas, desde que pertençam à grade da nova graduação. Com esse procedimento, é possível adiantar a conclusão do conteúdo programático do novo curso. Para isso, é necessário abrir um processo junto à Prograd e anexar uma cópia do histórico oficial e da(s) ementa(s) da(s) disciplina(s) cursada. Cabe à coordenação do curso analisar o processo, já o lançamento é de responsabilidade da Divisão de Registros Acadêmicos, setor interno da Prograd.

– Trâmite:

Para solicitar Aproveitamento de Créditos o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Aproveitamento de Créditos” > Preencher > e, também em posse do Histórico e da(s) Ementa(s) da(s) Disciplina(s), levá-los até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd) para abertura de processo.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a conclusão do curso, sendo um documento temporário que pode ser utilizado enquanto o diploma não fica pronto. Para obter este documento é indispensável ter realizado a Colação de Grau.

Para solicitar uma nova via do Atestado de Conclusão de Curso  o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Conclusão de Curso” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a conduta acadêmica do discente na UFRRJ.

Para solicitar o Atestado de Conduta Acadêmica o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Conduta Acadêmica” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova o desligamento do discente da UFRRJ, para solicitá-lo o estudante precisa, primeiramente, ter formalizado o cancelamento de sua matrícula da universidade através de processo.

Para solicitar o Atestado de Desligamento o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Desligamento” > Preencher > pegar “Nada consta” da Biblioteca e Alojamento (sala 43 do P1) > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova o percentual de integralização de curso dos discentes da UFRRJ, só pode ser solicitado quando o aluno concluiu as atividades acadêmicas.

Para solicitar o Atestado de Integralização o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Integralização” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a matrícula dos discentes da UFRRJ, em ocasiões de recesso acadêmico.

Para solicitar o Atestado de Matrícula (recesso) o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Matrícula (vínculo)”> Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento que comprova a previsão de conclusão dos discentes da UFRRJ, deve ser solicitado quando o aluno encontra-se na reta final do curso para que consiga realizar inscrição em um curso de pós por exemplo.

Para solicitar o Atestado de Previsão de Conclusão o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Atestado de Previsão de Conclusão” > Preencher > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

Previsão para retirada do documento: 5 (cinco) dias úteis.

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

É o documento oficial que estabelece as atividades e ações a serem desenvolvidas no decorrer do período letivo da UFRRJ. Esse cronograma é importante para que docentes e alunos conheçam as datas para desenvolverem de suas atividades, feriados e recessos acadêmicos. Por isso, os alunos devem estar atentos aos prazos a fim de que não percam o prazo dos serviços oferecidos pela Prograd.

Para acessar o Calendário Acadêmico o estudante deve:

Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Calendário > e em Calendário Acadêmico.

É o documento que contém todas as datas referentes ao processo de matrículas em disciplinas na graduação da UFRRJ.

Para acessar o Calendário de Matrículas o estudante deve:

Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Calendário > e em Calendário de Matrículas.

A composição e funcionamento das Câmara de Graduação são estabelecidos no Regimento Interno da Pró-Reitoria de Graduação.

A Câmara de Graduação têm como finalidade o seu assessoramento ao  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE por meio de pareceres técnicos e acadêmicos, com as seguintes atribuições:

I – apreciar os processos que lhe forem distribuídos e, sobre eles, emitir pareceres que serão objetos que subsidiarão as decisões do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Áreas – CEPEA’s;

II – responder as consultas encaminhadas pelas instâncias acadêmicas para análise e parecer da Câmara;

III – sugerir medidas e orientações no âmbito acadêmico, com propósito de, a serem propostas ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE e aos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão de Áreas – CEPEA’s;

IV – encaminhar a SOC (Secretaria dos Órgãos Colegiados) os processos, após análise e emissão de parecer, em tempo hábil, para inclusão na pauta da reunião subsequente e apreciação do CEPE, com base no calendário de reuniões do referido conselho.

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/camara-de-graduacao/

É o procedimento que cessa o vínculo do aluno com a universidade. O aluno pode requerer o cancelamento de sua matrícula a qualquer tempo e isso deve ser formalizado através da abertura de processo.

Para solicitar Cancelamento de Matrícula o estudante deve: Entrar no portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Cancelamento de Matrícula” > Preencher > pegar “Nada consta” da Biblioteca, na recepção da própria; e do Alojamento, na secretaria do SERE (que fica na entrada dos alojamentos) > e levá-lo até a DRA/Prograd (Divisão de Registros Acadêmicos – Prograd).

A Divisão de Registros Acadêmicos fica na sala 96 do Pavilhão Central (P1) e funciona de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: prograd_dra@ufrrj.br, 2681-4700 ou 2682-2911.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do Consórcio Cederj, oferta 2 (dois) cursos de graduação na modalidade de Ensino a Distância: Administração, em 14 polos, e Turismo, em quatro polos.

Criado em 2000, com o objetivo de levar educação superior, gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro).

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/cederj/

É o ato oficial da UFRRJ realizado em cerimônia solene de caráter obrigatório para a outorga do grau de bacharel ou licenciado aos alunos de ensino superior que concluíram os seus estudos.

O (a) discente que ainda não estiver integralizado toda a matriz curricular do seu curso poderá solicitar o agendamento (no período respectivo, previamente divulgado nos meios de comunicação da Prograd), porém, para estar APTO a participar da sessão solene de colação de grau, deverá ter integralizado 100% da matriz curricular de seu curso e ter todas as suas notas registradas no sistema em tempo hábil para a realização da sessão solene de colação de grau.

Ou seja:

– Cadastro atualizado no SIGAA;

– Sem pendência de documentação na Divisão de Registros Acadêmicos (DRA/Prograd), sala 96 do Pavilhão Central (P1), câmpus Seropédica;

– Ter concluído o currículo do curso, em termos de disciplinas e créditos totais, inclusive as atividades autônomas, de modo que sua matriz curricular esteja integralizada;

–Situação regular junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

O aluno faz o agendamento para a sessão solene de colação de grau, neste link.

Para outras informações acesse: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/prograd/colacao/

A Antecipação de Colação de Grau só poderá ser realizada em casos de aprovação – em concursos públicos e em processos seletivos de cursos stricto sensu – e mediante o cumprimento de 75% do período letivo (no qual o discente se encontre matriculado), além disso o estudante deve apresentar a devida justificativa e comprovação. O procedimento para solicitar a Antecipação de Colação de Grau consiste em atender as duas etapas a seguir:

1º Etapa:

1. O aluno formando solicita ao Coordenador o adiantamento de nota, com a devida justificativa, (Ex.: Convocação para assumir cargo público; Aprovação em processo seletivo para cursos “strictu-Sensu”, etc.)
2. Esta solicitação deverá ser feita através de processo, a ser formado por este documento: FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ANTECIPAÇÃO DAS NOTAS FINAIS
3. O aluno deverá anexar os documentos comprobatórios.
4. Após o preenchimento do formulário com a devida autorização do coordenador e os documentos anexos, o aluno deverá se dirigir para sala 8 do Prédio Central(Protocolo) para abertura do processo, que em seguida será encaminhado à PROGRAD
2º Etapa:

1. O Coordenador preenche o documento: FORMULÁRIO PARA ENCAMINHAMENTO ANTECIPADO DE NOTAS , sendo um para cada disciplina, informando o número do processo no campo adequado, e os encaminha aos respectivos Chefes de Departamento.
3. O(s) Chefe(s) de Departamento encaminha o(s) formulário(s) ao Professor da Disciplina.
4. O Professor da Disciplina retorna o formulário preenchido ao Chefe de Departamento, que o encaminhará à PROGRAD.
5. A PROGRAD anexa os formulários ao processo e toma as providências necessárias.

A Comissão Permanente de Formação de Professores da UFRRJ (CPFP/UFRRJ) será constituída de:

I – um representante da PROGRAD como Presidente (Coordenador);

II – um representante indicado por cada Colegiado de Curso de Licenciatura da UFRRJ.

§ lº – Na ausência de representação docente indicada pelo colegiado do Curso, o coordenador do curso assumirá esta representação em caráter pró-tempore, até que seja indicado o respectivo representante.

§ 2º – A indicação de representante suplente será facultativa.

III – Representação discente das licenciaturas em número equivalente a 20% do número de docentes da Comissão, sendo contemplados todos os Campi, nas áreas de Humanidades, Ciências Exatas, Ciências da Natureza e da Terra, eleitos pelos seus pares.

IV – um representante de cada Programa de Formação de Professores: PARFOR, PIBID e Ação 20 RJ.

V – um técnico em Assuntos Educacionais designado pela PROGRAD.

VI – um servidor técnico-administrativo designado pela PROGRAD como secretário da CPFP/UFRRJ.

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/comissao-permanente-de-formacao-de-professores/ 

Procedimento para solicitar o Diploma de Graduação (1ª via)

O solicitante (ou um procurador legal munido de uma procuração particular (simples) com firma reconhecida em cartório) deverá comparecer à Divisão de Registros Acadêmicos (sala 96 do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica), das 8h às 19h, para realizar a solicitação para confecção e registro de diploma. É necessário estar com o formulário de solicitação preenchido (baixe aqui) e ter requerido o “nada consta” na Biblioteca do câmpus em que realizou a graduação; estudantes do Câmpus Seropédica deverão também requerer “nada consta” no Setor de Residência Estudantil.
Prazo para a confecção: a partir de 120 dias.

 

Procedimento para solicitar 2ª via de Diploma de Graduação

O solicitante (ou um procurador legal munido de uma procuração particular (simples) com firma reconhecida em cartório) deverá comparecer, munido de RG e CPF, à Secretaria Administrativa da Prograd (sala 94 do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica), durante o expediente bancário, das 10h às 15h, com a quantia de R$20,00, para efetuar a solicitação e posterior pagamento de taxa no Banco do Brasil. Caso o solicitante ou seu procurador possua uma cópia do diploma, solicitamos que a mesma seja apresentada. Este procedimento não é obrigatório.
Prazo para a confecção: a partir de 90 dias.

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/solicitacao-de-diploma/

São os documentos aprovados no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em que regem e regulamentam as atividades da graduação na UFRRJ.

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/deliberacoes-cepe/

A Divisão de Estágios (Dest) é uma unidade administrativa de caráter acadêmico, ligada a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Compete a esta divisão a função de controlar, cadastrar, formalizar e organizar todos os estágios dos estudantes da UFRRJ, e dos estudantes de outras Instituições de Ensino que efetuam seus estágios na UFRRJ.

Para outras informações acesse: http://institucional.ufrrj.br/dest/

Para solicitar Divulgação pela Prograd no Portal da Graduação e nas mídias sociais da pró-reitoria (Facebook e Twitter) o(a) interessado(a) deve:

Entrar no Portal da UFRRJ > Graduação > Formulários Acadêmicos > Baixar “Solicitação de Divulgação pela Prograd” > Preencher > e levá-lo até a Secretaria da Prograd para autorização dos pró-reitores.

A Secretaria da Prograd fica na sala 94 do Pavilhão Central (P1) e funcionada de segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 19h. Os contatos são: secretariaprograd@ufrrj.br ou 2682-1112.

 

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/enade/

É uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

A concessão de estágio não obrigatório no âmbito da UFRRJ objetiva proporcionar a preparação do estudante para o trabalho produtivo e para o desenvolvimento da vida cidadã, por meio de exercício de atividades correlatas a sua pretendida formação profissional, em complementação ao conhecimento teórico adquirido na instituição de ensino. A concessão de estágio não gera vínculo empregatício de qualquer natureza e dar-se-á mediante Edital e celebração de Termo de Compromisso.

A Divisão de Estágios divulga, aos setores responsáveis, o acesso oficial para o Estágio Não Obrigatório Internos, que se dará através do endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/sba/estagio/index.php.

Para outras informações acesse: http://institucional.ufrrj.br/dest/sistema/estagio-nao-obrigatorio-interno/

É o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma. (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008)

A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

O regime de exercício domiciliar, como compensação de ausência às aulas, compreende a atribuição de exercícios prescritos pelo professor da disciplina, a serem realizados pelo aluno fora da Universidade. Será autorizado para disciplinas nas quais o acompanhamento da aprendizagem se mostrar pedagogicamente viável, a critério do professor. O afastamento somente será permitido se não causar prejuízos irreparáveis à continuidade do processo pedagógico, a juízo do professor, ouvida a Chefia do Departamento.

Para outras informações acesse: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/programas/exercicio-domiciliar/

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