Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis > Alojamentos e Convivência

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Alojamentos e Convivência


Alojamentos Femininos
Alojamento Quartos
F1 29
F2 25
F3 25
F4 26
F5 8
F6 33
Total 146

 

Alojamentos Masculinos
Alojamento Quartos
M1 30
M2 30
M3 30
M4 20
M5 30
M6 72
Total 222

 

Prezados(as) discentes moradores(as) dos Alojamentos Universitários,

 

A PROAES informa que por iniciativa da equipe de servidores técnicos administrativos da Divisão de Residência Estudantil (DIRE) foram criados novos canais de comunicação junto às redes sociais.

Sendo assim, desde o mês de maio de 2020, a DIRE passou a contar com uma página exclusiva no Facebook® e no Instagram®, as quais têm por objetivos: a) promover uma maior proximidade com os discentes alojados e estimular sua participação; b) utilizar uma linguagem breve e direta para a divulgação de informações sobre o funcionamento, serviços e procedimentos do setor, e fatos importantes relacionados ao cotidiano dos alojamentos universitários.

É importante esclarecer a todos(as), que o canal de comunicação oficial durante o período de trabalho remoto dos servidores da DIRE, decorrente da pandemia da COVID-19, continuará sendo o e-mail: sere@ufrrj.br

Diante do exposto, convidados a todos(as) a seguir e acompanhar as redes sociais da Divisão de Residência Estudantil (DIRE/PROAES), nos links informados a seguir:

 

https://www.instagram.com/residenciaestudantilufrrj/

 

https://www.facebook.com/residenciaestudantilufrrj

 

 

Atenciosamente,

 

Prof. César Augusto Da Ros

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

 

 

Lorena Florêncio de Oliveira

Diretora Substituta da Divisão de Residência Estudantil

Prezados(as) discentes moradores(as) dos Alojamentos Universitários da UFRRJ,

 

A PROAES informa que está disponível para a consulta no portal da instituição, a minuta de deliberação contendo a reformulação e atualização do Regimento dos Alojamentos Universitários da UFRRJ. Por solicitação das entidades estudantis e das representações dos alojados(as) esta minuta somente será incluída na pauta do Conselho Universitário (CONSU), no final do mês de fevereiro ou no início do mês de março de 2021, a fim de possibilitar a discussão e a inclusão de propostas provenientes da comunidade discente alojada.

A necessidade de reformulação e atualização do Regimento dos Alojamentos é decorrente do fato da versão atualmente em vigor, ter sido aprovada por meio da Deliberação n° 06, de 01 de março de 1993, ou seja, há 28 anos, em um momento histórico completamente distinto do atual, quando a UFRRJ se caracterizava por ser uma Instituição de menor porte e nucleada em torno dos cursos das ciências agrárias.

Esta realidade institucional se modificou muito a partir da adesão da UFRRJ ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2007, promovendo-se a abertura de 34 novos cursos de graduação, saltando de 23 cursos existentes em 2006, para um total de 57 cursos, atendendo a um universo de aproximadamente 18 mil estudantes matriculados.

Paralelamente à expansão dos cursos de graduação, o Ministério de Educação (MEC) implantou o Sistema de Seleção Unificado (SISU) e a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) tendo por objetivo democratizar o acesso ao ensino superior, as quais promoveram mudanças significativas no perfil socioeconômico e cultural dos estudantes matriculados na UFRRJ, de sorte que atualmente a maior parte destes são oriundos de escolas públicas e de famílias com renda per capita de até 1,5 salários mínimos, os quais passaram a demandar os auxílios oferecidos no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Neste contexto, os Alojamentos Universitários, se converteram em um equipamento imprescindível à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados na UFRRJ no Campus de Seropédica, que diante do aumento da diversificação e complexidade das demandas dos públicos neles residentes, tornou inadiável a discussão em torno da reformulação das normas de funcionamento, forma de organização e gestão, dos critérios de ingresso e saída, dos direitos e deveres, contidas no atual Regimento.

Sendo assim, a partir do primeiro semestre de 2014, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis após ter analisado os regimentos de moradias/residências estudantis de 11 (onze) Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), deu início à elaboração de uma minuta de atualização e reformulação do atual Regimento.

Posteriormente, esta minuta de Regimento foi submetida à apreciação dos representantes de andar eleitos, nas reuniões ordinárias do Conselho de Administração dos Alojamentos (CAA), com a participação de representantes do DCE, de modo a incorporar as sugestões de modificações e inclusões apresentadas pelos estudantes, ao longo dos anos de 2014 e 2015.

Ao final deste processo de discussão no CAA, o Pró-Reitor submeteu a minuta de Regimento contendo as contribuições dos estudantes à apreciação da equipe de servidores da PROAES, de modo a incorporar a perspectiva dos técnicos administrativos, especialmente nos aspectos relacionados à gestão, à organização, funcionamento e viabilidade e aplicabilidade prática das mudanças propostas.

Após a inclusão das modificações e retificações sugeridas pelos servidores, a minuta foi inserida no processo nº 23083.008596/2012-61, o qual já foi encaminhado à Secretaria dos Órgãos Colegiados, onde aguardará a sua inclusão na pauta do CONSU da reunião de fevereiro ou março de 2021.

Diante do exposto, a PROAES informa que criou um e-mail específico: regimentoalojamentoufrrj@gmail.com, para o encaminhamento de formulário próprio, devidamente preenchido, de sugestões de modificações do texto da minuta de reformulação e atualização do Regimento dos Alojamentos, por parte dos(as) seus moradores(as) oficiais ou por representantes de andar no CAA. O encaminhamento de sugestões e propostas à minuta poderá ser feito até o dia 20/02/2021, em formulário próprio. O formulário e a minuta do regimento estão disponíveis no portal da UFRRJ, no seguinte link: http://portal.ufrrj.br/proaes-minuta-do-regimento-dos-alojamentos-2020/.

Além da disponibilização do formulário para o encaminhamento de sugestões por e-mail, a PROAES também realizará uma audiência pública virtual com os moradores dos Alojamentos Universitários para a apreciação de sugestões à minuta do Regimento, cuja data e horário será divulgada em breve.

Ao final deste prazo, as propostas encaminhadas serão apreciadas pela equipe da PROAES e, após a análise de sua relevância, viabilidade e aplicabilidade prática, serão incorporadas ao texto final que será submetido à apreciação, discussão e aprovação pelos membros do Conselho Universitário.

Na expectativa de termos prestado todos os esclarecimentos necessários, ficaremos no aguardo do envio das propostas e sugestões à minuta, por parte da comunidade discente alojada.

 

Atenciosamente,

 

Prof. César Augusto Da Ros

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis

 

 

Profª. Juliana Arruda

Pró-Reitora de Adjunta de Assuntos Estudantis


Últimas Notícias

PROGRAD divulga inscrições para o programa de Tutoria nas áreas de Matemática e Química - 18/03/2024
PROGRAD divulga inscrições para o programa de Tutoria nas áreas de Matemática e Química

SiSU 2024: 3ª Lista de Espera – Convocação para a Solicitação de Matrícula - 18/03/2024
SiSU 2024: 3ª Lista de Espera – Convocação para a Solicitação de Matrícula

PET-UFRRJ: seleção de não bolsistas para o Programa de Educação Tutorial – grupo Matemática e Meio Ambiente - 15/03/2024
PET-UFRRJ: seleção de não bolsistas para o Programa de Educação Tutorial – grupo Matemática e Meio Ambiente

Eleição para a Coordenação do Curso de Licenciatura em Turismo EAD | UFRRJ - 14/03/2024
Prograd divulga eleição para a coordenação do curso de Licenciatura em Turismo EAD – Edital nº 01/2024

3ª Lista de Espera SiSU 2024 - UFRRJ - 13/03/2024
VEM AÍ: Terceira Chamada da Lista de Espera do SiSU 2024

mais notícias

Skip to content