O Pré-Enem da UFRRJ, campus Nova Iguaçu, é um Projeto de Extensão Universitária, vinculado ao Programa Institucional Pré-Enem da UFRRJ, o qual se constitui por outros dois projetos Pré-Enem, localizados em diferentes espaços da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro: Zona Oeste e Seropédica.
O objetivo central do programa é, além de preparar estudantes para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), também promover espaços de construção de conhecimento com base em práticas orientadas pelo paradigma da aprendizagem e da comunicação (Pacheco, 2019). Contando com uma abordagem transdisciplinar (Morin, 2001) o Pré -Enem de Nova Iguaçu preza por uma formação integral do sujeito aprendiz pautada por uma educação ética, inovadora, significativa e humanista.
O Público-alvo desta ação de extensão são estudantes que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio, que residam, preferencialmente, no Estado do Rio de Janeiro, município de Nova Iguaçu e municípios limítrofes a Nova Iguaçu e que desejam se preparar para o ingresso no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O Pré-Enem da UFRRJ, campus Nova Iguaçu, é oferecido gratuitamente. Não há taxa de inscrição e de matrícula. A seleção dos estudantes é realizada anualmente através de processo seletivo, amplamente divulgado através de edital no portal da UFRRJ, bem como em suas sociais. São oferecidas 150 vagas e as aulas acontecem na modalidade presencial. O curso é composto por aulas de conhecimentos específicos de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual (Redação), Língua Espanhola, Matemática (Aritmética e Geometria), Física, Química, Biologia, História e Geografia.
A equipe do projeto é formada por docentes dos cursos de Licenciatura da UFRRJ na condição de Coordenação Pedagógica e por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRRJ na condição de tutores das disciplinas ministradas.
A Coordenação Pedagógica, junto com seus tutores, planeja e executa o Projeto Pedagógico do curso, as ementas, bem como a metodologia de trabalho.
Informações adicionais podem ser obtidas:
– Na página do Campus Nova Iguaçu UFRRJ, na aba de Extensão: http://www.ni.ufrrj.br
– Nas redes sociais do Pré-Enem da UFRRJ:
Facebook (https://www.facebook.com/ufrrj.preenem)
Instagram (https://www.instagram.com/ufrrj.preenem)
Canal do YouTube (https://www.youtube.com/PreEnemDaUFRRJ).
No e-mail do Programa Institucional Pré-Enem da UFRRJ, campus Nova Iguaçu: pre.ufrrj.ni@gmail.com
Localizado em: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Campus Nova Iguaçu. Endereço: Av. Gov. Roberto Silveira, s/n – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 22356-000
Coordenação Pedagógica do Pré-Enem, Campus Nova Iguaçu:
Prof.ª Dr.ª Maristela da Silva Pinto (Departamento de Letras/IM)
Prof.ª Dr.ª Debora Ribeiro L. Zoletti (Departamento de Letras/IM)
Apoio pedagógico:
Rafaela Cabral Ribeiro
Maria Eduarda Schuenck da Silva Fernandes
Tutores:
Redação – Letícia Pereira Evangelista Rosa
Álgebra (Matemática) – Emanuelli Camile Gonçalves Bonadiman
Biologia – Lorena da Costa Wilpert
Espanhol – Nilo dos Anjos Neto
Física – Felipe Santos Feitosa
Geografia – Thais Teixeira Carvalho de Souza
Geometria (Matemática) – Alber da Silva Melo Junior
História – Elizama da Silva Mauiricio
Literatura – Vitor Gabriel Torres Duarte
Português – David de Lima Pachá dos Santos
Química – Anna Paula de Oliveira Queiroz
Pré-Enem da Rural é oportunidade de entrada em universidades públicas
Proext lança edital para Preparatório do Enem no campus Nova Iguaçu
Pré-ENEM Nova Iguaçu: Seleção de Tutores de Disciplinas
Pré-ENEM Éthos divulga a primeira lista de reclassificação
Divulgação da lista de alunos selecionados para o Curso pré-Enem Éthos – UFRRJ – 2017
Preparatório para o ENEM do campus Nova Iguaçu – Edital para seleção de Alunos