Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > Serviços > Carta de Serviços ao Cidadão UFRRJ

Institucional

Serviços

Carta de Serviços ao Cidadão UFRRJ


O QUE É A CARTA DE SERVIÇOS

 

Definição

A Carta de Serviços é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão, participação de todas as pessoas que integram a organização e a indução do controle social.

 

 

Carta de Serviços ao Cidadão da UFRRJ

• Apresentação

• Introdução

• Objetivo

• Conteúdo da carta

• Informações Gerais

• História

• Direcionamento  Estratégico

• Áreas de atuação acadêmica

• Horário de funcionamento

•  Compromisso de atendimento

• Canais de comunicação

• Estrutura Organizacional

• Formas de acesso

• Cursos de Graduação

• Programas de Pós-graduação

 

 

APRESENTAÇÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão, estabelecida pelo Decreto 6932, de 11 de agosto de 2009, é um documento elaborado para dar visibilidade e transparência à gestão do serviço público. Visa informar aos cidadãos os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.
Com a implantação da Carta, a UFRRJ busca promover a eficiência, a qualidade e a transparência dos serviços de atendimento, bem como facilitar o acesso do público, permitindo ao cidadão que conheça os serviços prestados e seus requisitos antes de procurar a Universidade.

INTRODUÇÃO

Esta Carta de Serviços apresenta as atividades da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e a estrutura da UFRRJ, definida em seus instrumentos legais. Nela, são divulgadas as responsabilidades das Unidades , setores e serviços integrantes da estrutura da Universidade e a forma de acesso aos mesmos.

OBJETIVO

A Carta de Serviços ao Cidadão tem como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre as atividades da UFRRJ e informar ao cidadão, de forma clara, os principais serviços prestados pela instituição, seus canais de acesso, horários de atendimento, prazos para obtenção do serviço e os compromissos com os padrões de atendimento estabelecidos.
Cada título de serviço é acompanhado de uma breve explicação para facilitar seu entendimento, além do nome do responsável, endereço, horário de funcionamento, telefone e e-mail.

Obs: Os dados constantes nesta Carta são de responsabilidade dos setores que os enviaram ou das informações obtidas junto às suas respectivas páginas.

 

 

CONTEÚDO  DA CARTA

Categorias de serviços
Os serviços apresentados na presente Carta são os que estão ligados às atividades precípuas da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – e os relacionados à sua gestão.

Obtenção da carta de serviços ao cidadão

Esta Carta de Serviços está disponível em meio eletrônico, podendo ser acessada pelo link “Carta de Serviços ao Cidadão”, disponível na página da Universidade (http://portal.ufrrj.br/servicos/carta-de-servico/).

Sugestões ao documento podem ser encaminhadas para:
Serviço de Informação ao Cidadão/ Ouvidoria Geral:
Endereço: Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000 Pavilhão Central sala 131/2
E-mail: sicufrrj@ufrrj.br e/ou ouvidoria@ufrrj.br

INFORMAÇÕES GERAIS

 

Instituição:
• Nome: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
• Sigla: UFRRJ
• Regime Jurídico: Fundação de Direito Público
• Atividades desenvolvidas: Ensino, Pesquisa e Extensão
• Endereço Campus Seropédica: BR 465 Km 7 Seropédica CEP: 23897-000
• Campus Nova Iguaçu: Avenida Governador Roberto Silveira S/N CEP: 26020-740 / Centro –Nova Iguaçu – RJ
• Campos Três Rios: Colégio Rui Barbosa, Rua 14 de dezembro nº 271/ CEP: 25802-210/Centro – Três Rios/RJ
• Campos Goytacazes: Estrada do açúcar, Km 5 S/nº CEP: 28.020-560/ Penha – Campos dos Goytacazes – RJ
Telefones:
Campus Seropédica :+55 (51) 26821080/1090
Campus Nova Iguaçu: (21) 2669-0817/0815
Campus Três Rios: (24) 2255-3677
Campos dos Goytacazes: (22) 2733-0505/2745/2746 e (22) 2734-1974
– Mapa com a localização: (em elaboração)
As atividades principais da UFRRJ estão localizadas em quatro endereços (citados acima).

 

 

HISTÓRIA

A UFRRJ tem suas origens no Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado por Nilo Peçanha, Presidente da República, e por Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, Ministro da Agricultura. Ele estabeleceu as bases fundamentais do ensino agropecuário no Brasil, criando a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, cujo primeiro diretor foi o engenheiro agrônomo Gustavo Dutra. A sede foi instalada, em 1911, no palácio do Duque de Saxe, onde hoje está o CEFET/MEC, no Maracanã, Rio de Janeiro.

Inaugurada oficialmente em 1913, funcionou por dois anos com seu campo de experimentação e prática agrícola em Deodoro. Fechada sob alegação de falta de verbas para manutenção, em março de 1916, fundiu-se à Escola Agrícola da Bahia e à Escola Média Teórico-Prática de Pinheiro, onde hoje estão instalados o campus de Pinheiral e a Escola Agrotécnica Nilo Peçanha. Nesse mesmo ano diploma-se a primeira turma de Engenheiros Agrônomos, com dois alunos, e, no ano seguinte, a primeira turma de Médicos Veterinários, com quatro alunos.

Em 1918, a Escola foi transferida para a Alameda São Boaventura, em Niterói, onde funciona hoje o Horto Botânico do Estado do Rio de Janeiro. O seu novo regulamento só foi aprovado em 1920, quando foi criado mais um curso, o de Química Industrial. Em 1927, a Escola mudou-se para a Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1934, o Decreto 23.857 transformou os cursos na Escola Nacional de Agronomia, Escola Nacional de Medicina Veterinária e Escola Nacional de Química.

A Escola Nacional de Agronomia subordinava-se à extinta Diretoria do Ensino Agrícola, do Departamento Nacional de Produção Vegetal; a Escola Nacional de Veterinária ao Departamento Nacional de Produção Animal, do Ministério de Agricultura. A Escola Nacional de Química, transferida para o antigo Ministério da Educação e Saúde, viria a constituir-se na Escola de Engenharia Química da atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – antiga Universidade do Brasil.
Em março de 1934, as Escolas Nacionais de Agronomia e Nacional de Veterinária tiveram o regulamento comum aprovado e tornaram-se estabelecimentos-padrão para o ensino agronômico do país. Neste ano, formaram-se 12 Engenheiros Agrônomos e 16 Médicos Veterinários.

A Portaria Ministerial de 14 de novembro de 1936 tornou as Escolas independentes, com a aprovação de seus próprios regimentos. Em 1938, o Decreto-Lei 982 reverteu a situação – enquanto a Escola Nacional de Agronomia passou a integrar o Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas (CNEPA), recém-criado, a Escola Nacional de Veterinária passou a subordinar-se diretamente ao Ministro do Estado.
NASCE A RURAL – O CNEPA foi reorganizado em 1943, pelo Decreto-Lei 6.155, de 30 de dezembro. Nascia a Universidade Rural, abrangendo na época a Escola Nacional de Agronomia, a Escola Nacional de Veterinária, Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização, Cursos de Extensão, Serviço Escolar e Serviço de Desportos.

Com os Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização iniciava-se um programa de treinamento pós-graduado para áreas específicas dos currículos de Agronomia e Veterinária. Um ano depois, o novo regimento do CNEPA, aprovado pelo Decreto-Lei 16.787, unificou os novos cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão, além de criar o Conselho Universitário, à semelhança do hoje existente.
A Universidade, além de consolidar os novos cursos e serviços criados, tomava as providências para, em 1948, transferir o seu campus para as margens da Antiga Rodovia Rio – São Paulo, hoje BR-465.

O ano de 1961 trouxe um novo Decreto, o de número 50.113, que, mais uma vez, alterou o regimento do CNEPA – a Universidade ganhou um novo órgão, a Escola Agrícola, então com denominação de Escola Agro técnica Ildefonso Simões Lopes.Somente em 1963, pelo Decreto 1.984, a Universidade Rural passou a denominar-se Universidade Federal Rural do Brasil, envolvendo a Escola Nacional de Agronomia, a Escola Nacional de Veterinária, as Escolas de Engenharia Florestal, Educação Técnica e Educação Familiar, além dos cursos técnicos de nível médio dos Colégios Técnicos de Economia Doméstica e Agrícola “Ildefonso Simões Lopes”.

Nome atual

A atual denominação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – veio com a Lei 4.759, de 1965. A UFRRJ, uma autarquia desde 1968, passou a atuar com uma estrutura mais flexível e dinâmica para acompanhar a Reforma Universitária que se implantava no País. Com a aprovação de seu Estatuto, em 1970, a Universidade vem ampliando suas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, tendo, em 1972, iniciado o sistema de cursos em regime de créditos.

A criação dos cursos

Em 1966 é criado o curso superior de Engenharia Química. Em 1968, as Escolas Nacional de Agronomia e Veterinária se transformam em cursos de graduação. Em 1970, têm início os cursos de Geologia, Zootecnia, Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis. Em 1976, foram criados os cursos de Licenciatura plena em Educação Física, Matemática, Física e o Bacharelado de Matemática. O primeiro curso noturno – Administração de Empresas – iniciou suas atividades em 1990. Em 1991, foi criado o curso de Engenharia de Alimentos. Desde então, a Universidade recebe novos cursos e amplia seu campo de graduação, além de receber também programas de Mestrado e Doutorado. Em 1998 instalou- se em Três Rios e em 2005 em Nova Iguaçu, com a criação do Instituto Multidisciplinar. Em 2009, com o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, a Rural sofreu uma grande transformação ao receber 16 novos cursos de graduação, dentre eles Comunicação Social, Belas Artes e Letras. O mais recente, Serviço Social, terá sua primeira turma iniciando no segundo semestre de 2015.
Na graduação, a UFRRJ abriu 34 novos cursos, totalizando 57; número que representa mais que o dobro em relação ao que disponibilizava em 2006. Sua tradição de ensino fortemente agrária se expande então para as áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas e dois novos campus são criados: o de Nova Iguaçu (Instituto Multidisciplinar – IM) e o de Três Rios (Instituto Três Rios – ITR)
Atualmente, a UFRRJ oferece 57 cursos de graduação em seus tr~es campus (Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios),atendendo cerca de 23.800 estudantes.

Pós-graduação

Os primeiros cursos de pós-graduação na UFRRJ iniciaram as suas atividades em 1965. Foram oferecidos três cursos em nível de Mestrado: Medicina Veterinária-Parasitologia Veterinária, Agronomia-Ciência do Solo e Química Orgânica – que se consolidaram ao longo dos anos, dando origem a Cursos de Doutorado nos anos de 1977, 1979 e 1993, respectivamente. De 1976 a 1988 foram implantados os cursos de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Patologia Veterinária, Microbiologia Veterinária, Desenvolvimento Agrícola e Fitotecnia. Em 1993, entrou em atividade o Curso de Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais; em 1995, o curso de Mestrado em Fitotecnia criou a área de Agroecologia. Foram criados em 1994 e 1995 os cursos de mestrado e doutorado em Biologia Animal, doutorado em Ciências e Tecnologia de Alimentos, doutorado em Sanidade Animal e mestrado em Zootecnia.
Além dos cursos de Mestrado e Doutorado, a Universidade Rural vem oferecendo, nos últimos anos, vários cursos de especialização lato sensu em diversas áreas da Ciência. Em 1996, teve início um novo curso de especialização em Gestão e Estratégia no Agrobusiness.

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO

Missão
Produzir, sistematizar, socializar e aplicar os conhecimentos científico, tecnológico, filosófico, cultural e artístico de excelência, através do ensino, da pesquisa e da extensão indissociavelmente articulados, consolidando a formação do ser humano para a atividade profissional baseada nos princípios da responsabilidade socioambiental e a partir da reflexão crítica, baseado na solidariedade nacional e internacional e buscando a construção de uma sociedade justa e democrática que valorize a paz e a qualidade de vida de forma igualitária.

Princípios
São princípios da UFRRJ, presentes no artigo 50 de seu Estatuto (aprovado em 28 de abril de 2011, conforme Deliberação ConsU no. 14/2011):
_ Excelência acadêmica nas ciências, tecnologia, artes e humanidades;
_ Ênfase à questão socioambiental na formação profissional e cidadã;
_ Respeito à diversidade cultural, intelectual, artística, institucional, política e religiosa;
_Respeito às pessoas e às diferenças individuais;
_ Compromisso com a valorização e com a promoção do desenvolvimento de relações humanas solidárias;
_ Compromisso com a democracia política com justiça social;
_ Compromisso com a melhoria das condições democráticas de acesso e permanência nos seus diversos cursos;
_ Compromisso com a formação de profissionais-cidadãos qualificados, críticos e socialmente engajados;
_ Gestão democrática, transparente, participativa e descentralizada.

 

Diretrizes

São diretrizes que orientam o desenvolvimento de todas as ações da UFRRJ:

_ Defender a Universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada,
_ Defender a autonomia universitária,
_ Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão,
_ Desenvolver conhecimentos de caráter científico, filosófico, tecnológico, artístico e cultural,
_ Contribuir na formulação de políticas públicas e sociais que promovam a qualidade de vida de forma igualitária, justa e solidária,
_ Formar profissionais baseados nos princípios da cidadania, com autonomia para o aprendizado contínuo, socialmente referenciado para o mundo do trabalho e capazes de atuar na construção da justiça social e da democracia,
_ Promover a gestão democrática baseada numa política institucional multicampi,
_ Fortalecer todos os níveis de ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior.

 

Objetivos

A UFRRJ, de acordo com o artigo 4º de seu Estatuto, estabeleceu como seus objetivos específicos:
_ Gerar e propagar conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais;
_ Formar, diplomar e propiciar a formação inicial e continuada nas diferentes áreas de conhecimento, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento da sociedade;
_ Estimular o desenvolvimento da ciência, a criação e o pensamento crítico e reflexivo;
_ Contribuir para o processo de desenvolvimento regional e nacional, realizando o estudo sistemático de seus problemas e a formação de quadros científicos e técnicos ao nível de suas necessidades;
_ Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à socialização das conquistas e benefícios, resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;
_ Promover a educação presencial, à distância ou em qualquer outra modalidade, desde que aprovadas nas instâncias competentes;
_ Educar para a promoção do desenvolvimento socioambiental;
_ Cultivar os princípios éticos na consecução de seus objetivos;
_ Manter amplo e diversificado intercâmbio de conhecimentos com a sociedade;
_ Promover o apoio ao ensino público em todos os seus preceitos e prerrogativas.

 

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO ACADÊMICA
A UFRRJ atua na formação de profissionais na área de Agrárias, Educação, Exatas, Humanas , Saúde e Tecnológica.

Ensino

Os níveis de formação acadêmica oferecidos pela UFRRJ incluem o ensino de graduação e de pós-graduação. Os cursos de graduação são dos tipos tecnológico e bacharelado, na modalidade presencial. A pós-graduação stricto sensu oferece cursos de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado (acadêmico). Adicionalmente, a instituição oferece cursos lato sensu de especialização (presencial ), residência agronômica e residência veterinária.

Pesquisa

A UFRRJ conta com grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq), que podem ser consultados no link (http://dgp.cnpq.br/dgp)UFRRJ desenvolve diversas atividades de extensão de caráter permanente, por meio de ações interdisciplinares e multidisciplinares que envolvem professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Trabalha com programas e projetos, cursos, eventos e um calendário de atividades culturais.
Horário de funcionamento
Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT): De segunda a sexta, de 8 h às 22 h
Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD)/ Divisão de Registro Acadêmico (DRA)- De segunda a sexta, de 8 h às 19 h
Biblioteca Central: De segunda a sexta, de 8 h às 22 h
Biblioteca do Campus Nova Iguaçu: De segunda a sexta, de 9 às 21 h.
Biblioteca do Campus Três Rios: De segunda a sexta-feira, de 9 às 21 h 45 min.
Demais setores administrativos:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

COMPROMISSOS DE ATENDIMENTO

A UFRRJ tem como compromisso aperfeiçoar a gestão de seus serviços e garantir um atendimento de qualidade aos cidadãos. pautando-se, principalmente, no cumprimento do princípio da eficiência, referido, no artigo 37 da Constituição Federal. Oferece-se Atendimento Preferencial, conforme dispõe a Lei nº 10.048/2000 e a Lei nº 10.741/2003 para portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com criança no colo.
Em relação aos prazos de atendimento, inexistindo disposição específica do Departamento/Setor, e salvo motivo de força maior, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem são praticados no prazo de cinco dias, em conformidade com o artigo 24 da Lei nº 9.784/99, lei que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

CANAIS DE COMUNICACÃO

Atendimento presencial
O atendimento presencial ocorre nas estruturas administrativas e acadêmicas da UFRRJ, de segunda a sexta, de 8 às 17h.

. Ouvidoria Geral

O objetivo geral da Ouvidoria é a criação de mais um canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade e da comunidade acadêmica da UFRRJ, que visa garantir os direitos dos cidadãos, concretizando, dessa forma, o princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações com a sociedade.
Como acessar
• Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 h às 11 h 30 e das 13 h às 17 h.
• Telefone: +55 (21) 2681-4622
• Endereço: Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP:23897-000
• Site: http://portal.ufrrj.br/ouvidoria/
• E-mail: ouvidoria @ufrrj.br
Também pode acessar diretamente o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV). O sistema funciona 24h e permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada.

 

. Serviço de Informação ao Cidadão – SIC – UFRRJ

Em decorrência da Lei 12.527 (Lei de Acesso à Informação), de 18 de janeiro de 2011, o cidadão poderá solicitar informações registrando seu pedido no e-SIC (http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/Pedido/RegistroPedido.aspx) ou depositando seu pedido diretamente no balcão de atendimento, localizado na sala 131/2, Pavilhão Central
Como acessar
• Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 h às 11 h 30 e das 13 h às 17 h.
• Telefone: +55 (21) 2681-4622
• Endereço: Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP:23897-000
• Site:
• E-mail: sicufrrj@ufrrj.br

 

. Comissão de Ética da UFRRJ

Resolução nº 1/Comissão de Ética da UFRRJ
A Comissão de Ética da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), instituída pela Portaria nº 1.211/GR (de 25/10/2011), divulga Resolução que trata do Regimento Interno e as normas de funcionamento e de rito processual da Comissão de Ética da UFRRJ.
Como acessar
Local e Horário de Atendimento:
– Prédio Principal(P1), sala 131 – Assessoria de Infraestrutura Institucional(Box 04)
– Terça-Feira e Quinta-Feira – De 9:00h às 11:30 e de 13:00h às 16:00h
E-mail: comissaodeetica@ufrrj.br
Site: http://www.ufrrj.br/portal/etica/

 

 

ESTRUTURAL ORGANIZACIONAL
A Administração Central da UFRRJ compreende os Conselhos Superiores, a Reitoria e a Vice-Reitoria.

 

 

. Os Conselhos Superiores são:

1.Conselho Universitário (ConsU)
2.Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
3.Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Área (CEPEA)
4.Conselho de Curadores (ConCUR)
5.Conselho de Administração (CAD)

 

. Os Órgãos Executivos são:

1. Reitoria;
2.Vice-Reitoria;
3.Pró-Reitorias;
4.Coordenações dos cursos de graduação;
5.Coordenações dos programas de pós-graduação.
Além da gestão central, a Universidade estrutura-se em departamentos acadêmicos e administrativos.

 

Organograma

O organograma a seguir apresenta a estrutura administrativa da Universidade.
Clique abaixo:
http://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2015/06/Organograma-UFRRJ-1.doc

 

 

Órgãos Deliberativos

A gestão central da UFRRJ é feita através de órgãos deliberativos
Conselho Universitário (ConsU) é o órgão máximo de consulta e deliberação coletiva na Universidade, funcionando como última instância de recursos. Foi instituído na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1964. Suas reuniões são mensais (sessões ordinárias) e, sempre que necessário, são convocadas reuniões extraordinárias.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), instituído em 1975, é o órgão deliberativo superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para todas as questões relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Suas reuniões são mensais (sessões ordinárias) e, sempre que necessário, são convocadas reuniões extraordinárias.
O Conselho de Curadores (Concur) é o órgão superior deliberativo de controle e fiscalização econômico-financeira da Universidade e foi criado em 1974. É o único dos Conselhos Superiores não presidido pelo Reitor e seu funcionamento se dá, semestralmente, em reuniões ordinárias no início e no final de cada ano financeiro e extraordinariamente, caso necessário.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Área (CEPEA) é o órgão superior, instituído na UFRRJ em 2012 com a reforma de seu Regimento Geral, que estabelece a política acadêmica por área, deliberando sobre todos os assuntos relativos a atividades de ensino, pesquisa e extensão da área de conhecimento, nos limites das normas estabelecidas pelo CEPE. Suas reuniões são mensais (sessões ordinárias) e, sempre que necessário, são convocadas reuniões extraordinárias. Atualmente, há na Universidade cinco CEPEAs, assim designados:

. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Área de Ciências Agrárias (CEPEA-CA)
. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Área de Ciências Biológicas e da Saúde (CEPEA-CBS)
. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CEPEA-CETE)

. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Área de Ciências Humanas, Letras e Artes (CEPEA-CHLA)

. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Área de Ciências Sociais Aplicadas (CEPEA)

. Conselho de Administração (CAD)

O CAD criado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 2006, com caráter apenas consultivo, sendo formalizado estatutariamente com a Reforma do Estatuto da UFRRJ, aprovado em 13 de dezembro de 2010.

As competências dos Conselhos Superiores, bem como sua composição, estão definidas no Estatuto e Regimento da UFRRJ (Estatuto e Regimento)

Os Conselhos Superiores possuem uma secretaria, responsável por sua documentação e funcionamento, intitulada Secretária dos Órgãos Colegiados (SOC)

 

Órgãos Executivos

 

 

Reitoria
É o órgão executivo máximo da administração central da UFRRJ executa a política universitária definida pelos órgãos deliberativos. Compete à Reitoria planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar todas as atividades da Universidade.

 

Gabinete da Reitoria
É o setor que presta assessoria direta à Reitoria. Transmite determinações e recomendações no âmbito da Universidade, assiste a Reitoria nos relacionamentos institucionais e administrativos e coordena as audiências diárias e os compromissos de agenda do(a) reitor(a).

 

 

Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 2681 4610/4611 e 26821080/90
Endereço: Rod BR 465 Km7 Seropédica RJ CEP: 23 897-000
E-mail: gabinete@ufrrj.br

 

Vice-Reitoria

O vice-reitor é o substituto do reitor em suas faltas e impedimentos e tem atribuições permanentes no âmbito da Administração Central da UFRRJ, definidas pelo (a) reitor (a), bem como atribuições a ele delegadas.

 

 

Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26821080/90
Endereço: Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
E-mail: vicereitoria_ufrrj@yahoo.com.br

 

Secretaria Administrativa

 

 

Como acessar

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, de 8h às 17h

E-mail: secretaria-reitoria@ufrrj.br

Tel.: (0XX21) 2681 4610/4611 e 2682-1080/90
Fax.: (21) 2682-1120

 

Secretaria dos Órgãos Colegiados

 

 

Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26821080/90
Endereço:Rod BR 465 Km7 Seropédica RJ CEP: 23 890-000
Site: http://www.ufrrj.br/soc/
E-mail: soc@ufrrj.br
Além das áreas que prestam serviços internos, a Reitoria mantém uma estrutura de apoio que atua em assuntos de relevante interesse para o cumprimento dos objetivos institucionais:

 

Assessorias

 

Coordenadoria de Comunicação Social(CCS)
Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin)
Assessoria de Infraestrutura Institucional ( AII)
Auditoria Interna (Audin)
Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)
Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE (CIS)

 

Coordenadoria de Comunicação Social (CCS)
Coordenação de atividades na área da comunicação/jornalismo da Universidade. Entre suas principais atividades estão: produção de um jornal, o Rural Semanal;  orientação/produção de notícias para o site da Universidade;coordenação e produção de conteúdo para as mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube e Instagram); produção de um jornal de comunicação interna, o Correio ; contato e acompanhamento do relacionamento com a mídia externa; planejamento editorial de produtos impressos, como revista e material institucional;  acompanhamento da produção e atualização constante do novo portal da Universidade na internet junto à Cotic; bencontro com jornalistas da região para consolidação da imagem da Rural e orientação de estagiários nas diversas atividades, entre outras ações.
Como acessar
Horário de funcionamento: SDE segunda a sexta-feira , de 8h às 11h30 e de 13h às 17h
Telefone: 2682-2915
Endereço: Pavilhão Central, sala 131/1 Rod. BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23870000
E-mail: comunicação@ufrrj.br

 

. Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin)

Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin) foi institucionalizada por meio da Deliberação CONSU n.º 32, de 04 de junho de 2014. É responsável por “coordenar, supervisionar, assessorar, e prestar suporte operacional à celebração de convênios e contratos com outras instituições, visando promover a integração e/ou a internacionalização das ações de ensino, pesquisa e extensão e o intercâmbio científico e cultural”
Como acessar
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às11h30 e de 13h às 17h
Telefones: 2682-1080/90
Endereço: Pavilhão Central Sala 129 – Rod. BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP 23870000
E-mail: convenio@ufrrj.br
Site: http://institucional.ufrrj.br/corin/

 

. Assessoria de Infraestrutura Institucional ( AII)

Desenvolver atividades ligadas a infraestrutura institucional, intermediando providências da Reitoria com a Prefeitura Universitária, Divisão da Guarda e Vigilância e Divisão de Saúde, no sentido de atender a Comunidade Universitária; Colabora na implantação do redimensionamento e mapeamento de força de trabalho da UFRRJ, desenvolvida pela Coordenação de Redimensionamento e Mapeamento Institucional; Aquisição de materiais de consumo, em caráter emergencial, para os Setores subordinados à Reitoria e, em caráter excepcional, para os Institutos, através de suprimento de fundos

 

 

Como acessar
Horário de funcionamento: De segunda a sexta – feira, de 8 às 11:30 e de 13h às 17h
Telefone: 2682-1090/1080
Endereço: Pavilhão Central, sala 131/5 Km 7, Seropédica, RJ CEP: 23870-000
Email: infraestrutura@ufrrj.br

 

. Auditoria Interna (Audin)
São atividades realizadas por funcionários da própria entidade, que tem por função básica, assessorar a Administração no desempenho de suas funções e responsabilidades, através de exames e avaliações dos controles internos, com vistas a minimizar as probabilidades de fraudes, erros ou práticas ineficazes.
Como acessar
Horário de funcionamento : De segunda a sexta, de 8 às 11:30 h – 13 às 17h
Telefone: 2682-1080/1090 Ramal 202
Endereço: Rodovia BR 465 KM 7, Seropédica RJ CEP: 23870-000, Sala 131/3 Pavilhão Central
Site: http://institucional.ufrrj.br/audin/
Email : audin@ufrrj.br

 

. Comissão Permanente de Pessoal Docente
A Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) é um órgão de assessoramento ao Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão, e a Reitoria, exigido por lei, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente da UFRRJ.
Como acessar
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 8h às 17h
Telefone: 2681-4610/4611
Rodovia BR, 465 km 7, Seropédica RJ, CEP: 23897-000
Email: cppd@ufrrj.br
Site: http://portal.ufrrj.br/institucional/cppd-comissao-permanente-de-pessoal-docente/

 

São também órgãos da Administração Central:

– Campus Campos dos Goytacazes (RJ)
– Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR)
– Biblioteca Central (BC)
– Prefeitura Universitária (PU)
– Divisão de Guarda e Vigilância (DGV)

Campus Campos dos Goytacazes

Descrição do serviço -Orientação a produtores rurais; análises de solo, água e planta para a agricultura; consulta de preços da cana/açúcar e álcool e utilização/recomendação dos produtos das pesquisas.

 

 

Como acessar
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e de 13h às 17h
Endereço:Estrada do Açúcar, Km 5-s/n, Penha, Campos dos Goytacazes CEP: 28020-560
Telefone: (22) 2733 0505/ 2745/2746/ 2747/ 2844/ 2845/ 2846
Fax: (22) 2733 1324,
Site: http://www.campuscg.ufrrj.br/

 

Biblioteca do Campus

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h

Endereço: Estrada do Açúcar, Km 5-s/n, Penha, Campos dos Goytacazes CEP: 28020-560

Tel (0xx22) 2733-0505 – Fax: (0xx22) 2723-1324

 

Colégio Técnico da UFRRJ
O Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) é vinculado à UFRRJ e pertence à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
Oferece os seguintes cursos; Agrimensura, Agroecologia, Ensino Médio, Hospedagem, Meio Ambiente e Pronatec.

 

 

Como acessar
Horário de funcionamento: de segunda à sexta de 8h as 17h
Endereço: Rodovia BR 465 – KM 8, S/Nº – Seropédica – RJ
Telefone: (021) 2682-1004/2134
e-mail:ctur@ufrrj.br
site:http://www.ctur.ufrrj.br

 

Biblioteca Central (Campus Seropédica)

A Biblioteca Central (BC) é órgão Suplementar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, criada pela Portaria CENEPA nº. 95 de 15 de outubro de 1948 e diretamente subordinada à Vice-Reitoria, tendo como objetivo e finalidade:
Desenvolver programa de atividades de prestação de serviços ao corpo discente, docente, pesquisadores em geral, pessoal administrativo e funcionários da Universidade, através de
informações contidas em material bibliográfico pertencente ao acervo da Biblioteca ou de outras Instituições congêneres.

Como acessar
Endereço:Rod. Br 465 Km 7 Seropédica RJ
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 8h às 22h
Tel: (21) 2682-1068
e-mail: bibliot@ufrrj.br
http://www.biblioteca.ufrrj.br/

 

Divisão de Guarda e Vigilância
A Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) visa oferecer serviços e buscar soluções que atendam e satisfaçam as necessidades da Comunidade Universitária, dentro das possibilidades de pessoal e orçamentária; Proteger e resguardar o patrimônio público, bem como garantir a tranquilidade e fluidez dos serviços prestados pela universidade atendendo-se também à coletividade interna no que se refere à segurança do campus.
Como acessar
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h (atendimento administrativo) e ininterrupto (operacional)
Endereço: Rodovia BR 465 Km 7 , Seropédica RJ, CEP: 23897-000
Telefone: (21) 26814998/26814645
Site: institucional.ufrrj.br/dgv/
E-mail: canuto@ufrrj.br

 

Prefeitura Universitária
A Prefeitura Universitária (PU) é um Órgão de Administração diretamente subordinado à Reitoria.
Compete à Prefeitura Universitária

DISTRIBUIÇÃO E MANUTENÇÃO de água, iluminação de ruas, instalações elétricas, rede de esgoto e de águas pluviais;
CONSERVAÇÃO de parques e jardins, edificações e ruas;
SERVIÇOS de telefonia, carpintaria, transportes e mecânica da frota de veículos
Como acessar
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Tel: ( xx 21 ) 2682-12200 Ramais: 3401 Fax: ( 21 )2682-2803
Endereço: Rod. BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23870-000
E-mail:prefeitura@ufrrj.br

 

 

Secretária Administrativa

À Secretaria da Prefeitura Universitária compete fazer a freqüência e escala de férias de seus funcionários, preencher e encaminhar solicitações de serviços aos setores, redigir e protocolar documentos.
Mais informações Tel: ( 21) 2682-1130 ramais: 4650/4652

 

 

Divisão de Serviços Gerais

À DSG compete a guarda e registro das viaturas e máquinas agrícolas, efetuar o abastecimento das viaturas, anotar o controle dos combustíveis e lubrificantes utilizados nos mesmos, manter o controle das lavagens e lubrificação das viaturas. Executar os serviços de pintura conservação e reparos das viaturas e máquinas agrícolas compreendendo os de lanternagens, pinturas, capoteiro, borracheiro, eletricista, mecânica e outros. Aquisição e controle de material. Manter em dia as documentações e vistoria dos veículos oficiais.Tel: (21)2682-2877 Ramal: 4654

 

.Carpintaria

Confecção, reparo, substituição e adaptação de artefatos de madeira, janelas, portas, cadeiras, carteiras escolares, troca e colocação de divisórias e forros, substituição de dispositivos articulares, molas, trancas e fechaduras.
ramal: 4715 e-mail: sc_pu@ufrrj.br

 

 

.Conservação de edifícios

Execução de serviços em alvenaria, rede de esgotos, sistemas hidráulicos, desentupimento de tubos, reparo e substituição de dispositivos hidrantes (torneiras, chuveiros, etc.), pintura de paredes, reparo em coberturas de
edificações
Telefone; (21) 3787-3978 e-mail: sce_pu@ufrrj.br

 

 

Setor de Transporte

Ao Setor de Transporte compete o controle e as reservas de veículos.

Tel: (21) 2682-2803 e-mail: transporte@ufrrj.br

 

 

Setor de Máquinas

Ao Setor de Máquinas compete o conserto e reparo em máquinas pesadas, a manutenção do gramado do campus, e vias públicas na área da UFRRJ. Tel; (21) 26821130 e-mail: sma_pu@ufrrj.br

 

 

Setor de Serviços Comunitários (elétrica e telefônica)

Ao setor de serviço comunitário compete dirigir e executar os serviços de manutenção e reparos e conservação das redes internas de luz, força e telefonia.

Tel (21) 3787-3979 e-mail: ssc_pu@ufrrj.br

 

 

Setor de Conservação de Parques e Jardins

Compete ao Setor de Conservação de Parques e Jardins dirigir e executar reparos dos parques e jardins, dos viveiros de plantas, dos lagos, conservação das ruas, manter organizada a coleta de lixo urbano dos edifícios públicos e residências, poda de árvores do Campus universitário a área do Km 47.

Tel: (21) 2682 1130 e-mail: scpj_pu@ufrrj.br

 

Setor de Oficina

Ao Setor de Oficina compete os consertos e reparos para a manutenção de veículos, lavagem e lubrificação de veículos oficiais.
Te: (21) 2682-1130 e-mail; oficina@ufrrj.br

 

PRÓ-REITORIAS
A partir de 1977, visando a aplicação do princípio de delegação de competência, a Reitoria colocou em funcionamento as Pró-reitorias, órgãos executivos de coordenação e supervisão ligados diretamente à Reitoria:

. Pró-Reitoria de Graduação (Prograd);
. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG);
. Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad);
. Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf);
. Pró-Reitoria de Extensão (Proext);
. Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi)
. Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

 

Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
A Prograd superintende, coordena e supervisiona as atividades do ensino de graduação. As competências da Prograd estão definidas no Regimento Geral (http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.pdf ).
Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26821112/2920 e 2911
Endereço: Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 92 – Pavilhão Central
Site: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/
E-mail: secretariaprograd@ufrrj.br

 

Nova Iguaçu (Nagrad-NI)
(021) 2669-0817 / 2669-0815 / 2669-0105 (Ramal 241)
nagrad_im@ufrrj.br

Três Rios (Nagrad-TR)
(024) 2255-3677

 

Departamento de Registro e Acadêmico (DRA)

Responsável por planejar, coordenar e gerenciar dados da vida acadêmica, da matrícula à colação de grau. Controla e registra informações relativas aos cursos de graduação.
Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Telefone: +55 (21) 2682-1112
Endereço: Rod. BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23870-000
Sala: 96 – Pavilhão Central
E-mail: prograd_dra@ufrrj.br

 

Pró- reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG)

A PROPPG superintende, coordena e supervisiona as atividades de pesquisa e pós-graduação da Universidade. As competências da PROPPG estão definidas no Regimento Geral (http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.pdf )

 

 

Como acessar

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26821201
Endereço: Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 115 – Pavilhão Central
Site: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/
E-mail: proppg@ufrrj.br

 

 

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

Responsável por gerir e zelar pela manutenção da política de Inovação Tecnológica e de Propriedade Intelectual na UFRRJ.
Como acessar
Telefone: +55 (21) 2682-1201
Endereço: Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 109 -Pavilhão Central
E-mail: nitrural@ufrrj.br

 

Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

A  Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (EDUR)vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, foi criada como órgão suplementar, definido no Estatuto da UFRRJ, art. 38, e teve seu regimento aprovado no ano de 2006. Seu objetivo é dar pleno e total apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade, dentro da sua área de atuação.

 

Como acessar

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8h as 17h

Endereço: Rodovia BR 465, KM 7 , Seropédica – Campus Universitário CEP: 23897-000, Sala 102

Telefone: 2681-4711

E-mail: edur@ufrrj.br

Site: institucional.ufrrj.br/editora/?page_id=14

 

Jardim Botânico

O Jardim Botânico da UFRRJ (JB) tem como principal missão contribuir para a conservação da flora, com ênfase nas espécies e biomas da Mata Atlântica ameaçados de extinção, através de ações de educação, pesquisa e lazer que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida e à conservação da biodiversidade.

 

 

Como acessar

Horário de funcionamento: segunda a sexta – feira,de 8h às 11h30 e de 13h às 17h

Endereço: Rodovia BR, 465, KM 7 – Campus Universitário, Seropédica RJ CEP: 23897-000

Telefone: 3787-4028/2681-4712

E-mail: jbrural@ufrrj.br

Site: portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduaçao/jardim-botanico/

 

Núcleo de Apoio à Administração de Pesquisa

O Núcleo de apoio à administração de Pesquisa (NAAP) tem como objetivo principal apoiar a comunidade acadêmica nas diversas etapas do desenvolvimento de projetos de pesquisa.

 

Como acessar

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de  8h às 11h30 e de 13h às 17h

Endereço: Rodovia BR 465, Km 7 Seropédica – RJ CEP: 23897-000 – sala 116

Telefone: 2682-1201/2681-4708

e-mail: naap@ufrrj.br

Site: portal.ufrrj/pró-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduação/núcleo-de-apoio-a-administraçao-da-pesquisa-naap/

• Laboratórios, veja no endereço abaixo:

http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios/

 

 

Pró-Reitoria de Administração (PROAD)

A Proad superintende, coordena e supervisiona as atividades administrativas da Universidade. As competências da Proad estão definidas no Regimento Geral (http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.pdf).

 

 

Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26822865
Endereço: Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 77 – Pavilhão Central
Site: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-administrativos/
E-mail:

Departamento de Pessoal

Responsável por desenvolver ações de gestão de pessoal, gerenciar os processos de trabalho.
Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26821059
Endereço: Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 12 – Pavilhão Central
E-mail: dpessoal@ufrrj.br

 

Divisão de Concursos
Setor vinculado da PROAD, responsável pela organização de Concursos Públicos para cargos Técnico-Administrativos da UFRRJ, Processos Seletivos da Pró-reitoria de Graduação, como por exemplo o de Transferências e Reingresso, Acesso aos cursos de Licenciatura em Belas Artes e Licenciatura em Educação do Campo, e também auxilia na organização do Concurso Público de acesso às primeiras séries do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR).
Como Acessar:
Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 08h às 11h30min e 13h às 17h.
Telefone para contato: (21) 2682-2930
E-mail: concursos@ufrrj.br
Endereço: Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP:23897-000
Prédio Principal (P1) da UFRRJ – Sala 101
Site: https://servicos.ufrrj.br/concursos/

 

Coordenação de Admissão e Progressão – COAP

Seção de Recrutamento e Seleção

Participa da execução de todos os concursos para provimento dos cargos de: Magistério e  Professor Substituto; participa da elaboração dos concursos para os cargos de Técnico -Administrativos; realiza todos os procedimentos para nomeação, posse e exercício de todos os servidores da Universidade; realiza todos os procedimentos de contratação de Professores Substitutos e Visitantes e  controla as admissões e desligamentos dos servidores junto ao Sistema SISAC

Seção de Treinamento e Aperfeiçoamento

Estágio Probatório – todos os servidores; Técnico -administrativo (Progressão por Capacitação Profissional, Progressão por Mérito Profissional e Incentivo à Qualificação Profissional) e Docente ( Progressão Funcional e Promoção)

 

 

Como acessar

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h

Endereço:  Rod BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23897000

Tel: (21) 26814669

E-mail: coap@ufrrj.br

 

Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas
A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP), ligada a Pró-reitoria de Assuntos Administrativos da UFRRJ, criada pela Deliberação nº 036/ Reitoria, de 26 de agosto de 2009, tem por missão “viabilizar a formação integral, pessoal e profissional, dos servidores da UFRRJ, propiciando à qualidade dos serviços prestados a sociedade brasileira”.

Como acessar
Horário de funcionamento: segunda a sexta de 8h às 17 h
Endereço: Pavilhão Central da UFRRJ, Sala 76 – BR – 465, km 7 – Seropédica – RJ – CEP: 23.890-000
Telefones: (21) 2681-4674
Email: codep@ufrrj.br
www.ufrrj.br/codep

 

Divisão de Atenção à Saúde dos Servidores da Universidade Rural
A Divisão de Atenção à Saúde dos Servidores da Universidade Rural (DAST) subordinado diretamente a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (PROAD), desenvolve atividades voltadas para o servidor da UFRRJ), sendo estas de caráter informativo, educativo e preventivo, norteada pelo Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS) à todos os trabalhadores da universidade, não somente aos servidores concursados.

Como acessar
Horário de funcionamento: segunda a sexta de 8h às 17 h
Endereço: Rodovia BR 465, Km 7, Seropédica, CEP: 23897-000
Telefone: 2682-1030
Site; http://Institucional.ufrrj.br/dast/equipe/

 

Consulta de Processo
Por número
Por nome
http://www.ufrrj.br/processo/

 

Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (PROAF)
A Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf) tem a responsabilidade de coordenar e supervisionar a execução orçamentária e financeira da Universidade bem como os processos de aquisição de bens e serviços, os contratos e os convênios
Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26822925
Endereço: Pavilhão Central Sala 104 Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Site: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-financeiros/
E-mail: proaf@ufrrj.br

 

Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT)
A Proext é um espaço de construção do conhecimento, de preservação e recriação da cultura e, de promoção do bem-estar da comunidade universitária.
As ações de extensão universitária constituem-se como um processo educativo, cultural e científico e devem ser, desenvolvidas sob a forma de programas, projetos, cursos, eventos, prestações de serviços e publicações e outros produtos acadêmicos, voltados a um objetivo comum e direcionados às questões relevantes da  sociedade.
A PROEXT abriga o Centro de Memória, o Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), Centro de Arte e Cultura (CAC), Imprensa Universitária, Praça de Desportos e o Parque Aquático. .

As  competências da Proext estão definidas no Regimento Geral (http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.pdf)

Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 h às 11h30 e das 13 h às 17 h.
Telefone: +55 (51) 26814722
Endereço: Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 67 – Pavilhão central
site:  http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-extensao/
E-mail: proext@ufrrj.br

Preparatório para o ENEM da UFRRJ

Pré-Enem Seropédica
O Projeto Pré-ENEM surge em 2006, numa parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação, com o objetivo de fornecer à comunidade local uma preparação de qualidade e sem custos para ingressar numa universidade pública e, ao mesmo tempo, auxiliar, na prática, a formação dos graduandos em licenciatura da UFRRJ.
Como acessar
Horário de funcionamento: período noturno
Endereço: Rod. BR 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23890 000
Telefone: (21)2681 4691 e 2681 4692
E-mail: pre.ufrrj@gmail.com

Pré-Enem Nova Iguaçu

Curso Pré-Enem Éthos – Educação Pública e Transformação Social na Baixada Fluminense (UFRRJ – Nova Iguaçu)
Criado no ano de 2015 e sediado no campus de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, o Cursinho Éthos tem como objetivo geral contribuir para a formação escolar de alunos egressos da rede pública de ensino, destinando-se, especificamente, à preparação de pessoas de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Coordenação: Francisco das Chagas do Nascimento Júnior

Como acessar
Horário de funcionamento: Período noturno
Endereço: Rua Governador Roberto Silveira,s/n -Campus Nova Iguaçu, RJ
Telefone: (21) 2669 0817 / 2669 0815 / 2669 0105
Site: http://r1.ufrrj.br/im/wp/
E-mail: pre-enem_ufrrj@hotmail.com

Imprensa Universitária

Impressão de banners, cartazes, jornais, revistas técnicas e/ou científicas, boletins, carteiras, crachás, folders, convites, cartões, blocos, prospectos, cadernos, agendas, marcadores, tickets, apostilas, provas, certificados, diplomas, atestados. Encadernação em espiral, capa dura e brochura. Venda de apostilas de algumas disciplinas e ementa dos cursos.
Como acessar
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 11h3o e de 13h ás 18h
Telefones: 3787-3981/2681-4647
E-mail: imprens@ufrrj.br
Endereço: UFRRJ Imprensa Universitária Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23870000

Visitas orientadas à UFRRJ
Como acessar
Horário de funcionamento: De Segunda a sexta-feira, de 8 às 17h
Endereço: Pavilhão Central Sala 62od. Br 465 Km 7 Seropédica RJ CEP: 23870000
Tel: (21) 2681 4693
e-mail: divulgacao@ufrrj.br

Centro de Arte e Cultura da UFRRJ

O Centro de Arte e Cultura (CAC), vinculado à Pró-reitoria de Extensão, oferece cursos de pintura, mangá, grafite, arte em madeira, xilogravura, dança, teatro e música.
Endereço: BR-465, 2007, Avenida ministro Fernando Costa, Seropédica – RJ
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Telefone: (21) 2682 2447

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES)

A PROAES é um órgão da Administração Central, subordinado à Reitoria da UFRRJ, que tem por finalidade propor, planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar as políticas, programas e ações de assistência estudantis, voltadas à permanência do estudante na Universidade, à melhoria do seu desempenho acadêmico e à redução dos índices de evasão, retenção e repetência.
Com atuação nas áreas da residência estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acessibilidade para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.
As  competências da PROAES estão definidas no Regimento Geral (http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.pdf
Telefone: +55 (21) 26821795
Endereço:Rod BR 465  km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Sala: 35 – Pavilhão Central
Site: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/
E-mail: proaes@ufrrj.br

Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi)

A Propladi superintende, coordena e supervisiona as atividades de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade.   As competências da Propladi estão definidas no Regimento Geral .(http://www.ufrrj.br/graduacao/plenaria_estatuto/docs/ESTATUTO_e_REGIMENTO.pdf)
Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13 às 17h.
Telefone: +55 (21) 2681-4748
Endereço:. Pavilhão Central Sala 132, Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Site: site: http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-planejamento-avaliacao-e-desenvolvimento-institucional/
E-mail: proplad@ufrrj.br

Coordenação de Informática – COTIC
Responsável por coordenar, planejar, pesquisar, aplicar e desenvolver produtos e serviços de tecnologia da informação. É estruturado em suporte técnico, segurança e infraestrutura de TI, e análise e desenvolvimento de sistemas.
Como acessar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telefone: +55 (21) 26821349
Endereço:. Pavilhão Central Sala 26 Rod BR 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
E-mail: cotic@ufrrj.br

Quantitativo de vagas Técnicos e Docentes
.  Técnicos

Unidades Universitárias coordenadas e integradas administrativamente, onde as atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas. Cada Instituto é integrado da seguinte forma: Conselho Departamental, Diretoria, Departamentos e Secretaria Administrativa.
Conselho Departamental – Órgão consultivo e deliberativo do Instituto, visando a integração do ensino, pesquisa e extensão.
Departamento – É a menor unidade da estrutura universitária no que se refere à organização administrativa, didática, científica e de distribuição de pessoal, reunindo disciplinas afins. Os professores são lotados nos Departamentos, competindo a estes a oferta das disciplinas afins.

 

São 12 Institutos
Instituto de Agronomia, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Educação, Instituto de Florestas, Instituto de Tecnologia, Instituto de Veterinária, Instituto de Zootecnia, Instituto Multidisciplinar e Instituto Três Rios.
Instituto de Agronomia

 

Instituto de Agronomia

O Instituto de Agronomia (IA) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, que reúne 3 departamentos (Fitotecnia, Geociências e Solos), 3 cursos graduação presencial (Engenharia Agronômica, Geografia e Geologia) e 4 programas e pós-graduação que ofertam cursos de mestrado e doutorado ( Ciências do Solo e Fitotecnia ), um Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), além do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica – PPGAO (Mestrado Profissional em Agricultura Orgânica), em parceria com a Embrapa Agrobiologia. Possuí ainda um Programa Especial Residência Agronômica
Como acessar
Horário de funcionamento : segunda à sexta de 8 às 17 h
Endereço: BR 465, KM 7 – Seropédica – RJ, CEP: 23897-000
Telefones: (021) 3787-3755/2682-1210/2682-1220
Ramais: 3204/3205/3206
Email:iasecretaria@ufrrj.br
Site http://www.ia.ufrrj.br/

 

 

 

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde 

O Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) é uma unidade acadêmica administrativa da UFRRJ, que congrega quatro departamentos: Departamento de Biologia Animal, Departamento de Ciências Fisiológicas, Departamento de Genética, Departamento de Botânica e Departamento de Entomologia e Fitopatologia, o instituto oferece o curso de ensino e graduação presencial em Ciências Biológicas e os Programas de Pós-graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada (mestrado), Biologia Animal (mestrado e doutorado), Ciências Fisiológicas (mestrado e doutorado), Multicêntrico Ciências Fisiológicas (mestrado e doutorado).

 

Como acessar
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 8h às 17h
Rodovia BR, 465 KM 7 Seropédica, CEP: 23851-970
Telefone: 2682-1763
Email: ibsecretaria@ufrrj.br
institutos.ufrrj.br/ib/administração/

 

Instituto de Ciências Exatas

O Instituto de Ciências Extas (ICE) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, constituído por 3 departamentos: Física, Química e Matemática, oferece 3 cursos de graduação presencial, 4 Programas de Pós-graduação que ofertam cursos (mestrado e doutorado) em Química Orgânica (PPGQ), mestrado em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)e o mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQ).
Como Acessar
Horário de funcionamento: de segunda à sexta de 8h às 22h
Endereço: Pavilhão Roberto Alvahydo (PQ), Sala 54, KM 7 Rodovia BR 465, Seropédica, CEP: 23870-000
Telefone: (21) 2682-1872
Emai: ice@ufrrj.br
Site: institutos.ufrrj.br/ice/

 

Instituto de Florestas
O Instituto de Florestas (IF) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, que congrega três departamentos: Departamento de Ciências Ambientais, Departamento de Produtos Florestais e o Departamento de Silvicultura, o instituto oferece o curso de graduação presencial em Engenharia Florestal e os programas de Pós – graduação em Ciências Ambientais (mestrado e doutorado) e Práticas em Desenvolvimento Sustentável (mestrado).

 

 

Instituto de Florestas/ Departamento de Produtos Florestais

 

Dirigente: Acácio Geraldo de Carvalho

 

Laboratório de Entomologia Florestal e de Deterioração e Preservação da Madeira

 

-Atualização de danos em arborização;

-Atualização de danos em plantio;

-Recomendação de controle de pragas de espécies arbóreas;

-Avaliação de danos em madeira;

-Emissão de laudo técnico.

 

 

Do Núcleo de Pesquisa em Qualidade da Madeira:

(http://laboratórios.ufrrj.br/npqm/solicita-serviços/)

 

– Análises anatômicas e da qualidade da madeira visando a sua identificação e aplicação correta;

 

-Realização de secagem da madeira pela aplicação correta de processos de secagem da madeira pela aplicação correta de processos de secagem natural ou em câmaras de secagem (estufas);

 

-Realização de testes não destrutivos de árvores para analisar o estado fitossanitário interno do tronco visando avaliação de risco de queda;

 

-Realização de testes não destrutivos de peças/estruturas de madeira visando analisar a sua integridade em relação a ataque de organismos xilófagos (fungos e cupins);

 

-Emissão de laudo técnico.

 

 

 

Do Laboratório de Tecnologia da Madeira:

 

-Determinação da densidade da madeira;

 

-Ensaio de retratibilidade da madeira (contração e inchamento)

 

 

 

Do Laboratório de Processamento de Madeiras

 

– Avaliações de propriedades relacionadas a usinagem e trabalhabilidade da madeira;

 

-Confecção de corpos-de-prova para suporte a ensaios físicos, mecânicos, químicos e de outras caracterizações tecnológicas da madeira;

 

-Avaliações de variáveis de processos e de equipamentos para processamento de madeiras;

– Desenvolvimento de técnicas e processos relacionados ao desdobro primário e secundário da madeira;

 

-Realização de projetos e pesquisas relacionados ao gerenciamento de resíduos florestais e madeireiros;

 

-Avaliações da adaptabilidade de espécies madeireiras a segmentos de uso, especialmente, movelaria, construção civil, esquadrias e pisos de madeira.

 

 

Do Laboratório de Química da Madeira:

 

-Determinação da madeira livre de extrativos;

 

-Obtenção da holocelulose;

 

-Obtenção da celulose com exclusão da hemicelulose;

 

-Obtenção da lignina de Klason.

 

 

Do Laboratório de Ensaios Físicos e Mecânicos da Madeira:

 

-Ensaios físicos e mecânicos de madeira sólida e derivados (aglomerado, mdf, osb, etc) e outros materiais lignocelulósico. Pode-se testar praticamente qualquer tipo de material que se necessite conhecer as propriedades mecânicas;

 

-Análise da alteração de cor de diferentes materiais quando exposta à luz natural e artificial.

 

 

 

Requisito para solicitação de Serviço

 

Dirigir-se ao Departamento de Produtos Florestais do Instituto de Florestas ou através dos canais disponíveis para solicitação.

 

 

Canais disponíveis para solicitação, Esclarecimentos ou acompanhamento do serviço.

 

Telefone: (21) 2681-4985

E-mail: dpf@ufrrj.br

Web: http//institutos.ufrrj.br/IF/category/dpf-lab/

Endereço: Rodovia BR, 465, Km07, Campus, Seropédica- RJ

 

Tempo médio para conclusão do serviço

 

Depende do tipo e quantidade de análises necessárias e /ou solicitadas

 

Departamento de Silvicultura / IF /UFRRJ

 

Dirigente: Rogério Luiz da Silva – Chefe do Departamento

 

 

O Departamento oferece serviços de elaboração de projetos, laudos, pareceres, perícias e consultorias, voltados para áreas da Engenharia Florestal como: melhoramento genético, biotecnologia, economia e administração, planejamento, mensuração, inventário, manejo, técnicas silviculturais, colheita de madeira, geoprocessamento, agrossilvicultura, produção de mudas, sementes florestais, recuperação de áreas e arborização urbana.

 

 

Requisito para solicitação de Serviço.

 

Todos estes são desenvolvidos via projeto de cooperação técnico – científico e podem ser solicitado diretamente ao departamento por meio de carta de intenção, email, memorando, ofício, convite, etc.

 

 

Canais disponíveis para solicitação, esclarecimentos ou acompanhamento do serviço.

 

Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Instituto de Florestas – IF/Departamento de Silvicultura – DS

Rodovia, BR 465, KM 7, Seropédica – RJ, CEP: 23890-000

Telefone: (21) 3787-4033

E-mail: silvicultura@ufrrj.br

 

 

 

 

Tempo médio para conclusão do serviço

 

O tempo depende do escopo dos serviços solicitados

 

 

 

Unidade: DCA/IF/UFRRJ

Dirigente: Ednaldo Oliveira dos Santos/ Chefe do Departamento

 

 

Além das atividades de Ensino (Graduação e Pós-Graduação), Pesquisa e Extensão rotineiras o Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro oferece serviços de projetos, laudos, pareceres, perícias e consultorias nas áreas de Ecologia, Conservação de Recursos Naturais e Meteorologia, empreendidos por seu corpo docente e técnico, principalmente através de seus laboratórios de pesquisa.

 

 

Requisitos para solicitação de Serviço

 

Estes serviços normalmente são solicitados através de cartas, projetos de pesquisas, termos de compromissos, contratação de serviços e contratos.

 

 

Canais disponíveis para solicitação, esclarecimento ou acompanhamento do serviço.

 

Telefone: (21) 2681-4984

 

E-mail : dcaif@ufrrj.br

 

Site: http://institutos.ufrrj.br/if/atuacao-dca/

 

 

Tempo médio para conclusão do serviço

 

A ser definido dependendo do escopo dos serviços solicitados

 

 Programa de Pós – Graduação em Ciências Ambientais e Florestais

 

Dirigente: Professor Doutor Rafael Coll Delgado

 

Atividades inerante a secretaria acadêmica e administrativa de um programa de pós-graduação, tais como atendimento ao público, em especial, professores e alunos, confecção de documentos, como espelho do histórico, declarações de matrícula, memorandos, ofícios, atas de reunião etc.; solicitações de diárias / passagens para professores que participam de defesas de dissertação/tese e agendamento de salas para realização das defesas; informações prestadas ao público interessado em ingressar em um programa de pós-graduação, através tanto de telefone quanto por e-mail; manutenção do site do Programa; preenchido da Plataforma Sucupira.

 

 

Requisito para solicitação do Serviço

 

Participar do Programa como docente ou discente. Ou, ainda, para as pessoas interessadas em ingressar num programa de pós-graduação

 

 

Canais disponíveis para solicitação, esclarecimentos ou acompanhamento do serviço.

 

Por telefone, através do número 2681-4982 ou por e-mail (endereço: ppgcaf@gmail.com) ou, ainda, pelo site (http://r1.ufrrj.br/wp/ppgcaf/)

 

 

Tempo médio para conclusão do serviço

 

Depende do tipo de solicitação, levando em média de dois a cinco dias úteis.

Como acessar
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 8 às 17h
Endereço: Rod Br 465 km 7 Seropédica RJ CEP: 23897-000
Telefone: 2681-4868/2681-4969/2682-1128
E-mail: iflorestas@ufrrj.br
Site: institutos.ufrrj.br/IF/

 

Instituto de Educação

O Instituto de educação (IE) é uma unidade acadêmica e administrativa formado por três departamentos: Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) , Departamento de Psicologia e Orientação (DPO) e o Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE), o instituto oferece cursos de ensino e graduação presencial em Licenciatura em Ciências Agrícolas, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Psicologia, e o Programa de Pós – Graduação em Educação Contextos Contemporâneo e Demandas Populares /PPGEduc (mestrado)

Como acessar
Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 8h às 17h
Endereço: Rodovia BR, 465 km, Seropédica RJ, CEP: 23897-000
Telefone: (21) 2682 1841
Email:
Site: r1.ufrrj.br/wp/ie

 

Instituto Multidisciplinar
O Instituto Multidisciplinar (IM) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ que congrega 6 departamentos: Departamento de Administração e Turismo, Departamento de Ciências Jurídicas, Departamento de Educação e Sociedade, História e Economia, Departamento de Letras e Tecnologias e Linguagens, o instituto oferece 11 cursos de graduação presenciais, um a distância, e os cursos de pós-graduação em Administração, Ciências Sociais, Desenvolvimento Territorial, Educação, Educação agrícola, História e Matemática Computacional sendo dois mestrados, três cursos de especialização.

Como acessar

Horário de funcionamento: De segunda a Sexta-feira, de 9h às 20h
Endereço: Avenida Governador Roberto Silveira S/N, CEP: 26020-740, Centro – Nova Iguaçu/RJ
Telefone: (21) 2669-0817/2669-0815//2669-0105
Email: nagrad_im@ufrrj.br
Site: R1.ufrrj.br/im/wp/

– Biblioteca do IM

Como acessar
Endereço: IM/ UFRRJ – Campus Nova Iguaçu – Rua Governador Roberto Silveira,s/n Nova Iguaçu, RJ
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 9 às 21h.
Tel: 2669-0105/2667-4017/2677-2729/ 2669-5661/ 2667-2851/ 2667-5678/ 2669-0825 (ramais: 229, 230 e 234)
http://r1.ufrrj.br/im/wp/estrutura/biblioteca/
Blog http://bimufrrjbr.blogspot.com/
e-mail: bibliotim@ufrrj.br

 

Instituto de Tecnologia

O Instituto de Tecnologia (IT) é uma unidade acadêmica e administrativa que reúne 4 departamentos: Departamento de Engenharia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Departamento de Engenharia Química, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, o instituto oferece os cursos de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química Agrícola Ambiental e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e os Programa de Pós – graduação (mestrado e doutorado) em Tecnologia de Alimentos, Engenharia Química e Engenharia da Irrigação.

Como acessar

Horário de funcionamento: de segunda a sexta de 8h às 17h
Endereço: Rodovia BR, 465 km 7, CEP: 23897-000 Seropédica RJ
Telefone: (21) 3787-3750/3787-3742
E-mail:
Site: www.ufrrj.br/institutos/it/it.htm

 

Instituto de Três Rios
O Instituto Três Rios (ITR) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, constituído por 4 departamentos: Departamento de Ciências do Meio Ambiente (DCMA), Departamento de Ciências Administrativas e Sociais (DCAS), Departamento de Ciências Econômicas e Exatas (DCEX), Departamento de Direito, Humanas e Letras (DDHL), oferece 4 cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental
Como acessar
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10 h às 21 h45
Endereço: Avenida Prefeito Alberto Lavinas, 1847 – Centro – Três Rios, CEP: 25802-1000
Telefone: (024) 2255-3677
E-mail:
Site: www.itr.ufrrj.br/portal/
– Biblioteca do ITR
Como acessar
Endereço: Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas, 1847 Três Rios, RJ CEP: 25802
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10 h às 21 h45
Tel: (24) 2255 3677
E-mail: bibliotecatr@ufrrj.br

 

Instituto de Veterinária

O Instituto de Veterinária (IV) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, com 4 departamentos: Medicina e Cirurgia Veterinária (DMCV), Epidemiologia e Saúde Pública (DESP), Microbiologia e Imunologia Veterinária (DMIV) e o Departamento de Parasitologia Animal (DPA), o instituto oferece o curso de ensino de graduação presencial em Medicina Veterinária, os Programas de Pós-graduação em Sanidade Animal (mestrado e doutorado) e Ciências Veterinária (mestrado e doutorado). Além do Hospital Veterinário (Pequenos e Grandes Animais) e o Programa Especial: Residência em Medicina Veterinária.

Como acessar

Horário de funcionamento; de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Endereço: Rodovia BR 465, Km 7 CEP: 23897-000
Telefone: 2682-1711/2682-1308
Horário de atendimento : de segunda à sexta de 8 às 17h
Site: R1.ufrrj.br/wp/iv/

. Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário (HV/ UFRRJ) serve de apoio às aulas práticas de pequenos e grandes animais, oferece estágios curriculares a estudantes de graduação, participa de atividades de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação, além de prestar serviços médico-veterinários á comunidade em geral. O HV atualmente é dividido em dois setores:

Setor de Pequenos Animais
O setor de Pequenos Animais atende animais de toda a comunidade de Seropédica, bem como animais de diferentes locais do nosso estado e país, oferecendo atendimento clínico-cirúrgico geral e atendimentos especializados nas áreas de Dermatologia, Oftalmologia, Odontologia, Clínica de Felinos, Oncologia, Acupuntura, Comportamento Animal, Radiologia e Ultrassonografia.

Como acessar

Endereço: Sala 20, do HV
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Tel: (21) 2682-1637 e (21) 2681-4881
e-mail: hvpa@ufrrj.br
Site: http://r1.ufrrj.br/wp/iv/estrutura/hospital-veterinario/setor-de-pequenos-animais/

Setor de Grandes Animais
O setor de Grandes Animais presta atendimento aos animais das comunidades vizinhas, bem como aos animais dos diversos setores da UFRRJ, dentre eles da Zootecnia, Bovinocultura leiteira, Suinocultura, entre outros.

Como acessar

Endereço: Sala03 do Setor de Grandes Animais do HV.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Tel: (21) 2682-1637 – (21) 2681-4881
Site: http://r1.ufrrj.br/wp/iv/estrutura/hospital-veterinario/setor-de-grandes-animais

Instituto de Zootecnia

O Instituto de Zootecnia (IZ) é uma unidade acadêmica e administrativa da UFRRJ, que congrega três departamentos: Departamento de Nutrição Animal e Pastagens (DNAP), Departamento de Produção Animal (DPA) e Departamento de Reprodução Avaliação Animal (DRAA), o instituto oferece o curso de ensino e graduação presencial em Zootecnia e o Programa de Pós- graduação em Zootecnia (mestrado e doutorado).

Como acessar

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, de de 8 às 17h
Endereço: Rodovia BR465, km 7 Seropédica RJ Cep: 23897-000
Telefone: (21) 3787-3975
Email: iz@ufrrj.br
Site: http://r1.ufrrj.br/

FORMAS DE INGRESSO

Graduação: o ingresso nos cursos de graduação se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada /SiSU – (http://r1.ufrrj.br/sisu/) e dos processos de Reingresso, Reintegração, Reopção, Movimentação interna, Transferência Ex-Ofício,

Transferência Externa e Transferência Interna)
(http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/)
Orientações ao aluno ingressante podem ser obtidas neste mesmo endereço

Pós-graduação: o ingresso em programas de pós-graduação stricto e lato sensu obedece a editais de processo seletivo próprios de cada curso ou programa.
Os editais são lançados no site institucional:
. Stricto sensu:
• Lato Sensu
• Especialização:
• Residência médica -veterinária:
• Residência agronômica
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Confira nos endereços abaixo os cursos oferecidos pela UFRRJ, em seus respectivos campus:
Campus Seropédica

Campus Nova Iguaçu
Campus Três Rios

Veja em http: //portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/cursos/

. Cursos de graduação a distância

Administração (Bacharelado) Polos: Angra dos Reis, Itaperuna, Magé, Quatis, Resende, Rio das Flores, São Fidélis, São Gonçalo, Saquarema, e Piraí.
Turismo (Licenciatura) Pólos:Angra dos  Reis, Resende, Saquarema e São Gonçalo.
Veja em http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-graduacao/cursos/
Veja também o Portal dos cursos: http://cursos.ufrrj.br/grad/

 

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Stricto Sensu
A Pós-graduação stricto sensu – Doutorado, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissionalizante (Portaria 080/98 – CAPES) – caracteriza-se pela formação de recursos humanos de alto nível para atuar em instituições de pesquisa e/ou ensino e em empresas públicas e privadas. São cursos com duração de 02 anos (mestrado) e 04 anos (doutorado), sendo todos reconhecidos pela CAPES.
A UFRRJ oferece cursos de mestrado, doutorado e especialização que pode ser conferidos nos link abaixo:

Lato Sensu

A Pós-Graduação lato sensu – Cursos de Especialização – caracteriza-se pela formação de pessoal em nível de especialização profissional, visando o aprimoramento do conhecimento em áreas específicas. É um programa de estudo de curta duração (360 horas) e flexibilidade curricular em termos de conteúdo, disciplinas e atividades acadêmicas. Para a conclusão do curso exige-se apresentação de monografia de final de curso. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro oferece:
Veja em http://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-pesquisa-e-pos-graduacao/cursos/
Veja também o Portal dos Cursos de Pós-graduação: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/

Últimas Notícias