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Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Extensão > Projetos vigentes

Pró-Reitoria de Extensão


Projetos vigentes


Projeto é uma ação de extensão definida como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. A proposta de projeto deve ser de caráter exclusivo, de natureza extensionista e compatível com a área de atuação profissional do proponente, com objetivos articulados em ações a serem desenvolvidas pelos seus membros. O projeto pode ser:

Veja na íntegra as diretrizes para proposição e registros de projetos de extensão clicando na Resolução Nº 02- PROEXT-2020 Normas para submissão de Projetos de extensão na UFRRJ.

Como criar um projeto de extensão

A busca por sistemas de produção de alimentos com menor dependência de insumos externos e energeticamente mais favoráveis é uma demanda mundial consolidada nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Nesse contexto, destacam-se os sistemas agroflorestais (SAF) nos quais espécies florestais são empregadas em associação a espécies agrícolas com ou sem a introdução de animais em uma mesma área. Sistemas agroflorestais conciliam produção de alimentos, preservação ambiental e cultural. Entretanto há carência de extensionistas no campo com esse enfoque, bem como de pesquisas sobre arranjos produtivos e potencial de produção de alimentos nesses sistemas na Baixada Fluminense (RJ). Nesse contexto, vem sendo implantado no Campo Experimental do Departamento de Fitotecnia (UFRRJ-Campus Seropédica), um módulo agroflorestal para ensino, pesquisa e extensão em agroecologia. Até o presente, resultados significativos foram alcançados, destacando-se a introdução da maioria das espécies perenes/ persistentes do sistema, conclusão de análises de geoestatística do primeiro ano após a implantação; desenvolvimento de aulas práticas da graduação e pós-graduação, bem como cursos de extensão, vivências e mutirões. Vislumbra-se na presente proposta, institucionalizar e dar continuidade às ações desenvolvidas, concluir a implantação das espécies perenes e desenvolver um planejamento sazonal para a introdução de anuais; monitorar e analisar parâmetros edafo-biológicos, fitotécnicos e sócio-econômicos do sistema; sistematizar resultados; realizar aulas teóricas, práticas e demonstrativas e cursos para agricultores familiares. O enfoque do sistema visa servir como modelo para a produção e comercialização do excedente em feiras (canais de venda direta) primando pela qualidade, diversidade e valor agregado dos produtos. As ações do Projeto estão integradas ao eixo “Capacitação” do Programa de Extensão Universitária “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro” (Processo Nº 23083003461/2015) no qual, foram propostas atividades de capacitação/ formação continuada para técnicos e agricultores. Dentre os resultados esperados, destacam-se consolidar o módulo agroflorestal como modelo pedagógico para construção coletiva do conhecimento em agroecologia, bem como estimular o desenvolvimento de SAF na Baixada Fluminense (RJ) por agricultores familiares.

Coordenador(a)

Anelise Dias

anelise.dias@gmail.com

Links

SITE: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/

A presente proposta Geopasseios Virtuais e Presenciais no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Floresta Nacional Mário Xavier como Iniciativa do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) vinculado ao Instituto de Agronomia e Departamento de Geografia da UFRRJ, visa ir de encontro com as ODS, utilizando geotecnologias e a geografia física aplicada para a promoção da Educação Ambiental a partir de atividades ecopedagógicas as escolas públicas, utilizando estes locais como espaços didáticos e de difusão e popularização científica. O objetivo geral deste projeto consiste na elaboração de metodologias ativas de ensino de geociências associadas a promoção da Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Flona MX e JB). Serão elaborados modelo virtual de visitação imersiva nesses espaços, tendo como base instrumentos de representação cartográfica digital em 2D e navegação ao longo de circuitos biogeográficos em 360º, utilizando a tecnologia de “Realidade Virtual” apoiados em conteúdos da geografia física aplicada. Essas ações serão de suma importância para a participação do público externo a UFRRJ, bem como da própria comunidade acadêmica, na compreensão desta paisagem por meio de diferentes meios de representação.

Coordenador(a)

Karine Vargas

karinevargas@gmail.com

Links

INSTAGRAM DA LIGA: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/
FACEBOOK DA LIGA: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM DA GUARDA FLONA MX: https://www.instagram.com/guardaflonamx/
FACEBOOK DA GUARDA FLONA MX: https://www.facebook.com/guardaflonamx-100860214636999
SITE DA LIGA: http://liga.ufrrj.br/

O projeto tem como objetivo disseminar a literatura infantojuvenil (LIJ) nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de livros. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. A LIJ se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001) – sendo, assim, um gênero literário também, mas não só, para crianças. Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, novas memórias (Benjamin, 1987). O processo de contação será organizado junto à equipe e aos partícipes, desde a apresentação até a seleção do acervo a ser adotado – tanto de livros da própria Biblioteca Central quanto de obras oriundas de outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais. A cada tema e obra selecionados, os participantes também comporão suas narrativas – escritas ou imagéticas – viabilizando novas oportunidades de criticidade e de autorreflexão.

Coordenador(a)

Fabrícia Vellasquez Paiva

fabriciavellasquez@yahoo.com.br

Links

FACEBOOK: https://www.facebook.com/De-linhas-outras-hist%C3%B3rias-e-novas-mem%C3%B3rias-489730757854760/

A agricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos que são consumidos pela população brasileira. Este setor sofre grande dificuldade em se qualificar e obter máquinas agrícola específicas para utilização em suas propriedades. O trabalho tem por objetivo capacitar e desenvolver máquinas para produtores rurais na cidade de Seropédica-RJ .O perfil social dos produtores será traçado por meio de questionários, que servirão para identificar o conhecimento e a percepção agrícola e ambiental dos mesmos, e serão avaliados para que haja entendimento da forma de organização, do nível de conhecimento agrícola e ambiental. Com acompanhamento e reuniões semanais, a equipe oferecerá cursos e atividades que possam estar suprindo as necessidades técnicas da comunidade, bem como desenvolvimentos de mecanismos de acordo com a necessidade local, considerando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como componente da atividade extensionista. Dado o público-alvo, carente de instrução básica e técnica, que tem na sua produção local a única fonte de renda, justifica a grande demanda deste grupo. Diante disso, o trabalho será um importante agente de reintegração à sociedade, garantindo a esse grupo de assentados novas oportunidades de desenvolvimento de suas propriedades.

Coordenador(a)

Murilo Machado de Barros

egmurilo@yahoo.com.br