Projeto é uma ação de extensão definida como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. A proposta de projeto deve ser de caráter exclusivo, de natureza extensionista e compatível com a área de atuação profissional do proponente, com objetivos articulados em ações a serem desenvolvidas pelos seus membros. O projeto pode ser:
Veja na íntegra as diretrizes para proposição e registros de projetos de extensão clicando na Resolução Nº 02- PROEXT-2020 Normas para submissão de Projetos de extensão na UFRRJ.
Como criar um projeto de extensão
A presença de animais errantes, comunitários ou abandonados, dentro e fora do Campus Seropédica da UFRRJ, pode trazer riscos à saúde da população. O presente programa tem como objetivo instruir e conscientizar alunos do ensino fundamental, ensino médio e a comunidade acadêmica da UFRRJ sobre o conceito de zoonoses, os principais fatores de risco para sua ocorrência, bem como os mecanismos de transmissão e prevenção. As ações irão incluir exposição, através de materiais informativos (folders), sobre o conceito de zoonoses em geral, e especificamente sobre a Raiva, Esporotricose e algumas arboviroses, bem como elucidar alguns fatores de risco para sua ocorrência. Pretende-se orientar a comunidade quanto aos principais mecanismos de transmissão, e sobretudo sobre as formas de prevenção e controle das zoonoses, uma das principais atribuições do médico veterinário na Saúde Pública.
Coordenador(a)
Isabele da Costa Angelo
isabeleangelo@yahoo.com.br
Links
FACEBOOK: https://www.facebook.com/GEASUUFRRJ/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/geasuufrrj/
Desde 2016, este projeto é uma parceria entre o Departamento de Tecnologia de Alimentos e o Setor de Contratos, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros, cujo objetivo é a melhoria na qualidade dos alimentos comercializados dentro do campus Seropédica. Hoje, encontram-se devidamente regularizados no Setor de Contratos treze cantinas e trailers que são acompanhados por alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Agronomia e da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As ações do projeto consistem na capacitação dos discentes, buscando autonomia nas decisões técnicas, diagnóstico das não conformidades de cada estabelecimento, treinamentos teórico e prático para os manipuladores de alimentos e acompanhamento técnico a fim de implementar as ações corretivas necessárias. A partir de 2020, serão implementados cursos de Boas Práticas de Manipulação abertas à comunidade de Seropédica, em especial para as escolas vinculadas ao projeto Ciência na Escola e para os estabelecimentos regularizados que comercializam alimentos.
Coordenador(a)
Elisa Helena da Rocha Ferreira
elisahelenarocha@gmail.com
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/diadebpf/
O objetivo geral deste projeto de extensão é a produção e a difusão do conhecimento de citologia e histologia para a comunidade do município de Seropédica RJ, por meio de atividades lúdicas e aulas práticas, elaboradas por um bolsista graduando de licenciatura em Ciências Biológicas e graduandos da disciplina de Histologia I. O ensino de ciências torna-se mais atrativo com aulas de laboratório que contemplem discussões teóricas. O ensino de citologia é fundamental tanto no ensino básico como para difusão científica, e deve ir além de conceitos para criar a capacidade no aluno de raciocinar e gerar o interesse na compreensão de mecanismos funcionais das células, tecidos e dos sistemas orgânicos, sendo esse, portanto, o objetivo do projeto de extensão “Células: descobrindo o organismo”.
Coordenador(a)
Adriana Ventura
ventura-ufrrj@hotmail.com
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetocelulas/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCmEXRAvC3EUF2R3-q2pIQeQ/featured
A presente proposta Geopasseios Virtuais e Presenciais no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Floresta Nacional Mário Xavier como Iniciativa do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) vinculado ao Instituto de Agronomia e Departamento de Geografia da UFRRJ, visa ir de encontro com as ODS, utilizando geotecnologias e a geografia física aplicada para a promoção da Educação Ambiental a partir de atividades ecopedagógicas as escolas públicas, utilizando estes locais como espaços didáticos e de difusão e popularização científica. O objetivo geral deste projeto consiste na elaboração de metodologias ativas de ensino de geociências associadas a promoção da Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Flona MX e JB). Serão elaborados modelo virtual de visitação imersiva nesses espaços, tendo como base instrumentos de representação cartográfica digital em 2D e navegação ao longo de circuitos biogeográficos em 360º, utilizando a tecnologia de “Realidade Virtual” apoiados em conteúdos da geografia física aplicada. Essas ações serão de suma importância para a participação do público externo a UFRRJ, bem como da própria comunidade acadêmica, na compreensão desta paisagem por meio de diferentes meios de representação.
Coordenador(a)
Karine Vargas
karinevargas@gmail.com
Links
INSTAGRAM DA LIGA: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/
FACEBOOK DA LIGA: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM DA GUARDA FLONA MX: https://www.instagram.com/guardaflonamx/
FACEBOOK DA GUARDA FLONA MX: https://www.facebook.com/guardaflonamx-100860214636999
SITE DA LIGA: http://liga.ufrrj.br/
O presente projeto de extensão visa organizar, amparar e oferecer suporte para a continuidade de uma atividade que envolve extensão, ensino e pesquisa e que já está em andamento. Desde 2018 vem sendo desenvolvida uma horta comunitária no Instituto Multidisciplinar, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação em geografia, seus familiares, moradores do entorno do campus, técnicos, funcionários terceirizados, agricultores da Feira da Agricultura Familiar e professores do curso de geografia. Visamos, através da realização de encontros semanais que envolvem discussões teóricas e práticas com os participantes, a manutenção, no Instituto Multidisciplinar, de um espaço que permita a discussão teórica e a experimentação de práticas agroecológicas e de economia solidária através da construção e gestão de uma horta urbana comunitária. Como um laboratório, buscamos que as experiências de diálogos e práticas desenvolvidas neste espaço possam estimular que os participantes a que desenvolvam ou se envolvam em propostas similares em seus locais de moradia e trabalho, funcionando assim como um multiplicador de pequenas hortas urbanas e experiências de ajuda mútua.
Coordenador(a)
Roberta Carvalho Arruzzo
betarruzzo@hotmail.com
Links
FACEBOOK: https://www.facebook.com/colherurbano.ufrrjim.5
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/colherurbano/
O projeto Comunicação e Conscientização implementa desde 2017 ações de comunicação estratégica voltadas para a Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ (FAF UFRRJ) que busquem valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras, estreitar as relações com os consumidores da feira e toda a comunidade universitária, valorizar os principais produtos da agricultura familiar da região e evidenciar o papel da comunidade acadêmica no consumo consciente e na consolidação dos circuitos curtos de comercialização. As ações implementadas por este projeto estão incorporadas ao eixo de comunicação do Programa de Extensão: Fortalecendo a Agricultura Familiar na baixada e centro-sul fluminense (Processo nº 23083.003461/2015) e focalizam a FAF UFRRJ através da divulgação das atividades da Feira, da valorização dos seus produtos e do trabalho dos agricultores em num intercâmbio virtuoso de conhecimentos e experiências.
Coordenador(a)
Cecília Moreyra de Figueiredo
cissafig@gmail.com
Links
Instagram: https://www.instagram.com/feiraufrrj/
Facebook: https://www.facebook.com/feiraufrrj/
Site: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/
Sobre a FAF: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/feira/
O projeto tem como objetivo disseminar a literatura infantojuvenil (LIJ) nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de livros. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. A LIJ se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001) – sendo, assim, um gênero literário também, mas não só, para crianças. Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, novas memórias (Benjamin, 1987). O processo de contação será organizado junto à equipe e aos partícipes, desde a apresentação até a seleção do acervo a ser adotado – tanto de livros da própria Biblioteca Central quanto de obras oriundas de outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais. A cada tema e obra selecionados, os participantes também comporão suas narrativas – escritas ou imagéticas – viabilizando novas oportunidades de criticidade e de autorreflexão.
Coordenador(a)
Fabrícia Vellasquez Paiva
fabriciavellasquez@yahoo.com.br
Links
FACEBOOK: https://www.facebook.com/De-linhas-outras-hist%C3%B3rias-e-novas-mem%C3%B3rias-489730757854760/
A Promoção da Saúde constitui-se como estratégia de vital importância para a busca da melhoria da qualidade de vida da população. De modo complementar, a emergência do desenvolvimento sustentável como projeto político e social da humanidade tem promovido a orientação de esforços na direção de encontrar caminhos para sociedades sustentáveis. Neste contexto, tem-se as inúmeras iniciativas que levaram à organização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), classificados em dezessete categorias, na qual está a ODS 3, saúde e bem-estar, cujo propósito é assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável e bem-estar, em todas as idades e situações. Neste sentido, a relação Universidade-Serviço-Comunidade se torna a chave à aplicabilidade de ações voltadas à sustentabilidade, com conseguinte melhora de indicadores em saúde e educação. Por esta razão, este projeto propõe o desenvolvimento de ações relacionadas à ODS 3, perpassando interlocução essencial com a educação básica e fundamental como estratégia de prevenção e promoção.
Coordenador(a)
Luciana M. Brito
lufarmufrj@hotmail.com
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sustentabilidadeemsaude/?igshid=7eyldd348h01
O projeto “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERNET: aplicação em pesquisas no bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia” tem por objetivo principal divulgar informações científicas, em diversos formatos em quatro (4) plataformas digitais na internet, para públicos diversos com interesse nos conteúdos gerados por uma equipe de projeto interdisciplinar intitulado, “Áreas de Referência para Pesquisas Ambientais em Bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia”, Edital E_34/2014/Pensa Rio; bem como analisar os resultados de alcance das plataformas digitais e recursos multimídias. Estão sendo utilizados um canal no YouTube, site blog sob o domínio da UFRRJ, contas no Facebook e Instagram e recursos multimídias para compartilhar o material de divulgação e Links no âmbito do projeto.
Coordenador(a)
Lucia Anjos
lanjosrural@gmail.com
Links
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCg3tYsVxvTJPZPdAKTsgyTQ
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/divulgandocienciadosolo/
BLOG: http://blogs.ufrrj.br/divulgandocienciadosolo/
FACEBOOK NEIFA UFRRJ: https://www.facebook.com/neifa.ufrrj