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Pró-Reitoria de Extensão


Projetos vigentes


Projeto é uma ação de extensão definida como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. A proposta de projeto deve ser de caráter exclusivo, de natureza extensionista e compatível com a área de atuação profissional do proponente, com objetivos articulados em ações a serem desenvolvidas pelos seus membros. O projeto pode ser:

Veja na íntegra as diretrizes para proposição e registros de projetos de extensão clicando na Resolução Nº 02- PROEXT-2020 Normas para submissão de Projetos de extensão na UFRRJ.

Como criar um projeto de extensão

Atualmente em âmbito nacional é possível delimitar legislações que discorrem sobre a proteção da mulher contra a violência e o feminicídio, o que demonstra um grande avanço no combate da desigualdade de gênero, entretanto, desde da promulgação das mesmas é possível observar que as taxas de violência contra a mulher ainda apresentam um crescimento significativo. Nesse sentido o trabalho teve como objetivo explicitar que fatores contribuem para a pouca efetividade das políticas públicas desenvolvidas. Com a análise dos dados em âmbito nacional e em relação ao Estado do Rio de Janeiro e a cidade do Rio de Janeiro, foi possível delimitar as relações com as diferentes características das vítimas e o ato violento a fim de comprovar o objetivo principal que é de estabelecer de que forma os diversos tipos desigualdades presentes na disparidade de gênero impactam diretamente no nível de efetividade da legislação. Baseado na análise dos dados o trabalho teve como propósito, portanto, a análise das políticas públicas voltadas para a violência contra a mulher e o seu impacto na promoção de igualdade social em relação ao gênero e ao exercício da legislação.

Coordenador(a)

Vinicius Ferreira Baptista

viniciusferbap2007@hotmail.com

O objetivo geral do projeto foi realizar um mapeamento sobre a transversalidade de gênero nas ações da política de assistência em Seropédica, tendo como base as ações de uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher) do município. Como objetivos específicos, pretendíamos: Identificar no planejamento da política de assistência social de Seropédica, as ações em que houvesse a transversalidade de gênero; Compreender como as ações contendo a transversalidade de gênero se davam na prática, junto ao público-alvo atendido na rede de assistência de Seropédica, a partir das ações do CRAS Boa Esperança e do NIAM do município; Subsidiar intervenção para uma etapa posterior à pesquisa.

Coordenador(a)

Tatiane de Oliveira Pinto

tati_olp@yahoo.com.br

Esse projeto visa avaliar a aplicabilidade de uma metodologia pedagógica com abordagem em problemas concretos (PBL – “Problem Based Learning”) relacionados a doenças virais endêmicas no Brasil em alunos do ensino médio do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). Essa abordagem visa uma qualidade de aprendizado melhor, uma vez que, o aluno é colocado como protagonista da discussão sobre identificar possíveis soluções práticas na prevenção e controle das doenças virais. As soluções serão sugeridas pelos alunos após a apresentação de situações epidemiológicas e a identificação de pontos passíveis de intervenção. Um dos objetivos será concretizar uma das ações idealizadas com base em uma seleção democrática e considerando suas limitações práticas.

Coordenador(a)

Debora Regina Lopes dos Santos

deborabio@gmail.com

A presença de animais errantes, comunitários ou abandonados, dentro e fora do Campus Seropédica da UFRRJ, pode trazer riscos à saúde da população. O presente programa tem como objetivo instruir e conscientizar alunos do ensino fundamental, ensino médio e a comunidade acadêmica da UFRRJ sobre o conceito de zoonoses, os principais fatores de risco para sua ocorrência, bem como os mecanismos de transmissão e prevenção. As ações irão incluir exposição, através de materiais informativos (folders), sobre o conceito de zoonoses em geral, e especificamente sobre a Raiva, Esporotricose e algumas arboviroses, bem como elucidar alguns fatores de risco para sua ocorrência. Pretende-se orientar a comunidade quanto aos principais mecanismos de transmissão, e sobretudo sobre as formas de prevenção e controle das zoonoses, uma das principais atribuições do médico veterinário na Saúde Pública.

Coordenador(a)

Isabele da Costa Angelo

isabeleangelo@yahoo.com.br

Links

FACEBOOK: https://www.facebook.com/GEASUUFRRJ/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/geasuufrrj/

A busca por sistemas de produção de alimentos com menor dependência de insumos externos e energeticamente mais favoráveis é uma demanda mundial consolidada nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Nesse contexto, destacam-se os sistemas agroflorestais (SAF) nos quais espécies florestais são empregadas em associação a espécies agrícolas com ou sem a introdução de animais em uma mesma área. Sistemas agroflorestais conciliam produção de alimentos, preservação ambiental e cultural. Entretanto há carência de extensionistas no campo com esse enfoque, bem como de pesquisas sobre arranjos produtivos e potencial de produção de alimentos nesses sistemas na Baixada Fluminense (RJ). Nesse contexto, vem sendo implantado no Campo Experimental do Departamento de Fitotecnia (UFRRJ-Campus Seropédica), um módulo agroflorestal para ensino, pesquisa e extensão em agroecologia. Até o presente, resultados significativos foram alcançados, destacando-se a introdução da maioria das espécies perenes/ persistentes do sistema, conclusão de análises de geoestatística do primeiro ano após a implantação; desenvolvimento de aulas práticas da graduação e pós-graduação, bem como cursos de extensão, vivências e mutirões. Vislumbra-se na presente proposta, institucionalizar e dar continuidade às ações desenvolvidas, concluir a implantação das espécies perenes e desenvolver um planejamento sazonal para a introdução de anuais; monitorar e analisar parâmetros edafo-biológicos, fitotécnicos e sócio-econômicos do sistema; sistematizar resultados; realizar aulas teóricas, práticas e demonstrativas e cursos para agricultores familiares. O enfoque do sistema visa servir como modelo para a produção e comercialização do excedente em feiras (canais de venda direta) primando pela qualidade, diversidade e valor agregado dos produtos. As ações do Projeto estão integradas ao eixo “Capacitação” do Programa de Extensão Universitária “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro” (Processo Nº 23083003461/2015) no qual, foram propostas atividades de capacitação/ formação continuada para técnicos e agricultores. Dentre os resultados esperados, destacam-se consolidar o módulo agroflorestal como modelo pedagógico para construção coletiva do conhecimento em agroecologia, bem como estimular o desenvolvimento de SAF na Baixada Fluminense (RJ) por agricultores familiares.

Coordenador(a)

Anelise Dias

anelise.dias@gmail.com

Links

SITE: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/

Desde 2015, vem sendo desenvolvida na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, uma política para apoiar a agricultura familiar do entorno dos campi. A UFRRJ qualificou-se como unidade executora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com aquisição de mais de 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar para os Restaurantes Universitários, implantaram-se Feiras de Agricultura Familiar nos espaços institucionais, e a Residência Agronômica impactando diretamente mais de trinta famílias de agricultores locais. A experiência desenvolvida motivou a Coordenação do Programa a buscar interações e ampliar a rede de ações, nesse sentido, há uma clara demanda por parceria com a UFRRJ de empresas da Região do Extremo Oeste Metropolitano, além de organizações sociais inovadoras, em projetos para promoção do desenvolvimento local. A produção agroecológica de alimentos em bases familiares é um alvo para o desenvolvimento de projetos conjuntos, demandando uma estratégia inovadora e agenda positiva público-privada. O objetivo do presente projeto é articular parcerias entre a UFRRJ, Agricultores e Empresas para estimular a produção, a comercialização e o consumo de alimentos agroecológicos localmente produzidos. A co-produção de alimentos agroecológicos será realizada para atendimento de equipamentos de alimentação. Todas as atividades desenvolvidas no presente projeto serão apoiadas por ações de formação de estudantes, agricultores, docentes, consumidores, etc. Espera-se impacto direto sobre os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, ampliação de oportunidades de formação continuada e de inserção no mercado de egressos da UFRRJ; promoção da cidadania, geração de renda; segurança alimentar e nutricional e para as empresas, qualificação como co-produtoras, aquisição de alimentos saudáveis, promoção da saúde, melhoria do clima organizacional e bem-estar geral em interação com a academia em ações de responsabilidade social.

Coordenador(a)

Anelise Dias

fafrural@gmail.com

Análises de solo, interpretação e recomendações de calagem e adubação, devem ser feitas anualmente em todas as propriedades produtivas. Entre novembro de 2017 e outubro de 2019, tivemos uma excelente experiência junto aos produtores orgânicos do entorno da UFRRJ, no projeto “AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM PROPRIEDADES ORGÂNICAS DO ENTORNO DA UFRRJ”. Assim, este projeto tem como objetivo dar continuidade as atividade de melhoria da fertilidade dos solos das propriedades orgânicas do Município de Seropédica e capacitar os produtores com vistas a melhoria da produtividade. Inicialmente será feita uma reunião com os grupos de produtores, onde serão dadas as orientações quanto às atividades a serem realizadas, além de se efetuar as coletas de amostras de terra para fins de avaliação da fertilidade do solo. Dessa forma será estabelecida uma relação de troca responsável e filosoficamente dentro do que se espera por parte da Universidade e destes produtores.

Coordenador(a)

Everaldo Zonta

ezonta@ufrrj.br

Os solos de Seropédica e municípios ao seu entorno, de maneira geral, apresentam baixa fertilidade natural e textura arenosa nas camadas superficiais, o que por muitas vezes confere limitações ao uso para fins agrícola. Apesar dessas características adversas, muitas dessas áreas são utilizadas para produção, que é conduzida de diferentes formas, entre estas a produção orgânica, que vem se destacando nos últimos anos. Dessa forma o projeto tem como principais objetivos: a) Fazer um levantamento das principais práticas de manejo realizada pelos agricultores; b) Avaliar as modificações nos atributos do solo em função das prática de manejo utilizadas; c) Propor indicadores de fácil acesso aos agricultores para que os mesmos possam avaliar as modificações nos atributos edáficos; d) Confeccionar material técnico científico (cartilhas), nas quais sejam apresentados indicadores, a forma de sua avaliação e a correta orientação do manejo promovendo assim um menor impacto ambiental.

Coordenador(a)

Marcos Gervasio Pereira

mgervasiopereira01@gmail.com

Desde 2016, este projeto é uma parceria entre o Departamento de Tecnologia de Alimentos e o Setor de Contratos, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros, cujo objetivo é a melhoria na qualidade dos alimentos comercializados dentro do campus Seropédica. Hoje, encontram-se devidamente regularizados no Setor de Contratos treze cantinas e trailers que são acompanhados por alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Agronomia e da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As ações do projeto consistem na capacitação dos discentes, buscando autonomia nas decisões técnicas, diagnóstico das não conformidades de cada estabelecimento, treinamentos teórico e prático para os manipuladores de alimentos e acompanhamento técnico a fim de implementar as ações corretivas necessárias. A partir de 2020, serão implementados cursos de Boas Práticas de Manipulação abertas à comunidade de Seropédica, em especial para as escolas vinculadas ao projeto Ciência na Escola e para os estabelecimentos regularizados que comercializam alimentos.

Coordenador(a)

Elisa Helena da Rocha Ferreira

elisahelenarocha@gmail.com

Links

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/diadebpf/

A proposta da Biblioteca Pedagoginga tem como objetivo contribuir com a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas oferecendo um espaço formativo dentro da Universidade. Este espaço tem como meta atender estudantes da educação infantil e dos anos iniciais de escolas públicas e privadas da cidade Nova Iguaçu, que já possui convênio com UFRRJ. A proposta pretende atender um aspecto fundamental para crianças na educação básica, a inclusão da brincadeira do lúdico e do jogo no processo de aprendizagem; mas sem a pedagogização da brincadeira. A Brinquedoteca Pedagoginga é a proposta de um território que reúne atividades de ensino-pesquisa e extensão, ressaltando, a vocação extensionista na elaboração de uma linha de comunicação plural que escute as demandas das crianças na atividade que mais caracteriza a infância na maioria das culturas: a brincadeira.

Coordenador(a)

Renato Noguera

renatonoguera@ymail.com

O pensamento complexo guia a concepção pedagógica do Programa que se volta para a sustentabilidade baseada nos princípios da agroecologia. As ações se norteiam com princípios das metodologias participativas, com atividades coletivas de construção do conhecimento como oficinas, cursos, mini cursos e rodas de conversas. Ou seja, atividades que permitam a elaboração e reflexão tanto individual como coletiva a partir da troca de saberes em que interagem pesquisadores, educadores, produtores e consumidores, todos assumindo seus papéis de sujeitos facilitadores e mediadores de processos e práticas. A seguir, imagens sobre as atividades de Capacitação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu em 2018, contando com apoio da Emater-Rio, Residentes do Programa e produtores locais, além de docentes e discentes da UFRRJ. São reconhecidas a diversidade social, cultural e étnica existente entre os diferentes grupos sociais como condição básica para promover sustentabilidade, partindo da concepção da educação dialógica fundada na valorização da cultura, da linguagem e das potencialidades humanas.

Coordenador(a)

Anelise Dias

fafrural@gmail.com

Links

SITE: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/capacitacao/

Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento das tecnologias de planejamento e manejo de pastagens utilizadas em uma unidade demonstrativa (Fazenda Saco da Prata), localizada em Itaguaí-RJ. O público alvo será composto por produtores (bovinocultores de leite e corte) familiares, pequenos e médios e seus funcionários, alunos de nível médio, graduação e pós-graduação, e técnicos de Ciências Agrárias. Para tanto, serão oferecidos quatro Cursos de Capacitação em dois Dias de Campo (maio e novembro de 2020), com 80 vagas cada, nos temas: a) Levantamento e planejamento do uso das áreas de pastagens em propriedades de gado de leite e corte; b) controle de invasoras, seguido de recuperação e/ou formação de pastagens; c) recuperação de áreas degradadas e suplementação do rebanho de gado de corte no período seco do ano pelo diferimento de pastagens; d) uso semi-intensivo de pastagens. Pretende-se qualificar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica (prática da extensão rural), promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental dos produtores de gado de leite e de corte e de seus funcionários na região da Baixada Fluminense.

Coordenador(a)

Carlos Augusto Brandão de Carvalho

carloscarvalho@ufrrj.br

Links

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NEFOPUFRRJ/videos

Ao longo dos últimos vinte anos, a produção mundial de carne ovina sofreu um forte incremento, com perspectivas para uma forte expansão, tendo em vista que a China se sobressai como a maior importadora mundial de carne de ovinos. Entretanto, o Brasil ocupa apenas a 18ª posição no ranking de rebanho efetivo de ovinos, apresentando uma cadeia produtiva ainda pouco estudada. No estado do Rio de Janeiro, a cadeia da ovinocaprinocultura é hoje desorganizada, sendo necessário importar produtos de outras regiões para atender a demanda local, o que pode significar uma ótima oportunidade de crescimento. Assim, este projeto tem como objetivo a implantação de um modelo agroecológico de produção de caprinos e ovinos no aprisco do Colégio Técnico da Rural – CTUR, que sirva como unidade demonstrativa de produção (UDP) para o Oeste da Baixada Fluminense. A proposta é treinar os alunos da UFRRJ na UDP do CTUR para que eles possam prestar os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para a Associação de Criadores de Ovinos de Guapimirim.

Coordenador(a)

Marcelo Lobo Paes

paesml@live.com

O objetivo geral deste projeto de extensão é a produção e a difusão do conhecimento de citologia e histologia para a comunidade do município de Seropédica RJ, por meio de atividades lúdicas e aulas práticas, elaboradas por um bolsista graduando de licenciatura em Ciências Biológicas e graduandos da disciplina de Histologia I. O ensino de ciências torna-se mais atrativo com aulas de laboratório que contemplem discussões teóricas. O ensino de citologia é fundamental tanto no ensino básico como para difusão científica, e deve ir além de conceitos para criar a capacidade no aluno de raciocinar e gerar o interesse na compreensão de mecanismos funcionais das células, tecidos e dos sistemas orgânicos, sendo esse, portanto, o objetivo do projeto de extensão “Células: descobrindo o organismo”.

Coordenador(a)

Adriana Ventura

ventura-ufrrj@hotmail.com

Links

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetocelulas/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCmEXRAvC3EUF2R3-q2pIQeQ/featured

A presente proposta Geopasseios Virtuais e Presenciais no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Floresta Nacional Mário Xavier como Iniciativa do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) vinculado ao Instituto de Agronomia e Departamento de Geografia da UFRRJ, visa ir de encontro com as ODS, utilizando geotecnologias e a geografia física aplicada para a promoção da Educação Ambiental a partir de atividades ecopedagógicas as escolas públicas, utilizando estes locais como espaços didáticos e de difusão e popularização científica. O objetivo geral deste projeto consiste na elaboração de metodologias ativas de ensino de geociências associadas a promoção da Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Flona MX e JB). Serão elaborados modelo virtual de visitação imersiva nesses espaços, tendo como base instrumentos de representação cartográfica digital em 2D e navegação ao longo de circuitos biogeográficos em 360º, utilizando a tecnologia de “Realidade Virtual” apoiados em conteúdos da geografia física aplicada. Essas ações serão de suma importância para a participação do público externo a UFRRJ, bem como da própria comunidade acadêmica, na compreensão desta paisagem por meio de diferentes meios de representação.

Coordenador(a)

Karine Vargas

karinevargas@gmail.com

Links

INSTAGRAM DA LIGA: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/
FACEBOOK DA LIGA: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM DA GUARDA FLONA MX: https://www.instagram.com/guardaflonamx/
FACEBOOK DA GUARDA FLONA MX: https://www.facebook.com/guardaflonamx-100860214636999
SITE DA LIGA: http://liga.ufrrj.br/

O presente projeto de extensão visa organizar, amparar e oferecer suporte para a continuidade de uma atividade que envolve extensão, ensino e pesquisa e que já está em andamento. Desde 2018 vem sendo desenvolvida uma horta comunitária no Instituto Multidisciplinar, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação em geografia, seus familiares, moradores do entorno do campus, técnicos, funcionários terceirizados, agricultores da Feira da Agricultura Familiar e professores do curso de geografia. Visamos, através da realização de encontros semanais que envolvem discussões teóricas e práticas com os participantes, a manutenção, no Instituto Multidisciplinar, de um espaço que permita a discussão teórica e a experimentação de práticas agroecológicas e de economia solidária através da construção e gestão de uma horta urbana comunitária. Como um laboratório, buscamos que as experiências de diálogos e práticas desenvolvidas neste espaço possam estimular que os participantes a que desenvolvam ou se envolvam em propostas similares em seus locais de moradia e trabalho, funcionando assim como um multiplicador de pequenas hortas urbanas e experiências de ajuda mútua.

Coordenador(a)

Roberta Carvalho Arruzzo

betarruzzo@hotmail.com

Links

FACEBOOK: https://www.facebook.com/colherurbano.ufrrjim.5
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/colherurbano/

A compostagem é um processo que visa à reciclagem integral de resíduos orgânicos. Esse modelo para tratamento de resíduos possibilita que a fração orgânica do lixo produzida seja devidamente tratada, fornecendo benefícios ecológicos e econômicos para toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento sustentável. Este projeto pretende abordar a questão da educação ambiental e coleta seletiva de lixo para a comunidade ruralina e seropedicense, relacionados a aplicação da técnica de compostagem. O intuito é promover diferentes abordagens de compostagem, a fim de definir a melhor leira para compostagem residencial, produzindo um adubo orgânico de qualidade e com alta aplicabilidade agronômica.

Coordenador(a)

Henderson Wanderley

hendynho@gmail.com

O projeto Comunicação e Conscientização implementa desde 2017 ações de comunicação estratégica voltadas para a Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ (FAF UFRRJ) que busquem valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras, estreitar as relações com os consumidores da feira e toda a comunidade universitária, valorizar os principais produtos da agricultura familiar da região e evidenciar o papel da comunidade acadêmica no consumo consciente e na consolidação dos circuitos curtos de comercialização. As ações implementadas por este projeto estão incorporadas ao eixo de comunicação do Programa de Extensão: Fortalecendo a Agricultura Familiar na baixada e centro-sul fluminense (Processo nº 23083.003461/2015) e focalizam a FAF UFRRJ através da divulgação das atividades da Feira, da valorização dos seus produtos e do trabalho dos agricultores em num intercâmbio virtuoso de conhecimentos e experiências.

Coordenador(a)

Cecília Moreyra de Figueiredo

cissafig@gmail.com

Links

Instagram: https://www.instagram.com/feiraufrrj/
Facebook: https://www.facebook.com/feiraufrrj/
Site: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/
Sobre a FAF: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/feira/

O presente projeto de extensão tem por objetivo dar sequência à prestação de assessoria jurídica popular aos moradores de duas comunidades, uma em Nova Iguaçu e outra em Japeri, através de desenvolvimento de ações de usucapião. Contudo, o enfoque desse projeto é a assessoria técnica realizada por arquitetos urbanistas, capazes de acompanhar a assessoria jurídica nas demandas urbanísticas, formando um grupo de assessoria popular. Assim, medições e a elaboração de plantas, a leitura e produção de dados cartográficos nas duas comunidades são instrumentos de regularização fundiária e de acesso ao direito à terra e à moradia na comunidade no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, trazendo a interdisciplinaridade de forma concreta para o projeto.

Coordenador(a)

Tatiana Cotta Gonçalves Pereira

tatianacotta75@gmail.com

Os objetivos do projeto são: conhecer a história de Seropédica a partir do relato de pioneiros da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX); levantar materiais fotográficos e documentais que tragam informações da memória da Flona MX; identificar as famílias pioneiras que trabalharam no antigo Horto de Santa Cruz e, hoje, Flona MX; reconhecer as ações coletivas socioculturais realizadas na Flona Mário Xavier, ao longo da história; promover ações de Pertencimento Ambiental com os moradores de Seropédica.

Coordenador(a)

Karine Bueno Vargas

karibvargas@yahoo.com.br

Links

INSTAGRAM : @guardaflonamx

FACEBOOK: https://www.facebook.com/guardaflonamx-100860214636999/

CARTILHA: http://amigosinstitutohistoricodc.com.br/wp-content/uploads/2020/08/Cartilha-Flona-Mario-Xavier_-entre-historias-e-memorias.pdf

O projeto será desenvolvido em escolas públicas da cidade de Seropédica, Rio de Janeiro. com temáticas do ensino, conteúdos e um conjunto de atividades práticas educativas que possam ser adotadas, em abordagens inovadoras, para ressaltar a percepção da importância das questões ambientais, visando à conservação das florestas, com enfoque nas espécies bioindicadoras de Begonia. Serão realizadas palestras expositivas e interativas, com a participação do docente e dos discentes do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em horários predeterminados pela direção das escolas.

Coordenador(a)

Eliane Jacques

ejacques@ufrrj.br

O presente projeto tem como principal objetivo a reflexão sobre as questões de gênero e raça/etnia a partir do olhar e da percepção de técnicos (as) e usuários (as) da Política de Assistência Social do município de Paracambi, RJ. As ações possuem como foco a desconstrução de estereótipos de gênero e de raça/etnia e tem como cerne a discussão do alcance da igualdade e respeito à diversidade. A metodologia a ser empregada terá como ponto de partida as práticas de intervenção do campo da Assistência Social, em adequação à perspectiva extensionista, que prevê a realização de um processo que envolva a adoção de uma metodologia participativa, valorizando os saberes originais do público alvo. Em suma, objetiva-se promover um espaço de trocas de experiências através de reuniões e encontros e atividades práticas voltadas para o alcance dos objetivos propostos na Extensão Universitária.

Coordenador(a)

Tatiane de Oliveira Pinto

oliveira.tatianede@gmail.com

Consumo Alimentar Consciente é conhecer os alimentos que estamos ingerindo: como são produzidos, onde e por quem. Isso implica em escolhas e atitudes que valorizam formas de produção mais sustentáveis para garantir uma vida digna e saudável, não só para nós, mas principalmente para os nossos filhos e netos, em um meio ambiente menos impactado e com inclusão social.

Nesse contexto, nossas metas consistem em divulgar o significado do trabalho na terra, valorizando os sujeitos que atuam na agricultura familiar, a agroecologia e o papel dos consumidores no processo de fortalecimento desse campo econômico fragilizado, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e produzidos localmente. Para isso, devemos fortalecer a agricultura familiar do nosso estado, a produção orgânica em bases agroecológicas e as políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional.

Coordenador(a)

Anelise Dias

fafrural@gmail.com

Links

SITE: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/consumo-consciente

O projeto tem como objetivo disseminar a literatura infantojuvenil (LIJ) nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de livros. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. A LIJ se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001) – sendo, assim, um gênero literário também, mas não só, para crianças. Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, novas memórias (Benjamin, 1987). O processo de contação será organizado junto à equipe e aos partícipes, desde a apresentação até a seleção do acervo a ser adotado – tanto de livros da própria Biblioteca Central quanto de obras oriundas de outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais. A cada tema e obra selecionados, os participantes também comporão suas narrativas – escritas ou imagéticas – viabilizando novas oportunidades de criticidade e de autorreflexão.

Coordenador(a)

Fabrícia Vellasquez Paiva

fabriciavellasquez@yahoo.com.br

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FACEBOOK: https://www.facebook.com/De-linhas-outras-hist%C3%B3rias-e-novas-mem%C3%B3rias-489730757854760/

A Promoção da Saúde constitui-se como estratégia de vital importância para a busca da melhoria da qualidade de vida da população. De modo complementar, a emergência do desenvolvimento sustentável como projeto político e social da humanidade tem promovido a orientação de esforços na direção de encontrar caminhos para sociedades sustentáveis. Neste contexto, tem-se as inúmeras iniciativas que levaram à organização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), classificados em dezessete categorias, na qual está a ODS 3, saúde e bem-estar, cujo propósito é assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável e bem-estar, em todas as idades e situações. Neste sentido, a relação Universidade-Serviço-Comunidade se torna a chave à aplicabilidade de ações voltadas à sustentabilidade, com conseguinte melhora de indicadores em saúde e educação. Por esta razão, este projeto propõe o desenvolvimento de ações relacionadas à ODS 3, perpassando interlocução essencial com a educação básica e fundamental como estratégia de prevenção e promoção.

Coordenador(a)

Luciana M. Brito

lufarmufrj@hotmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sustentabilidadeemsaude/?igshid=7eyldd348h01

A agricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos que são consumidos pela população brasileira. Este setor sofre grande dificuldade em se qualificar e obter máquinas agrícola específicas para utilização em suas propriedades. O trabalho tem por objetivo capacitar e desenvolver máquinas para produtores rurais na cidade de Seropédica-RJ .O perfil social dos produtores será traçado por meio de questionários, que servirão para identificar o conhecimento e a percepção agrícola e ambiental dos mesmos, e serão avaliados para que haja entendimento da forma de organização, do nível de conhecimento agrícola e ambiental. Com acompanhamento e reuniões semanais, a equipe oferecerá cursos e atividades que possam estar suprindo as necessidades técnicas da comunidade, bem como desenvolvimentos de mecanismos de acordo com a necessidade local, considerando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como componente da atividade extensionista. Dado o público-alvo, carente de instrução básica e técnica, que tem na sua produção local a única fonte de renda, justifica a grande demanda deste grupo. Diante disso, o trabalho será um importante agente de reintegração à sociedade, garantindo a esse grupo de assentados novas oportunidades de desenvolvimento de suas propriedades.

Coordenador(a)

Murilo Machado de Barros

egmurilo@yahoo.com.br

ESTE PROJETO FOI APROVADO NA CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020 PARA O “PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19″, recebendo bolsa no escopo desta chamada. Este programa está registrado sob o número 23083.011225/2020-76 na PROEXT. Trata-se de projeto, organizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com o Grupo de Pesquisa Diálogos da UFRRJ, que presta orientação jurídica à sociedade civil em geral, de forma gratuita e on line, para dúvidas sobre direitos impactados pela pandemia do COVID-19. A demanda por orientação jurídica é uma das facetas do acesso à justiça, muitas vezes escassa na população carente, e torna-se ainda mais latente neste cenário em que os escritórios de advocacia, órgãos de assessoria estão funcionando em regime excepcional restrito. A informação jurídica enquanto parcel essencial deste direito fundamental constitucionalmente garantido a todo cidadão, pode ser exercida através do papel social da Universidade. Assim, visando ir além do papel tradicional dos Núcleos de Práticas Jurídicas, tradicionalmente voltados aos litígios judiciais, esta prática é pautada no conceito de uma Justiça Multiportas, onde os litígios podem ser resolvidos de forma protagonista pelas partes por outros meios que não o exclusivamente judicial, caso assim, de forma consciente, decidam. A prática primordialmente visa prestar um serviço social, de resguardando a celeridade necessária ao acesso à justiça, razão pela qual, o projeto ganhar relevância por ter se estruturado e iniciado suas atividades poucos dias após a declaração da pandemia. Através de uma conta de e-mail, qualquer pessoa pode enviar sua dúvida jurídica, sem a necessidade de se identificar. As perguntas recebidas são estudadas por advogados (egressos), professores e alunos do curso (devidamente supervisionados) e são respondidas, com linguagem simples e acessível, através de um vídeo curto publicado em conta do instagram. O projeto iniciou a divulgação em 08/04/2020,quando recebeu também a primeira pergunta e desde 13/04/2020 diariamente publica um vídeo com as orientações solicitadas, atingindo não só o autor da pergunta, mas também outros que possam se interessar (alguns vídeos atingiram cerca de 800 visualizações). O projeto também iniciou uma série Explicando, com o propósito de apresentar explicações de forma rápida e em linguagem direta e acessível ao público em geral, sobre temas jurídicos ainda não demandados, quando percebeu que após o abrandamento do isolamento social a quantidade de perguntas reduziram. O projeto, até agora, já atingiu mais de 40.000 visualizações dos vídeos postados no instagram (principal rede social do projeto, muito embora ainda sejam também os vídeos divulgados no Facebook, em playlist institucional do Youtube e transmitidos por WhatsApp).

Coordenador(a)

Ana Paula Bustamante

anapaula.bustamante@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/npjurim_ufrrj/?utm_medium=copy_link

O projeto tem como objeto a violência doméstica e de gênero, considerando os aspectos teóricos e práticos das suas formas de criminalização de violações dos direitos humanos das mulheres. Propõe-se a atuação junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM) da comarca de Três Rios, oferecendo assistência jurídica às mulheres em situação de violência, para orientação em relação aos seus direitos e para representação nas ações penais de iniciativa privada. Busca-se uma análise da efetividade do direito penal na proteção de direitos e na tutela das vítimas desta espécie de violência, considerando os novos mecanismos interdisciplinares instituídos para lidar com esta questão. A pesquisa pretende utilizar como universo de análise os impactos que a Lei 11.340/2006 traz para as mulheres em situação de violência doméstica, nos seus diferentes momentos de aplicação.

Coordenador(a)

Rulian Emmerick

rulianemmerick@yahoo.com.br

O Projeto “DIREITOS HUMANOS E PORTADORES DE HIV/AIDS: acesso universal ao tratamento de saúde e combate ao preconceito e discriminação” tem como focos principais: contribuir diretamente com organizações não-governamentais de apoio aos portadores de HIV/AIDS com informações sobre direitos humanos, esclarecendo que o acesso ao tratamento universal à sua doença crônica deve ser garantido, não por decisão isolada de governo, mas porque o direito à vida é o princípio mais essencial de todas as convenções e tratados de direitos humanos. Do mesmo modo, pretende-se realizar palestras em escolas e um curso de capacitação para tratar dos temas de direitos humanos e HIV/AIDS. Assim, objetiva-se, diminuir o preconceito, a desinformação e discriminação em relação a HIV/AIDS.

Coordenador(a)

Ronald Clay dos Santos Ericeira

ronaldericeira@yahoo.com.br

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BLOG: https://www.ladhupsi.com.br/

O projeto “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERNET: aplicação em pesquisas no bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia” tem por objetivo principal divulgar informações científicas, em diversos formatos em quatro (4) plataformas digitais na internet, para públicos diversos com interesse nos conteúdos gerados por uma equipe de projeto interdisciplinar intitulado, “Áreas de Referência para Pesquisas Ambientais em Bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia”, Edital E_34/2014/Pensa Rio; bem como analisar os resultados de alcance das plataformas digitais e recursos multimídias. Estão sendo utilizados um canal no YouTube, site blog sob o domínio da UFRRJ, contas no Facebook e Instagram e recursos multimídias para compartilhar o material de divulgação e Links no âmbito do projeto.

Coordenador(a)

Lucia Anjos

lanjosrural@gmail.com

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YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCg3tYsVxvTJPZPdAKTsgyTQ
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/divulgandocienciadosolo/
BLOG: http://blogs.ufrrj.br/divulgandocienciadosolo/
FACEBOOK NEIFA UFRRJ: https://www.facebook.com/neifa.ufrrj

Esse projeto de extensão tem por objetivo principal promover expansão do conhecimento e do aprendizado em teoria econômica por alunos do ensino de graduação a alunos do ensino médio, do município de Seropédica. Seu público alvo são os alunos de ensino médio, os alunos participantes, do CIEP 155 Maria Joaquina de Oliveira, localizado no Km 49, em Seropédica. São adolescentes de até 18 anos, que estudam em período diurno ou noturno. Espera-se Disseminar o conhecimento de termos e de conceitos de Economia entre alunos do ensino médio e técnico do CIEP (alunos participantes), bem como expandir o conhecimento acumulado de práticas extensionistas em economia. A metodologia proposta, que foi aplicada em edição anterior realizada no CTUR, ocorrerá a partir 6 encontros, nos quais grandes temas serão abordados pelos alunos de graduação.

Coordenador(a)

Rubia Wagner

rubicawegner@gmail.com

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Fasciculo 1 – Projeto Economia no CIEP

O Projeto de Extensão intitulado Educação e Participação Social: contribuindo para a efetivação das políticas públicas para os idosos na Baixada Fluminense pretende realizar atividades educativas sobre os direitos dos idosos e estímulo a participação destes nos espaços de controle social, bem como, capacitar os conselheiros municipais sobre as atribuições do conselho municipal do Idoso e dos conselheiros municipais dos idosos, organização administrativa de um conselho, fundo municipal do idoso e estratégias de acompanhamento, garantia e ampliação dos direitos dos idosos nos municípios escolhidos para a ação. Como o referido projeto está vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Envelhecimento e Serviço Social (NPESS) articularemos ações de pesquisa para subsidiar as de extensão, a saber: mapear a atuação dos conselhos de direitos municipais dos idosos, de modo a identificar as características e condições de funcionamento destes conselhos, de modo a propormos ações para o seu fortalecimento, quando da realização da atividade educativa, no caso, no Curso de Extensão sobre Envelhecimento, Políticas Sociais e Controle Democrático . Acreditamos que os frutos deste trabalho serão: o fortalecimento do acompanhamento das políticas voltadas para os idosos nos municípios envolvidos, participação mais ativa dos idosos nos espaços de controle social, bem como a realização de monografias e artigos socializando as experiências e acúmulo de conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento do projeto de Extensão.

Coordenador(a)

Simone da Cunha Tourino Barros

simonetourino@hotmail.com

Este projeto tem o propósito de articular ações convergentes de educação em saúde que envolvem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a rede de atenção em saúde e três escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Seropédica. Para tanto, será feito um diagnóstico situacional associado às demandas de educação em saúde nas escolas, alinhadas com as ações de vigilância em saúde e consequente mapeamento de necessidades de prevenção e promoção da saúde no município de Seropédica; entrelaçando a coordenação da Vigilância em Saúde e a Coordenação do Programa Saúde da Família. De modo complementar, as atuações com caráter preventivo e de promoção, estarão alinhadas com as necessidades apontadas pelas escolas participantes deste projeto. Entende-se como essencial tais ações, para o autocuidado em saúde.

Coordenador(a)

Jaqueline Rocha Borges dos Santos

jaqueroc.jr@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/crim_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/crimufrrj/
DRIVE: https://drive.google.com/drive/folders/1WKTcu45Ydj23dUCeHUGl-Fn702C6tgP_

O projeto tem como finalidade central registrar as memórias de resistência e tradições que se perpassam entre gerações de maneira consciente, perpetuando assim o movimento de resistência e luta pela terra daqueles que sofrem os desdobramentos mais nefastos da crise estrutura do capital. O Grupo de Estudos Cultura e Educação Popular, mesmo durante a pandemia do novo COVID-19, manteve seu ritmo assíduo e elaborou encontros semanais constantes por meio de plataformas online como o Skype, entre as estudantes vinculadas ao grupo, entre bolsistas de extensão, bolsistas de iniciação científica, pesquisadoras e extensionistas voluntárias, e a professora e orientadora Adriana, cujo objetivo foi a realização de leituras e discussões temáticas acerca dos conceitos estudados e observados em campo. O projeto buscou realizar um estudo das ações de auto-organização que se fazem presentes nos movimentos camponeses, desde a ocupação da terra até a conquista do assentamento, destacando a relevância de tais processos constituírem a memória da comunidade e sua ancestralidade, a referência cultural das gerações vindouras, como formas de resistir à barbárie social fruto da permanente crise estrutural do capital.

Coordenador(a)

Adriana Amaral Ferreira

adrianaferreira@protonmail.com

A melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais é estritamente considerada como desafio vital para o desenvolvimento integral de sujeitos especiais. O nosso objetivo central é desenvolver um trabalho inclusivo de apoio extensionista para melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens com necessidades especiais, via a Equoterapia, para a comunidade da cidade de Seropédica – RJ. A metodologia para atender os sujeitos com necessidades especiais num espaço escolar parte do que este projeto nomeia de: Equoterapia Educacional – um método abrangente de abordagem de ordem interdisciplinar que emprega o cavalo em ações inclusivas. Essa prática inclusiva já vem produzindo as condições necessárias para a participação efetiva no ensino, pesquisa e extensão universitária desde o ano de 2013, permitindo como meta principal o desenvolvimento integral dos sujeitos especiais.

Coordenador(a)

José Ricardo da Silva Ramos

josericardo63@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/equoterapia_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equoterapia.ufrrj.1

O projeto intitulado “Esporte Educacional: brincar, aprender e incluir através da prática desportiva no CAIC – Paulo Dacorso Filho” tem como intuito promover o desenvolvimento social voltado para a inclusão do aluno, proporcionado à aprendizagem e os múltiplos saberes, no qual visa estimular na prática a promoção da cidadania pela inclusão e diversidades dentro e fora das escolas, pautados em atividades esportivas com o cunho da educação coletiva. Seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Os conteúdos escolares que são ensinados devem, portanto, estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

Coordenador(a)

Francis Natally de Almeida Anacleto

francisnatally@yahoo.com.br

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SITE: https://www.labeduch.com.br/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCxKbz7kFsMo5oPFVRQBKsLA
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/ufrrj.lab.educh/

As feiras livres são elementos de expressiva importância social e econômica, caracterizando-se pela interatividade entre produtores e consumidores em um ambiente diversificado, multicolorido e itinerante. Ao permitirem relações de comércio justo, as Feiras criam perspectivas para a manutenção no campo de famílias agricultoras, comercializando seus excedentes de produção.

Na Rural, as Feiras da Agricultura Familiar são fruto da parceria com a Emater-Rio e se configuram como espaços culturais, educativos e científicos para promover a integração da Universidade com a agricultura familiar local, buscando uma relação transformadora para o desenvolvimento mútuo. Valorizam-se agricultoras e agricultores do nosso território; ofertam-se alimentos agroecológicos e orgânicos; estimula-se o comércio justo e solidário.
Em Seropédica, as feiras são realizadas todas as quartas-feiras, a partir de 8:00 h da manhã, no Pavilhão Central – P1. Em Nova Iguaçu, semanalmente, às terças-feiras, a partir de 9:00 h da manhã. Em Três Rios, todas as quartas-feiras, a partir de 17:00 h.

Por conta da pandemia de covid-19, as feiras não puderam mais funcionar nesses espaços e horários. A equipe do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar da UFRRJ se concentrou na busca de soluções para a comercialização dos produtos da Feira. Assim, a Feira agora é a Cesta da Agricultura Familiar. Os produtos são adquiridos através do site fafrural.com.br e retirados no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). A Feira da Agricultura Familiar de Seropédica voltou a funcionar no horário de 8 às 13 h, todas as quartas-feiras, no Colégio Técnico da Universidade Rural CTUR – km 47.

Coordenador(a)

Anelise Dias

fafrural@gmail.com

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Instagram: https://www.instagram.com/feiraufrrj/
Facebook: https://www.facebook.com/feiraufrrj
Site: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/feira/
Celular: (21)98887-4755

Este projeto tem o objetivo de consolidar a Rede de Sementes Agroecológicas do Estado do Rio de Janeiro (RESA) e do Núcleo de Sementes selecionadas para a agricultura familiar. estabelecido há cinco anos com a colaboração de equipe de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da UFRRJ, EMBRAPA Agrobiologia e PESAGRO-Rio, EMATER-RIO, AAT e ABIO. Pretende-se atuar junto aos bancos comunitários de sementes das regiões Serrana e Baixada Fluminense, do estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades de formação para técnicos e agricultores, incentivo a produção e beneficiamento de sementes próprias e distribuição de sementes selecionadas. Serão ofertados cursos de capacitação e publicação de boletins, jornais e outros documentos, além de preparar uma cartilha de tecnologias para a produção orgânica de sementes e procedimentos de certificação de sementes.

Coordenador(a)

Higino Marcos Lopes

higinomlopes@gmail.com

ESTE PROJETO FOI APROVADO NA CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020 PARA O “PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19″, recebendo bolsa no escopo desta chamada. Esta conta de bolsa foi deslocada para o programa de Direitos Humanos e foi feita sua vinculação à área de DH, de acordo com despacho no processo 23083.011225/2020-76. Nos primeiros 30 dias de distanciamento social em virtude da pandemia de COVID-19, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 50% no registro de ocorrências de casos de violência contra a mulher 1 . O aumento foi observado em todos os demais Estados da federação bem como ao redor do globo 2 , levando a Organização Mundial de Saúde em parceria com a ONU Mulheres a alertarem para o que pode ser considerada uma “pandemia das sombras” 3 , com o agravamento de uma situação que já era preocupante antes mesmo do surgimento do vírus SARS-COV 2. Assim, diante da crise alardeada e do aumento da vulnerabilidade das mulheres no atual contexto, o curso de Direito do IM/UFRRJ, através do seu Núcleo de Extensão de Prática Jurídica em parceria com o grupo de pesquisa Diálogos, em sua linha de pesquisa “Epistemologias Feministas e Direito” entende que pode e deve contribuir para o “PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19”

Coordenador(a)

Flavia Machado Cruz

machadocruz.f@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/areceitaparaelas

A integração entre a escola e a comunidade favorece o desenvolvimento de potencialidades e capacita indivíduos para a solução de problemas coletivos e a aprendizagem política dos direitos enquanto cidadãos. A natureza interdisciplinar das geociências contribui para o desenvolvimento cognitivo, o estabelecimento de relações entre o local e o global e análise de problemas socioambientais. No meio rural faltam opções culturais e a escassez de recursos econômicos limita o deslocamento dos moradores para ampliação dos horizontes intelectuais. Este projeto visa estimular o conhecimento do meio físico e despertar para importância de ações de conservação do ambiente, através da aproximação entre a universidade, comunidade local, escolas parceiras em conjuntas com a Associação Civil Vale Verdejante, um espaço não formal de educação no distrito rural de Andrade Costa.

Coordenador(a)

Patricia Anselmo Duffles Teixeira

pduffles@geologist.com

O projeto “Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier” tem como principal objetivo a difusão da educação ambiental para os munícipes de Seropédica, utilizando a Flona Mário Xavier como um laboratório vivo de ensino, pesquisa e extensão, a fim de transmitir maiores informações sobre a conservação ecossistêmica, tendo a biogeografia e a educação ambiental como áreas norteadoras dos estudos, aulas e ações a serem realizadas, apoiadas as demais áreas das ciências ambientais. A partir de trilhas com roteiros biogeográficos já elaborados pelo projeto, são realizadas semanalmente visitas guiadas com alunos das escolas públicas, as quais são monitoradas pelos discentes da UFRRJ, que atuam como monitores ambientais, os quais são capacitados no viés da educação ambiental e nos conhecimentos ambientais da unidade de conservação e das características do município. Ainda o projeto realiza ações ambientais integrativas ao longo do ano em Seropédica, a fim de realizar os objetivos do projeto e efetivar uma educação ambiental aplicada.

Coordenador(a)

Karine Bueno Vargas

karibvargas@yahoo.com.br

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/guardaflonamx/

O projeto Implantação de um Quintal Agroflorestal Agroecológico uma Reforma Criativa referente foi incorporado ao projeto de extensão Universidade- ITR Sustentável que tomou forma no de 2017. Alguns professores e discentes do Curso de Gestão Ambiental tomaram a atitude institucional criando um projeto de extensão contínuo que pudesse minimizar os custos do Campus, envolver toda a comunidade acadêmica, com a ajuda dos discentes previamente selecionados. O atual possui os objetivos de promover segurança alimentar, biodiversidade regional, incentivar a participação dos jovens, o empoderamento dos sujeitos envolvidos nas atividades agrícolas, artesanais e culturais. Além de promover ações que colaborem para o desenvolvimento sustentável em termos ecológicos, socioculturais bem como proporcionar condições de vida dignas e saudáveis.

Coordenador(a)

Angela Alves

aaamoth@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/itrsustentavel/
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O presente projeto de extensão apresenta como proposta a continuidade do trabalho realizado em etapa anterior no projeto “A transversalidade de gênero em políticas sociais: mapeando ações no município de Seropédica – RJ”. A partir dos dados coletados, já era uma das metas de nossa pesquisa-ação a realização de atividades de extensão e intervenção junto às gestoras e técnicas dos equipamentos pesquisados, estabelecendo um diálogo com essas profissionais de modo a somar nossas experiências acadêmicas aos conhecimentos já existentes em seu cotidiano de trabalho, sobretudo, no que tange às questões de gênero e à desconstrução de algumas naturalizações e estereótipos relacionados à vivência feminina.

 

Coordenador(a)

Tatiane de Oliveira Pinto

tati_olp@yahoo.com.br

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/neggra.ufrrj/

Trata-se de projeto de extensão desenvolvido no âmbito do NPJ/ITR/UFRRJ, de forma articulada com atividades de ensino e pesquisa relacionadas a práticas consensuais de administração de conflitos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, segundo THIOLENT, 2002, pode ser denominada de “participativa” e consiste em um “aprender enquanto se faz”. A proposta é empregar técnicas de mediação e de conciliação para a solução consensual de conflitos de interesse, não apenas os que venham a ser apresentados pelos assistidos do NPJ, mas também outros encaminhados mediante parcerias já existentes e outras a serem firmadas na cidade de Três Rios e região, com a OAB e Tribunais, por exemplo. Os alunos são envolvidos nessas atividades. São desenvolvidas iniciativas voltadas à preparação de mediadores e conciliadores entre os alunos e, posteriormente, membros da comunidade. Em sentido reverso, no campo da pesquisa, pretende-se compreender e colocar sob discussão os mecanismos utilizados espontaneamente pela comunidade para lidar com seus conflitos. O Laboratório está abrigado e atua de forma articulada com o NPJ.

Coordenador(a)

Klever Paulo Leal Filho

klever.filpo@yahoo.com.br

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SITE: https://itr.ufrrj.br/portal/npj/

O grupo de pesquisa associado a/articulado com esse projeto de extensão é o FOCA.
Está cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do Brasil e seu espelho pode ser encontrado no link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8739217634779740

Visando uma atitude emancipatória de trabalho com a obra literária, o projeto pretende que aos alunos dialoguem com os textos, recuperando os conhecimentos previamente adquiridos em sua relação com o mundo exterior e adicionem o desejo de agrupar novos por meio de uma leitura atraente. Uma das ações que desenvolveremos no projeto será, por meio de uma formação prévia, a realização de rodas de leitura de alunos para alunos, ou seja, os alunos do CTUR tornar-se-ão agentes de leitura para alunos do último ano do segundo segmento da Escola Municipal Panaro Silveira. Os alunos que serão futuros mediadores de leitura receberão previamente formação para a realização das rodas de leitura. Nesse sentido, a figura do mediador de leitura entre o aluno e o livro receberá atenção especializada baseada em conteúdos previamente escolhidos, nas áreas de leitura e liderança, para que, no momento do encontro com os alunos-ouvintes, possam ter as habilidades necessárias para a realização da leitura dos textos.

Coordenador(a)

Leonardo Barros Medeiros

leonardoletras@gmail.com

Objetiva-se prestar apoio na realização de sessões de Terapia Assistida por Equinos (TAE) em que serão atendidos discentes de graduação e servidores da UFRRJ, campus Seropédica, que apresentem obstáculos epistemofílicos (estresse, ansiedade, depressão), que interfiram negativamente no exercício de suas funções ou aprendizagem. Será realizada assistência periódica aos cavalos da TAE, executando ações sanitárias e preventivas, análise adequada do comportamento e necessidades fisiológicas e psicológicas dos cavalos e sua aplicação no manejo, treinamento e trabalho/terapia diário, influenciando decisivamente na saúde, segurança e desempenho dos equinos e, portanto, nos resultados da TAE. Espera-se que o manejo contínuo dos animais represente melhora no trabalho da equipe, na qualidade das sessões e na saúde dos praticantes.

Coordenador(a)

Andreza Amaral da Silva

andrezamedvet@yahoo.com.br

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/equilibrium_rural/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equilibrium.rural.9
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equilibriumruralufrrj
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A proposta do presente projeto de pesquisa visa continuar indo ao encontro de narrativas distintas e hegemônicas acerca da história da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX), localizada no município de Seropédica-RJ, identificando em seu percurso no tempo, personagens que ajudaram a construí-la e também povoá-la. Por meio de revisões bibliográficas, consulta em acervos históricos, entrevistas e rodas de conversas com servidores e antigos moradores da Flona MX, buscará novas narrativas e curiosidades sobre a memória da Flona MX, divulgando-as por meio de cartilhas educativas e material audiovisual. Através da divulgação dos materiais confeccionados, com foco para as escolas públicas do município, mas também por meio das redes sociais institucionais e do Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona MX, o projeto buscará solidificar o pertencimento socioambiental da população seropedicense junto a esta unidade de conservação, através de ações Educação Ambiental. Ressaltando a importância da promoção da memória, Nora (1984) ressalta que os lugares que ocupam a memória coletiva são alvos impulsionadores de disputas de poder, sendo de fundamental importância a construção de empoderamento coletivo, para a conservação do patrimônio cultural e ambiental desses territórios. Ainda, a afim de divulgar o que viemos desenvolvendo na Flona MX, e capacitar novos atores a trabalhar com “memória e pertencimento socioambiental” ofereceremos um curso de capacitação para gestores, pesquisadores e educadores ambientais, intitulado “Percepção e Justiça Ambiental: diálogos entre Direitos Humanos e Educação Ambiental” pela Escola de Extensão.

Coordenador(a)

Karine Bueno Vargas

karibvargas@yahoo.com.br

Conhecer os processos de produção de experiências comuns como forma de resistência e organização consciente das tradições é o que se pretende resgatar com a construção da memória da comunidade que foi se formando no Assentamento Terra Prometida, entre os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, a partir das técnicas da cartografia social e das formas de intervenção da educação popular. Esta é a proposta central do plano de trabalho vinculado ao projeto “educação popular, movimentos sociais e serviço social”. Isto porque entendemos que as experiências de auto-organização comunitária podem produzir, no seu conjunto, o libertar-se coletivo da subjetividade subserviente às opressões. Os fios que ligam a memória das tradições inventadas a novas possibilidades de organização popular resultam do ato criativo, capaz de interromper processos históricos e produzir alternativas à barbárie social.

Coordenador(a)

Adriana Amaral Ferreira

adrianaferreira@protonmail.com

O projeto “Meninas do Radium: A Periferia também faz Ciência” tem por objetivo o desenvolvimento de ações, que viabilizem maior participação de mulheres, principalmente da periferia e negra, nas Ciências Exatas. Pretende-se o diálogo, com estudantes da educação básica, especialmente em Seropédica e periferia do Rio de Janeiro, através de oficinas e palestras sobre a história de mulheres cientistas. Visto que, a história da Ciência pode ser utilizada como incentivo, reforço positivo à capacidade e autoimagem, culminado em elevação na participação feminina na Ciência. Além disso, está associada nossa pesquisa, que visa a coleta e a análise de dados, referentes à desigualdade de gênero, étnica e social, bem como violação dos direitos humanos nas Ciências Exatas. Pretende-se compreender melhor como ampliar as políticas afirmativas maior inserção de mulheres nas Ciências.

Coordenador(a)

Viviane Morcelle de Almeida

vivianemorcelle@gmail.com

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A partir dos projetos de pesquisa relacionados aos morcegos houve a percepção de que as comunidades nas quais as pesquisas estavam sendo desenvolvidas desconhecia o papel desempenhado pelos morcegos na natureza, bem como sua importância quanto à saúde pública. Esse fato motivou a elaboração de um plano de ação educacional para sensibilizar e esclarecer a comunidade sobre importância, cuidados sanitários principalmente em relação à prevenção da raiva, conservação e manejo desses mamíferos. Para isso foram traçadas diretrizes norteadoras que visam: 1. Formar recursos humanos aptos para interação com a sociedade, levando informações de saúde e meio ambiente relacionado aos morcegos; 2. Coletar informações para avaliar o grau de desconhecimento do público alvo; 3. Executar pelo menos uma atividade de campo que inclua o evento “morcego na praça”, para através de material didático realizar ato educativo e esclarecedor sobre os morcegos; “dia da raiva” e “dia do morcego” eventos para divulgação a alguma comunidade, para que possam compreender a importância dos estudos realizados pelos cientistas. São 7 anos de experiência com o projeto em Praças do Rio de Janeiro, Goiás (Pirinópolis), São Paulo (Instituto Butantan e Águas de Lindóia) e mais de 20 instituições de ensino atendidas no RJ. Nesta etapa, iniciando parceria com a gestão do Parque Estadual da Pedra Selada-PEPS, iremos levar o projeto à vila de Visconde de Mauá em Resende onde iremos realizar um curso de monitores do projeto para realização das atividades do Morcego na Praça e implantação de uma exposição permanente na sede do PEPS com cartazes educativos e exemplares taxidermizados das principais espécies que ocorrem na região. Palavras chave: Saúde única, extensão, popularização da ciência.

Coordenador(a)

Kátia Maria Famadas

famadas_km@hotmail.com

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O projeto tem como propósito inserir mulheres, negros (as) e idosos (as) usuários de saúde mental, no contexto social; bem como promover conhecimento acerca do tema, como estratégia para modificação de comportamentos e atitudes que culminam com o estigma social. Esse projeto teve como objetivo promover discussões com o propósito de modificar atitudes e comportamentos relacionados ao estigma social em saúde mental, principalmente relacionados às mulheres, aos (às) negros (as) e aos (às) idosos (as) acometidos (as) por enfermidade de natureza psíquica. Devido ao cenário de pandemia, a partir do mês de março de 2020 o objetivo foi cumprido de maneira remota.

Coordenador(a)

Jaqueline Rocha Borges dos Santos

jaqueroc@terra.com.br

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ACERVOS DE MATERIAIS: https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1XAG7VAa9bhqFOoPRz4F35vUMXDxP7QKD?usp=drive_open

Esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir como a aprendizagem significativa no ensino de geografia colabora para a formação da cidadã territorial na escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. Busca-se com o presente projeto entender de que maneira a Geografia auxilia os professores e os alunos na compreensão de conteúdos diferenciados e contextualizados olhando o lugar por meio da participação e construção da cidadania territorial. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa e participativa, envolvendo o estudo de caso e o trabalho de campo como possibilidades do aprender. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre a aprendizagem significativa como caminho auxiliar da formação cidadã na escola. A cidadania territorial colabora sensivelmente para o ensino da geografia de forma contextualizada e extrapola os muros da escola e chega à comunidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense.

Coordenador(a)

Clézio dos Santos

cleziogeo@yahoo.com.br

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Este projeto tem a pretensão de dar bases à produção e propagação de conhecimento artístico, filosófico, musical e científico, desenvolvidos a partir da discussão de cultura afro-brasileira e ameríndia com a criação de rodas de RAP e rima. Busca-se dessa forma, trabalhar, junto ao público específico de aplicação do projeto (adolescentes, jovens e adultos, moradores de Seropédica), os conceitos de consciência e imagem corporal; bem como os de arte, filosofia, literatura; e música; objetivando gerar uma melhor compreensão sobre o envolvimento individual e universal, assim como trabalhar as capacidades individuais de cada um.

Coordenador(a)

Fernando Bonadia de Oliveira

fernandofilosofia@hotmail.com

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O Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), possui um vasto e diverso acervo museológico que se mostra dotado de um grande potencial para o seu uso como espaço não formal de educação. Nesse espaço, além da rica exposição que pode atuar no processo educativo de zoologia em visitas guiadas, há a possibilidade de se aplicarem inúmeras oficinas, minicursos e outras atividades de caráter educativo sobre tópicos referentes à biologia animal a diversos públicos: alunos, professores e, principalmente, a comunidade do município de Seropédica, que o circunda. O objetivo principal desse projeto é aumentar e inserir significativamente esses públicos no espaço acadêmico, usando o museu como meio e ferramenta para atingi-lo.

Coordenador(a)

Rosa Maria Marcos Mendes

rsmendes3@gmail.com

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PODCAST DO PROJETO

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O conhecimento científico tem se tornado cada vez mais distante da realidade da população que não possui uma rotina acadêmica. Visando minimizar essa situação, foi criado um projeto que visa compartilhar e mostrar a relevância do saber científico para a sociedade. Nosso público alvo, serão alunos de escolas públicas e particulares do município de Seropédica-RJ. Faremos isso através da apresentação de estudos científicos com o peixe zebrafish (Danio rerio), que tem proporcionado diversas conquistas à ciência nos últimos anos. Zebrafish é um pequeno peixe de água doce (3-4 cm) com 70% de semelhança genética com os seres humanos. Possui estágio de larva e embriões transparentes, o que facilita sua visualização, e é usado, experimentalmente, em substituição à roedores. Além disso, ele ocupa menos espaço, possui baixo custo e é versátil, o que o faz ser tão visado para pesquisas substituindo gradativamente o uso de roedores.

Coordenador(a)

Leilane Maria Barcellos Nepomuceno

leibarcellos@gmail.com

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SITE/BLOG: https://www.histo-embrio.info/

O Observatório tem como missão primeira a qualificação do corpo discente por meio da pesquisa, ensino e extensão de modo a fortalecer uma cultura de direitos humanos e cidadania. Os trabalhos a serem desenvolvidos no âmbito do Observatório de Direitos Humanos do IM (ODHIM) terão como norte o respeito pela diversidade e pelo pluralismo das ideias e modos de viver, de forma a agregar e colaborar com as mais diversas práticas sociais, sempre iluminados por uma postura crítica e respeitosa. Os objetivos são: 1.1. Criar um espaço para o fortalecimento das práticas de direitos humanos na Universidade e nas suas relações com a sociedade; 1.2. Organizar espaços e atividades no Instituto Multidisciplinar para oportunizar debates, críticas, reflexões sobre as mais diversas áreas dos direitos humanos; .3. Promover a cultura dos direitos humanos nos mais diversos segmentos sociais da Baixada Fluminense, priorizando as questões de gênero, etnia e inclusão social a partir do desenvolvimento de atividades de extensão; 1.4. Monitorar as violações em direitos humanos e suas formas de enfrentamento na construção democrática dos direitos na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no âmbito internacional, mediante análises periódicas a partir de reportagens, debates e conhecimentos produzidos na área, com o propósito de divulgar o fortalecimento dos mecanismos de defesa dos direitos humanos e as políticas públicas da área. 1.5. Desenvolver e consolidar pesquisas na área de direitos humanos, em especial sobre as questões de gênero, etnia e inclusão social de grupos sociais, de modo a poder oferecer um painel do seu desenvolvimento e enfrentamento das dificuldades de sua consolidação.

Coordenador(a)

Débora da Silva Roland

debora.roland@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/odhim.ufrrj/

Este projeto tem como objetivo apoiar a constituição do “Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas”, que consiste num núcleo de professores e pesquisadores que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão sobre o tema das parcerias na gestão pública ambiental. A partir da articulação institucional com órgãos ambientais, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, pretende-se construir, de forma colaborativa, o conhecimento sobre as iniciativas de parceria para apoiar a gestão das áreas protegidas, sobretudo em atividades de turismo e educação ambiental. As parcerias entre as esferas pública e privada, com e sem fins lucrativos, são utilizadas como uma alternativa para apoiar a gestão das áreas protegidas e a prestação de serviços para a sociedade. O planejamento e o monitoramento dos resultados destas parcerias fazem-se necessário para gerar conhecimento sobre os efeitos ambientais e socioeconômicos associados à utilização da biodiversidade.

Coordenador(a)

Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues

camila.rodrigues.ufrrj@gmail.com

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SITE: https://www.opap.com.br/

O “Observatório do Turismo e Lazer da Região Turística Baixada Verde”, criado em 2017, vem contribuindo para o fomento do turismo regional através da participação e assessoria ao Conselho Regional de Turismo da Baixada Verde, por meio da avaliação, monitoramento e divulgação das políticas públicas de turismo e lazer da Baixada Fluminense, além de elaboração de instrumentos de planejamento como diagnósticos turísticos e planos estratégicos para a área. Tem como público alvo principal os municípios que compõem o Conselho Regional de Turismo da Baixada Verde e que fazem parte da região Turística Baixada Verde: Belfort Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica. Visa contribuir com o desenvolvimento regional da Baixada Fluminense e aliar ações de ensino, pesquisa e extensão ao atuar na área de políticas públicas, envolvendo docentes, discentes, prefeituras e empresários do ramo do lazer e do turismo. As ações do Observatório possibilitam a sistematização, avaliação e a disponibilização de informações para tomada de decisões dos agentes públicos e privados, e se insere nas demandas do Conselho. Em parceria com esta instância estamos construindo uma base de dados participativa, importante para o desenvolvimento turístico dos municípios e, consequentemente, da região “Baixada Verde”.

 

Coordenador(a)

Isabela de Fátima Fogaça

isafog@hotmail.com

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FACEBOOK: https://www.facebook.com/observaturbaixadaverde
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/observaturbaixadaverde/

O presente projeto de extensão propõe a oferta, por estudantes matriculados no Curso de Graduação em Direito da UFRRJ – Campus Seropédica, sob a coordenação e supervisão dos professores proponentes, de oficinas temáticas de educação popular em direito – particularmente, relativas a temas de direito ambiental, agrário e urbanístico – para coletivos (associações de moradores de áreas rurais ou urbanas, associações de pequenos produtores ou trabalhadores rurais etc.) que vivenciem conflitos relativos ao direito à terra, à moradia, à cidade, à segurança alimentar e nutricional, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, especialmente aqueles que já sejam efetiva ou potencialmente atendidos como público-alvo de outras atividades extensionistas do Curso de Graduação em Direito, como a atividade de assessoria jurídica popular promovida pelo NAJUP Marli Coragem.

Coordenador(a)

Hailton Pinheiro de Souza Jr.

hailtonpinheiro.pessoal@gmail.com

Este projeto dá continuidade à realização de oficinas de leituras críticas de mídia, no Centro de Arte e Cultura da UFRRJ. A proposta é desenvolver oficinas para a comunidade do CAC que tenham como principal foco ler as mídias de forma crítica e reflexiva. Essas oficinas buscam entender a dimensão e os modus operandi do fazer comunicacional e como esses modos podem construir diversos conhecimentos, maneiras de perceber e sentir. A partir da capacitação sobre “Gênero e Leitura Crítica da Mídia”, com o aporte na Educomunicação, que proporciona espaços democráticos de leituras, buscamos também refletir sobre o papel das mídias (quadrinhos, cinema, desenho, séries, youtube) na construção e reprodução de identidades, memórias e vínculos sociais. O público do projeto são alunos da rede pública de ensino de Seropédica, adolescentes e os mais diversos públicos que circulam no CAC.

Coordenador(a)

Rejane de Mattos Moreira

rejanemmoreira@gmail.com

Este projeto objetiva desenvolver o raciocínio crítico e criativo das crianças, através de “oficinas de diálogos e investigações filosóficas” em salas de aula, nas quais serão questionados e discutidos diversos temas pertinentes à realidade e ao interesse das próprias crianças, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e o exercício da participação cidadã. Tal proposta se fundamenta no Programa de Filosofia para Crianças (FPC), elaborado por Matthew Lipman nos Estados Unidos da América na década de 1960, que criou materiais e métodos específicos para trabalhar temas filosóficos com crianças nas escolas e se espalhou por diversos países, chegando ao Brasil na década de 1980. Pretendemos com isso contribuir para estimular reflexões, questionamentos e a busca de soluções para situações e problemas do dia-a-dia relacionados ao convívio e ao cotidiano escolar.

Coordenador(a)

Liliane Barreira Sanchez

lilianesanchez@gmail.com

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O patriarcado e o machismo estrutural indicam que não existe a paridade entre homens e mulheres no sistema judiciário brasileiro, em que as demandas judiciais são analisadas por homens. Neste sentido as demandas judiciais que envolvem relações jurídicas familiares como divórcio, alimentos e guarda de filhos analisados por homens não levam em consideração as situações específicas vivenciadas por mulheres que exercem várias atividades, e, muitas vezes em razão da sua subalternidade, são prejudicadas em demandas judiciais que envolve a relação familiar colocando a mulher em situação de vulnerabilidade. Assim, o projeto, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito, Campus Seropédica, visa a promover o estudo, crítica, debate e aprimoramento profissional acerca das questões de gênero nas varas de família do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em especial da Comarca de Seropédica, como forma de capacitação do profissional da área jurídica para atuação diferenciada junto ao Poder Judiciário. Espera-se como resultado final: a) mapeamento da aplicação da perspectiva de gênero nas decisões judiciais das Varas de Família da Comarca de Seropédica, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; b) análise quantitativa e qualitativa dos possíveis impactos da aplicação da perspectiva de gênero nas decisões judiciais das Varas de Família da Comarca de Seropédica, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; c) monitoramento da aplicação da perspectiva de gênero nas decisões judiciais das Varas de Família da Comarca de Seropédica, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro; e d) produção de base de dados com as decisões judiciais que adotam a perspectiva de gênero, para servirem de paradigmas a serem utilizados em novas demandas das Varas de Família da Comarca de Seropédica, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenador(a)

Gabriela Quinhonesde Souza

gabrielaquinhones05@gmail.com

Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento de tecnologias para a produção de leite e produção de queijo artesanal no Município de Parintins – AM, com foco em produção e sustentabilidade ambiental. O público alvo será composto por produtores familiares e seus funcionários, alunos de nível médio, alunos de graduação e pós-graduação. Pretende-se capacitar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, além de promover conhecimento interdisciplinar para alunos da rede básica de ensino, através de palestras on-line e fóruns virtuais, com apresentação da cadeia produtiva do leite e do queijo artesanal dentro das propriedades.

Coordenador(a)

Alex Lopes

alexlopes@zootecnista.com.br

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O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma política pública que tem por finalidade garantir o direito à alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e ainda promover a inclusão econômica e social da agricultura familiar. A Rural implantou o PAA nos campi Seropédica e Nova Iguaçu por meio da ação intersetorial entre as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis, Financeiros, Extensão, Restaurantes e dos Institutos de Agronomia e Ciências Biológicas e da Saúde e a Emater-Rio.

Para agricultores, os benefícios de participar do PAA incluem:

• garantia de comercialização
• venda direta com preços justos
• formalização da atividade
• estímulo à produção orgânica, pois podem receber um bônus no preço de até 30% em relação aos produtos convencionais

Para a Rural tem sido uma oportunidade para estimular a agricultura familiar e promover a saúde dos estudantes nos Restaurantes Universitários. Os produtos adquiridos são frescos e de época.

Percebe-se ainda, uma clara diferença no sabor dos alimentos ofertados, especialmente das frutas que são mais doces e de raízes, como o aipim que é macio e de fácil cozimento.

Coordenador(a)

Anelise Dias

fafrural@gmail.com

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SITE: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/paa/

A proposta do projeto é estabelecer um programa de boas práticas de produção em propriedades leiteiras em Seropédica e região, Barra do Piraí, Teresópolis e Sapucaia visando o controle sanitário dos animais, higiene de ordenha e capacitação de produtores, familiares e funcionários. O trabalho será realizado através de visitas a 11 propriedades leiteiras de agricultura familiar, convencionais ou de base agroecológica, e também propriedades institucionais (Fazendinha agroecológica e PESAGRO). Será realizado o monitoramento sanitário dos animais, no que tange as doenças parasitárias (principais pragas: carrapatos, bernes, moscas e verminoses gastrintestinais), coleta de material para análises e estabelecimento de controle com base nos resultados obtidos. Também será realizada uma capacitação, através de dias de campo e entrega de cartilhas orientadoras aos proprietários, familiares e colaboradores sobre boas práticas de ordenha, visando a higiene e obtenção da qualidade do leite.

Coordenador(a)

Argemiro Sanavria

argemirosanavria@yahoo.com.br

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/doencasparasitariasdarural/
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A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) torna público o Edital ( Nº 043 de 07 de novembro de 2019) de apoio a ações de Extensão Universitária através da concessão de bolsas pelo Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT). A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade; regida pelo princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa é financiado com recursos institucionais visando apoiar Programas e Projetos de extensão sob a coordenação de Professores lotados em unidades dos campi: Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes, do Colégio Técnico (CTUR) e do Centro de Atenção Integral à Criança Paulo Dacorso Filho (CAIC), por ampla concorrência.

Coordenador(a)

Roberto Carlos Costa Lelis

secretariaproext@gmail.com

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Abaixo estão disponibilizados o edital e demais documentos importantes:

Resultado das inscrições
Retificação do Cronograma do Edital nº 43/2019
Edital Biext Nº43/2019
Template Projeto de Extensão Biext 2019
Planilha de Produção Biext 2019
Declaração de viabiliade
Ficha de Indicação de bolsista de Extensão Biext 2019
Termo de compromisso Biext 2019
Áreas de conhecimento, Áreas temáticas e Linhas de Extensão

A proposta do “Projeto Muriqui” é despertar em seu público alvo a consciência pela preservação da fauna silvestre e do seu papel como sociedade em questões que envolvem o meio ambiente, através da disseminação de conhecimento na área e do acompanhamento do trabalho prático em centros de triagem e tratamento, universidade e ONGs locais. A equipe trará aos alunos das redes pública e privada de ensino de Seropédica a vivência na área através de cursos de extensão voltados para os professores visando o desenvolvimento de técnicas para abordagem e desenvolvimento dos temas em sala e atividades de vivência e formação teórica que irão somar à formação dos participantes como profissionais e cidadãos, com o auxilio de ferramentas virtuais e de atividades presenciais, quando as recomendações de saúde permitirem a execução das mesmas com segurança.

Coordenador(a)

Matheus Pereira dos Santos

matheusps.pereira@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetomuriqui/

Com o crescente avanço das cidades em direção às matas, ocorre uma maior interação entre organismos. Dentre as novas relações que se estabelecem, destacam-se protozoários e bactérias transmitidas por carrapatos. O cão doméstico, tão proximamente relacionado ao homem, pode ser um veiculador de importantes agentes patogênicos. O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) representa uma das mais importantes unidades de conservação de Mata Atlântica. Portanto, a presente proposta será de investigação epidemiológica dos agentes transmitidos por carrapatos para animais e humanos, com enfoque em oficinas e atividades de educação para as comunidades do PNI. Acredita-se, que a informação fornecida e o serviço prestado à comunidade auxiliará na prevenção e controle de endemias e epidemias, não só em animais, mas também em humanos.

Coordenador(a)

Maristela Peckle Peixoto

maristelapeckle@yahoo.com.br

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/lhv_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/lhvufrrj/

Busca-se com a presente proposta intervir, através da perspectiva psicossocial, junto a alunos e professores no sentido do enfrentamento ao preconceito e a discriminação de grupos minoritários. A escola é espaço rico de troca interpessoais, e, por conter grupos sociais distintos em suas características sejam elas físicas ou culturais, também é um espaço que revela relações intergrupais identitárias de ingroup e outgroup. A escola, é nesse sentido, um microcosmo da sociedade em geral, se tornando um excelente espaço de sensibilização para questões importantes nas relações sociais. O objetivo do presente projeto é propor 4 atividades que consigam atingir a comunidade escolar no sentido de sensibilização e produção de ações dialógicas, de ampla participação, e com isso, de estímulo a autonomia e transformação social. As ações propostas são: Etapa virtual- Curso de extensão de 30 horas voltado para professores e estudantes de licenciatura sobre Psicologia social, preconceito e intervenção na escola; Produção de um “ Caderno virtual interativo” a partir de atividades virtuais feitas com alunos de escolas públicas de Seropédica e adjacências; Etapa presencial – Criação de um trabalho piloto de formação de multiplicadores entre os estudantes para discussão do Caderno virtual interativo em escolas da região através de palestras presenciais; Culminância em um evento de apresentação dos resultados do projeto na UFRRJ.

Coordenador(a)

Luciene Alves Miguez Naiff

lunaiff@hotmail.com

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EBOOK: Quem Conhece e Respeita Não Tem Medo

O projeto “Rádio CAC: Ondas Sonoras na Baixada” é uma parceria entre o Centro de Arte e Cultura (CAC) da UFRRJ e o curso de Jornalismo da instituição. O CAC possui um estúdio montado para uso de gravações de áudio. Por meio da parceria, o curso de Jornalismo equipou o estúdio recentemente, com mesa de áudio e microfones para que sejam ofertadas oficinas de rádio à população interna e externa à Universidade. As oficinas versam sobre a história do rádio e sobre produção e edição de programas. A metodologia usada é a Educomunicação por meio da qual, num processo horizontalizado, os alunos aprendem fazendo, dialogando com os instrutores das oficinas, que por sua vez, também serão capacitados na metodologia. Desta maneira, todos os envolvidos participarão de forma ativa do processo de produção de conteúdos. Com o tempo, pretende-se montar a Rádio CAC, uma rádio web para divulgar os projetos da Universidade e discutir conteúdos diversos.

Coordenador(a)

Sandra Sueli Garcia de Sousa

sandragarc@gmail.com

Este projeto tem como premissa promover subsídios técnicos, teóricos e práticos para a elaboração do projeto de recuperação da Sinagoga Tiferet Israel de Nilópolis. Compreendendo o território construído na cidade de Nilópolis prevê além da pesquisa, que engloba o inventário e o planejamento da recuperação física da edificação, a criação de propostas sobre a interação do cenário na produção urbanística da cidade, que possa interagir com a religião e com as práticas sociorreligiosas e culturais judaicas como expressão da memória da cidade. Em especial, busca estabelecer as possíveis relações entre o ambiente construído, o acervo de memória (lugar), enquanto território cultural de produção de sentido para a história e memória da região, por meio das marcas e expressões que fizeram parte e referência das representações culturais locais.

Coordenador(a)

Elis Regina Barbosa Angelo

elis@familiaangelo.com

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Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1514389472060553

O Projeto de Extensão Remição de Pena pela leitura é consolidado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) a partir da concessão das bolsas previstas no edital 09/2018, que contempla atividades que promovam os direitos humanos. O professor orientador já trabalhava, em caráter voluntário, junto dos participantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A parceria com a UniRio foi mantida mesmo após firmar-se a cooperação entre a UFRRJ e a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (doravante, SEAP). O projeto é voltado para os internos do sistema prisional do Complexo Penitenciário do Gericinó, do Estado do Rio de Janeiro. Com o intuito de promover o direito à cidadania por meio de acesso à educação e à leitura, o projeto visa estimular a formação do leitor, acreditando que essa é uma das formas de garantir tal direito. Além disso, trata-se de uma tentativa de construir ou reconstruir a cidadania e a dignidade humana dos encarcerados participantes, desenvolvendo-lhes, pela leitura e pela escrita, a cognição mais complexa dos conteúdos culturais e sociais, ampliando-lhes a capacidade crítica.

Coordenador(a)

Marcos Estevão Gomes Pasche

marcospasche@uol.com.br

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FACEBOOK antigo: https://www.facebook.com/Projeto-de-Extens%C3%A3o-Remi%C3%A7%C3%A3o-de-Pena-pela-Leitura-UFRRJ-2572080276154701/
FACEBOOK novo: https://www.facebook.com/Remi%C3%A7%C3%A3o-de-Pena-Pela-Leitura-UFRRJ-111542787368453/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rpplufrrj/

O presente projeto de extensão faz parte do Programa Guarda Compartilhada Floresta Nacional Mário Xavier (FLONA MX) e tem como objetivo a realização de atividades voltadas para a implementação de Oficinas de mapeamento participativo e maquetes. Essas atividades visam ser realizadas com os voluntários, técnicos e visitantes da FLONA MX em busca da construção de um processo de apropriação por parte desses grupos com a intenção de atingir os moradores do município de Seropédica. A apropriação de um determinado espaço se dá através de ações observadas dentro da Geografia como “espaço vivido” evidenciado no reconhecimento do lugar que serão implementados em oficinas e atividades práticas. Dessa forma, é possível apontar as necessidades vistas em diferentes objetivos dentro da realidade apontada pela vivência dos seus participantes de maneira espacial. Essas oficinas irão utilizar materiais cartográficos adquiridos por meio de imagens de satélite, bases cartográficas, fotografias aéreas e mapas de diferentes escalas.

Coordenador(a)

Gustavo Mota de Sousa

gustavobond@gmail.com

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SITE: liga.ufrrj.br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/

A Residência em Engenharia Agronômica visa promover o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes de engenheiros agrônomos recém-formados, por meio de treinamento profissional em serviço e sob orientação de docentes da Rural.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos Residentes, destacam-se:

Extensão universitária com enfoque agroecológico, apoiando os agricultores na produção e no acesso às Chamadas do PAA.

• Organização das agendas de capacitação de agricultores.

• Acompanhamento das entregas de gêneros alimentícios nos Restaurantes Universitários

• Coordenação das Feiras da Agricultura Familiar nos Campi da Rural.

 

Coordenador(a)

Anelise Dias

fafrural@gmail.com

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SITE: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/residencia-agronomica/

A resistência antimicrobiana constitui um problema de saúde global e a principal causa está relacionada ao uso inadequado desses fármacos, devido à prescrição médica em diagnósticos imprecisos, ao uso de antimicrobianos de forma indiscriminada, ao não cumprimento, por parte do paciente em relação ao período de tratamento estipulado pelo médico, dentre outros fatores. Nesse contexto, o presente trabalho pretende-se investigar o conhecimento de estudantes da Educação Básica e Superior em relação à resistência antimicrobiana, além de favorecer a percepção e conscientização quanto ao uso e descarte de antimicrobianos, incluindo os fatores de resistência e seus impactos na saúde pública e no ambiente, com o intuito de favorecer os estudantes a tornarem-se sujeitos capazes de influenciar mudanças que tenham repercussão na vida pessoal, na qualidade de vida da coletividade e no ambiente.

Coordenador(a)

Irene da Silva Coelho

irenecs@yahoo.com

O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, na qual 40% deste valor ainda tem sua destinação final de forma incorreta e gera mais de 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa (GEE) ao ano (CO2eq). Mesmo após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a gestão desses resíduos no país ainda é um grande desafio. Assim, de forma a contribuir com a melhoria da gestão de resíduos sólidos da Universidade o projeto tem como objetivo a implementação da coleta seletiva dos resíduos sólidos destinando-os a reciclagem à cooperativa local, a começar pelo Instituto de Florestas da UFRRJ, além da neutralização dos GEE dos resíduos destinados ao aterro sanitário por meio de plantio de árvores. Espera-se ao final do projeto contribuir para a valorização dessas relações na comunidade acadêmica e para a construção de um futuro em que os jovens se apropriam do sentimento de pertencer e se responsabilizar pelo meio em que vivem.

Coordenador(a)

Vanessa Basso

nessabasso@yahoo.com.br

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/spsustentaveis/
E-MAIL: semeandopraticassutentaveis@gmail.com

O presente projeto visa ofertar um curso de capacitação na área de Gastronomia e Cozinha Profissional para pessoas em condição de vulnerabilidade social, intitulado “Superação na Cozinha”, inspirado em outras iniciativas de capacitação de cunho social com foco semelhante, como o Transgarçonne (projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ). Serão realizadas atividades com docentes da UFRRJ e profissionais convidados, e também efetuadas parcerias para viabilizar a realização de visitas técnicas e possíveis doações de insumos para aulas práticas e outros materiais. Além disso, serão desenvolvidas ações para estimular a inserção dos alunos e alunas no mercado de trabalho, a partir da articulação de parcerias com serviços de alimentação (bares, lanchonetes, casas de festas e restaurantes), visando a inserção desses indivíduos em estágios e empregos nesse setor de atuação profissional. Pretende-se ainda, com a realização desse projeto, fortalecer a integração da área de Alimentos da UFRRJ com cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social.

Coordenador(a)

Elga Batista da Silva

elga.silva@hotmail.com

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FACEBOOK: https://www.facebook.com/Supera%C3%A7%C3%A3o-na-Cozinha-107686600844049/
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Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento de tecnologias para o manejo de gado de leite no Município de Duque de Caxias- RJ. Para tanto será utilizada uma unidade demonstrativa em pecuária de leiteira que servirá de sala de aula prática para 4 dias de Campo. O público alvo será composto por produtores familiares, pequenos e médios e seus funcionários, alunos de nível médio, graduação e pós-graduação, e técnicos de Ciências Agrárias. Serão realizados quatro Dias de Campo com 40 vagas cada. Pretende-se capacitar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental.

Coordenador(a)

Alex Lopes da Silva

alexlopes@zootecnista.com.br

O Grupo de Pesquisa e Extensão em Materiais Cerâmicos (GPEMaC) da UFRRJ, criado em 2017 pela profa. Simone P. Taguchi Borges, tem o intuito de desenvolver saberes na área de: cerâmica e aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, visando a inserção do aluno no ambiente acadêmico, agregando diferentes experiências e competências, dentro ou fora do laboratório.
O projeto de extensão – sustentabilidade (PROEXT) “Utilização de resíduos sólidos no processamento de pisos cimentícios sustentáveis” está sendo desenvolvido pelas bolsistas Thaísa Santiago e Ana Carolina Cavalcante, com a colaboração do prof. Luiz Borges, técnico Deverson Fraga, Eng. Lucas Félix, alunos voluntários de Eng. de Materiais da UFRRJ e também de ensino fundamental do município de Seropédica. Consiste no desenvolvimento de material didático, palestras, oficinas e workshop, com o intuito de desenvolver e divulgar a ciência, criando perspectivas de ensino e aprendizado para todos os envolvidos.

Coordenador(a)

Simone Pereira

simoneptb@hotmail.com.br

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INSTAGRAM do GPEMaC: https://www.instagram.com/?hl=pt-br
FACEBOOK do GPEMaC: https://www.facebook.com/gpemacufrrj

A Brinquedoteca é um espaço de convivência de crianças em escolas, que vem se tornando um importante local de prática da valorização do lúdico a serviço da promoção da educação infantil. Sakamoto, e Bomtempo (2010) consideram que brinquedos e brincadeiras no espaço da Brinquedoteca, servem para a expressão do imaginário e permitem a transmissão de costumes sociais, o desenvolvimento de atitudes, estimulam a formação de aspectos da identidade. O objetivo geral do projeto é: reativar o funcionamento da Brinquedoteca do CAIC. Os objetivos específicos são: propiciar a melhoria da formação docente vinculando teoria e prática; e controlar e manter o acervo da Brinquedoteca. Esse projeto contribuirá para a melhoria do atendimento da brinquedoteca do CAIC, pois dará suporte técnico para o pleno desenvolvimento das atividades nesse espaço.

Coordenador(a)

Maria Emilia Santiago Barreto

emilia@ufrrj.br

A presente proposta tem como temática central o estudo da violência contra o idoso como uma negação aos direitos humanos, bem como a realização de ações educativas de modo a estimular a prevenção, a identificação de casos de violência, o acompanhamento das vítimas e o estabelecimento de um plano de enfrentamento à violência contra o idoso nos municípios de Seropédica, de Paracambi, de Japeri e de Itaguaí, da região metropolitana do Rio de Janeiro. Partimos do pressuposto de que a violência contra o idoso ainda é um tema pouco discutido pela comunidade acadêmica e enfrentado pelo poder público, em especial, municipal. Sendo assim, esta realidade precisa ser desvelada, pois há pouca disseminação das informações sobre maus-tratos aos idosos contribui para sua perpetuação. Para isto, o projeto articulará ações de ensino, de pesquisa e de extensão, a saber: traçar o perfil dos agressores, das vítimas da violência, as principais tipologias de violência sofrida pelos idosos, as formas de atendimento aos mesmos, as ações de prevenção e as de enfrentamento à violência contra o idoso e o registro das notificações de violência nos municípios escolhidos para estudo. Para tanto, terá como foco a realização de atividades educativas para o enfrentamento da violência contra idoso, tendo em vista a defesa dos Direitos Humanos da pessoa idosa; com estímulo no estabelecimento de um fluxo de notificação e de atendimento às vítimas de violência nos municípios abrangidos, e a realização de grupos de estudos que versem sobre envelhecimento, direitos humanos e violência contra o idoso. Esperamos que estas ações possam contribuir para um melhor diagnóstico e notificação dos casos de violência, bem como para um atendimento qualificado às necessidades dos idosos vítimas de violência, assim como ao estímulo de produção acadêmica e de novos projetos de pesquisa e extensão sobre a temática. O Projeto tem, pois, na dimensão educativo-interventiva a linha mestra de condução de sua proposta, a partir da interação com os idosos nos municípios que circunscrevem a jurisdição da Universidade, em Seropédica.

Coordenador(a)

Fabrícia Vellasquez Paiva

fabriciavellasquez@yahoo.com.br

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