Programa de Extensão é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), de caráter estruturante, regular e continuado, com previsão de produtos acadêmicos durante seu desenvolvimento.
A proposta para criação de um PROGRAMA de extensão deve apresentar, como componente mínimo, cinco ações de extensão articuladas, sendo ao menos 03 (três) projetos de extensão e outras duas ou mais categorias de ações (curso, evento, prestação de serviço).
Veja na íntegra as diretrizes para proposição e registros de programas de extensão na Resolução Nº 03- PROEXT-2020 Normas para submissão de Programas de extensão.
Na década de 1990, não se falava de agroecologia ou de agricultura orgânica. No Brasil, o movimento que buscava a produção de alimentos em bases ecológicas era conhecido como agricultura alternativa e as pesquisas nessa área ainda eram incipientes.
Nesse contexto, pesquisadores e professores se reuniram para desenvolver o Sistema Integrado de Produção Agroecológica, carinhosamente chamado de ‘Fazendinha Agroecológica Km 47’.
A Fazendinha foi concebida como um espaço para o exercício da agroecologia e da agricultura orgânica, sob uma forma inovadora de fazer pesquisa agronômica com base no enfoque sistêmico e na parceria interinstitucional.
Desenhou-se um sistema que incorporou vários componentes com funções complementares e interdependentes, a começar pela harmonia da paisagem com introdução das árvores, bem como pela diversidade funcional e a integração lavoura e pecuária.
A parceria interinstitucional é hoje formada pelo Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Agrobiologia, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
De acordo com os princípios da agroecologia, a Fazendinha se consolidou com um modelo apropriado para unidades de produção familiares no Estado do Rio de Janeiro, notabilizando-se pela diversificação produtiva, sendo a olericultura uma atividade central. Nesse sistema, são produzidas hortaliças, frutas, leite e ovos orgânicos com reduzida entrada de insumos externos.
Site: https://institucional.ufrrj.br/fazendinha/
Projetos
O Programa de bolsas de Apoio Técnico Acadêmico a Projetos de Extensão se destina a selecionar bolsistas que contribuam com seus saberes técnicos de nível médio e/ou superior para o trabalho de projetos acadêmicos de extensão, cujo desenvolvimento seria impossível sem sua contribuição.
Editais
Projetos
O programa visa agregar projetos desenvolvidos na UFRRJ que tem como objetos os Direitos Humanos e a Cidadania, através de propostas que proporcionem a aprendizagem de técnicas e métodos extensionistas em articulação com ensino e a pesquisa. Deve estimular o desenvolvimento do pensar científico e do atendimento à população, privilegiando o enfrentamento das seguintes temáticas: construção da justiça social, igualdade cidadã, gênero, polítcas étnico-raciais, grupos em situação de vulnerabilidade, a exemplo de pessoas com deficiência, pessoas idosas, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas, ciganos, população ribeirinha, varzanteiros, pescadores, povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, população em privação de liberdade, migrantes e refugiados, dentre outros temas relacionados à temática. O programa deve agregar ações que criem possibilidades de intervenção, por meio da aproximação com os segmentos da sociedade em situação de vulnerabilidade e de violação de direitos, com os movimentos sociais, instâncias participativas (conselhos de direitos, conselhos gestores, fóruns de Direitos Humanos, dentre outros),além de assessorar governos, organizações sociais e a sociedade na implementação dos Direitos Humanos como forma de contribuição para o exercício da cidadania e para a consolidação da democracia.
Editais:
09/2018 edital DH- 09_2018
33/2019 edital-33-2019-PDH
26/2020 26_2020 – PROEXT – PDH
Projetos
A igualdade de gênero e os objetivos de desenvolvimento sustentável- uma análise da agenda 2030
Direitos Humanos das Mulheres em Situação de Violência Doméstica