Projeto é uma ação de extensão definida como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. A proposta de projeto deve ser de caráter exclusivo, de natureza extensionista e compatível com a área de atuação profissional do proponente, com objetivos articulados em ações a serem desenvolvidas pelos seus membros. O projeto pode ser:
Veja na íntegra as diretrizes para proposição e registros de projetos de extensão clicando na Resolução Nº 02- PROEXT-2020 Normas para submissão de Projetos de extensão na UFRRJ.
Como criar um projeto de extensão
A presença de animais errantes, comunitários ou abandonados, dentro e fora do Campus Seropédica da UFRRJ, pode trazer riscos à saúde da população. O presente programa tem como objetivo instruir e conscientizar alunos do ensino fundamental, ensino médio e a comunidade acadêmica da UFRRJ sobre o conceito de zoonoses, os principais fatores de risco para sua ocorrência, bem como os mecanismos de transmissão e prevenção. As ações irão incluir exposição, através de materiais informativos (folders), sobre o conceito de zoonoses em geral, e especificamente sobre a Raiva, Esporotricose e algumas arboviroses, bem como elucidar alguns fatores de risco para sua ocorrência. Pretende-se orientar a comunidade quanto aos principais mecanismos de transmissão, e sobretudo sobre as formas de prevenção e controle das zoonoses, uma das principais atribuições do médico veterinário na Saúde Pública.
Coordenador(a)
Isabele da Costa Angelo
isabeleangelo@yahoo.com.br
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Desde 2016, este projeto é uma parceria entre o Departamento de Tecnologia de Alimentos e o Setor de Contratos, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros, cujo objetivo é a melhoria na qualidade dos alimentos comercializados dentro do campus Seropédica. Hoje, encontram-se devidamente regularizados no Setor de Contratos treze cantinas e trailers que são acompanhados por alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Agronomia e da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As ações do projeto consistem na capacitação dos discentes, buscando autonomia nas decisões técnicas, diagnóstico das não conformidades de cada estabelecimento, treinamentos teórico e prático para os manipuladores de alimentos e acompanhamento técnico a fim de implementar as ações corretivas necessárias. A partir de 2020, serão implementados cursos de Boas Práticas de Manipulação abertas à comunidade de Seropédica, em especial para as escolas vinculadas ao projeto Ciência na Escola e para os estabelecimentos regularizados que comercializam alimentos.
Coordenador(a)
Elisa Helena da Rocha Ferreira
elisahelenarocha@gmail.com
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O pensamento complexo guia a concepção pedagógica do Programa que se volta para a sustentabilidade baseada nos princípios da agroecologia. As ações se norteiam com princípios das metodologias participativas, com atividades coletivas de construção do conhecimento como oficinas, cursos, mini cursos e rodas de conversas. Ou seja, atividades que permitam a elaboração e reflexão tanto individual como coletiva a partir da troca de saberes em que interagem pesquisadores, educadores, produtores e consumidores, todos assumindo seus papéis de sujeitos facilitadores e mediadores de processos e práticas. A seguir, imagens sobre as atividades de Capacitação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu em 2018, contando com apoio da Emater-Rio, Residentes do Programa e produtores locais, além de docentes e discentes da UFRRJ. São reconhecidas a diversidade social, cultural e étnica existente entre os diferentes grupos sociais como condição básica para promover sustentabilidade, partindo da concepção da educação dialógica fundada na valorização da cultura, da linguagem e das potencialidades humanas.
Coordenador(a)
Anelise Dias
fafrural@gmail.com
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O objetivo geral deste projeto de extensão é a produção e a difusão do conhecimento de citologia e histologia para a comunidade do município de Seropédica RJ, por meio de atividades lúdicas e aulas práticas, elaboradas por um bolsista graduando de licenciatura em Ciências Biológicas e graduandos da disciplina de Histologia I. O ensino de ciências torna-se mais atrativo com aulas de laboratório que contemplem discussões teóricas. O ensino de citologia é fundamental tanto no ensino básico como para difusão científica, e deve ir além de conceitos para criar a capacidade no aluno de raciocinar e gerar o interesse na compreensão de mecanismos funcionais das células, tecidos e dos sistemas orgânicos, sendo esse, portanto, o objetivo do projeto de extensão “Células: descobrindo o organismo”.
Coordenador(a)
Adriana Ventura
ventura-ufrrj@hotmail.com
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A presente proposta Geopasseios Virtuais e Presenciais no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Floresta Nacional Mário Xavier como Iniciativa do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) vinculado ao Instituto de Agronomia e Departamento de Geografia da UFRRJ, visa ir de encontro com as ODS, utilizando geotecnologias e a geografia física aplicada para a promoção da Educação Ambiental a partir de atividades ecopedagógicas as escolas públicas, utilizando estes locais como espaços didáticos e de difusão e popularização científica. O objetivo geral deste projeto consiste na elaboração de metodologias ativas de ensino de geociências associadas a promoção da Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Flona MX e JB). Serão elaborados modelo virtual de visitação imersiva nesses espaços, tendo como base instrumentos de representação cartográfica digital em 2D e navegação ao longo de circuitos biogeográficos em 360º, utilizando a tecnologia de “Realidade Virtual” apoiados em conteúdos da geografia física aplicada. Essas ações serão de suma importância para a participação do público externo a UFRRJ, bem como da própria comunidade acadêmica, na compreensão desta paisagem por meio de diferentes meios de representação.
Coordenador(a)
Karine Vargas
karinevargas@gmail.com
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O presente projeto de extensão visa organizar, amparar e oferecer suporte para a continuidade de uma atividade que envolve extensão, ensino e pesquisa e que já está em andamento. Desde 2018 vem sendo desenvolvida uma horta comunitária no Instituto Multidisciplinar, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação em geografia, seus familiares, moradores do entorno do campus, técnicos, funcionários terceirizados, agricultores da Feira da Agricultura Familiar e professores do curso de geografia. Visamos, através da realização de encontros semanais que envolvem discussões teóricas e práticas com os participantes, a manutenção, no Instituto Multidisciplinar, de um espaço que permita a discussão teórica e a experimentação de práticas agroecológicas e de economia solidária através da construção e gestão de uma horta urbana comunitária. Como um laboratório, buscamos que as experiências de diálogos e práticas desenvolvidas neste espaço possam estimular que os participantes a que desenvolvam ou se envolvam em propostas similares em seus locais de moradia e trabalho, funcionando assim como um multiplicador de pequenas hortas urbanas e experiências de ajuda mútua.
Coordenador(a)
Roberta Carvalho Arruzzo
betarruzzo@hotmail.com
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O projeto Comunicação e Conscientização implementa desde 2017 ações de comunicação estratégica voltadas para a Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ (FAF UFRRJ) que busquem valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras, estreitar as relações com os consumidores da feira e toda a comunidade universitária, valorizar os principais produtos da agricultura familiar da região e evidenciar o papel da comunidade acadêmica no consumo consciente e na consolidação dos circuitos curtos de comercialização. As ações implementadas por este projeto estão incorporadas ao eixo de comunicação do Programa de Extensão: Fortalecendo a Agricultura Familiar na baixada e centro-sul fluminense (Processo nº 23083.003461/2015) e focalizam a FAF UFRRJ através da divulgação das atividades da Feira, da valorização dos seus produtos e do trabalho dos agricultores em num intercâmbio virtuoso de conhecimentos e experiências.
Coordenador(a)
Cecília Moreyra de Figueiredo
cissafig@gmail.com
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Facebook: https://www.facebook.com/feiraufrrj/
Site: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/
Sobre a FAF: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/feira/
Os objetivos do projeto são: conhecer a história de Seropédica a partir do relato de pioneiros da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona MX); levantar materiais fotográficos e documentais que tragam informações da memória da Flona MX; identificar as famílias pioneiras que trabalharam no antigo Horto de Santa Cruz e, hoje, Flona MX; reconhecer as ações coletivas socioculturais realizadas na Flona Mário Xavier, ao longo da história; promover ações de Pertencimento Ambiental com os moradores de Seropédica.
Coordenador(a)
Karine Bueno Vargas
karibvargas@yahoo.com.br
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Consumo Alimentar Consciente é conhecer os alimentos que estamos ingerindo: como são produzidos, onde e por quem. Isso implica em escolhas e atitudes que valorizam formas de produção mais sustentáveis para garantir uma vida digna e saudável, não só para nós, mas principalmente para os nossos filhos e netos, em um meio ambiente menos impactado e com inclusão social.
Nesse contexto, nossas metas consistem em divulgar o significado do trabalho na terra, valorizando os sujeitos que atuam na agricultura familiar, a agroecologia e o papel dos consumidores no processo de fortalecimento desse campo econômico fragilizado, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e produzidos localmente. Para isso, devemos fortalecer a agricultura familiar do nosso estado, a produção orgânica em bases agroecológicas e as políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional.
Coordenador(a)
Anelise Dias
fafrural@gmail.com
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SITE: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/consumo-consciente
O projeto tem como objetivo disseminar a literatura infantojuvenil (LIJ) nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de livros. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. A LIJ se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001) – sendo, assim, um gênero literário também, mas não só, para crianças. Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, novas memórias (Benjamin, 1987). O processo de contação será organizado junto à equipe e aos partícipes, desde a apresentação até a seleção do acervo a ser adotado – tanto de livros da própria Biblioteca Central quanto de obras oriundas de outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais. A cada tema e obra selecionados, os participantes também comporão suas narrativas – escritas ou imagéticas – viabilizando novas oportunidades de criticidade e de autorreflexão.
Coordenador(a)
Fabrícia Vellasquez Paiva
fabriciavellasquez@yahoo.com.br
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A Promoção da Saúde constitui-se como estratégia de vital importância para a busca da melhoria da qualidade de vida da população. De modo complementar, a emergência do desenvolvimento sustentável como projeto político e social da humanidade tem promovido a orientação de esforços na direção de encontrar caminhos para sociedades sustentáveis. Neste contexto, tem-se as inúmeras iniciativas que levaram à organização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), classificados em dezessete categorias, na qual está a ODS 3, saúde e bem-estar, cujo propósito é assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável e bem-estar, em todas as idades e situações. Neste sentido, a relação Universidade-Serviço-Comunidade se torna a chave à aplicabilidade de ações voltadas à sustentabilidade, com conseguinte melhora de indicadores em saúde e educação. Por esta razão, este projeto propõe o desenvolvimento de ações relacionadas à ODS 3, perpassando interlocução essencial com a educação básica e fundamental como estratégia de prevenção e promoção.
Coordenador(a)
Luciana M. Brito
lufarmufrj@hotmail.com
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ESTE PROJETO FOI APROVADO NA CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020 PARA O “PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19″, recebendo bolsa no escopo desta chamada. Este programa está registrado sob o número 23083.011225/2020-76 na PROEXT. Trata-se de projeto, organizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas em parceria com o Grupo de Pesquisa Diálogos da UFRRJ, que presta orientação jurídica à sociedade civil em geral, de forma gratuita e on line, para dúvidas sobre direitos impactados pela pandemia do COVID-19. A demanda por orientação jurídica é uma das facetas do acesso à justiça, muitas vezes escassa na população carente, e torna-se ainda mais latente neste cenário em que os escritórios de advocacia, órgãos de assessoria estão funcionando em regime excepcional restrito. A informação jurídica enquanto parcel essencial deste direito fundamental constitucionalmente garantido a todo cidadão, pode ser exercida através do papel social da Universidade. Assim, visando ir além do papel tradicional dos Núcleos de Práticas Jurídicas, tradicionalmente voltados aos litígios judiciais, esta prática é pautada no conceito de uma Justiça Multiportas, onde os litígios podem ser resolvidos de forma protagonista pelas partes por outros meios que não o exclusivamente judicial, caso assim, de forma consciente, decidam. A prática primordialmente visa prestar um serviço social, de resguardando a celeridade necessária ao acesso à justiça, razão pela qual, o projeto ganhar relevância por ter se estruturado e iniciado suas atividades poucos dias após a declaração da pandemia. Através de uma conta de e-mail, qualquer pessoa pode enviar sua dúvida jurídica, sem a necessidade de se identificar. As perguntas recebidas são estudadas por advogados (egressos), professores e alunos do curso (devidamente supervisionados) e são respondidas, com linguagem simples e acessível, através de um vídeo curto publicado em conta do instagram. O projeto iniciou a divulgação em 08/04/2020,quando recebeu também a primeira pergunta e desde 13/04/2020 diariamente publica um vídeo com as orientações solicitadas, atingindo não só o autor da pergunta, mas também outros que possam se interessar (alguns vídeos atingiram cerca de 800 visualizações). O projeto também iniciou uma série Explicando, com o propósito de apresentar explicações de forma rápida e em linguagem direta e acessível ao público em geral, sobre temas jurídicos ainda não demandados, quando percebeu que após o abrandamento do isolamento social a quantidade de perguntas reduziram. O projeto, até agora, já atingiu mais de 40.000 visualizações dos vídeos postados no instagram (principal rede social do projeto, muito embora ainda sejam também os vídeos divulgados no Facebook, em playlist institucional do Youtube e transmitidos por WhatsApp).
Coordenador(a)
Ana Paula Bustamante
anapaula.bustamante@gmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/npjurim_ufrrj/?utm_medium=copy_link
O projeto “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERNET: aplicação em pesquisas no bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia” tem por objetivo principal divulgar informações científicas, em diversos formatos em quatro (4) plataformas digitais na internet, para públicos diversos com interesse nos conteúdos gerados por uma equipe de projeto interdisciplinar intitulado, “Áreas de Referência para Pesquisas Ambientais em Bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia”, Edital E_34/2014/Pensa Rio; bem como analisar os resultados de alcance das plataformas digitais e recursos multimídias. Estão sendo utilizados um canal no YouTube, site blog sob o domínio da UFRRJ, contas no Facebook e Instagram e recursos multimídias para compartilhar o material de divulgação e Links no âmbito do projeto.
Coordenador(a)
Lucia Anjos
lanjosrural@gmail.com
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YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCg3tYsVxvTJPZPdAKTsgyTQ
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/divulgandocienciadosolo/
BLOG: http://blogs.ufrrj.br/divulgandocienciadosolo/
FACEBOOK NEIFA UFRRJ: https://www.facebook.com/neifa.ufrrj
Este projeto tem o propósito de articular ações convergentes de educação em saúde que envolvem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a rede de atenção em saúde e três escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Seropédica. Para tanto, será feito um diagnóstico situacional associado às demandas de educação em saúde nas escolas, alinhadas com as ações de vigilância em saúde e consequente mapeamento de necessidades de prevenção e promoção da saúde no município de Seropédica; entrelaçando a coordenação da Vigilância em Saúde e a Coordenação do Programa Saúde da Família. De modo complementar, as atuações com caráter preventivo e de promoção, estarão alinhadas com as necessidades apontadas pelas escolas participantes deste projeto. Entende-se como essencial tais ações, para o autocuidado em saúde.
Coordenador(a)
Jaqueline Rocha Borges dos Santos
jaqueroc.jr@gmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/crim_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/crimufrrj/
DRIVE: https://drive.google.com/drive/folders/1WKTcu45Ydj23dUCeHUGl-Fn702C6tgP_
A melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais é estritamente considerada como desafio vital para o desenvolvimento integral de sujeitos especiais. O nosso objetivo central é desenvolver um trabalho inclusivo de apoio extensionista para melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens com necessidades especiais, via a Equoterapia, para a comunidade da cidade de Seropédica – RJ. A metodologia para atender os sujeitos com necessidades especiais num espaço escolar parte do que este projeto nomeia de: Equoterapia Educacional – um método abrangente de abordagem de ordem interdisciplinar que emprega o cavalo em ações inclusivas. Essa prática inclusiva já vem produzindo as condições necessárias para a participação efetiva no ensino, pesquisa e extensão universitária desde o ano de 2013, permitindo como meta principal o desenvolvimento integral dos sujeitos especiais.
Coordenador(a)
José Ricardo da Silva Ramos
josericardo63@gmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/equoterapia_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equoterapia.ufrrj.1
O projeto intitulado “Esporte Educacional: brincar, aprender e incluir através da prática desportiva no CAIC – Paulo Dacorso Filho” tem como intuito promover o desenvolvimento social voltado para a inclusão do aluno, proporcionado à aprendizagem e os múltiplos saberes, no qual visa estimular na prática a promoção da cidadania pela inclusão e diversidades dentro e fora das escolas, pautados em atividades esportivas com o cunho da educação coletiva. Seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Os conteúdos escolares que são ensinados devem, portanto, estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.
Coordenador(a)
Francis Natally de Almeida Anacleto
francisnatally@yahoo.com.br
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SITE: https://www.labeduch.com.br/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCxKbz7kFsMo5oPFVRQBKsLA
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/ufrrj.lab.educh/
As feiras livres são elementos de expressiva importância social e econômica, caracterizando-se pela interatividade entre produtores e consumidores em um ambiente diversificado, multicolorido e itinerante. Ao permitirem relações de comércio justo, as Feiras criam perspectivas para a manutenção no campo de famílias agricultoras, comercializando seus excedentes de produção.
Na Rural, as Feiras da Agricultura Familiar são fruto da parceria com a Emater-Rio e se configuram como espaços culturais, educativos e científicos para promover a integração da Universidade com a agricultura familiar local, buscando uma relação transformadora para o desenvolvimento mútuo. Valorizam-se agricultoras e agricultores do nosso território; ofertam-se alimentos agroecológicos e orgânicos; estimula-se o comércio justo e solidário.
Em Seropédica, as feiras são realizadas todas as quartas-feiras, a partir de 8:00 h da manhã, no Pavilhão Central – P1. Em Nova Iguaçu, semanalmente, às terças-feiras, a partir de 9:00 h da manhã. Em Três Rios, todas as quartas-feiras, a partir de 17:00 h.
Por conta da pandemia de covid-19, as feiras não puderam mais funcionar nesses espaços e horários. A equipe do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar da UFRRJ se concentrou na busca de soluções para a comercialização dos produtos da Feira. Assim, a Feira agora é a Cesta da Agricultura Familiar. Os produtos são adquiridos através do site fafrural.com.br e retirados no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). A Feira da Agricultura Familiar de Seropédica voltou a funcionar no horário de 8 às 13 h, todas as quartas-feiras, no Colégio Técnico da Universidade Rural CTUR – km 47.
Coordenador(a)
Anelise Dias
fafrural@gmail.com
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Facebook: https://www.facebook.com/feiraufrrj
Site: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/feira/
Celular: (21)98887-4755
ESTE PROJETO FOI APROVADO NA CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2020 PARA O “PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19″, recebendo bolsa no escopo desta chamada. Esta conta de bolsa foi deslocada para o programa de Direitos Humanos e foi feita sua vinculação à área de DH, de acordo com despacho no processo 23083.011225/2020-76. Nos primeiros 30 dias de distanciamento social em virtude da pandemia de COVID-19, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 50% no registro de ocorrências de casos de violência contra a mulher 1 . O aumento foi observado em todos os demais Estados da federação bem como ao redor do globo 2 , levando a Organização Mundial de Saúde em parceria com a ONU Mulheres a alertarem para o que pode ser considerada uma “pandemia das sombras” 3 , com o agravamento de uma situação que já era preocupante antes mesmo do surgimento do vírus SARS-COV 2. Assim, diante da crise alardeada e do aumento da vulnerabilidade das mulheres no atual contexto, o curso de Direito do IM/UFRRJ, através do seu Núcleo de Extensão de Prática Jurídica em parceria com o grupo de pesquisa Diálogos, em sua linha de pesquisa “Epistemologias Feministas e Direito” entende que pode e deve contribuir para o “PROGRAMA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19”
Coordenador(a)
Flavia Machado Cruz
machadocruz.f@gmail.com
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O projeto “Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier” tem como principal objetivo a difusão da educação ambiental para os munícipes de Seropédica, utilizando a Flona Mário Xavier como um laboratório vivo de ensino, pesquisa e extensão, a fim de transmitir maiores informações sobre a conservação ecossistêmica, tendo a biogeografia e a educação ambiental como áreas norteadoras dos estudos, aulas e ações a serem realizadas, apoiadas as demais áreas das ciências ambientais. A partir de trilhas com roteiros biogeográficos já elaborados pelo projeto, são realizadas semanalmente visitas guiadas com alunos das escolas públicas, as quais são monitoradas pelos discentes da UFRRJ, que atuam como monitores ambientais, os quais são capacitados no viés da educação ambiental e nos conhecimentos ambientais da unidade de conservação e das características do município. Ainda o projeto realiza ações ambientais integrativas ao longo do ano em Seropédica, a fim de realizar os objetivos do projeto e efetivar uma educação ambiental aplicada.
Coordenador(a)
Karine Bueno Vargas
karibvargas@yahoo.com.br
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/guardaflonamx/
O projeto Implantação de um Quintal Agroflorestal Agroecológico uma Reforma Criativa referente foi incorporado ao projeto de extensão Universidade- ITR Sustentável que tomou forma no de 2017. Alguns professores e discentes do Curso de Gestão Ambiental tomaram a atitude institucional criando um projeto de extensão contínuo que pudesse minimizar os custos do Campus, envolver toda a comunidade acadêmica, com a ajuda dos discentes previamente selecionados. O atual possui os objetivos de promover segurança alimentar, biodiversidade regional, incentivar a participação dos jovens, o empoderamento dos sujeitos envolvidos nas atividades agrícolas, artesanais e culturais. Além de promover ações que colaborem para o desenvolvimento sustentável em termos ecológicos, socioculturais bem como proporcionar condições de vida dignas e saudáveis.
Coordenador(a)
Angela Alves
aaamoth@gmail.com
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O presente projeto de extensão apresenta como proposta a continuidade do trabalho realizado em etapa anterior no projeto “A transversalidade de gênero em políticas sociais: mapeando ações no município de Seropédica – RJ”. A partir dos dados coletados, já era uma das metas de nossa pesquisa-ação a realização de atividades de extensão e intervenção junto às gestoras e técnicas dos equipamentos pesquisados, estabelecendo um diálogo com essas profissionais de modo a somar nossas experiências acadêmicas aos conhecimentos já existentes em seu cotidiano de trabalho, sobretudo, no que tange às questões de gênero e à desconstrução de algumas naturalizações e estereótipos relacionados à vivência feminina.
Coordenador(a)
Tatiane de Oliveira Pinto
tati_olp@yahoo.com.br
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Trata-se de projeto de extensão desenvolvido no âmbito do NPJ/ITR/UFRRJ, de forma articulada com atividades de ensino e pesquisa relacionadas a práticas consensuais de administração de conflitos. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto, segundo THIOLENT, 2002, pode ser denominada de “participativa” e consiste em um “aprender enquanto se faz”. A proposta é empregar técnicas de mediação e de conciliação para a solução consensual de conflitos de interesse, não apenas os que venham a ser apresentados pelos assistidos do NPJ, mas também outros encaminhados mediante parcerias já existentes e outras a serem firmadas na cidade de Três Rios e região, com a OAB e Tribunais, por exemplo. Os alunos são envolvidos nessas atividades. São desenvolvidas iniciativas voltadas à preparação de mediadores e conciliadores entre os alunos e, posteriormente, membros da comunidade. Em sentido reverso, no campo da pesquisa, pretende-se compreender e colocar sob discussão os mecanismos utilizados espontaneamente pela comunidade para lidar com seus conflitos. O Laboratório está abrigado e atua de forma articulada com o NPJ.
Coordenador(a)
Klever Paulo Leal Filho
klever.filpo@yahoo.com.br
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SITE: https://itr.ufrrj.br/portal/npj/
O grupo de pesquisa associado a/articulado com esse projeto de extensão é o FOCA.
Está cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do Brasil e seu espelho pode ser encontrado no link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8739217634779740
Objetiva-se prestar apoio na realização de sessões de Terapia Assistida por Equinos (TAE) em que serão atendidos discentes de graduação e servidores da UFRRJ, campus Seropédica, que apresentem obstáculos epistemofílicos (estresse, ansiedade, depressão), que interfiram negativamente no exercício de suas funções ou aprendizagem. Será realizada assistência periódica aos cavalos da TAE, executando ações sanitárias e preventivas, análise adequada do comportamento e necessidades fisiológicas e psicológicas dos cavalos e sua aplicação no manejo, treinamento e trabalho/terapia diário, influenciando decisivamente na saúde, segurança e desempenho dos equinos e, portanto, nos resultados da TAE. Espera-se que o manejo contínuo dos animais represente melhora no trabalho da equipe, na qualidade das sessões e na saúde dos praticantes.
Coordenador(a)
Andreza Amaral da Silva
andrezamedvet@yahoo.com.br
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/equilibrium_rural/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equilibrium.rural.9
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equilibriumruralufrrj
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCOfDa0fVRUQIAOP8Fye04Hg
A partir dos projetos de pesquisa relacionados aos morcegos houve a percepção de que as comunidades nas quais as pesquisas estavam sendo desenvolvidas desconhecia o papel desempenhado pelos morcegos na natureza, bem como sua importância quanto à saúde pública. Esse fato motivou a elaboração de um plano de ação educacional para sensibilizar e esclarecer a comunidade sobre importância, cuidados sanitários principalmente em relação à prevenção da raiva, conservação e manejo desses mamíferos. Para isso foram traçadas diretrizes norteadoras que visam: 1. Formar recursos humanos aptos para interação com a sociedade, levando informações de saúde e meio ambiente relacionado aos morcegos; 2. Coletar informações para avaliar o grau de desconhecimento do público alvo; 3. Executar pelo menos uma atividade de campo que inclua o evento “morcego na praça”, para através de material didático realizar ato educativo e esclarecedor sobre os morcegos; “dia da raiva” e “dia do morcego” eventos para divulgação a alguma comunidade, para que possam compreender a importância dos estudos realizados pelos cientistas. São 7 anos de experiência com o projeto em Praças do Rio de Janeiro, Goiás (Pirinópolis), São Paulo (Instituto Butantan e Águas de Lindóia) e mais de 20 instituições de ensino atendidas no RJ. Nesta etapa, iniciando parceria com a gestão do Parque Estadual da Pedra Selada-PEPS, iremos levar o projeto à vila de Visconde de Mauá em Resende onde iremos realizar um curso de monitores do projeto para realização das atividades do Morcego na Praça e implantação de uma exposição permanente na sede do PEPS com cartazes educativos e exemplares taxidermizados das principais espécies que ocorrem na região. Palavras chave: Saúde única, extensão, popularização da ciência.
Coordenador(a)
Kátia Maria Famadas
famadas_km@hotmail.com
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O projeto tem como propósito inserir mulheres, negros (as) e idosos (as) usuários de saúde mental, no contexto social; bem como promover conhecimento acerca do tema, como estratégia para modificação de comportamentos e atitudes que culminam com o estigma social. Esse projeto teve como objetivo promover discussões com o propósito de modificar atitudes e comportamentos relacionados ao estigma social em saúde mental, principalmente relacionados às mulheres, aos (às) negros (as) e aos (às) idosos (as) acometidos (as) por enfermidade de natureza psíquica. Devido ao cenário de pandemia, a partir do mês de março de 2020 o objetivo foi cumprido de maneira remota.
Coordenador(a)
Jaqueline Rocha Borges dos Santos
jaqueroc@terra.com.br
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YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC5BU8NSlp4vlBtOMLvrRZCg
ACERVOS DE MATERIAIS: https://drive.google.com/drive/mobile/folders/1XAG7VAa9bhqFOoPRz4F35vUMXDxP7QKD?usp=drive_open
Este projeto tem a pretensão de dar bases à produção e propagação de conhecimento artístico, filosófico, musical e científico, desenvolvidos a partir da discussão de cultura afro-brasileira e ameríndia com a criação de rodas de RAP e rima. Busca-se dessa forma, trabalhar, junto ao público específico de aplicação do projeto (adolescentes, jovens e adultos, moradores de Seropédica), os conceitos de consciência e imagem corporal; bem como os de arte, filosofia, literatura; e música; objetivando gerar uma melhor compreensão sobre o envolvimento individual e universal, assim como trabalhar as capacidades individuais de cada um.
Coordenador(a)
Fernando Bonadia de Oliveira
fernandofilosofia@hotmail.com
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O Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), possui um vasto e diverso acervo museológico que se mostra dotado de um grande potencial para o seu uso como espaço não formal de educação. Nesse espaço, além da rica exposição que pode atuar no processo educativo de zoologia em visitas guiadas, há a possibilidade de se aplicarem inúmeras oficinas, minicursos e outras atividades de caráter educativo sobre tópicos referentes à biologia animal a diversos públicos: alunos, professores e, principalmente, a comunidade do município de Seropédica, que o circunda. O objetivo principal desse projeto é aumentar e inserir significativamente esses públicos no espaço acadêmico, usando o museu como meio e ferramenta para atingi-lo.
Coordenador(a)
Rosa Maria Marcos Mendes
rsmendes3@gmail.com
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SITE: https://sites.google.com/view/projetomzooufrrj
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PODCAST DO PROJETO
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O conhecimento científico tem se tornado cada vez mais distante da realidade da população que não possui uma rotina acadêmica. Visando minimizar essa situação, foi criado um projeto que visa compartilhar e mostrar a relevância do saber científico para a sociedade. Nosso público alvo, serão alunos de escolas públicas e particulares do município de Seropédica-RJ. Faremos isso através da apresentação de estudos científicos com o peixe zebrafish (Danio rerio), que tem proporcionado diversas conquistas à ciência nos últimos anos. Zebrafish é um pequeno peixe de água doce (3-4 cm) com 70% de semelhança genética com os seres humanos. Possui estágio de larva e embriões transparentes, o que facilita sua visualização, e é usado, experimentalmente, em substituição à roedores. Além disso, ele ocupa menos espaço, possui baixo custo e é versátil, o que o faz ser tão visado para pesquisas substituindo gradativamente o uso de roedores.
Coordenador(a)
Leilane Maria Barcellos Nepomuceno
leibarcellos@gmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetozebrafish.ufrrj/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCt3gvyIyhmG5hcSkC0ryaOw
SITE/BLOG: https://www.histo-embrio.info/
O Observatório tem como missão primeira a qualificação do corpo discente por meio da pesquisa, ensino e extensão de modo a fortalecer uma cultura de direitos humanos e cidadania. Os trabalhos a serem desenvolvidos no âmbito do Observatório de Direitos Humanos do IM (ODHIM) terão como norte o respeito pela diversidade e pelo pluralismo das ideias e modos de viver, de forma a agregar e colaborar com as mais diversas práticas sociais, sempre iluminados por uma postura crítica e respeitosa. Os objetivos são: 1.1. Criar um espaço para o fortalecimento das práticas de direitos humanos na Universidade e nas suas relações com a sociedade; 1.2. Organizar espaços e atividades no Instituto Multidisciplinar para oportunizar debates, críticas, reflexões sobre as mais diversas áreas dos direitos humanos; .3. Promover a cultura dos direitos humanos nos mais diversos segmentos sociais da Baixada Fluminense, priorizando as questões de gênero, etnia e inclusão social a partir do desenvolvimento de atividades de extensão; 1.4. Monitorar as violações em direitos humanos e suas formas de enfrentamento na construção democrática dos direitos na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no âmbito internacional, mediante análises periódicas a partir de reportagens, debates e conhecimentos produzidos na área, com o propósito de divulgar o fortalecimento dos mecanismos de defesa dos direitos humanos e as políticas públicas da área. 1.5. Desenvolver e consolidar pesquisas na área de direitos humanos, em especial sobre as questões de gênero, etnia e inclusão social de grupos sociais, de modo a poder oferecer um painel do seu desenvolvimento e enfrentamento das dificuldades de sua consolidação.
Coordenador(a)
Débora da Silva Roland
debora.roland@gmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/odhim.ufrrj/
Este projeto tem como objetivo apoiar a constituição do “Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas”, que consiste num núcleo de professores e pesquisadores que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão sobre o tema das parcerias na gestão pública ambiental. A partir da articulação institucional com órgãos ambientais, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, pretende-se construir, de forma colaborativa, o conhecimento sobre as iniciativas de parceria para apoiar a gestão das áreas protegidas, sobretudo em atividades de turismo e educação ambiental. As parcerias entre as esferas pública e privada, com e sem fins lucrativos, são utilizadas como uma alternativa para apoiar a gestão das áreas protegidas e a prestação de serviços para a sociedade. O planejamento e o monitoramento dos resultados destas parcerias fazem-se necessário para gerar conhecimento sobre os efeitos ambientais e socioeconômicos associados à utilização da biodiversidade.
Coordenador(a)
Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues
camila.rodrigues.ufrrj@gmail.com
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SITE: https://www.opap.com.br/
O “Observatório do Turismo e Lazer da Região Turística Baixada Verde”, criado em 2017, vem contribuindo para o fomento do turismo regional através da participação e assessoria ao Conselho Regional de Turismo da Baixada Verde, por meio da avaliação, monitoramento e divulgação das políticas públicas de turismo e lazer da Baixada Fluminense, além de elaboração de instrumentos de planejamento como diagnósticos turísticos e planos estratégicos para a área. Tem como público alvo principal os municípios que compõem o Conselho Regional de Turismo da Baixada Verde e que fazem parte da região Turística Baixada Verde: Belfort Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica. Visa contribuir com o desenvolvimento regional da Baixada Fluminense e aliar ações de ensino, pesquisa e extensão ao atuar na área de políticas públicas, envolvendo docentes, discentes, prefeituras e empresários do ramo do lazer e do turismo. As ações do Observatório possibilitam a sistematização, avaliação e a disponibilização de informações para tomada de decisões dos agentes públicos e privados, e se insere nas demandas do Conselho. Em parceria com esta instância estamos construindo uma base de dados participativa, importante para o desenvolvimento turístico dos municípios e, consequentemente, da região “Baixada Verde”.
Coordenador(a)
Isabela de Fátima Fogaça
isafog@hotmail.com
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FACEBOOK: https://www.facebook.com/observaturbaixadaverde
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/observaturbaixadaverde/
Este projeto objetiva desenvolver o raciocínio crítico e criativo das crianças, através de “oficinas de diálogos e investigações filosóficas” em salas de aula, nas quais serão questionados e discutidos diversos temas pertinentes à realidade e ao interesse das próprias crianças, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e o exercício da participação cidadã. Tal proposta se fundamenta no Programa de Filosofia para Crianças (FPC), elaborado por Matthew Lipman nos Estados Unidos da América na década de 1960, que criou materiais e métodos específicos para trabalhar temas filosóficos com crianças nas escolas e se espalhou por diversos países, chegando ao Brasil na década de 1980. Pretendemos com isso contribuir para estimular reflexões, questionamentos e a busca de soluções para situações e problemas do dia-a-dia relacionados ao convívio e ao cotidiano escolar.
Coordenador(a)
Liliane Barreira Sanchez
lilianesanchez@gmail.com
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Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento de tecnologias para a produção de leite e produção de queijo artesanal no Município de Parintins – AM, com foco em produção e sustentabilidade ambiental. O público alvo será composto por produtores familiares e seus funcionários, alunos de nível médio, alunos de graduação e pós-graduação. Pretende-se capacitar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, além de promover conhecimento interdisciplinar para alunos da rede básica de ensino, através de palestras on-line e fóruns virtuais, com apresentação da cadeia produtiva do leite e do queijo artesanal dentro das propriedades.
Coordenador(a)
Alex Lopes
alexlopes@zootecnista.com.br
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A proposta do projeto é estabelecer um programa de boas práticas de produção em propriedades leiteiras em Seropédica e região, Barra do Piraí, Teresópolis e Sapucaia visando o controle sanitário dos animais, higiene de ordenha e capacitação de produtores, familiares e funcionários. O trabalho será realizado através de visitas a 11 propriedades leiteiras de agricultura familiar, convencionais ou de base agroecológica, e também propriedades institucionais (Fazendinha agroecológica e PESAGRO). Será realizado o monitoramento sanitário dos animais, no que tange as doenças parasitárias (principais pragas: carrapatos, bernes, moscas e verminoses gastrintestinais), coleta de material para análises e estabelecimento de controle com base nos resultados obtidos. Também será realizada uma capacitação, através de dias de campo e entrega de cartilhas orientadoras aos proprietários, familiares e colaboradores sobre boas práticas de ordenha, visando a higiene e obtenção da qualidade do leite.
Coordenador(a)
Argemiro Sanavria
argemirosanavria@yahoo.com.br
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A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) torna público o Edital ( Nº 043 de 07 de novembro de 2019) de apoio a ações de Extensão Universitária através da concessão de bolsas pelo Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT). A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade; regida pelo princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa é financiado com recursos institucionais visando apoiar Programas e Projetos de extensão sob a coordenação de Professores lotados em unidades dos campi: Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes, do Colégio Técnico (CTUR) e do Centro de Atenção Integral à Criança Paulo Dacorso Filho (CAIC), por ampla concorrência.
Coordenador(a)
Roberto Carlos Costa Lelis
secretariaproext@gmail.com
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Abaixo estão disponibilizados o edital e demais documentos importantes:
Resultado das inscrições
Retificação do Cronograma do Edital nº 43/2019
Edital Biext Nº43/2019
Template Projeto de Extensão Biext 2019
Planilha de Produção Biext 2019
Declaração de viabiliade
Ficha de Indicação de bolsista de Extensão Biext 2019
Termo de compromisso Biext 2019
Áreas de conhecimento, Áreas temáticas e Linhas de Extensão
A proposta do “Projeto Muriqui” é despertar em seu público alvo a consciência pela preservação da fauna silvestre e do seu papel como sociedade em questões que envolvem o meio ambiente, através da disseminação de conhecimento na área e do acompanhamento do trabalho prático em centros de triagem e tratamento, universidade e ONGs locais. A equipe trará aos alunos das redes pública e privada de ensino de Seropédica a vivência na área através de cursos de extensão voltados para os professores visando o desenvolvimento de técnicas para abordagem e desenvolvimento dos temas em sala e atividades de vivência e formação teórica que irão somar à formação dos participantes como profissionais e cidadãos, com o auxilio de ferramentas virtuais e de atividades presenciais, quando as recomendações de saúde permitirem a execução das mesmas com segurança.
Coordenador(a)
Matheus Pereira dos Santos
matheusps.pereira@gmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetomuriqui/
Com o crescente avanço das cidades em direção às matas, ocorre uma maior interação entre organismos. Dentre as novas relações que se estabelecem, destacam-se protozoários e bactérias transmitidas por carrapatos. O cão doméstico, tão proximamente relacionado ao homem, pode ser um veiculador de importantes agentes patogênicos. O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) representa uma das mais importantes unidades de conservação de Mata Atlântica. Portanto, a presente proposta será de investigação epidemiológica dos agentes transmitidos por carrapatos para animais e humanos, com enfoque em oficinas e atividades de educação para as comunidades do PNI. Acredita-se, que a informação fornecida e o serviço prestado à comunidade auxiliará na prevenção e controle de endemias e epidemias, não só em animais, mas também em humanos.
Coordenador(a)
Maristela Peckle Peixoto
maristelapeckle@yahoo.com.br
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/lhv_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/lhvufrrj/
Busca-se com a presente proposta intervir, através da perspectiva psicossocial, junto a alunos e professores no sentido do enfrentamento ao preconceito e a discriminação de grupos minoritários. A escola é espaço rico de troca interpessoais, e, por conter grupos sociais distintos em suas características sejam elas físicas ou culturais, também é um espaço que revela relações intergrupais identitárias de ingroup e outgroup. A escola, é nesse sentido, um microcosmo da sociedade em geral, se tornando um excelente espaço de sensibilização para questões importantes nas relações sociais. O objetivo do presente projeto é propor 4 atividades que consigam atingir a comunidade escolar no sentido de sensibilização e produção de ações dialógicas, de ampla participação, e com isso, de estímulo a autonomia e transformação social. As ações propostas são: Etapa virtual- Curso de extensão de 30 horas voltado para professores e estudantes de licenciatura sobre Psicologia social, preconceito e intervenção na escola; Produção de um “ Caderno virtual interativo” a partir de atividades virtuais feitas com alunos de escolas públicas de Seropédica e adjacências; Etapa presencial – Criação de um trabalho piloto de formação de multiplicadores entre os estudantes para discussão do Caderno virtual interativo em escolas da região através de palestras presenciais; Culminância em um evento de apresentação dos resultados do projeto na UFRRJ.
Coordenador(a)
Luciene Alves Miguez Naiff
lunaiff@hotmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/quemconhecerespeitaufrrj
Este projeto tem como premissa promover subsídios técnicos, teóricos e práticos para a elaboração do projeto de recuperação da Sinagoga Tiferet Israel de Nilópolis. Compreendendo o território construído na cidade de Nilópolis prevê além da pesquisa, que engloba o inventário e o planejamento da recuperação física da edificação, a criação de propostas sobre a interação do cenário na produção urbanística da cidade, que possa interagir com a religião e com as práticas sociorreligiosas e culturais judaicas como expressão da memória da cidade. Em especial, busca estabelecer as possíveis relações entre o ambiente construído, o acervo de memória (lugar), enquanto território cultural de produção de sentido para a história e memória da região, por meio das marcas e expressões que fizeram parte e referência das representações culturais locais.
Coordenador(a)
Elis Regina Barbosa Angelo
elis@familiaangelo.com
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Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1514389472060553
O Projeto de Extensão Remição de Pena pela leitura é consolidado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) a partir da concessão das bolsas previstas no edital 09/2018, que contempla atividades que promovam os direitos humanos. O professor orientador já trabalhava, em caráter voluntário, junto dos participantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A parceria com a UniRio foi mantida mesmo após firmar-se a cooperação entre a UFRRJ e a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (doravante, SEAP). O projeto é voltado para os internos do sistema prisional do Complexo Penitenciário do Gericinó, do Estado do Rio de Janeiro. Com o intuito de promover o direito à cidadania por meio de acesso à educação e à leitura, o projeto visa estimular a formação do leitor, acreditando que essa é uma das formas de garantir tal direito. Além disso, trata-se de uma tentativa de construir ou reconstruir a cidadania e a dignidade humana dos encarcerados participantes, desenvolvendo-lhes, pela leitura e pela escrita, a cognição mais complexa dos conteúdos culturais e sociais, ampliando-lhes a capacidade crítica.
Coordenador(a)
Marcos Estevão Gomes Pasche
marcospasche@uol.com.br
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FACEBOOK novo: https://www.facebook.com/Remi%C3%A7%C3%A3o-de-Pena-Pela-Leitura-UFRRJ-111542787368453/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rpplufrrj/
O presente projeto de extensão faz parte do Programa Guarda Compartilhada Floresta Nacional Mário Xavier (FLONA MX) e tem como objetivo a realização de atividades voltadas para a implementação de Oficinas de mapeamento participativo e maquetes. Essas atividades visam ser realizadas com os voluntários, técnicos e visitantes da FLONA MX em busca da construção de um processo de apropriação por parte desses grupos com a intenção de atingir os moradores do município de Seropédica. A apropriação de um determinado espaço se dá através de ações observadas dentro da Geografia como “espaço vivido” evidenciado no reconhecimento do lugar que serão implementados em oficinas e atividades práticas. Dessa forma, é possível apontar as necessidades vistas em diferentes objetivos dentro da realidade apontada pela vivência dos seus participantes de maneira espacial. Essas oficinas irão utilizar materiais cartográficos adquiridos por meio de imagens de satélite, bases cartográficas, fotografias aéreas e mapas de diferentes escalas.
Coordenador(a)
Gustavo Mota de Sousa
gustavobond@gmail.com
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SITE: liga.ufrrj.br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/
A Residência em Engenharia Agronômica visa promover o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes de engenheiros agrônomos recém-formados, por meio de treinamento profissional em serviço e sob orientação de docentes da Rural.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos Residentes, destacam-se:
Extensão universitária com enfoque agroecológico, apoiando os agricultores na produção e no acesso às Chamadas do PAA.
• Organização das agendas de capacitação de agricultores.
• Acompanhamento das entregas de gêneros alimentícios nos Restaurantes Universitários
• Coordenação das Feiras da Agricultura Familiar nos Campi da Rural.
Coordenador(a)
Anelise Dias
fafrural@gmail.com
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SITE: https://institucional.ufrrj.br/agroecologia/residencia-agronomica/
O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, na qual 40% deste valor ainda tem sua destinação final de forma incorreta e gera mais de 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa (GEE) ao ano (CO2eq). Mesmo após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a gestão desses resíduos no país ainda é um grande desafio. Assim, de forma a contribuir com a melhoria da gestão de resíduos sólidos da Universidade o projeto tem como objetivo a implementação da coleta seletiva dos resíduos sólidos destinando-os a reciclagem à cooperativa local, a começar pelo Instituto de Florestas da UFRRJ, além da neutralização dos GEE dos resíduos destinados ao aterro sanitário por meio de plantio de árvores. Espera-se ao final do projeto contribuir para a valorização dessas relações na comunidade acadêmica e para a construção de um futuro em que os jovens se apropriam do sentimento de pertencer e se responsabilizar pelo meio em que vivem.
Coordenador(a)
Vanessa Basso
nessabasso@yahoo.com.br
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/spsustentaveis/
E-MAIL: semeandopraticassutentaveis@gmail.com
O presente projeto visa ofertar um curso de capacitação na área de Gastronomia e Cozinha Profissional para pessoas em condição de vulnerabilidade social, intitulado “Superação na Cozinha”, inspirado em outras iniciativas de capacitação de cunho social com foco semelhante, como o Transgarçonne (projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ). Serão realizadas atividades com docentes da UFRRJ e profissionais convidados, e também efetuadas parcerias para viabilizar a realização de visitas técnicas e possíveis doações de insumos para aulas práticas e outros materiais. Além disso, serão desenvolvidas ações para estimular a inserção dos alunos e alunas no mercado de trabalho, a partir da articulação de parcerias com serviços de alimentação (bares, lanchonetes, casas de festas e restaurantes), visando a inserção desses indivíduos em estágios e empregos nesse setor de atuação profissional. Pretende-se ainda, com a realização desse projeto, fortalecer a integração da área de Alimentos da UFRRJ com cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social.
Coordenador(a)
Elga Batista da Silva
elga.silva@hotmail.com
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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/superacaonacozinha/
O Grupo de Pesquisa e Extensão em Materiais Cerâmicos (GPEMaC) da UFRRJ, criado em 2017 pela profa. Simone P. Taguchi Borges, tem o intuito de desenvolver saberes na área de: cerâmica e aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, visando a inserção do aluno no ambiente acadêmico, agregando diferentes experiências e competências, dentro ou fora do laboratório.
O projeto de extensão – sustentabilidade (PROEXT) “Utilização de resíduos sólidos no processamento de pisos cimentícios sustentáveis” está sendo desenvolvido pelas bolsistas Thaísa Santiago e Ana Carolina Cavalcante, com a colaboração do prof. Luiz Borges, técnico Deverson Fraga, Eng. Lucas Félix, alunos voluntários de Eng. de Materiais da UFRRJ e também de ensino fundamental do município de Seropédica. Consiste no desenvolvimento de material didático, palestras, oficinas e workshop, com o intuito de desenvolver e divulgar a ciência, criando perspectivas de ensino e aprendizado para todos os envolvidos.
Coordenador(a)
Simone Pereira
simoneptb@hotmail.com.br
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