Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Audiência pública esclarece dúvidas sobre as obras na Rural

Audiência pública esclarece dúvidas sobre as obras na Rural

Por Yago Monteiro, bolsista de jornalismo (CCS/UFRRJ)

 

Organizado pela Propladi, audiência pública esclareceu dúvidas sobre obras na Universidade

Na última segunda-feira (20/5), no câmpus Seropédica, foi realizada audiência pública sobre as obras em andamento na Rural. Organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), o evento reuniu servidores e alunos da Universidade.

 

A audiência foi aberta pelo reitor Ricardo Berbara, que destacou os investimentos feitos a partir de licitações no fim de 2018. ‘”Há 23 obras em curso. Em 2019, não há tantas perspectivas, mas articulações serão necessárias’’, explicou. Diante dos recentes cortes que atingiram as instituições federais de ensino, Berbara pontuou que a situação da Rural ainda pode ser considerada confortável em comparação a outras instituições.

 

Na sequência, o pró-reitor da Propladi Roberto Rodrigues ressaltou a importância da audiência pública para o entendimento de todos os processos que envolvem as obras, principalmente no aspecto burocrático que as circundam. O pró-reitor explicou que existem diversas especificidades nas obras em universidades públicas. “As demandas (por obras/investimentos) só podem ser realizadas por diretores de setores, avaliadas por possibilidade e viabilidade de recursos. Além disso, existem várias legislações e normas para seguir e ter conhecimento, o que são entraves para o setor de engenharia’’, disse Rodrigues.

 

Outras obras também foram citadas, como o projeto sobre as subestações elétricas em prédios como o Pavilhão Central (P1) e Instituto de Ciências Exatas (ICE), além da modernização da rede ótica — chegando até o Departamento de Petrologia e Geotectônica (IA).

 

Restaurante Universitário — Uma das obras em maior destaque atualmente é a reforma do Restaurante Universitário (RU) do câmpus Seropédica. Ela foi mencionada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Cesar Augusto da Ros, que citou os relatórios divulgados no site da Universidade. Além disso, Da Ros lembrou que o RU não passava por obras infraestruturais desde o início de funcionamento, em 1973. ‘’É uma reestruturação que interfere em todos os processos. É como se fosse um novo Restaurante em cima do projeto antigo’’, avaliou o pró-reitor.

 

Questionamentos surgiram após a exposição dos pró-reitores. A professora Maria do Rosário Roxo, do Departamento de Letras e Comunicação (ICHS), questionou sobre projetos das salas de aula e os relacionados diretamente ao ensino. Roberto Rodrigues argumentou que já há um levantamento sobre isso. ‘’Muitos projetos têm impacto em sala de aula, como as obras no Pavilhão de Aulas Práticas (PAP) e a expansão da fibra ótica na Universidade Mas há deficiência em investimentos diretos em salas de aula para cursos de ciências humanas. Há grande demanda na Universidade e faltam recursos’’, disse Rodrigues. As obras em andamento na Rural estão apresentadas no link da apresentação da Propladi no link publicado ao final do texto.

 

Outra dúvida foi sobre a previsão de conclusão das obras do Restaurante. Da Ros enfatizou que a previsão de término está condicionada a conclusão das obras da segunda etapa e da execução de alguns serviços pendentes, tais como: os ajustes na rede elétrica para a instalação dos equipamentos da cozinha, aquisição de máquinas de lavar bandejas, conserto e manutenção das câmaras frigoríficas, instalação e certificação da linha de gás, aquisição de climatizadores para os salões, aquisição de catracas para o controle informatizado do acesso e a finalização da instalação da linha de vapor. “Se todos estes serviços forem concluídos até o final do segundo semestre de 2019, o RU poderá voltar a funcionar plenamente no 1º semestre de 2020. Porém, se ocorrerem atrasos na execução destes serviços, o prazo de retorno do pleno funcionamento se estenderá para o início do segundo semestre de 2020”, destacou o pró-reitor.

 

Acesse, nos links abaixo, as apresentações dos pró-reitores de Planejamento e de Assuntos Estudantis.

Apresentação da Propladi

 

Apresentação da Proaes

 

 


Postado em 22/05/2019 - 17:30

Notícias Relacionadas

Rural prepara instalação de postes de iluminação solar em Seropédica

Acesso de veículos leves ao câmpus Seropédica: alteração a partir de 5/6

Proad divulga novo relatório de vistoria das obras do prédio da Dast

Acesso de veículos ao câmpus Seropédica será alterado a partir de 30/5

Propladi convida para audiência pública sobre obras na Rural

Últimas Notícias