Na terça-feira passada (24/07), teve início a implantação de um novo sistema de acesso ao Restaurante Universitário do câmpus Seropédica da UFRRJ através do uso de cartões com tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Essa mudança tem como objetivo garantir a segurança e aprimorar a qualidade do serviço oferecido aos estudantes da Instituição que se alimentam no bandejão.
O primeiro cartão de acesso está sendo subsidiado pela Universidade e tem caráter pessoal e intransferível. Para adquirir o cartão, os alunos devem realizar um cadastro na saída de emergência do Salão 01, entre 12h e 14h, ou entre 18h e 19h. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar um documento original com foto e o número de matrícula. O prazo para o cadastro inicial vai até o dia 01/09, após essa data, novos horários serão disponibilizados pela equipe do restaurante.
Em caso de perda do cartão de identificação, os estudantes terão a opção de solicitar uma segunda via, mediante o pagamento de uma taxa de 20 reais, que deverá ser quitada por meio de uma GRU (Guia de Recolhimento da União). O comprovante de pagamento permitirá a retirada de um novo cartão no setor de venda de tíquetes, localizado abaixo do alojamento feminino. É importante ressaltar que, em caso de perda, os estudantes devem comunicar imediatamente a equipe do restaurante através do e-mail restauranteuniversitario@ufrrj.br, para que o cartão seja bloqueado no sistema e evitar o uso indevido.
Em situações em que o estudante esquecer o cartão, seu nome será registrado no sistema e ele poderá acessar o restaurante, normalmente, na próxima refeição após realizar o cadastro. Porém, é fundamental que o cartão esteja presente para futuros acessos.
Outras informações relevantes
A compra de tíquetes para refeição continuará sendo realizada da forma habitual, ou seja, o cartão com tecnologia RFID servirá apenas como identificação e não como meio de crédito para o sistema. No entanto, a equipe do restaurante está trabalhando para, no futuro, possibilitar que os créditos sejam debitados diretamente no cartão.
No que diz respeito ao cadastramento de crianças, a equipe do restaurante está empenhada em vincular o cartão de seus responsáveis para facilitar o processo. A ideia é que as crianças passem junto com seus responsáveis, e seus nomes completos e idades serão anotados para que um registro dentro do sistema seja criado, contemplando os dados de cada criança.
Relembramos que o público atendido pelo Restaurante Universitário se estende a: estudantes do Colégio Técnico (CTUR), de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da UFRRJ regularmente matriculados, servidores e trabalhadores que atuam do RU do câmpus de Seropédica; visitantes em caráter acadêmico/cultural com autorização da PROAES e da Administração Superior, para uso eventual e extraordinário.
Essa iniciativa busca otimizar o acesso ao Restaurante Universitário da UFRRJ, proporcionando maior comodidade e segurança para toda a comunidade universitária.
Texto e fotos: Nicole Lopes/ bolsista de Jornalismo da CCS