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Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação > Grupos de Pesquisa

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Grupos de Pesquisa


Segundo a conceituação dada no Regimento Geral de Grupos de Pesquisa da UFRRJ, objeto da Deliberação nº 191/2020 do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRRJ de 23 de outubro de 2020,

  • Grupo de Pesquisa é a reunião de pesquisadores organizados em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças, cuja hierarquia tem como fundamento organizador a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico, artístico, cultural ou tecnológico.
  • A finalidade do Grupo de Pesquisa é a geração contínua de conhecimento através de envolvimento profissional e permanente de seus membros com projetos e atividades de pesquisa organizados a partir de tema de interesse comum e compartilhando, em algum grau, instalações e equipamentos.
  • O trabalho do Grupo de Pesquisa organiza-se em torno de no mínimo 02 (duas) linhas de pesquisa representando temas aglutinadores de estudos científicos subordinados ao tema de interesse comum do grupo, de onde se originam projetos de pesquisa cujos resultados guardam afinidades entre si.

O cadastro do Grupo de Pesquisa no sistema de gestão da UFRRJ consiste no fornecimento das informações solicitadas e dos documentos exigidos para esse fim através de formulário no SIGAA/UFRRJ em

Portal do Docente → Pesquisa → Grupos de Pesquisa → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Cadastrar.

As instruções de preenchimento a seguir são uma adaptação do manual preparado pela UFRN, cujo original está disponível aqui. Recomendações importantes:

  1. O preenchimento do formulário de cadastro de Grupo de Pesquisa deve seguir o estabelecido neste Regimento Geral de Grupos de Pesquisa da UFRRJ.
  2. A adequação do cadastro ao Regimento Geral é avaliado pelo Comitê de Pesquisa da UFRRJ.
  3. Aos casos especiais que não se considerem inteiramente contemplados pelo referido Regimento Geral, recomenda-se submeter o cadastro à apreciação do Colegiado do respectivo Departamento, do qual espera-se a emissão de um parecer que, em caso de deferimento, deve indicar os pontos não contemplados pelo Regimento Geral e as justificativas que sustentam a sua aprovação. Esse parecer deve então ser encaminhado via SIGAA pela Chefia do Departamento neste formulário, o qual posteriormente avaliado pelo Comitê de Pesquisa.
  4. Observar que a reunião de atividades planejadas, com objetivos definidos, sendo o desenvolvimento de cada atividade efetuado segundo um cronograma preciso e limitado no tempo caracteriza um Projeto de Pesquisa, sendo recomendado que seja cadastrado como tal, e não como Grupo de Pesquisa.

Instruções nesta página:


Cadastro de Grupo de Pesquisa SIGAA/UFRRJ


 

Dados da Proposta

Realize as alterações necessárias informando os itens a seguir:

  • Código: Altere, se desejar, o código do grupo de pesquisa;
  • Título do Grupo: Informe o título do grupo de pesquisa;

  • Líder: Informe o nome do líder do grupo de pesquisa;

  • Vice-Líder: Digite o nome do vice-líder do grupo;

  • Área de Conhecimento: Forneça a área do conhecimento relacionada ao grupo;

  • Sub-área de Conhecimento: Informe a sub-área do conhecimento vinculada ao grupo;

  • Linha de Pesquisa: Adicione uma linha de pesquisa preenchendo este campo com o nome da mesma. Clique no ícone e a linha de pesquisa será automaticamente adicionada à seção Linha de Pesquisa. Exemplificaremos com a Linha de Pesquisa Biologia Animal. A tela será recarregada da seguinte forma:

Na seção Linhas de Pesquisa, clique em se desejar remover alguma linha apresentada. Confirme a remoção na janela exibida a seguir: 

Se desistir da operação, clique em Cancelar. Para confirmar a remoção, clique em OK.

Após alterar os dados desejados, clique em Avançar.

Membros do Grupos de Pesquisa

 

Nesta tela, adicione Membros Permanentes informando o nome do Docente no campo determinado. Digitando as primeiras letras, o sistema disponibiliza uma lista com os prováveis docentes que poderão ser adicionados. Selecionado o docente, ele será adicionado à lista de membros:

Para remover um docente já cadastrado como membro, clique em . Confirme a remoção na janela exibida a seguir:

 

Se desistir da operação, clique em Cancelar. Para confirmar a remoção, clique em OK.

Clique no ícone para visualizar o link do Currículo Lattes do docente. A janela a seguir será exibida:

 

Se desejar, altere o link do currículo e clique em Alterar Lattes.

Na seção Membros Associados, da mesma tela, adicione um Docente, Servidor Técnico-administrativo ou Discente de Graduação ou Pós-Graduação selecionando a aba correspondente a cada um deles. Se o usuário informar as primeiras letras do docente, o sistema disponibiliza uma lista com os prováveis que poderão ser adicionados. Selecionado o docente, ele será adicionado à lista de membros:

Para remover um docente associado já cadastrado como membro, clique em . Confirme a remoção na janela exibida a seguir:

Se desistir da operação, clique em Cancelar. Para confirmar a remoção, clique em OK.

 

 

 

 

 

Após adicionar e/ou remover os membros desejados, clique em Avançar para prosseguir. A seguinte página será exibida:

Nesta página são apresentados os membros do Grupo de Pesquisa, após realizadas as alterações desejadas. A coluna Assinado define se o membro está Assinado, Não Assinado ou Pendente de Assinatura, os ícones , respectivamente, serão apresentados na coluna para identificar o status.

Selecione o campo ao lado dos nomes dos docentes, caso deseje enviar uma mensagem. A tela com a mensagem de sucesso do envio da mensagem será apresentada:

 

Clique em Avançar para prosseguir.

Projetos e Linhas de Pesquisa Vinculados

Para remover algum dado de proposta dos projetos de pesquisa apresentados, clique em . Confirme a remoção na janela exibida a seguir:

Se desistir da operação, clique em Cancelar. Para confirmar a remoção, clique em OK.

 

 

 

 

 

 

 

Preencha os critérios informando o Projeto de Pesquisa e a Linha de Pesquisa do grupo. Exemplificaremos com o Projeto de Pesquisa Grupo de Pesquisa em Ciências do Mar e Ambientais (MAR-RN) e a Linha de Pesquisa BIOLOGIA ANIMAL. Clique em Adicionar e o projeto será incluído na lista abaixo:

Clique novamente em Avançar e siga adiante.

Descrição Detalhada

Descreva detalhadamente as atividades e informações do Grupo de Pesquisa preenchendo os campos com a Justificativa, Instituições, Infraestrutura e Laboratórios.

Após preencher as informações necessárias, clique em Avançar.

Resumo da Proposta e Envio

Verifique as informações sobre o grupo de pesquisa e clique em Enviar. A mensagem indicando o sucesso da operação será exibida:

 


 

Cadastro no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil


O DGP constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. O cadastro de Grupo de Pesquisa é uma exigência para os grupos homologados pela PROPPG via SIGAA/UFRRJ segundo as normas do Regimento Geral de Grupos de Pesquisa da UFRRJ.

Procedimento para cadastro de grupo de pesquisa no DGP


O cadastro de um grupo de pesquisa no DGP deve ser realizado por seu(sua) líder, o qual deve estar cadastrado como tal no DGP. A condição de líder de grupo de pesquisa é restritra a docentes permanentes da UFRRJ com currículo cadastrado no sistema Lattes. À Coordenação cabe o cadastro dos(as) líderes e a certificação dos grupos de pesquisa registrados no DGP e enviados para o CNPq por líderes cadastrados. O procedimento de cadastro segue as seguintes etapas:

  1. O(A) pesquisador(a) solicita o seu cadastro como líder de grupo de pesquisa à Coordenação de Pesquisa da PROPPG por e-mail, contendo nome completo, enviado a copesq@ufrrj.br;
  2. A Coordenação de Pesquisa acessa o site da instituição no DGP e efetua o cadastro solicitado na etapa 1.;
  3. Uma vez a etapa 2. efetuada, o(a) líder cadastrado(a), por sua vez, acessa o Formulário Grupo para preenchimento dos dados do(s) Grupo(s) de Pesquisa(s) e envia o(s) formulário(s) preenchido(s) ao CNPq;
  4. A Coordenação de Pesquisa visualiza os dados enviados pelo(a) Líder e certifica ou nega a certificação do(s) grupo(s) enviado(s).

Todo grupo de pesquisa certificado precisa ser atualizado regularmente por seu(sua) líder. Um grupo de pesquisa desatualizado pode ser excluído automaticamente do DGP. Uma vez excluído, um grupo de pesquisa não pode ser reativado e requer novo cadastro.

Maiores detalhes sobre esse e outros procedimentos relativos ao DGP estão no manual disponível em

http://lattes.cnpq.br/web/dgp/

especialmente as Seções 5.2 e 5.3.

 

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