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Pró-Reitoria de Extensão

DeptIL


QUEM SOMOS

O Departamento de Infraestrutura e Logísitca – DeptIl, pertencente à PROEXT, é responsável pelo encaminhamento das solicitações de pagamento das bolsas relacionadas aos projetos de extensão.

Suas principais atribuições são:

  1. 1. Disponibilizar canais de atendimento (e-mail, telefone e presencial), tutoriais e fluxogramas para auxiliar no processo de pagamento dos bolsistas de apoio técnico a projetos de extensão;
  2. 2. Gerar e encaminhar ao departamento financeiro da UFRRJ as remessas para pagamento de bolsas de extensão (estudantes e servidores);
  3. 3. Orientar estudantes e servidores, docentes e técnico-administrativos em educação, vinculados aos programas ou projetos sobre pagamento de bolsas de extensão;
  4. 4. Elaborar o relatório anual de atividades da Coordenadoria de Bolsas;
  5. 5. Entre outras atribuições de cunho interno.

Fluxograma de Pagamento de Bolsas/Auxílios a Pesquisador e Estudante.

O Departamento de Infraestrutura e Logísitca – DeptIL trabalha em regime de PGD, formato de trabalho HÍBRIDO, na escala 40/60.

O atendimento presencial será feito às terças e quartas, de 09h às 11h30 e 13h às 15h., preferencialmente, com horário agendado através do e-mail orcamento.proext@ufrrj.br.

Bolsistas e coordenadores de projetos de extensão podem enviar suas dúvidas para o e-mail do Departamento, que será respondido em até 24 horas.

Equipe:

Sandra Marchiori

Chefe do Departamento de Infraestrutura e Logística – DeptIL/PROEXT/UFRRJ

Contato:

e-mail: orcamento.proext@ufrrj.br

PAGAMENTO DE BOLSAS/AUXÍLIOS

ORIENTAÇÕES

  1. 1. A concessão de bolsas de extensão deverá estar prevista em programa ou projeto de extensão aprovado no SIGAA/Extensão;
  2. 2. Os coordenadores deverão enviar, via e-mail (orcamento.proext@ufrrj.br), planilha com a relação dos pesquisadores e/ou estudantes para pagamento, conforme a Natureza de Despesa Detalhada (Auxílio Financeiro a Pesquisadores – 33.90.20 e/ou Auxílio Financeiro a Estudantes –33.90.18). Clique aqui para baixar o Modelo;
  3. 3. As planilhas (Pesquisadores e Estudantes) deverão ser enviadas, mensalmente, entre os dias 1º e 5 de cada mês, anterior ao mês de referência (mês trabalhado). Mesmo que não haja alteração, a planilha deverá ser enviada no prazo. Planilhas enviadas após esta data não serão aceitas e deverão ser enviadas no mês seguinte, no formulário de folha suplementar, juntamente com a próxima folha. Clique aqui para baixar o Modelo;
  4. 4. Caso o coordenador seja contemplado com bolsa, deverão ser enviadas duas planilhas de pesquisador, uma apenas com o nome do coordenador e outra com os demais bolsistas pesquisadores. Bem como ser informado quais serão os responsáveis por assinar os processos. Estas planilhas deverão ter numeração diferente entre si.
  5. 5. O coordenador, cujas bolsas são pagas por Emendas Parlamentares ou TED, deverá enviar, no primeiro mês, via e-mail (orcamento.proext@ufrrj.br), as Notas de Empenho (Auxílio Financeiro a Pesquisadores – 33.90.20 e/ou Auxílio Financeiro a Estudantes – 33.90.18);
  6. 6. É de responsabilidade do coordenador acompanhar o saldo das NE’s, para que os bolsistas não fiquem sem pagamento;
  7. 7. É de responsabilidade do coordenador atentar ao prazo final tanto das bolsas quanto do projeto;
  8. 8. Estão aptos a receber bolsa de extensão: Alunos de graduação e pós graduação devidamente matriculados, Servidores docentes e técnicos administrativos e Membros da comunidade externa que estejam devidamente registrados no SIGAA, nos módulos Ensino-Pesquisa-Extensão;
  9. 9. Os coordenadores deverão utilizar o modelo de Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão disponível no endereço:https://docs.google.com/document/d/1rxhYXutxiXGDKhbdTjr7C1WfOxUsgNr6/edit?usp=drive_link&ouid=111566070707668412030&rtpof=true&sd=true; bem como solicitar o número do edital no PROEXT, gestaoproext@ufrrj.br.
  10. 10. Os estudantes terão direito à bolsa de apoio técnico, BIEXT, PIBID, NAAC e demais bolsas ligadas à projetos de extensão por um prazo máximo de 2 anos;
  11. 11. Quando algum bolsista (pesquisador ou estudante) ficar sem receber por alguma informação incorreta (domicílio bancário inexistente, CPF inexistente), o coordenador deverá informar os dados corretos via e-mail (orcamento.proext@ufrrj.br) e será feita nova solicitação de pagamento para o bolsista em questão, assim que a PROAF enviar a comunicação oficial à PROEXT, via memorando (o que ocorre somente após efetivado o pagamento dos demais bolsistas do processo);
  12. 12. Os bolsistas que saírem do projeto após o envio da planilha de frequência/pagamento, deverão, após receberem a bolsa, entrar e contato com o Departamento de Infraestrutura e Logística, DeptIL/PROEXT, (orcamento.proext@ufrrj.br), e solicitar que seja gerada a GRU, para devolução do valor da bolsa em questão. Bolsistas inadimplentes, ou seja, que não devolverem a bolsa recebida a mais, terão seus nomes encaminhados à PROAF, para registro no CADIN (Cadastro de Inadimplentes).
  13. 13. O domicílio bancário informado pelos bolsistas (pesquisadores e/ou estudantes) deverá ser referente à conta corrente em seu nome (pessoa física);
  14. 14. O Departamento de Infraestrutura e Logística, DeptIL/PROEXT é responsável pelo envio dos processos de pagamento. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail: orcamento.proext@ufrrj.br.
  15. 15. O Departamento de Programas e Projetos, DPPex é responsável pelo cadastro e avaliação dos projetos de extensão. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail progprojext@ufrrj.br.

Para que a PROEXT possa encaminhar os pedidos de pagamento de bolsas de extensão, o Projeto deverá estar devidamente cadastrado e aprovado no SIGAA/Extensão.

O projeto deverá estar vinculado ao edital vigente (Edital de submissão de propostas de projetos de Extensão).

O coordenador deverá cadastrar todos os bolsistas partticipantes do projeto no SIGAA/Extensão, para efeito de pagmento e de certificação.

O Departamento de Programas e Projetos, DPPex é responsável pelo cadastro e avaliação dos projetos de extensão. Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail progprojext@ufrrj.br.

Os coordenadores deverão utilizar o modelo de Edital de Seleção de Bosistas de Extensão disponível no endereço: https://docs.google.com/document/d/1rxhYXutxiXGDKhbdTjr7C1WfOxUsgNr6/edit?usp=drive_link&ouid=111566070707668412030&rtpof=true&sd=true;

A numeração do edital deverá ser solicitada à gestaoproext@ufrrj.br

Postado em 06/11/2025 - 12:24 - Atualizado em 14/11/2025 - 09:44
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