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Pró-Reitoria de Extensão

Biext


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Esse projeto visa avaliar a aplicabilidade de uma metodologia pedagógica com abordagem em problemas concretos (PBL – “Problem Based Learning”) relacionados a doenças virais endêmicas no Brasil em alunos do ensino médio do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). Essa abordagem visa uma qualidade de aprendizado melhor, uma vez que, o aluno é colocado como protagonista da discussão sobre identificar possíveis soluções práticas na prevenção e controle das doenças virais. As soluções serão sugeridas pelos alunos após a apresentação de situações epidemiológicas e a identificação de pontos passíveis de intervenção. Um dos objetivos será concretizar uma das ações idealizadas com base em uma seleção democrática e considerando suas limitações práticas.

Coordenador(a)

Debora Regina Lopes dos Santos

deborabio@gmail.com

A presença de animais errantes, comunitários ou abandonados, dentro e fora do Campus Seropédica da UFRRJ, pode trazer riscos à saúde da população. O presente programa tem como objetivo instruir e conscientizar alunos do ensino fundamental, ensino médio e a comunidade acadêmica da UFRRJ sobre o conceito de zoonoses, os principais fatores de risco para sua ocorrência, bem como os mecanismos de transmissão e prevenção. As ações irão incluir exposição, através de materiais informativos (folders), sobre o conceito de zoonoses em geral, e especificamente sobre a Raiva, Esporotricose e algumas arboviroses, bem como elucidar alguns fatores de risco para sua ocorrência. Pretende-se orientar a comunidade quanto aos principais mecanismos de transmissão, e sobretudo sobre as formas de prevenção e controle das zoonoses, uma das principais atribuições do médico veterinário na Saúde Pública.

Coordenador(a)

Isabele da Costa Angelo

isabeleangelo@yahoo.com.br

Links

FACEBOOK: https://www.facebook.com/GEASUUFRRJ/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/geasuufrrj/

A busca por sistemas de produção de alimentos com menor dependência de insumos externos e energeticamente mais favoráveis é uma demanda mundial consolidada nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Nesse contexto, destacam-se os sistemas agroflorestais (SAF) nos quais espécies florestais são empregadas em associação a espécies agrícolas com ou sem a introdução de animais em uma mesma área. Sistemas agroflorestais conciliam produção de alimentos, preservação ambiental e cultural. Entretanto há carência de extensionistas no campo com esse enfoque, bem como de pesquisas sobre arranjos produtivos e potencial de produção de alimentos nesses sistemas na Baixada Fluminense (RJ). Nesse contexto, vem sendo implantado no Campo Experimental do Departamento de Fitotecnia (UFRRJ-Campus Seropédica), um módulo agroflorestal para ensino, pesquisa e extensão em agroecologia. Até o presente, resultados significativos foram alcançados, destacando-se a introdução da maioria das espécies perenes/ persistentes do sistema, conclusão de análises de geoestatística do primeiro ano após a implantação; desenvolvimento de aulas práticas da graduação e pós-graduação, bem como cursos de extensão, vivências e mutirões. Vislumbra-se na presente proposta, institucionalizar e dar continuidade às ações desenvolvidas, concluir a implantação das espécies perenes e desenvolver um planejamento sazonal para a introdução de anuais; monitorar e analisar parâmetros edafo-biológicos, fitotécnicos e sócio-econômicos do sistema; sistematizar resultados; realizar aulas teóricas, práticas e demonstrativas e cursos para agricultores familiares. O enfoque do sistema visa servir como modelo para a produção e comercialização do excedente em feiras (canais de venda direta) primando pela qualidade, diversidade e valor agregado dos produtos. As ações do Projeto estão integradas ao eixo “Capacitação” do Programa de Extensão Universitária “Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro” (Processo Nº 23083003461/2015) no qual, foram propostas atividades de capacitação/ formação continuada para técnicos e agricultores. Dentre os resultados esperados, destacam-se consolidar o módulo agroflorestal como modelo pedagógico para construção coletiva do conhecimento em agroecologia, bem como estimular o desenvolvimento de SAF na Baixada Fluminense (RJ) por agricultores familiares.

Coordenador(a)

Anelise Dias

anelise.dias@gmail.com

Links

SITE: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/

Análises de solo, interpretação e recomendações de calagem e adubação, devem ser feitas anualmente em todas as propriedades produtivas. Entre novembro de 2017 e outubro de 2019, tivemos uma excelente experiência junto aos produtores orgânicos do entorno da UFRRJ, no projeto “AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM PROPRIEDADES ORGÂNICAS DO ENTORNO DA UFRRJ”. Assim, este projeto tem como objetivo dar continuidade as atividade de melhoria da fertilidade dos solos das propriedades orgânicas do Município de Seropédica e capacitar os produtores com vistas a melhoria da produtividade. Inicialmente será feita uma reunião com os grupos de produtores, onde serão dadas as orientações quanto às atividades a serem realizadas, além de se efetuar as coletas de amostras de terra para fins de avaliação da fertilidade do solo. Dessa forma será estabelecida uma relação de troca responsável e filosoficamente dentro do que se espera por parte da Universidade e destes produtores.

Coordenador(a)

Everaldo Zonta

ezonta@ufrrj.br

Os solos de Seropédica e municípios ao seu entorno, de maneira geral, apresentam baixa fertilidade natural e textura arenosa nas camadas superficiais, o que por muitas vezes confere limitações ao uso para fins agrícola. Apesar dessas características adversas, muitas dessas áreas são utilizadas para produção, que é conduzida de diferentes formas, entre estas a produção orgânica, que vem se destacando nos últimos anos. Dessa forma o projeto tem como principais objetivos: a) Fazer um levantamento das principais práticas de manejo realizada pelos agricultores; b) Avaliar as modificações nos atributos do solo em função das prática de manejo utilizadas; c) Propor indicadores de fácil acesso aos agricultores para que os mesmos possam avaliar as modificações nos atributos edáficos; d) Confeccionar material técnico científico (cartilhas), nas quais sejam apresentados indicadores, a forma de sua avaliação e a correta orientação do manejo promovendo assim um menor impacto ambiental.

Coordenador(a)

Marcos Gervasio Pereira

mgervasiopereira01@gmail.com

Desde 2016, este projeto é uma parceria entre o Departamento de Tecnologia de Alimentos e o Setor de Contratos, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros, cujo objetivo é a melhoria na qualidade dos alimentos comercializados dentro do campus Seropédica. Hoje, encontram-se devidamente regularizados no Setor de Contratos treze cantinas e trailers que são acompanhados por alunos dos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Agronomia e da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. As ações do projeto consistem na capacitação dos discentes, buscando autonomia nas decisões técnicas, diagnóstico das não conformidades de cada estabelecimento, treinamentos teórico e prático para os manipuladores de alimentos e acompanhamento técnico a fim de implementar as ações corretivas necessárias. A partir de 2020, serão implementados cursos de Boas Práticas de Manipulação abertas à comunidade de Seropédica, em especial para as escolas vinculadas ao projeto Ciência na Escola e para os estabelecimentos regularizados que comercializam alimentos.

Coordenador(a)

Elisa Helena da Rocha Ferreira

elisahelenarocha@gmail.com

Links

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/diadebpf/

A proposta da Biblioteca Pedagoginga tem como objetivo contribuir com a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas oferecendo um espaço formativo dentro da Universidade. Este espaço tem como meta atender estudantes da educação infantil e dos anos iniciais de escolas públicas e privadas da cidade Nova Iguaçu, que já possui convênio com UFRRJ. A proposta pretende atender um aspecto fundamental para crianças na educação básica, a inclusão da brincadeira do lúdico e do jogo no processo de aprendizagem; mas sem a pedagogização da brincadeira. A Brinquedoteca Pedagoginga é a proposta de um território que reúne atividades de ensino-pesquisa e extensão, ressaltando, a vocação extensionista na elaboração de uma linha de comunicação plural que escute as demandas das crianças na atividade que mais caracteriza a infância na maioria das culturas: a brincadeira.

Coordenador(a)

Renato Noguera

renatonoguera@ymail.com

Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento das tecnologias de planejamento e manejo de pastagens utilizadas em uma unidade demonstrativa (Fazenda Saco da Prata), localizada em Itaguaí-RJ. O público alvo será composto por produtores (bovinocultores de leite e corte) familiares, pequenos e médios e seus funcionários, alunos de nível médio, graduação e pós-graduação, e técnicos de Ciências Agrárias. Para tanto, serão oferecidos quatro Cursos de Capacitação em dois Dias de Campo (maio e novembro de 2020), com 80 vagas cada, nos temas: a) Levantamento e planejamento do uso das áreas de pastagens em propriedades de gado de leite e corte; b) controle de invasoras, seguido de recuperação e/ou formação de pastagens; c) recuperação de áreas degradadas e suplementação do rebanho de gado de corte no período seco do ano pelo diferimento de pastagens; d) uso semi-intensivo de pastagens. Pretende-se qualificar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica (prática da extensão rural), promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental dos produtores de gado de leite e de corte e de seus funcionários na região da Baixada Fluminense.

Coordenador(a)

Carlos Augusto Brandão de Carvalho

carloscarvalho@ufrrj.br

Links

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/NEFOPUFRRJ/videos

Ao longo dos últimos vinte anos, a produção mundial de carne ovina sofreu um forte incremento, com perspectivas para uma forte expansão, tendo em vista que a China se sobressai como a maior importadora mundial de carne de ovinos. Entretanto, o Brasil ocupa apenas a 18ª posição no ranking de rebanho efetivo de ovinos, apresentando uma cadeia produtiva ainda pouco estudada. No estado do Rio de Janeiro, a cadeia da ovinocaprinocultura é hoje desorganizada, sendo necessário importar produtos de outras regiões para atender a demanda local, o que pode significar uma ótima oportunidade de crescimento. Assim, este projeto tem como objetivo a implantação de um modelo agroecológico de produção de caprinos e ovinos no aprisco do Colégio Técnico da Rural – CTUR, que sirva como unidade demonstrativa de produção (UDP) para o Oeste da Baixada Fluminense. A proposta é treinar os alunos da UFRRJ na UDP do CTUR para que eles possam prestar os serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para a Associação de Criadores de Ovinos de Guapimirim.

Coordenador(a)

Marcelo Lobo Paes

paesml@live.com

O objetivo geral deste projeto de extensão é a produção e a difusão do conhecimento de citologia e histologia para a comunidade do município de Seropédica RJ, por meio de atividades lúdicas e aulas práticas, elaboradas por um bolsista graduando de licenciatura em Ciências Biológicas e graduandos da disciplina de Histologia I. O ensino de ciências torna-se mais atrativo com aulas de laboratório que contemplem discussões teóricas. O ensino de citologia é fundamental tanto no ensino básico como para difusão científica, e deve ir além de conceitos para criar a capacidade no aluno de raciocinar e gerar o interesse na compreensão de mecanismos funcionais das células, tecidos e dos sistemas orgânicos, sendo esse, portanto, o objetivo do projeto de extensão “Células: descobrindo o organismo”.

Coordenador(a)

Adriana Ventura

ventura-ufrrj@hotmail.com

Links

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetocelulas/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCmEXRAvC3EUF2R3-q2pIQeQ/featured

O presente projeto de extensão visa organizar, amparar e oferecer suporte para a continuidade de uma atividade que envolve extensão, ensino e pesquisa e que já está em andamento. Desde 2018 vem sendo desenvolvida uma horta comunitária no Instituto Multidisciplinar, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação em geografia, seus familiares, moradores do entorno do campus, técnicos, funcionários terceirizados, agricultores da Feira da Agricultura Familiar e professores do curso de geografia. Visamos, através da realização de encontros semanais que envolvem discussões teóricas e práticas com os participantes, a manutenção, no Instituto Multidisciplinar, de um espaço que permita a discussão teórica e a experimentação de práticas agroecológicas e de economia solidária através da construção e gestão de uma horta urbana comunitária. Como um laboratório, buscamos que as experiências de diálogos e práticas desenvolvidas neste espaço possam estimular que os participantes a que desenvolvam ou se envolvam em propostas similares em seus locais de moradia e trabalho, funcionando assim como um multiplicador de pequenas hortas urbanas e experiências de ajuda mútua.

Coordenador(a)

Roberta Carvalho Arruzzo

betarruzzo@hotmail.com

Links

FACEBOOK: https://www.facebook.com/colherurbano.ufrrjim.5
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/colherurbano/

O projeto Comunicação e Conscientização implementa desde 2017 ações de comunicação estratégica voltadas para a Feira da Agricultura Familiar na UFRRJ (FAF UFRRJ) que busquem valorizar o trabalho dos agricultores e agricultoras, estreitar as relações com os consumidores da feira e toda a comunidade universitária, valorizar os principais produtos da agricultura familiar da região e evidenciar o papel da comunidade acadêmica no consumo consciente e na consolidação dos circuitos curtos de comercialização. As ações implementadas por este projeto estão incorporadas ao eixo de comunicação do Programa de Extensão: Fortalecendo a Agricultura Familiar na baixada e centro-sul fluminense (Processo nº 23083.003461/2015) e focalizam a FAF UFRRJ através da divulgação das atividades da Feira, da valorização dos seus produtos e do trabalho dos agricultores em num intercâmbio virtuoso de conhecimentos e experiências.

Coordenador(a)

Cecília Moreyra de Figueiredo

cissafig@gmail.com

Links

Instagram: https://www.instagram.com/feiraufrrj/
Facebook: https://www.facebook.com/feiraufrrj/
Site: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/
Sobre a FAF: http://institucional.ufrrj.br/agroecologia/feira/

O presente projeto de extensão tem por objetivo dar sequência à prestação de assessoria jurídica popular aos moradores de duas comunidades, uma em Nova Iguaçu e outra em Japeri, através de desenvolvimento de ações de usucapião. Contudo, o enfoque desse projeto é a assessoria técnica realizada por arquitetos urbanistas, capazes de acompanhar a assessoria jurídica nas demandas urbanísticas, formando um grupo de assessoria popular. Assim, medições e a elaboração de plantas, a leitura e produção de dados cartográficos nas duas comunidades são instrumentos de regularização fundiária e de acesso ao direito à terra e à moradia na comunidade no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, trazendo a interdisciplinaridade de forma concreta para o projeto.

Coordenador(a)

Tatiana Cotta Gonçalves Pereira

tatianacotta75@gmail.com

O presente projeto tem como principal objetivo a reflexão sobre as questões de gênero e raça/etnia a partir do olhar e da percepção de técnicos (as) e usuários (as) da Política de Assistência Social do município de Paracambi, RJ. As ações possuem como foco a desconstrução de estereótipos de gênero e de raça/etnia e tem como cerne a discussão do alcance da igualdade e respeito à diversidade. A metodologia a ser empregada terá como ponto de partida as práticas de intervenção do campo da Assistência Social, em adequação à perspectiva extensionista, que prevê a realização de um processo que envolva a adoção de uma metodologia participativa, valorizando os saberes originais do público alvo. Em suma, objetiva-se promover um espaço de trocas de experiências através de reuniões e encontros e atividades práticas voltadas para o alcance dos objetivos propostos na Extensão Universitária.

Coordenador(a)

Tatiane de Oliveira Pinto

oliveira.tatianede@gmail.com

O projeto tem como objetivo disseminar a literatura infantojuvenil (LIJ) nos espaços da universidade – pela prática da contação de histórias e da produção de livros. Esse acervo de memórias se justifica por uma caracterização de atividade cultural, que constitui a natureza própria da extensão, e viabiliza novas formas de reflexão sobre a formação do ser social de forma integral – articulando-se, nesse sentido, com a área de conhecimento e de temática da Educação. A LIJ se fundamenta em uma noção mais ampliada de arte (Barthes, 1987;1996) próxima a uma história contada que não apenas envolve o leitor, mas que o considera, pela aproximação com o objeto livro, o próprio autor do texto lido (Sisto, 2001) – sendo, assim, um gênero literário também, mas não só, para crianças. Partimos, assim, da importância de uma experiência estética e crítica (Bakhtin, 2003; Adorno, 2013) com a linguagem, e em especial na literatura como arte, constituindo outras vivências, novas memórias (Benjamin, 1987). O processo de contação será organizado junto à equipe e aos partícipes, desde a apresentação até a seleção do acervo a ser adotado – tanto de livros da própria Biblioteca Central quanto de obras oriundas de outros espaços e memórias, afetivas e/ou institucionais. A cada tema e obra selecionados, os participantes também comporão suas narrativas – escritas ou imagéticas – viabilizando novas oportunidades de criticidade e de autorreflexão.

Coordenador(a)

Fabrícia Vellasquez Paiva

fabriciavellasquez@yahoo.com.br

Links

FACEBOOK: https://www.facebook.com/De-linhas-outras-hist%C3%B3rias-e-novas-mem%C3%B3rias-489730757854760/

A agricultura familiar é a principal responsável pela produção de alimentos que são consumidos pela população brasileira. Este setor sofre grande dificuldade em se qualificar e obter máquinas agrícola específicas para utilização em suas propriedades. O trabalho tem por objetivo capacitar e desenvolver máquinas para produtores rurais na cidade de Seropédica-RJ .O perfil social dos produtores será traçado por meio de questionários, que servirão para identificar o conhecimento e a percepção agrícola e ambiental dos mesmos, e serão avaliados para que haja entendimento da forma de organização, do nível de conhecimento agrícola e ambiental. Com acompanhamento e reuniões semanais, a equipe oferecerá cursos e atividades que possam estar suprindo as necessidades técnicas da comunidade, bem como desenvolvimentos de mecanismos de acordo com a necessidade local, considerando a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como componente da atividade extensionista. Dado o público-alvo, carente de instrução básica e técnica, que tem na sua produção local a única fonte de renda, justifica a grande demanda deste grupo. Diante disso, o trabalho será um importante agente de reintegração à sociedade, garantindo a esse grupo de assentados novas oportunidades de desenvolvimento de suas propriedades.

Coordenador(a)

Murilo Machado de Barros

egmurilo@yahoo.com.br

Esse projeto de extensão tem por objetivo principal promover expansão do conhecimento e do aprendizado em teoria econômica por alunos do ensino de graduação a alunos do ensino médio, do município de Seropédica. Seu público alvo são os alunos de ensino médio, os alunos participantes, do CIEP 155 Maria Joaquina de Oliveira, localizado no Km 49, em Seropédica. São adolescentes de até 18 anos, que estudam em período diurno ou noturno. Espera-se Disseminar o conhecimento de termos e de conceitos de Economia entre alunos do ensino médio e técnico do CIEP (alunos participantes), bem como expandir o conhecimento acumulado de práticas extensionistas em economia. A metodologia proposta, que foi aplicada em edição anterior realizada no CTUR, ocorrerá a partir 6 encontros, nos quais grandes temas serão abordados pelos alunos de graduação.

Coordenador(a)

Rubia Wagner

rubicawegner@gmail.com

Links

Fasciculo 1 – Projeto Economia no CIEP

O Projeto de Extensão intitulado Educação e Participação Social: contribuindo para a efetivação das políticas públicas para os idosos na Baixada Fluminense pretende realizar atividades educativas sobre os direitos dos idosos e estímulo a participação destes nos espaços de controle social, bem como, capacitar os conselheiros municipais sobre as atribuições do conselho municipal do Idoso e dos conselheiros municipais dos idosos, organização administrativa de um conselho, fundo municipal do idoso e estratégias de acompanhamento, garantia e ampliação dos direitos dos idosos nos municípios escolhidos para a ação. Como o referido projeto está vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação, Envelhecimento e Serviço Social (NPESS) articularemos ações de pesquisa para subsidiar as de extensão, a saber: mapear a atuação dos conselhos de direitos municipais dos idosos, de modo a identificar as características e condições de funcionamento destes conselhos, de modo a propormos ações para o seu fortalecimento, quando da realização da atividade educativa, no caso, no Curso de Extensão sobre Envelhecimento, Políticas Sociais e Controle Democrático . Acreditamos que os frutos deste trabalho serão: o fortalecimento do acompanhamento das políticas voltadas para os idosos nos municípios envolvidos, participação mais ativa dos idosos nos espaços de controle social, bem como a realização de monografias e artigos socializando as experiências e acúmulo de conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento do projeto de Extensão.

Coordenador(a)

Simone da Cunha Tourino Barros

simonetourino@hotmail.com

Este projeto tem o propósito de articular ações convergentes de educação em saúde que envolvem a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a rede de atenção em saúde e três escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Seropédica. Para tanto, será feito um diagnóstico situacional associado às demandas de educação em saúde nas escolas, alinhadas com as ações de vigilância em saúde e consequente mapeamento de necessidades de prevenção e promoção da saúde no município de Seropédica; entrelaçando a coordenação da Vigilância em Saúde e a Coordenação do Programa Saúde da Família. De modo complementar, as atuações com caráter preventivo e de promoção, estarão alinhadas com as necessidades apontadas pelas escolas participantes deste projeto. Entende-se como essencial tais ações, para o autocuidado em saúde.

Coordenador(a)

Jaqueline Rocha Borges dos Santos

jaqueroc.jr@gmail.com

Links

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/crim_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/crimufrrj/
DRIVE: https://drive.google.com/drive/folders/1WKTcu45Ydj23dUCeHUGl-Fn702C6tgP_

A melhoria da qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais é estritamente considerada como desafio vital para o desenvolvimento integral de sujeitos especiais. O nosso objetivo central é desenvolver um trabalho inclusivo de apoio extensionista para melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens com necessidades especiais, via a Equoterapia, para a comunidade da cidade de Seropédica – RJ. A metodologia para atender os sujeitos com necessidades especiais num espaço escolar parte do que este projeto nomeia de: Equoterapia Educacional – um método abrangente de abordagem de ordem interdisciplinar que emprega o cavalo em ações inclusivas. Essa prática inclusiva já vem produzindo as condições necessárias para a participação efetiva no ensino, pesquisa e extensão universitária desde o ano de 2013, permitindo como meta principal o desenvolvimento integral dos sujeitos especiais.

Coordenador(a)

José Ricardo da Silva Ramos

josericardo63@gmail.com

Links

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/equoterapia_ufrrj/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/equoterapia.ufrrj.1

O projeto intitulado “Esporte Educacional: brincar, aprender e incluir através da prática desportiva no CAIC – Paulo Dacorso Filho” tem como intuito promover o desenvolvimento social voltado para a inclusão do aluno, proporcionado à aprendizagem e os múltiplos saberes, no qual visa estimular na prática a promoção da cidadania pela inclusão e diversidades dentro e fora das escolas, pautados em atividades esportivas com o cunho da educação coletiva. Seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Os conteúdos escolares que são ensinados devem, portanto, estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

Coordenador(a)

Francis Natally de Almeida Anacleto

francisnatally@yahoo.com.br

Links

SITE: https://www.labeduch.com.br/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCxKbz7kFsMo5oPFVRQBKsLA
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/ufrrj.lab.educh/

Este projeto tem o objetivo de consolidar a Rede de Sementes Agroecológicas do Estado do Rio de Janeiro (RESA) e do Núcleo de Sementes selecionadas para a agricultura familiar. estabelecido há cinco anos com a colaboração de equipe de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da UFRRJ, EMBRAPA Agrobiologia e PESAGRO-Rio, EMATER-RIO, AAT e ABIO. Pretende-se atuar junto aos bancos comunitários de sementes das regiões Serrana e Baixada Fluminense, do estado do Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades de formação para técnicos e agricultores, incentivo a produção e beneficiamento de sementes próprias e distribuição de sementes selecionadas. Serão ofertados cursos de capacitação e publicação de boletins, jornais e outros documentos, além de preparar uma cartilha de tecnologias para a produção orgânica de sementes e procedimentos de certificação de sementes.

Coordenador(a)

Higino Marcos Lopes

higinomlopes@gmail.com

A integração entre a escola e a comunidade favorece o desenvolvimento de potencialidades e capacita indivíduos para a solução de problemas coletivos e a aprendizagem política dos direitos enquanto cidadãos. A natureza interdisciplinar das geociências contribui para o desenvolvimento cognitivo, o estabelecimento de relações entre o local e o global e análise de problemas socioambientais. No meio rural faltam opções culturais e a escassez de recursos econômicos limita o deslocamento dos moradores para ampliação dos horizontes intelectuais. Este projeto visa estimular o conhecimento do meio físico e despertar para importância de ações de conservação do ambiente, através da aproximação entre a universidade, comunidade local, escolas parceiras em conjuntas com a Associação Civil Vale Verdejante, um espaço não formal de educação no distrito rural de Andrade Costa.

Coordenador(a)

Patricia Anselmo Duffles Teixeira

pduffles@geologist.com

O projeto “Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier” tem como principal objetivo a difusão da educação ambiental para os munícipes de Seropédica, utilizando a Flona Mário Xavier como um laboratório vivo de ensino, pesquisa e extensão, a fim de transmitir maiores informações sobre a conservação ecossistêmica, tendo a biogeografia e a educação ambiental como áreas norteadoras dos estudos, aulas e ações a serem realizadas, apoiadas as demais áreas das ciências ambientais. A partir de trilhas com roteiros biogeográficos já elaborados pelo projeto, são realizadas semanalmente visitas guiadas com alunos das escolas públicas, as quais são monitoradas pelos discentes da UFRRJ, que atuam como monitores ambientais, os quais são capacitados no viés da educação ambiental e nos conhecimentos ambientais da unidade de conservação e das características do município. Ainda o projeto realiza ações ambientais integrativas ao longo do ano em Seropédica, a fim de realizar os objetivos do projeto e efetivar uma educação ambiental aplicada.

Coordenador(a)

Karine Bueno Vargas

karibvargas@yahoo.com.br

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Visando uma atitude emancipatória de trabalho com a obra literária, o projeto pretende que aos alunos dialoguem com os textos, recuperando os conhecimentos previamente adquiridos em sua relação com o mundo exterior e adicionem o desejo de agrupar novos por meio de uma leitura atraente. Uma das ações que desenvolveremos no projeto será, por meio de uma formação prévia, a realização de rodas de leitura de alunos para alunos, ou seja, os alunos do CTUR tornar-se-ão agentes de leitura para alunos do último ano do segundo segmento da Escola Municipal Panaro Silveira. Os alunos que serão futuros mediadores de leitura receberão previamente formação para a realização das rodas de leitura. Nesse sentido, a figura do mediador de leitura entre o aluno e o livro receberá atenção especializada baseada em conteúdos previamente escolhidos, nas áreas de leitura e liderança, para que, no momento do encontro com os alunos-ouvintes, possam ter as habilidades necessárias para a realização da leitura dos textos.

Coordenador(a)

Leonardo Barros Medeiros

leonardoletras@gmail.com

Objetiva-se prestar apoio na realização de sessões de Terapia Assistida por Equinos (TAE) em que serão atendidos discentes de graduação e servidores da UFRRJ, campus Seropédica, que apresentem obstáculos epistemofílicos (estresse, ansiedade, depressão), que interfiram negativamente no exercício de suas funções ou aprendizagem. Será realizada assistência periódica aos cavalos da TAE, executando ações sanitárias e preventivas, análise adequada do comportamento e necessidades fisiológicas e psicológicas dos cavalos e sua aplicação no manejo, treinamento e trabalho/terapia diário, influenciando decisivamente na saúde, segurança e desempenho dos equinos e, portanto, nos resultados da TAE. Espera-se que o manejo contínuo dos animais represente melhora no trabalho da equipe, na qualidade das sessões e na saúde dos praticantes.

Coordenador(a)

Andreza Amaral da Silva

andrezamedvet@yahoo.com.br

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Conhecer os processos de produção de experiências comuns como forma de resistência e organização consciente das tradições é o que se pretende resgatar com a construção da memória da comunidade que foi se formando no Assentamento Terra Prometida, entre os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, a partir das técnicas da cartografia social e das formas de intervenção da educação popular. Esta é a proposta central do plano de trabalho vinculado ao projeto “educação popular, movimentos sociais e serviço social”. Isto porque entendemos que as experiências de auto-organização comunitária podem produzir, no seu conjunto, o libertar-se coletivo da subjetividade subserviente às opressões. Os fios que ligam a memória das tradições inventadas a novas possibilidades de organização popular resultam do ato criativo, capaz de interromper processos históricos e produzir alternativas à barbárie social.

Coordenador(a)

Adriana Amaral Ferreira

adrianaferreira@protonmail.com

O projeto “Meninas do Radium: A Periferia também faz Ciência” tem por objetivo o desenvolvimento de ações, que viabilizem maior participação de mulheres, principalmente da periferia e negra, nas Ciências Exatas. Pretende-se o diálogo, com estudantes da educação básica, especialmente em Seropédica e periferia do Rio de Janeiro, através de oficinas e palestras sobre a história de mulheres cientistas. Visto que, a história da Ciência pode ser utilizada como incentivo, reforço positivo à capacidade e autoimagem, culminado em elevação na participação feminina na Ciência. Além disso, está associada nossa pesquisa, que visa a coleta e a análise de dados, referentes à desigualdade de gênero, étnica e social, bem como violação dos direitos humanos nas Ciências Exatas. Pretende-se compreender melhor como ampliar as políticas afirmativas maior inserção de mulheres nas Ciências.

Coordenador(a)

Viviane Morcelle de Almeida

vivianemorcelle@gmail.com

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A partir dos projetos de pesquisa relacionados aos morcegos houve a percepção de que as comunidades nas quais as pesquisas estavam sendo desenvolvidas desconhecia o papel desempenhado pelos morcegos na natureza, bem como sua importância quanto à saúde pública. Esse fato motivou a elaboração de um plano de ação educacional para sensibilizar e esclarecer a comunidade sobre importância, cuidados sanitários principalmente em relação à prevenção da raiva, conservação e manejo desses mamíferos. Para isso foram traçadas diretrizes norteadoras que visam: 1. Formar recursos humanos aptos para interação com a sociedade, levando informações de saúde e meio ambiente relacionado aos morcegos; 2. Coletar informações para avaliar o grau de desconhecimento do público alvo; 3. Executar pelo menos uma atividade de campo que inclua o evento “morcego na praça”, para através de material didático realizar ato educativo e esclarecedor sobre os morcegos; “dia da raiva” e “dia do morcego” eventos para divulgação a alguma comunidade, para que possam compreender a importância dos estudos realizados pelos cientistas. São 7 anos de experiência com o projeto em Praças do Rio de Janeiro, Goiás (Pirinópolis), São Paulo (Instituto Butantan e Águas de Lindóia) e mais de 20 instituições de ensino atendidas no RJ. Nesta etapa, iniciando parceria com a gestão do Parque Estadual da Pedra Selada-PEPS, iremos levar o projeto à vila de Visconde de Mauá em Resende onde iremos realizar um curso de monitores do projeto para realização das atividades do Morcego na Praça e implantação de uma exposição permanente na sede do PEPS com cartazes educativos e exemplares taxidermizados das principais espécies que ocorrem na região. Palavras chave: Saúde única, extensão, popularização da ciência.

Coordenador(a)

Kátia Maria Famadas

famadas_km@hotmail.com

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CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC840nBYp9Yytgq8S6mc9Iag/featured
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SITE: http://morcegosnapraca.ufrrj.br/

Esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir como a aprendizagem significativa no ensino de geografia colabora para a formação da cidadã territorial na escola pública da Baixada Fluminense por meio do projeto Nós Propomos UFRRJ Nova Iguaçu. Busca-se com o presente projeto entender de que maneira a Geografia auxilia os professores e os alunos na compreensão de conteúdos diferenciados e contextualizados olhando o lugar por meio da participação e construção da cidadania territorial. A metodologia está presa a uma abordagem qualitativa e participativa, envolvendo o estudo de caso e o trabalho de campo como possibilidades do aprender. Assim, a primeira parte deste estudo apresenta uma discussão sobre a aprendizagem significativa como caminho auxiliar da formação cidadã na escola. A cidadania territorial colabora sensivelmente para o ensino da geografia de forma contextualizada e extrapola os muros da escola e chega à comunidade de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense.

Coordenador(a)

Clézio dos Santos

cleziogeo@yahoo.com.br

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Este projeto tem a pretensão de dar bases à produção e propagação de conhecimento artístico, filosófico, musical e científico, desenvolvidos a partir da discussão de cultura afro-brasileira e ameríndia com a criação de rodas de RAP e rima. Busca-se dessa forma, trabalhar, junto ao público específico de aplicação do projeto (adolescentes, jovens e adultos, moradores de Seropédica), os conceitos de consciência e imagem corporal; bem como os de arte, filosofia, literatura; e música; objetivando gerar uma melhor compreensão sobre o envolvimento individual e universal, assim como trabalhar as capacidades individuais de cada um.

Coordenador(a)

Fernando Bonadia de Oliveira

fernandofilosofia@hotmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rcfvl.ufrrj/

O Museu de Zoologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizado no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), possui um vasto e diverso acervo museológico que se mostra dotado de um grande potencial para o seu uso como espaço não formal de educação. Nesse espaço, além da rica exposição que pode atuar no processo educativo de zoologia em visitas guiadas, há a possibilidade de se aplicarem inúmeras oficinas, minicursos e outras atividades de caráter educativo sobre tópicos referentes à biologia animal a diversos públicos: alunos, professores e, principalmente, a comunidade do município de Seropédica, que o circunda. O objetivo principal desse projeto é aumentar e inserir significativamente esses públicos no espaço acadêmico, usando o museu como meio e ferramenta para atingi-lo.

Coordenador(a)

Rosa Maria Marcos Mendes

rsmendes3@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetomzooufrrj/?hl=pt-br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetomzooufrrj/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCZrlYKvb5qqC0Z4FngxOH0A

PODCAST DO PROJETO

Instagram: https://www.instagram.com/zoocastdarural/?igshid=1l824y93gxw8f
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O conhecimento científico tem se tornado cada vez mais distante da realidade da população que não possui uma rotina acadêmica. Visando minimizar essa situação, foi criado um projeto que visa compartilhar e mostrar a relevância do saber científico para a sociedade. Nosso público alvo, serão alunos de escolas públicas e particulares do município de Seropédica-RJ. Faremos isso através da apresentação de estudos científicos com o peixe zebrafish (Danio rerio), que tem proporcionado diversas conquistas à ciência nos últimos anos. Zebrafish é um pequeno peixe de água doce (3-4 cm) com 70% de semelhança genética com os seres humanos. Possui estágio de larva e embriões transparentes, o que facilita sua visualização, e é usado, experimentalmente, em substituição à roedores. Além disso, ele ocupa menos espaço, possui baixo custo e é versátil, o que o faz ser tão visado para pesquisas substituindo gradativamente o uso de roedores.

Coordenador(a)

Leilane Maria Barcellos Nepomuceno

leibarcellos@gmail.com

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INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetozebrafish.ufrrj/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCt3gvyIyhmG5hcSkC0ryaOw
SITE/BLOG: https://www.histo-embrio.info/

Este projeto tem como objetivo apoiar a constituição do “Observatório de Parcerias em Áreas Protegidas”, que consiste num núcleo de professores e pesquisadores que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão sobre o tema das parcerias na gestão pública ambiental. A partir da articulação institucional com órgãos ambientais, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, pretende-se construir, de forma colaborativa, o conhecimento sobre as iniciativas de parceria para apoiar a gestão das áreas protegidas, sobretudo em atividades de turismo e educação ambiental. As parcerias entre as esferas pública e privada, com e sem fins lucrativos, são utilizadas como uma alternativa para apoiar a gestão das áreas protegidas e a prestação de serviços para a sociedade. O planejamento e o monitoramento dos resultados destas parcerias fazem-se necessário para gerar conhecimento sobre os efeitos ambientais e socioeconômicos associados à utilização da biodiversidade.

Coordenador(a)

Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues

camila.rodrigues.ufrrj@gmail.com

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SITE: https://www.opap.com.br/

O “Observatório do Turismo e Lazer da Região Turística Baixada Verde”, criado em 2017, vem contribuindo para o fomento do turismo regional através da participação e assessoria ao Conselho Regional de Turismo da Baixada Verde, por meio da avaliação, monitoramento e divulgação das políticas públicas de turismo e lazer da Baixada Fluminense, além de elaboração de instrumentos de planejamento como diagnósticos turísticos e planos estratégicos para a área. Tem como público alvo principal os municípios que compõem o Conselho Regional de Turismo da Baixada Verde e que fazem parte da região Turística Baixada Verde: Belfort Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, Seropédica. Visa contribuir com o desenvolvimento regional da Baixada Fluminense e aliar ações de ensino, pesquisa e extensão ao atuar na área de políticas públicas, envolvendo docentes, discentes, prefeituras e empresários do ramo do lazer e do turismo. As ações do Observatório possibilitam a sistematização, avaliação e a disponibilização de informações para tomada de decisões dos agentes públicos e privados, e se insere nas demandas do Conselho. Em parceria com esta instância estamos construindo uma base de dados participativa, importante para o desenvolvimento turístico dos municípios e, consequentemente, da região “Baixada Verde”.

 

Coordenador(a)

Isabela de Fátima Fogaça

isafog@hotmail.com

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FACEBOOK: https://www.facebook.com/observaturbaixadaverde
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/observaturbaixadaverde/

O presente projeto de extensão propõe a oferta, por estudantes matriculados no Curso de Graduação em Direito da UFRRJ – Campus Seropédica, sob a coordenação e supervisão dos professores proponentes, de oficinas temáticas de educação popular em direito – particularmente, relativas a temas de direito ambiental, agrário e urbanístico – para coletivos (associações de moradores de áreas rurais ou urbanas, associações de pequenos produtores ou trabalhadores rurais etc.) que vivenciem conflitos relativos ao direito à terra, à moradia, à cidade, à segurança alimentar e nutricional, ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, especialmente aqueles que já sejam efetiva ou potencialmente atendidos como público-alvo de outras atividades extensionistas do Curso de Graduação em Direito, como a atividade de assessoria jurídica popular promovida pelo NAJUP Marli Coragem.

Coordenador(a)

Hailton Pinheiro de Souza Jr.

hailtonpinheiro.pessoal@gmail.com

Este projeto dá continuidade à realização de oficinas de leituras críticas de mídia, no Centro de Arte e Cultura da UFRRJ. A proposta é desenvolver oficinas para a comunidade do CAC que tenham como principal foco ler as mídias de forma crítica e reflexiva. Essas oficinas buscam entender a dimensão e os modus operandi do fazer comunicacional e como esses modos podem construir diversos conhecimentos, maneiras de perceber e sentir. A partir da capacitação sobre “Gênero e Leitura Crítica da Mídia”, com o aporte na Educomunicação, que proporciona espaços democráticos de leituras, buscamos também refletir sobre o papel das mídias (quadrinhos, cinema, desenho, séries, youtube) na construção e reprodução de identidades, memórias e vínculos sociais. O público do projeto são alunos da rede pública de ensino de Seropédica, adolescentes e os mais diversos públicos que circulam no CAC.

Coordenador(a)

Rejane de Mattos Moreira

rejanemmoreira@gmail.com

Este projeto objetiva desenvolver o raciocínio crítico e criativo das crianças, através de “oficinas de diálogos e investigações filosóficas” em salas de aula, nas quais serão questionados e discutidos diversos temas pertinentes à realidade e ao interesse das próprias crianças, estimulando o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e o exercício da participação cidadã. Tal proposta se fundamenta no Programa de Filosofia para Crianças (FPC), elaborado por Matthew Lipman nos Estados Unidos da América na década de 1960, que criou materiais e métodos específicos para trabalhar temas filosóficos com crianças nas escolas e se espalhou por diversos países, chegando ao Brasil na década de 1980. Pretendemos com isso contribuir para estimular reflexões, questionamentos e a busca de soluções para situações e problemas do dia-a-dia relacionados ao convívio e ao cotidiano escolar.

Coordenador(a)

Liliane Barreira Sanchez

lilianesanchez@gmail.com

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A proposta do projeto é estabelecer um programa de boas práticas de produção em propriedades leiteiras em Seropédica e região, Barra do Piraí, Teresópolis e Sapucaia visando o controle sanitário dos animais, higiene de ordenha e capacitação de produtores, familiares e funcionários. O trabalho será realizado através de visitas a 11 propriedades leiteiras de agricultura familiar, convencionais ou de base agroecológica, e também propriedades institucionais (Fazendinha agroecológica e PESAGRO). Será realizado o monitoramento sanitário dos animais, no que tange as doenças parasitárias (principais pragas: carrapatos, bernes, moscas e verminoses gastrintestinais), coleta de material para análises e estabelecimento de controle com base nos resultados obtidos. Também será realizada uma capacitação, através de dias de campo e entrega de cartilhas orientadoras aos proprietários, familiares e colaboradores sobre boas práticas de ordenha, visando a higiene e obtenção da qualidade do leite.

Coordenador(a)

Argemiro Sanavria

argemirosanavria@yahoo.com.br

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A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) torna público o Edital ( Nº 043 de 07 de novembro de 2019) de apoio a ações de Extensão Universitária através da concessão de bolsas pelo Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT). A extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade; regida pelo princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa é financiado com recursos institucionais visando apoiar Programas e Projetos de extensão sob a coordenação de Professores lotados em unidades dos campi: Seropédica, Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes, do Colégio Técnico (CTUR) e do Centro de Atenção Integral à Criança Paulo Dacorso Filho (CAIC), por ampla concorrência.

Coordenador(a)

Roberto Carlos Costa Lelis

secretariaproext@gmail.com

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Abaixo estão disponibilizados o edital e demais documentos importantes:

Resultado das inscrições
Retificação do Cronograma do Edital nº 43/2019
Edital Biext Nº43/2019
Template Projeto de Extensão Biext 2019
Planilha de Produção Biext 2019
Declaração de viabiliade
Ficha de Indicação de bolsista de Extensão Biext 2019
Termo de compromisso Biext 2019
Áreas de conhecimento, Áreas temáticas e Linhas de Extensão

Com o crescente avanço das cidades em direção às matas, ocorre uma maior interação entre organismos. Dentre as novas relações que se estabelecem, destacam-se protozoários e bactérias transmitidas por carrapatos. O cão doméstico, tão proximamente relacionado ao homem, pode ser um veiculador de importantes agentes patogênicos. O Parque Nacional do Itatiaia (PNI) representa uma das mais importantes unidades de conservação de Mata Atlântica. Portanto, a presente proposta será de investigação epidemiológica dos agentes transmitidos por carrapatos para animais e humanos, com enfoque em oficinas e atividades de educação para as comunidades do PNI. Acredita-se, que a informação fornecida e o serviço prestado à comunidade auxiliará na prevenção e controle de endemias e epidemias, não só em animais, mas também em humanos.

Coordenador(a)

Maristela Peckle Peixoto

maristelapeckle@yahoo.com.br

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O projeto “Rádio CAC: Ondas Sonoras na Baixada” é uma parceria entre o Centro de Arte e Cultura (CAC) da UFRRJ e o curso de Jornalismo da instituição. O CAC possui um estúdio montado para uso de gravações de áudio. Por meio da parceria, o curso de Jornalismo equipou o estúdio recentemente, com mesa de áudio e microfones para que sejam ofertadas oficinas de rádio à população interna e externa à Universidade. As oficinas versam sobre a história do rádio e sobre produção e edição de programas. A metodologia usada é a Educomunicação por meio da qual, num processo horizontalizado, os alunos aprendem fazendo, dialogando com os instrutores das oficinas, que por sua vez, também serão capacitados na metodologia. Desta maneira, todos os envolvidos participarão de forma ativa do processo de produção de conteúdos. Com o tempo, pretende-se montar a Rádio CAC, uma rádio web para divulgar os projetos da Universidade e discutir conteúdos diversos.

Coordenador(a)

Sandra Sueli Garcia de Sousa

sandragarc@gmail.com

Este projeto tem como premissa promover subsídios técnicos, teóricos e práticos para a elaboração do projeto de recuperação da Sinagoga Tiferet Israel de Nilópolis. Compreendendo o território construído na cidade de Nilópolis prevê além da pesquisa, que engloba o inventário e o planejamento da recuperação física da edificação, a criação de propostas sobre a interação do cenário na produção urbanística da cidade, que possa interagir com a religião e com as práticas sociorreligiosas e culturais judaicas como expressão da memória da cidade. Em especial, busca estabelecer as possíveis relações entre o ambiente construído, o acervo de memória (lugar), enquanto território cultural de produção de sentido para a história e memória da região, por meio das marcas e expressões que fizeram parte e referência das representações culturais locais.

Coordenador(a)

Elis Regina Barbosa Angelo

elis@familiaangelo.com

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Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1514389472060553

O presente projeto de extensão faz parte do Programa Guarda Compartilhada Floresta Nacional Mário Xavier (FLONA MX) e tem como objetivo a realização de atividades voltadas para a implementação de Oficinas de mapeamento participativo e maquetes. Essas atividades visam ser realizadas com os voluntários, técnicos e visitantes da FLONA MX em busca da construção de um processo de apropriação por parte desses grupos com a intenção de atingir os moradores do município de Seropédica. A apropriação de um determinado espaço se dá através de ações observadas dentro da Geografia como “espaço vivido” evidenciado no reconhecimento do lugar que serão implementados em oficinas e atividades práticas. Dessa forma, é possível apontar as necessidades vistas em diferentes objetivos dentro da realidade apontada pela vivência dos seus participantes de maneira espacial. Essas oficinas irão utilizar materiais cartográficos adquiridos por meio de imagens de satélite, bases cartográficas, fotografias aéreas e mapas de diferentes escalas.

Coordenador(a)

Gustavo Mota de Sousa

gustavobond@gmail.com

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SITE: liga.ufrrj.br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/

A resistência antimicrobiana constitui um problema de saúde global e a principal causa está relacionada ao uso inadequado desses fármacos, devido à prescrição médica em diagnósticos imprecisos, ao uso de antimicrobianos de forma indiscriminada, ao não cumprimento, por parte do paciente em relação ao período de tratamento estipulado pelo médico, dentre outros fatores. Nesse contexto, o presente trabalho pretende-se investigar o conhecimento de estudantes da Educação Básica e Superior em relação à resistência antimicrobiana, além de favorecer a percepção e conscientização quanto ao uso e descarte de antimicrobianos, incluindo os fatores de resistência e seus impactos na saúde pública e no ambiente, com o intuito de favorecer os estudantes a tornarem-se sujeitos capazes de influenciar mudanças que tenham repercussão na vida pessoal, na qualidade de vida da coletividade e no ambiente.

Coordenador(a)

Irene da Silva Coelho

irenecs@yahoo.com

O presente projeto visa ofertar um curso de capacitação na área de Gastronomia e Cozinha Profissional para pessoas em condição de vulnerabilidade social, intitulado “Superação na Cozinha”, inspirado em outras iniciativas de capacitação de cunho social com foco semelhante, como o Transgarçonne (projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ). Serão realizadas atividades com docentes da UFRRJ e profissionais convidados, e também efetuadas parcerias para viabilizar a realização de visitas técnicas e possíveis doações de insumos para aulas práticas e outros materiais. Além disso, serão desenvolvidas ações para estimular a inserção dos alunos e alunas no mercado de trabalho, a partir da articulação de parcerias com serviços de alimentação (bares, lanchonetes, casas de festas e restaurantes), visando a inserção desses indivíduos em estágios e empregos nesse setor de atuação profissional. Pretende-se ainda, com a realização desse projeto, fortalecer a integração da área de Alimentos da UFRRJ com cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade social.

Coordenador(a)

Elga Batista da Silva

elga.silva@hotmail.com

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Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento de tecnologias para o manejo de gado de leite no Município de Duque de Caxias- RJ. Para tanto será utilizada uma unidade demonstrativa em pecuária de leiteira que servirá de sala de aula prática para 4 dias de Campo. O público alvo será composto por produtores familiares, pequenos e médios e seus funcionários, alunos de nível médio, graduação e pós-graduação, e técnicos de Ciências Agrárias. Serão realizados quatro Dias de Campo com 40 vagas cada. Pretende-se capacitar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental.

Coordenador(a)

Alex Lopes da Silva

alexlopes@zootecnista.com.br

A Brinquedoteca é um espaço de convivência de crianças em escolas, que vem se tornando um importante local de prática da valorização do lúdico a serviço da promoção da educação infantil. Sakamoto, e Bomtempo (2010) consideram que brinquedos e brincadeiras no espaço da Brinquedoteca, servem para a expressão do imaginário e permitem a transmissão de costumes sociais, o desenvolvimento de atitudes, estimulam a formação de aspectos da identidade. O objetivo geral do projeto é: reativar o funcionamento da Brinquedoteca do CAIC. Os objetivos específicos são: propiciar a melhoria da formação docente vinculando teoria e prática; e controlar e manter o acervo da Brinquedoteca. Esse projeto contribuirá para a melhoria do atendimento da brinquedoteca do CAIC, pois dará suporte técnico para o pleno desenvolvimento das atividades nesse espaço.

Coordenador(a)

Maria Emilia Santiago Barreto

emilia@ufrrj.br


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