Com foco na relação entre ser humano e meio ambiente, oficina destaca os benefícios terapêuticos do Banho de Floresta e a importância de práticas sustentáveis
No último dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) , a professora Carla Vicente, do curso de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ministrou uma oficina sobre o “Banho de Floresta” como estratégia de cuidado de si e da natureza. A atividade ocorreu na quinta-feira (17/10), no Jardim Botânico da UFRRJ, câmpus Seropédica, com o objetivo de destacar a interdependência entre o ser humano e o meio ambiente.
A professora iniciou a dinâmica falando sobre o crescente distanciamento entre as pessoas e a natureza, que causa consequências negativas para a saúde mental e física do ser humano. Ela ressalta que essa relação com o ecossistema existe desde sempre: “O homem nunca viveu sozinho e não consegue fazer isso”, comenta a docente.
“A gente precisa da natureza; ela é fonte de alimento e fonte de respiração daquilo que é essencial para nossa vida. Não há como vivermos sem as árvores; se elas se forem, nós vamos também. Não existe possibilidade de vivermos longe do solo; a gravidade mantém a gente com ele”, disse a professora.
Durante a oficina, Carla explicou sobre o Banho de Floresta, prática japonesa que visa receber os benefícios orgânicos e psicológicos da interação com florestas. As pesquisas revelam que o simples ato de caminhar em áreas naturais pode melhorar a qualidade do sono e aumentar o relaxamento, caracterizando-se como uma verdadeira terapia.
“O Banho de Floresta visa uma experiência de mudança de percepção e de estilo de vida. Além disso, existe muita história de cura e transformação associada a tratamentos psicológicos”, completou Carla.
A programação também incluiu exercícios de relaxamento, que ajudaram os participantes a se conectar com o espaço do Jardim Botânico e a experimentar, na prática, os conceitos discutidos ao longo da atividade, criando uma atmosfera dinâmica e tranquila durante a oficina.
Texto e fotos: Rafaela Campos – estudante do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Orientação: Alessandra de Carvalho – professora do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Edição de texto: Nicole Lopes – Bolsista de comunicação da CCS/UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/