Publicação é fruto do trabalho da Comissão Permanente de Design e Comunicação Institucional (CPDCI)
A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) disponibilizará em seu site, a partir desta semana, o Manual de Identidade Visual da UFRRJ. O documento é um guia prático para a comunidade acadêmica aplicar padrões visuais na comunicação institucional da Rural e de seus setores internos.
Ter uma identidade visual bem definida e completa é essencial para que seja possível padronizar a comunicação da Universidade e estabelecer o que os profissionais da área costumam chamar de “senso de pertencimento”, uma ligação emocional com sua comunidade a partir de elementos visuais.
Com o Manual definindo alguns critérios e algumas características que a identidade visual da Universidade precisa ter, fica mais fácil para os gestores e a comunidade acadêmica terem um guia no momento de produzir seus materiais. A ideia é manter uma unidade visual e trazer profissionalismo aos materiais de comunicação institucional.
O Manual também será um orientador para ações práticas do dia a dia, como a criação de uma sinalização, de uma logomarca, de uma normativa ou material criativo para algum evento.
Comissão Permanente de Design e Comunicação Institucional (CPDCI)
A Comissão Permanente de Design e Comunicação Institucional (CPDCI), formalizada em 2019 pela portaria Nº 1281/2019 – GABREI, foi a responsável por levar adiante o projeto de expansão e fortalecimento da identidade visual da Universidade.
O trabalho da comissão, que culmina na publicação deste Manual de Identidade Visual, não começou nem termina aqui. Na verdade, antes mesmo de ser criada formalmente a comissão, os designers da UFRRJ já vinham promovendo ações de integração visual na comunidade.
“Quando o grupo foi formado e eu apresentei aos meus colegas designers o que já tinha iniciado, eles trouxeram ideias e fizeram melhorias essenciais, como a criação do elemento gráfico, e juntos, fomos seguindo essa ideia. O elemento gráfico é realmente um diferencial no projeto, ele chama a atenção, a forma dele e as cores do elemento gráfico traduzem a diversidade da Universidade e a expansão do Manual de Identidade é a expansão da Rural em si. A Universidade cresceu, e o Manual seguiu este crescimento”, conta Patrícia Perez, designer integrante da CPDCI e primeira a tomar posse na Rural, em 2014, iniciando o projeto de renovação da identidade visual.
Elemento gráfico
O elemento gráfico ao qual a designer Patrícia Perez se refere, e que deu início a todo o trabalho de renovação da identidade da UFRRJ, é composto por arcos – uma inspiração nos arcos da arquitetura ruralina.
São composições abstratas criadas a partir de círculos, semicírculos e segmentos de círculo, conforme explica o próprio Manual, e que podem ser adicionados a apresentações, posts de redes sociais, cartões de visitas e outros materiais de promoção institucional para formar uma padronagem facilmente associada à Universidade.
“Expandir a identidade visual para além da logomarca é uma ação importante porque conseguimos elaborar um conceito possível de aglutinar vários setores da Universidade. A nossa comunidade já identifica as linhas e os arcos nos desenhos que apresentamos no material de comunicação visual. Essa é a ideia de um símbolo. Não é preciso alterar a logomarca, nem criar sobre ela para dizer que é da UFRRJ. O desafio é usar a criatividade, seguir as orientações e as propostas trazidas pelo Manual, e buscar um elo dessa identidade gráfica da instituição com o objetivo de cada órgão dentro da Universidade”, explica Alessandra de Carvalho, coordenadora da CCS e presidente da Comissão.
Alessandra se refere a uma prática comum dentro da instituição que é a criação de logomarcas a partir de modificações feitas na logomarca original da Rural. Trata-se de uma prática desencorajada pelo Manual, conforme mostrado na imagem abaixo.
Criação de marcas, tipografia, cores, papelaria
Além de orientações sobre o uso da marca da UFRRJ, a criação de marcas institucionais e a promoção institucional, o Manual de Identidade Visual traz diretrizes para tipografia, uso de cores e a produção de papelaria pelos mais diversos setores da instituição.
O designer Alexandre de Souza Souto, integrante da Comissão, atua na CCS e atende vários departamentos e setores da Universidade que pretendem criar sua própria marca. Alexandre já criou logomarcas para setores como o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o setor de Suinocultura e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep).
“A principal demanda dos setores internos da UFRRJ é criação da marca. Quando eles nos procuram, no geral, eles querendo uma nova marca. E aí, nós, designers, oferecemos as aplicações para eles. São ideias de como ficará, para que possam ter uma visualização”, explica Alexandre, se referindo à forma costuma trabalhar quando um setor procura a CCS para criação de identidade visual.
O designer primeiro conduz uma pequena entrevista, para saber detalhes da demanda, elabora a marca e faz uma apresentação do resultado com os mais diversos usos em