O pensamento complexo guia a concepção pedagógica do Programa que se volta para a sustentabilidade baseada nos princípios da agroecologia. As ações se norteiam com princípios das metodologias participativas, com atividades coletivas de construção do conhecimento como oficinas, cursos, mini cursos e rodas de conversas. Ou seja, atividades que permitam a elaboração e reflexão tanto individual como coletiva a partir da troca de saberes em que interagem pesquisadores, educadores, produtores e consumidores, todos assumindo seus papéis de sujeitos facilitadores e mediadores de processos e práticas. A seguir, imagens sobre as atividades de Capacitação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada Fluminense e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro, que ocorreu em 2018, contando com apoio da Emater-Rio, Residentes do Programa e produtores locais, além de docentes e discentes da UFRRJ. São reconhecidas a diversidade social, cultural e étnica existente entre os diferentes grupos sociais como condição básica para promover sustentabilidade, partindo da concepção da educação dialógica fundada na valorização da cultura, da linguagem e das potencialidades humanas.