Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Aula Magna: boas vindas aos alunos ingressantes 2019.2

Aula Magna: boas vindas aos alunos ingressantes 2019.2

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), convida a Comunidade Acadêmica, especialmente os ingressantes aos cursos de graduação em 2019.2, a participar do evento oficial de boas-vindas da Administração Central.

As Aulas Magnas 2019.2, ocorrerão nos dias 05 e 06/08, abordarão o tema “Apresentação dos resultados da V Pesquisa do Perfil Socieoconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais”, que será ministrada pelo pró-reitor de assuntos estudantis da UFRRJ e coordenador nacional do Fonaprace, prof. César Augusto Da Ros.

A atividade também contará com a apresentação dos programas e ações de assistência estudantil da UFRRJ, que será conduzida pela pró-reitora adjunta de assuntos estudantis, prof. Juliana Arruda.

Confira o cronograma:

– Câmpus Nova Iguaçu – 05/08, às 18h, para todos os cursos, no Auditório do Instituto Multidisciplinar;

– Câmpus Seropédica – 06/08, às 14h, para os cursos dos turnos matutino, vespertino e integral; e às 18h, para os cursos do turno noturno, no auditório Gustavo Dutra (Pavilhão Central).

– História da UFRRJ

A história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem suas raízes na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Esamv), criada em 20 de outubro de 1910 pelo Decreto 8.319. Assinado por Nilo Peçanha, então presidente da República, e por Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, ministro da Agricultura, o documento estabeleceu as bases do ensino agropecuário no Brasil.

A primeira sede da Esamv foi instalada em 1911, no palácio do Duque de Saxe, bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, onde hoje funciona o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet). O primeiro diretor foi o engenheiro agrônomo Gustavo Dutra.

Inaugurada oficialmente em 1913, a Esamv funcionou por dois anos em Deodoro, bairro da Zona Norte do Rio, onde ficava seu campo de experimentação e prática agrícola. Fechada por falta de verbas, fundiu-se à Escola Agrícola da Bahia e à Escola Média Teórico-Prática de Pinheiro e retomou suas atividades em março de 1916. Naquele mesmo ano, foi formada a primeira turma de engenheiros agrônomos, com apenas dois alunos. No ano seguinte, diplomaram-se os primeiros quatro médicos veterinários formados pela Escola.

Em 1918, a Esamv foi transferida para a Alameda São Boaventura, em Niterói, onde hoje se encontra o Horto Botânico do Estado do Rio de Janeiro. Dois anos depois, a instituição ganhava mais um curso: Química Industrial. Em mais uma mudança, a Escola se estabeleceu na Praia Vermelha em 1927.

Em fevereiro de 1934, o Decreto 23.857 dividiu a Esamv em três instituições: Escola Nacional de Agronomia (ENA), Escola Nacional de Veterinária (ENV) e Escola Nacional de Química. A ENA subordinava-se à extinta Diretoria do Ensino Agrícola, do Departamento Nacional de Produção Vegetal; e a ENV, ao Departamento Nacional de Produção Animal, do Ministério de Agricultura. A Escola Nacional de Química, transferida para o antigo Ministério da Educação e Saúde, viria a se constituir na Escola de Engenharia Química da atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – antiga Universidade do Brasil.

Em março de 1934, a ENA e a ENV tiveram regulamento comum aprovado e se tornaram estabelecimentos-padrão para o ensino agronômico do país. Dois anos depois, mais uma divisão: a Portaria Ministerial de 14 de novembro de 1936 tornou-as escolas independentes, com a aprovação de seus próprios regimentos. Em 1938, o Decreto-Lei 982 alterou novamente o quadro institucional: enquanto a ENA passou a integrar o recém-criado Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas (CNEPA), a ENV subordinou-se diretamente ao ministro do Estado.

Nasce a Universidade Rural

O CNEPA foi reorganizado em 1943 pelo Decreto-Lei 6.155, de 30 de dezembro. Nascia a Universidade Rural, que reunia a ENA e a ENV; cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão; e serviços Escolar e de Desportos. Um ano depois, o novo regimento do CNEPA unificou os novos cursos de Aperfeiçoamento, Especialização e Extensão, além de criar o Conselho Universitário (Consu).

A Universidade, além de consolidar cursos e serviços, tomava as providências para, em 1948, transferir o seu câmpus para as margens da antiga Rodovia Rio-São Paulo (hoje BR-465), atualmente o maior câmpus da UFRRJ. Em 1963, a Universidade Rural passou a se chamar Universidade Federal Rural do Brasil. Na ocasião, sua estrutura era composta pelos seguintes setores: as escolas nacionais de Agronomia e de Veterinária; as escolas de Engenharia Florestal, Educação Técnica e Educação Familiar; além dos cursos de nível médio dos colégios técnicos de Economia Doméstica e Agrícola (Escola Ildefonso Simões Lopes).

A atual denominação – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – veio com a Lei 4.759, de 1965. A UFRRJ, desde 1968 uma autarquia (entidade autônoma, auxiliar e descentralizada da administração pública), passou a atuar com uma estrutura mais flexível para acompanhar a reforma universitária que se implantava no país.

Com a aprovação de seu estatuto, em 1970, a Universidade ampliou as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Em 1972, iniciou o sistema de cursos em regime de créditos. Em dez anos, surgiram novas graduações. Em 1966 foi criado o curso superior de Química. Em 1968 as escolas de Agronomia e Veterinária se transformaram em cursos de graduação.

Em 1969, foram iniciados os cursos de Licenciatura em História Natural, Engenharia Química e Ciências Agrícolas. Em 1970, surgem mais cinco graduações: Geologia, Zootecnia,Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis. Em 1976, foram iniciadas as licenciaturas em Educação Física, Matemática e Física. Administração de Empresas foi o primeiro curso noturno, criado em 1990. No ano seguinte, teve início a graduação em Engenharia de Alimentos.

Reuni

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007 (Decreto nº 6.096), representou um divisor de águas na história da Rural. Novos cursos foram criados durante o processo: em 2009, Belas Artes, Ciências Sociais, Direito e Letras; em 2010, Comunicação Social/Jornalismo, Engenharia de Materiais, Farmácia, Psicologia e Relações Internacionais. Também foram inaugurados dois novos câmpus: Nova Iguaçu e Três Rios.

Os novos cursos e câmpus modificaram o perfil da Universidade, historicamente ligada aos cursos de agrárias, exatas e biológicas.A criação de novas graduações foi planejada para atender as demandas dos municípios onde a Rural está sediada, notadamente na região da Baixada Fluminense. Há ainda um quarto câmpus, em Campos de Goytacazes/RJ, incorporado pela Universidade em 1991. Tratava-se de uma Estação Experimental do Planalsucar, extinto programa do governo federal para desenvolvimento de pesquisas na área sucro-alcooleira. O câmpus não tem nenhum curso de graduação, voltando-se especificamente à pesquisa.

– Atribuições da Prograd e organograma 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é a responsável por propor, supervisionar e coordenar todas as atividades relativas ao ensino de graduação, como por exemplo: garantir o acesso aos cursos de graduação ofertados pela Rural, realizar o controle acadêmico da Instituição e a manutenção dos programas acadêmicos. É ainda função da Prograd avaliar a qualidade do ensino de Graduação na Rural, propor e opinar sobre acordos ou convênios acadêmicos.

O acompanhamento da a vida acadêmica do estudante, desde sua a matrícula até o registro de seu diploma, é feito através da Prograd. O Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral (DAARG), a Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Cursos de Graduação (DAACG) e a Divisão de Programas Acadêmicos de Graduação (DPAG) são alguns dos setores internos da Pró-Reitoria de Graduação, que trabalham em conjunto para proporcionar ações e soluções a fim de garantir a sua vida acadêmica na URRRJ.

Em Seropédica, a Prograd está localizada na sala 96, do Pavilhão Central (P1).

O atendimento pode ser realizado através dos telefones (21) 2682-1112 / 2681-4700 / 2682-2911. E-mail para: secretariaprograd@ufrrj.br.

– Glossário da Prograd 

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS: Disciplinas concluídas em outro curso ou instituição poderão ser aproveitadas, desde que pertençam à grade da nova graduação. Com esse procedimento, é possível adiantar a conclusão do conteúdo programático do novo curso. Para isso, é necessário abrir um processo junto à Prograd e anexar uma cópia do histórico oficial e da ementa de cada disciplina já cursada. Cabe à coordenação do curso analisar o processo, já o lançamento é de responsabilidade da Divisão de Registros Acadêmicos, setor interno da Prograd.

AVALIAÇÕES e PROVAS OPTATIVAS: O rendimento escolar em cada disciplina corresponde às notas obtidas em, no mínimo, duas e, no máximo, quatro avaliações. No caso de aplicação de avaliação oral ou de desempenho puramente físico, a mesma será realizada na presença de banca composta por três docentes, constituída pelo departamento. É facultativa ao aluno uma prova opcional (optativa), a ser realizada no encerramento do período, envolvendo toda a matéria lecionada.

A nota obtida em prova opcional substituirá o de menor valor correspondente às verificações regulares durante o período, inclusive se o grau da prova optativa for inferior ao menor conceito obtido anteriormente, mas esta substituição deve resultar em média final igual ou superior a 5,0 (cinco). Professores e estudantes podem e devem acessar a deliberação de regulação dessas e outras questões pertinentes a graduação.

O arquivo está disponibilizado no portal da graduação (aba Deliberações Cepe) dos alunos e dos professores com o nome “Verificação de Rendimento Escolar – Deliberação CEPE 128/1982 (Alterada)”.

ÍNDICE DE RENDIMENTO (IR) E ÍNDICE DE RENDIMENTO ACUMULADO (IRA): O Índice de Rendimento (IR) é a média ponderada das notas obtidas nas disciplinas cursadas no período letivo tendo o número de créditos da disciplina como peso de ponderação, apurado ao término de cada período letivo (Deliberação CEPE nº 62 de 27/06/19). O Índice de Rendimento Acumulado (IRA) é a média ponderada das notas obtidas em TODAS as disciplinas cursadas ao longo dos períodos letivos tendo o número de créditos da disciplina como peso de ponderação.

DISCIPLINA DE LIVRE ESCOLHA: As disciplinas de Livre Escolha são aquelas que não pertencem à matriz curricular do curso do estudante. É possível realizar uma disciplina Livre Escolha por período letivo. Tal possibilidade representa uma forma de incentivo à integração de diferentes áreas do conhecimento durante a formação dos estudantes de graduação. Esta modalidade de matrícula garante ao estudante a interdisciplinaridade ao longo do seu curso (Critérios para as disciplinas livre escolha – Deliberação CEPE 60/2019).

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: São as disciplinas relacionadas na matriz curricular e que asseguram a formação do perfil profissional e competências na área de habilitação do curso.

São as disciplinas relacionadas na matriz curricular e que asseguram a formação do perfil profissional e competências na área de habilitação do curso.

DISCIPLINAS OPTATIVAS: Já as optativas são as disciplinas complementares, necessárias para a integralização da carga horária curricular, ficando a critério do estudante optar entre as que são previstas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do seu curso.

DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITO: Disciplina que deve ser cursada e concluída, obrigatoriamente, para que o estudante possa matricular-se numa disciplina subsequente.

DISCIPLINAS CO-REQUISITO: É a disciplina que deve ser feita pelo aluno simultaneamente com outra, no mesmo período letivo.

FREQUÊNCIA NAS AULAS: A aprovação em qualquer disciplina é condicionada à frequência de setenta e cinco por cento (75%) das aulas dadas. E lembre-se, você é responsável pelo controle de sua frequência!

MOBILIDADE ACADÊMICA: A mobilidade estudantil está dividida em três tipos. O aluno pode cursar até 20% de sua matriz curricular através desse benefício. A primeira é a “Intra-Câmpus”. Com ela, o estudante pode cursar disciplinas isoladas em outro câmpus da Rural ou em outra modalidade (presencial / a distância). Essa solicitação deve ser feita por meio de abertura de processo, respeitando-se os prazos estipulados.

O segundo tipo de mobilidade é a “Nacional”. Através de um convênio interinstitucional firmado entre 67 Instituições Federais de Ensino Superior, o estudante poderá cursar até dois períodos letivos em outra instituição conveniada. Para isso, o aluno deve ter concluído a matriz curricular prevista para os dois períodos iniciais, com no máximo uma reprovação em cada um deles. Para participar, os interessados deverão se inscrever nos editais lançados semestralmente.

Por fim, o terceiro tipo de mobilidade é a “Internacional”. Durante o período letivo, a qualquer momento, podem surgir novos editais com oportunidades para estudar fora do país. A Rural possui parcerias com algumas universidades espalhadas pelo mundo. Alguns editais preveem o custeamento total ou parcial das despesas do intercâmbio. Já outros projetos não possuem a disponibilização de recursos, que deverão ser arcados pelo próprio universitário. Alunos da UFRRJ estão em intercâmbio em 18 países como: Austrália, Canadá, EUA, Itália, Holanda, Japão, México, Portugal, dentre outros.

MOVIMENTAÇÃO INTERNA: A movimentação consiste na mudança de câmpus, turno, habilitação (licenciatura e bacharelado) e modalidade (presencial e a distância); no mesmo curso de graduação. Os prazos para essas solicitações são divulgados sempre no calendário acadêmico. Os processos acontecem a cada semestre.

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO: A prorrogação para conclusão do curso será autorizada, mediante requerimento do estudante, em período letivo anterior ao do prazo máximo para a conclusão do curso, respeitando a data estipulada no calendário acadêmico. A concessão será de um período letivo e a extensão de prazo por mais um período será condicionada ao cumprimento de um plano de estudos e de metas acadêmicas estabelecidas no processo de autorização de prorrogação para a conclusão. As solicitações posteriores à primeira, deverão ser realizadas pelo estudante no processo inicial, respeitando sempre a data informada no calendário.

REINGRESSO: O reingresso é uma das oportunidades que a Universidade oferece aos alunos que desejam uma nova formação. Podem participar graduados pela Rural ou por qualquer outra instituição de ensino superior. O edital é lançado anualmente, junto com os editais de transferências interna e externa, normalmente no último trimestre do ano, através da sessão de concursos. Para a classificação dos candidatos, provas específicas serão aplicadas.

REINGRESSO INTERNO: Este processo é exclusivo a estudantes diplomados pela Rural e para participar, é necessário ter concluído a primeira graduação há no máximo cinco anos. Além disso, é preciso comprovar que a conclusão no curso de reingresso será realizada no tempo máximo previsto no seu Projeto Pedagógico, somado ao tempo de conclusão na primeira graduação. Esta ação é conduzida pela Prograd e acontece semestralmente.

REINTEGRAÇÃO: Este procedimento consiste na reintegração de ex-aluno não diplomado da UFRRJ para o mesmo curso, desde que o estudante tenha sido desligado há, no máximo, cinco anos e obtido aprovação em pelo menos 20% da matriz curricular. O processo deve ser solicitado na sala 96 do Pavilhão Central (P1) respeitando os prazos estipulados no calendário acadêmico.

REOPÇÃO DE CURSO: Essa prática consiste na mudança de curso de graduação, sem restrição de área de conhecimento. É realizado semestralmente, através de edital, sempre que houver vagas disponíveis, quando assinalado pelas Coordenações. Para participar é preciso ter concluído com aprovação pelo menos 50% dos créditos previstos na matriz curricular do curso de origem, em cada um dos períodos cursados; estar entre o 2º e o 4º período; e possuir Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA) igual ou superior a cinco.

TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA: A transferência interna é a mudança de curso, desde que a opção de destino pertença à mesma área de conhecimento. Já a externa é para estudantes que solicitam transferências de outras instituições de ensino superior. Assim como na outra modalidade, é necessário que existir vagas ociosas. Nos dois casos, a condução dos processos cabe à Divisão de Concursos, que aplicará provas específicas.

WEBMAIL E WI-FI: Para acessar a rede Wi-Fi da Rural, o estudante deve possuir uma conta do Webmail institucional. Para criá-la, basta se dirigir até a sala número 26 do Prédio Principal (P1), próximo ao Espaço Ecumênico, e realizar um cadastro. Com o login e a senha pessoais, cada usuário poderá acessar o seu e-mail institucional e as redes de internet sem fio.

 

– Mapas dos Câmpus

Câmpus Seropédica

Câmpus Nova Iguaçu

O Câmpus Nova Iguaçu está em funcionamento desde o ano de 2006. Nele, está um dos 12 institutos da UFRRJ: o Instituto Multidisciplinar, que abriga 11 cursos de graduação. A Unidade Acadêmica está situada na Avenida Governador Roberto Silveira, próximo ao Viaduto da Posse e da Rodovia Presidente Dutra, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

#BLOCO ADMINISTRATIVO

  • Depto. Administração e Turismo (SALA 101);
  • Depto. Educação e Sociedade (SALA 209);
  • Depto. Histótia e Economia (SALA 210);
  • Depto. Tecnologia e Linguagens (SALA 102);
  • Direção do Câmpus (SALA 309);
  • Direção do Instituto / Protocolo (SALA 310);
  • Representação das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (SALA 312);
  • Venda de Tickets de Refeições (SALA 310).

#BLOCO BIBLIOTECA

  • Biblioteca (entrada pelo 2º andar);
  • Restaurante Universitário (1º andar).

#BLOCO INFORMÁTICA

  • Laboratórios de Informática.
  • Setor de Transportes (SALA 312).

#BLOCO MULTIMÍDIA

  • Auditório do Instituto Multidisciplinar;
  • Depto. de Ciências Jurídicas (SALA 104);
  • Depto. de Letras (SALA 206);
  • Nagrad NI – Núcleo de Apoio a Graduação (SALA 211).

#PRÉDIO DA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Representação da Pós Graduação;
  • Auditório da Pós-Graduação.

#NAGRAD – NOVA IGUAÇU

Visando a perspectiva multicâmpus da nossa Universidade, a Pró-Reitoria de Graduação possui uma representação própria no Câmpus Nova Iguaçu. É o Nagrad-IM, o Núcleo de Apoio a Graduação. O setor está localizado na sala 211, do Bloco Multimídia. Os servidores Renan Arjona e Danielle Colares estão capacitados para prestar o apoio necessário a qualquer solicitação feita pelos alunos do IM. O horário de atendimento é de 9h às 12h e de 13h às 20h. O setor atende pelo ramal 241. Já os e-mails são: nagrad_im@ufrrj.br ou nagrad.im@gmail.com.

 

Câmpus de Três Rios

 

O Câmpus Três Rios está localizado no Sul do estado do Rio de Janeiro e tornou-se realidade através do Projeto de Expansão do Governo Federal, em 2007. A Unidade Acadêmica possui quatro cursos de graduação. O prédio que abriga o Instituto Três Rios possui, dentre outras instalações, uma biblioteca, um auditório e uma cantina. Para facilitar a localização dos setores, o edifício foi dividido em duas alas: Norte e Sul, como podemos ver acima.

#NAGRAD – TRÊS RIOS

Buscando dar maior comodidade aos alunos e eficiência durante os procedimentos, a Prograd também possui uma representação própria no Câmpus Três Rios, o Nagrad-TR. O atendimento do Núcleo de Apoio a Graduação acontece na sala da Direção do Instituto, localizada no 1º andar, da torre Norte. As servidoras Mirian Camacho e Maria das Graças Oliveira estão à disposição dos alunos do ITR para prestar o apoio necessário a qualquer solicitação. O horário de atendimento é de 12h às 22h. O Nagrad-TR atende também pelo telefone (24) 2255-3677.

 

– Cursos Ofertados pela UFRRJ 

Câmpus Seropédica

 

Curso Modalidade Turno Ingresso Total Documentos
1º Período 2º Período Autorização Reconhecimento
Administração* Bacharelado Integral 45 45 90 Delib. CONSU nº 14 – 11.12.69 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Administração** Bacharelado Noturno 45 ø 45 Delib. CONSU nº 14 – 11.12.69 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Administração Pública Bacharelado Noturno ø 45 45 Delib. CONSU nº 031 – 14.08.2009 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Agronomia Bacharelado Integral 75 75 150 Decr 8.319 – 20.10.1910 Port. SERES nº 133 – 01.03.18
Arquitetura e Urbanismo Bacharelado Integral 25 25 50 Delib. CONSU nº 09 – 28.06.00 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Belas Artes**** Licenciatura Noturno/Vespertino 25 25 50 Delib. CONSU nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 618 – 21.11.13
Ciências Agrícolas Licenciatura Integral 35 35 70 Parecer nº 175 – 11.09.1962 Port. SERES nº 847 – 04/08/17
Ciências Biológicas Bacharel/Licenciatura Integral 30 30 60 Delib. CONSU nº 05 – 13.08.68 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Ciências Contábeis Bacharelado Noturno ø 45 45 Delib. CONSU nº 031 – 14.08.2009 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Ciências Econômicas*** Bacharelado Integral 45 45 90 Delib. CONSU nº 14 – 11.12.69 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Ciências Sociais Bacharel/Licenciatura Vespertino 40 40 80 Delib. CONSU nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Comunicação Social – Jornalismo Bacharelado Noturno 45 ø 45 Delib. CONSU nº 31 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 14.08.09
Direito** Bacharelado Noturno 45 ø 45 Port 1.031 – 17.08.10 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Educação do Campo***** Licenciatura Vespertino/Alternância 80 0 80 Delib. nº 55 de 30.04.140 Port 040 – 12.12.07
Educação Física Licenciatura Integral 60 60 120 Delib. CONSU nº 16 – 09.08.74 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Engenharia Agrícola e Ambiental Bacharelado Integral 25 25 50 Delib. CONSU nº 19 – 17.08.99 Port. SERES nº 847 – 04.08.17
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Bacharelado Integral 25 25 50 Delib. CONSU nº 19 – 17.08.99 Port. SERES nº 847 – 04.08.17
Engenharia de Alimentos Bacharelado Integral 30 30 60 Delib. CONSU nº 09 – 09.08.90 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Engenharia Florestal Bacharelado Integral 45 45 90 Decr 1.984 – 10.01.63 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Engenharia de Materiais Bacharelado Integral 30 30 60 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 127 – 24.04.16
Engenharia Química Bacharelado Integral 50 50 100 Delib. CONSU nº 05 – 14.03.66 Port. SERES nº 797 – 14.12.16
Farmácia Bacharelado Integral 30 30 60 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 133 – 01.03.18
Filosofia** Licenciatura Noturno 45 ø 45 Delib. CONSU nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Física Licenciatura Integral 30 30 60 Delib. CONSU nº 15 – 23.12.75 Port. SERES nº 797 – 14.12.16
Geografia Bacharel/Licenciatura Vespertino 40 ø 40 Delib. CONSU nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Geologia Bacharelado Integral 40 ø 40 Delib. CONSU nº 14 – 11.12.69 Port. SERES nº 65 – 15.02.13
História** Bacharel/Licenciatura Noturno ø 60 60 Delib. CONSU nº 10 – 28.06.00 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
História Bacharel/Licenciatura Vespertino 60 ø 60 Delib. CONSU nº 10 – 28.06.00 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Hotelaria Bacharelado Noturno 30 30 60 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 67 – 29.01.15
Letras – Português/Literaturas** Licenciatura Noturno 25 25 50 Delib. CONSU nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Letras – Português/Inglês/Literaturas** Licenciatura Noturno 25 25 50 Delib. CONSU nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Matemática Bacharel/Licenciatura Integral 60 40 100 Delib. CONSU nº 15 – 23.12.75 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Medicina Veterinária Bacharelado Integral 70 70 140 Decr 8.319 – 20.10.1910 Port. SERES nº 133 – 01.03.18
Pedagogia** Licenciatura Noturno 40 ø 40 Delib. CONSU nº 14 – 14.04.06 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Psicologia Bacharelado Integral ø 45 45 Port 2018 – 29.11.2010 Port 040 – 12.12.07
Química** Bacharel/Licenciatura Noturno 40 ø 40 Delib. CONSU nº 05 – 13.08.68 Port. SERES nº 916 – 14.08.17
Química Bacharel/Licenciatura Integral 40 ø 40 Delib. CONSU nº 05 – 13.08.68 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Relações Internacionais Bacharelado Noturno 40 40 80 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Serviço Social Bacharelado Integral ø 40 40 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port 040 – 12.12.07
Sistemas de Informação Bacharelado Vespertino 30 ø 30 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 304 – 16.04.15
Zootecnia Bacharelado Integral 55 55 110 Delib. CONSU nº 14 – 11.12.69 Port. SERES nº 133 – 01.03.18
Câmpus Nova Iguaçu
Curso Modalidade Turno Ingresso Total Documentos
1º Período 2º Período Autorização Reconhecimento
Administração* Bacharelado Noturno 45 45 90 Delib. CONSU nº 14 – 11.12.69 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Ciências da Computação** Bacharelado Vespertino 60 ø 60 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Ciências Econômicas* Bacharelado Noturno 45 45 90 Delib. CONSU nº 34 – 20.07.05 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Direito* Bacharelado Matutino 55 ø 55 Port 1.032 de 17.08.2010 Port. SERES nº 273 – 03.04.17</td
Geografia Licenciatura Matutino ø 50 50 Delib. CONSU nº 31 – 14.08.09 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
História* Licenciatura Noturno 40 40 80 Delib. CONSU nº 37 – 20.07.05 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Letras – Português/Espanhol/Literaturas* Licenciatura Matutino 25 25 50 Delib. CEPE nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Letras – Português/Literaturas* Licenciatura Matutino 25 25 50 Delib. CEPE nº 56 – 27.05.08 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Matemática* Bacharel/Licenciatura Noturno 40 40 80 Delib. CONSU nº 35 – 20.07.05 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Pedagogia* Licenciatura Noturno 40 40 80 Delib. CONSU nº 38 – 20.07.05 Port. SERES nº 1098 – 24.12.15
Turismo* Bacharelado Noturno 40 40 80 Delib. CEPE nº 144 – 22.08.06 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Câmpus Três Rios
Curso Modalidade Turno Ingresso Total Documentos
1º Período 2º Período Autorização Reconhecimento
Administração* Bacharelado Noturno 60 ø 60 Port 324 – 08.08.2011 Port. SERES nº 1341 – 15.12.17
Ciências Econômicas* Bacharelado Noturno 45 ø 45 Port 324 – 08.08.2011 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Direito* Bacharelado Noturno 45 ø 45 Port 324 – 08.08.2011 Port. SERES nº 273 – 03.04.17
Gestão Ambiental Bacharelado Integral 40 ø 40 Port 468 – 22.11.2011 Port. SERES nº 304 – 16.04.15

Cursos de Graduação à Distância oferecidos pela UFRRJ

Curso Modalidade Vagas por semestre Polos
Administração Bacharelado 711 (1422/ano) Angra dos Reis, Barra do Piraí, Cantagalo, Itaperuna, Macaé, Magé, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio das Flores, Rocinha, São Fidélis, São Gonçalo e Saquarema.
Turismo Licenciatura 205 (410/ano) Angra dos Reis, Resende, Saquarema e São Gonçalo.
Total 916 (1832/ano)

– Apresentação do SIGAA e suas funções

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é o espaço para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno. O SIGAA agrupa todas as informações de ensino, pesquisa e extensão (participações em monitorias, projetos de extensão e bolsas de iniciação científica).

Com o SIGAA muitas informações, declarações e atestados, relativos ao acompanhamento acadêmico podem ser obtidos através da internet, e o deslocamento até à Universidade não é mais necessário para este fim. Com o SIGAA os processos internos da UFRRJ têm mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações. Com o SIGAA você pode avaliar as aulas individualmente, e ao final do período letivo realizar a avaliação da disciplina de uma forma mais efetiva. Tais informações serão vitais para o combate da retenção e da evasão escolar.

O SIGAA permite a criação de “turmas virtuais” onde docente e discentes terão uma comunicação mais fluida, clara e abrangente. Dados dos planos de aula, cronograma letivo, material de apoio, lançamento de frequências e notas poderão ser facilmente acessados.

Como acessar

Alunos e ex-alunos podem acessar o novo sistema acadêmico da UFRRJ. Para isso, é necessária a realização de um autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesse procedimento será preciso incluir dados como matrícula, ano/semestre inicial e informações de identificação civil. Ao fim do autocadastro, o aluno (ou ex-aluno) terá um nome de usuário e uma senha de acesso ao SIGAA.

SIGAA pelo Brasil

No último levantamento realizado pela Superintendência de Informática UFRN, em outubro de 2018, o módulo do SIGAA já estava implantado em 18 instituições educacionais em todo o Brasil e, em processo de implantação, em 30 universidades e 8 institutos federais.

 

– Alojamento e Restaurante Universitário

ALOJAMENTO ESTUDANTIL: A UFRRJ possui 12 prédios de Moradia Estudantil, sendo seis masculinos e seis femininos, nos quais, atualmente, residem cerca de 1.500 estudantes. Desse total, cerca de 800 são homens e 700 são mulheres. Todos os prédios da Residência Estudantil estão no Câmpus Seropédica. A seleção para a ocupação das vagas disponíveis na Moradia Estudantil é feita no início de cada semestre letivo, mediante a publicação de edital no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). Nele, estão discriminados o cronograma com as datas do processo seletivo e a listagem de todos os documentos exigidos no ato da sua inscrição.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO:

O Restaurante Universitário (RU) é o famoso “bandejão”. Nele estudantes dos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu podem tomar café da manhã, almoçar e jantar. Para acessar o RU, o aluno deve possuir um ticket, específico para cada tipo de refeição, e a carteirinha estudantil. Na sede, atualmente, cerca de 4.500 (quatro mil e quinhentas) refeições são distribuídas por dia, nas modalidades de desjejum (café da manhã), almoço e jantar. Já o bandejão do câmpus Nova Iguaçu tem capacidade para fornecer até 1.000 (mil) refeições diárias. A venda de tickets acontece na sala 35, do Pavilhão Central, em Seropédica, de 8h às 15h. Já em Nova Iguaçu, os estudantes devem comprar seus tickets na sala 310, do Bloco Administrativo, no horário de 10 às 18h30. O valor unitário é de R$ 0,70 para café da manhã e R$ 1,45 para almoço ou jantar.

 

– Posto Médico, Biblioteca e Transporte

Posto Médico: Todos os estudantes matriculados na Rural podem acessar os serviços de saúde mantidos pelos municípios onde a Universidade está instalada (Nova Iguaçu, Seropédica e Três Rios), tendo em vista que o SUS garante o acesso integral, universal e igualitário à população brasileira. Mas em razão do Câmpus Seropédica abrigar estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, se torna necessária a existência do posto médico, que desde a sua criação, mantém uma equipe de profissionais da saúde, responsável por prestar serviços de atendimento médico e ambulatorial, de enfermagem e de assistência social. Tais atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, exceto nos feriados. O posto médico dispõe ainda de um serviço de emergência que opera 24 horas por dia, com atendimento médico e de enfermagem. O posto fica próximo aos alojamentos femininos.

Biblioteca Central: Para utilizar os serviços oferecidos pela Biblioteca é necessário realizar um cadastro. O interessado deve apresentar o formulário de inscrição preenchido, com a seguinte documentação: comprovante de residência, carteira de estudante e uma foto recente 3×4. Alguns institutos possuem bibliotecas setoriais, como o IM, ITR e ICHS, por exemplo. Além disso, a Rural tem uma biblioteca virtual com 54 títulos e 373 exemplares em e-book. O aluno pode acessar qualquer um dos livros digitais de dentro ou de fora da Universidade. Já o empréstimo de impressos poderá ser feito por até sete dias corridos, sendo a quantidade limitada a duas unidades.

Transporte: Com o objetivo de facilitar a locomoção dos estudantes no Câmpus Seropédica, a Universidade Rural do Rio possui ônibus que circulam em diversos horários. Os circulares passam por todos os institutos da sede. Em horários específicos, as viagens são estendidas até o centro de Seropédica, principalmente no início da manhã e no fim da noite.

 

– Bolsas Acadêmicas: PET, PIBID e Monitoria

PET: Oprograma de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com a tutoria de um docente.
Os grupos são orientados pelo princípio da união entre ensino, pesquisa e extensão. As bolsas PET são fnanciadas pelo MEC, mediante seleção por edital. As seleções ocorrem conforme o calendário de cada projeto. A forma-
ção de Grupos PET na UFRRJ tem representado uma conquista dos Cursos de Graduação, refletndo o compromisso deseus professores e estudantes com um processo de qualificado de formação profissional, cientfca e cidadã. Atualmente, a Rural possui 14 grupos PET, distribuídos em seus três câmpus.

PIBID: Com o objetivo de valorizar e incentivar a formação dos estudantes das Licenciaturas, o Governo Federal instituiu o Programa de Bolsas de Incentivo à Docência (Pibid). A Universidade tem atualmente 533 bolsas para que estudantes de 14 cursos de graduação desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão em Escolas Públicas de Seropédica, Nova Iguaçu e Mesquita. A partir desse quantitativo de bolsas, o projeto propõe, além da aproximação física com a presença constante dos universitários no ambiente escolar, o envolvimento educacional e afetivo dos discentes da UFRRJ com as escolas parceiras.

Monitoria: A monitoria oferece ao universitário um excelente espaço de aprendizagem e vivências acadêmicas com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas e práticas em disciplinas ou áreas de conhecimento sob a orientação de um docente. A função do monitor de ensino só pode ser exercida por alunos que tenham cursado e obtido os créditos da disciplina à qual se destina a vaga com média superior a sete. A monitoria pode ser remunerada ou voluntária, sendo que o monitor deve cumprir doze horas de atividades por semana, que não poderão ser coincidentes com os horários de aula das disciplinas em que esteja matriculado. A seleção de monitores é feita mediante prova específica da disciplina, divulgada em Edital.

– Calendário Acadêmico 

Julho

29 Segunda Início do segundo período letivo de 2019.

 

Agosto

12 Segunda Início da Semana reservada para Colações de Grau (Previsão).

15 Quinta Prazo final para cancelar a matrícula em uma ou mais disciplinas.

22 Quinta Término do prazo para renovação do trancamento de matrícula na UFRRJ através do SIGAA.

27 Terça Data final para solicitação de movimentação interna [mudança de Campus, mudança de turno, mudança de modalidade (presencial ou à distância) no mesmo curso de graduação].

 

Setembro

04 Quarta Dia para realização Atividades Coletivas e Interdisciplinares (Cursos, Departamentos, Institutos, Campi).

07 Sábado Feriado Nacional (Independência).

26 Quinta Prazo final para solicitação de reingresso interno para nova modalidade/habilitação no mesmo curso de graduação da UFRRJ

 

Outubro

01 Terça Feriado Municipal em Seropédica (Dia da Padroeira).

02 Quarta Dia para realização Atividades Coletivas e Interdisciplinares (Cursos, Departamentos, Institutos, Campi).

02 Quarta Início do prazo para abertura de processo mobilidade nacional para cursar disciplinas no primeiro período letivo de 2020.

12 Sábado Feriado Nacional (Dia da Padroeira do Brasil).

24 Quinta Prazo final para trancamento de matrícula no Curso de Graduação no segundo período letivo de 2019.

24 Quinta Prazo final para solicitação de prorrogação do prazo do curso e reintegração ao curso de graduação para ex-alunos para o primeiro período letivo de 2019.

28 Segunda Feriado (Dia do Servidor Público).

31 Quinta Término do prazo para abertura de processo mobilidade nacional para cursar disciplinas no primeiro período letivo de 2020.

 

Novembro

01 Sexta Início do prazo para abertura de processo mobilidade intra-campi para cursar disciplinas no primeiro período letivo de 2019, presencial.

02 Sábado Feriado Nacional (Dia de Finados).

08 Sexta Dia para realização Atividades Coletivas e Interdisciplinares (Cursos, Departamentos, Institutos, Campi).

15 Sexta Feriado Nacional (Dia da Proclamação da República).

20 Quarta Feriado Estadual (Dia de Zumbi dos Palmares).

30 Sábado Término do prazo para abertura de processo mobilidade intra-campi para cursar disciplinas no primeiro período letivo de 2019, presencial.

 

Dezembro

02 Segunda Início da Semana de Optativas.

06 Sexta Término da Semana de Optativas.

06 Sexta Início do período para lançamento das notas finais no Sistema Acadêmico.

07 Sábado Término do segundo período letivo de 2019.

08 Domingo Início do recesso escolar.

15 Domingo Prazo final para lançamento das notas finais no Sistema Acadêmico.

25 Quarta Feriado Nacional (Natal).

 

Acesse Calendário e confira todos os calendários acadêmicos da UFRRJ.

 

– Telefones 

INSTITUTOS

Agronomia – 3787-3755

Biologia – 2682-1763

Ciências Exatas – 2682-1872

Ciências Humanas e Sociais – 2682-1042

Ciências Sociais Aplicadas – 2682-1042

Educação – 2682-1841 / 2681-4862

Florestas – 2682-1128 / 3787-4033

Multidisciplinar (N. Iguaçu) – 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0815

Tecnologia – 3787-3750

Três Rios – (24) 2255-3677

Veterinária – 2682-1711

Zootecnia – 2682-1063 / 3787-3975

 

REITORIA

Secretaria – 2682-1080 / 2682-1090

Telefonista – 2681-4600

Coord. de Comunicação – 2682-2915

Prefeitura Universitária – 2681-4650

 

PRÓ-REITORIAS

Graduação – 2682-1112 / 2682-2911

Assuntos Estudantis – 2681-4684 / 2682-1795

Extensão – 2681-4691 / 2681-4692

Pesquisa e Pós-Graduação – 2681-4704 / 2681-4709

Assuntos Financeiros – 2681-4672

Assuntos Administrativos – 2681-4657

 

SERVIÇOS AO ALUNO

Acompanhamento Psicológico – 2681-4688

Biblioteca Central – 2681-4632 / 2681-4697

Diretório Central dos Estudantes – 2681-4689

Divisão de Saúde – 2681-4644

Guarda e Vigilância – 2681-3186

Imprensa Universitária – 3787-3981

Restaurante Universitário C. Seropédica – 2682-2913 / 3787-3748

 

Para acessar outros telefones entre no portal Catálogo Telefônico da UFRRJ.

 


Postado em 31/07/2019 - 16:11 -

Notícias Relacionadas

Validação do vínculo de ingressantes 2021-2 (confirmação de interesse na vaga)
Relação de Matriculados nos cursos de Belas Artes e Educação do Campo para 2020-2
Ingressantes de 2020.2 já podem fazer o autocadastro no SIGAA
Comunicado sobre início de atividades para ingressantes de 2020

Últimas Notícias

Skip to content