Estamos em contagem regressiva para a vigésima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá entre os dias 16 e 19 de outubro de 2023 nos câmpus Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Oficinas e mostras científicas promovidas pelo Jardim Botânico e pelos herbários da Universidade integram a programação do evento e contribuem para divulgar o conhecimento sobre a flora brasileira. Confira a seguir as atividades oferecidas por estes espaços.
No Jardim Botânico (JB/UFRRJ), o público poderá conhecer o meliponário, um espaço dedicado à conservação de abelhas nativas sem ferrão. A visita ao meliponário será a última etapa da oficina de confecção de iscas pets para a captura de abelhas, oferecida no dia 17/10, que irá apresentar a diversidade das abelhas nativas e oferecer estratégias para construção de iscas pets com recursos como garrafas pet, papelão e jornal. Além disso, os participantes irão participar da instalação das iscas pets nas mediações do JB/UFRRJ. A participação na oficina é uma oportunidade para quem deseja saber mais do mundo das abelhas e iniciar o hobby da meliponicultura.
No dia 18/10, o JB/UFRRJ será palco da mostra científica Plantas fantásticas e onde habitam. Das 10 às 16 horas, os participantes poderão aprender sobre a diversidade de plantas vasculares que ocorrem em diversos ecossistemas tropicais, além de refletir sobre o impacto das mudanças climáticas na distribuição destas espécies, por meio de jogos didáticos e de uma trilha guiada pelo Jardim Botânico para a observação de plantas em diferentes ambientes.
Ao longo do dia 18/10, o público também poderá participar de três oficinas. Às 10 horas, o tema será a Colagem com Elementos Naturais: Conexão com a Mata Atlântica. Já às 13 horas, acontecerá a oficina Cultivo e conservAção de briófitas em terrário. E, das 14 às 16 horas, será promovida a oficina Pomar das Myrtaceae: descobrindo novos sabores, com visita ao Pomar Graziela Maciel Barroso (Pomar das Myrtaceae), que abriga plantas frutíferas ainda pouco exploradas pela população. A família Myrtaceae, representada pelas espécies das pitangas, araçás, jabuticabas, gabirobas e cambucás, possui mais de mil espécies com frutos carnosos e saborosos.
Já no Herbário RBR do Departamento de Botânica da UFRRJ, o destaque da programação são as plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) e as begônias. No dia 17/10, acontecerá a oficina Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’S) – a divulgação científica das espécies do acervo do Herbário RBR. Por meio de dinâmicas de grupo, os participantes irão aprender mais sobre as PANC’s e sobre a importância da taxonomia no consumo de vegetais. Posteriormente, serão apresentadas o que são coleções botânicas e como funcionam os herbários. Por fim, o público poderá vivenciar o trabalho dentro de um herbário, por meio de ações imersivas e da produção de uma miniexsicata.
No dia 18/10, às 10 horas, a oficina Begônias famosas e raras irá apresentar a variedade de folhagem e floração que fazem das begônias plantas raras e famosas. Além do potencial ornamental das espécies nativas e cultivares, a oficina abordará o potencial limitado das espécies para colonizar novas áreas das florestas e as lacunas a serem preenchidas para a classificação do estado de conservação das espécies. Com o jogo “SuperBegoniaceae”, elaborado pelos bolsistas do projeto de extensão do Herbário RBR, os participantes poderão reconhecer o risco de extinção das espécies de begônias, que ocorrem nas florestas ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, no estado do Rio de Janeiro.
No dia 19/10, a partir das 8 horas, no Salão Vermelho do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) do câmpus Seropédica, acontecerá a mostra científica Projetos Associados ao Laboratório de Micologia/DEnF e Herbário Fitopatológico “Verlande Duarte Silveira”, em que serão apresentados os resultados de diversas pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito do Herbário Fitopatológico. Clique aqui para consultar a programação completa da mostra.
Para conhecer mais do Jardim Botânico e dos herbários da UFRRJ, incluindo suas pesquisas e coleções, não deixe de participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Confira no site do evento a programação completa nos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.
Para participar da SNCT não é necessário se inscrever. Contudo, as inscrições estão abertas para quem desejar receber certificado de participação. Para se inscrever, clique aqui. Em caso de dúvidas sobre como efetuar a inscrição, acesse o tutorial preparado pela organização do evento: Guia para a inscrição em atividades da SNCT 2023
A inscrição prévia também é recomendada para escolas e colégios públicos ou particulares que desejem participar da programação com grupos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições para o público escolar também estão abertas até o dia 10/10. Para mais informações, clique aqui.
Acompanhe as atualizações sobre o evento no site: https://snct.im.ufrrj.br/
Serviço
Jardim Botânico da UFRRJ
Localização – Câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/BFXZF8B3BDpe5r2Y9
E-mail: jardimbotanico.rural@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/jardim.ufrrj/
Herbário RBR
Localização – Prédio da Biodiversidade, rua UO, s.n., câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/o5UVD35YuAfkcFLK6
E-mail: herbariorbr@ufrrj.br
Instagram: https://www.instagram.com/herbariorbr/
Herbário Fitopatológico Verlande Duarte Silveira
Localização – Departamento de Entomologia e Fitopatologia (DEnF), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Câmpus Seropédica da UFRRJ: https://maps.app.goo.gl/PUTrYGQCXUotB4QP7
E-mail: naac.proext@ufrrj.br
Leia também:
Museus da UFRRJ têm programação especial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Inscrições abertas para minicursos gratuitos nos câmpus Seropédica e Nova Iguaçu da UFRRJ
Saiba como participar das atividades gratuitas promovidas pela Universidade na SNCT
UFRRJ convida escolas e colégios para o maior evento de popularização da ciência do Brasil
Por Michelle Carneiro (jornalista) e Yasmin Alves (estagiária de Jornalismo) – Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).