Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Funcionário surdo desperta em ruralinos do ICSA o desejo de aprender Libras

Funcionário surdo desperta em ruralinos do ICSA o desejo de aprender Libras

Sinais de integração

Laura Rosa (*)

 

Oséias Silva (em pé, à esq.) e Gustavo Cabral (em pé, à dir.) dão aula de Libras aos servidores do ICSA

A técnica-administrativa da Rural Elisângela Costa teve a iniciativa de criar um curso de capacitação em Libras destinado aos servidores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), câmpus Seropédica. O curso iniciou no dia 22 de outubro e terá a duração de oito semanas.

 

A capacitação foi posta em prática em razão da necessidade gerada pela chegada de Gustavo Cabral, funcionário terceirizado que trabalhava no câmpus Nova Iguaçu e veio cobrir as férias de um colega no câmpus Seropédica. Gustavo é surdo; o que, inicialmente, dificultava a comunicação com os demais funcionários.

A dificuldade de comunicação quase fez com que Gustavo fosse dispensado de alguns serviços. Vendo isso, Elisângela procurou uma solução. “Eu comecei a pensar que a gente faz inglês, espanhol, alemão… o que quiser. Mas por que não estudamos Libras para nos comunicar com as pessoas que estão presentes em nosso dia a dia?”, indagou.

Foi deste questionamento que surgiu a ideia de promover um curso de Libras. Até então, apenas um funcionário se comunicava com Gustavo: Oséias Silva, técnico-administrativo do ICSA que é fluente em Libras graças a um projeto da igreja que frequenta. É Oséias quem, com o auxílio do próprio Gustavo, ministra as aulas de Libras.

Elisângela pontuou, ainda, que foi a primeira vez que o Instituto ofereceu uma capacitação como essa. Com o interesse de professores e demais servidores, o diretor do ICSA, Daniel Ribeiro, abriu o curso para todos que trabalham no Instituto.

 

Em Nova Iguaçu, projeto divulga importância da Língua Brasileira de Sinais

 

Ouvintes e surdos treinam em libras no encontro inclusivo ‘Diálogo entre surdo e ouvinte’

Recentemente as expressões faciais de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) tornaram-se motivo de memes nas redes sociais, como aconteceu após pronunciamento de Jair Bolsonaro ao fim do segundo turno das eleições. Para a professora Luciane Rangel, do departamento de Letras, a situação retrata desconhecimento com a Língua.

“Infelizmente as pessoas não conhecem Libras, não sabem que é uma língua que tem sua estrutura gramatical composta por cinco parâmetros, sendo um deles a expressão facial. Esta é uma língua gestual e espaço-visual que existe há muitos anos, porém reconhecida no Brasil apenas no ano de 2002”, pondera.

A docente, que também é surda, coordena uma equipe composta por professores convidados, uma intérprete e monitores voluntários no projeto de extensão RuraLibras. As atividades iniciaram em 2017 com o objetivo de divulgar a importância da língua; de repensar as falhas existentes em vários contextos sociais; bem como de qualificar, fortalecer, preservar e valorizar a Libras. Realizam-se palestras; oficinas; encontros inclusivos entre surdos e ouvintes; cine-debate sobre filmes na área; dentre outras atividades.

No dia 7 de dezembro acontecerá no Instituto Multidisciplinar (IM) o II Encontro Estadual do Ensino de Libras Para Crianças e Adolescentes Ouvintes, que contará com a presença de parlamentares envolvidos com projeto de Libras como segunda língua (L2) na educação básica e, também, de gestores de escolas que oferecem em suas escolas a Libras como disciplina curricular.

“Consideramos fundamental que as crianças ouvintes aprendam Libras o mais cedo possível, pois têm mais facilidade de aquisição de língua de sinais e aprendem, também, a respeitar a cultura e a língua de sujeitos surdos. Isso diminuiria a barreira da comunicação entre surdo versus ouvinte nas escolas, na família, na sociedade”, explica Luciane.

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto RuraLibras, envie um e-mail para ruralibras@gmail.com

 

(*) Estagiária de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).

 

Publicado originalmente no Rural Semanal 14/2018.

 

 


Postado em 29/11/2018 - 14:03 -

Notícias Relacionadas

UFRRJ oferece 600 vagas para curso gratuito de especialização em Educação Especial
UFRRJ lança Plano de Acessibilidade com diretrizes e metas para 2021-2025
Parceria da UFRRJ com governo do RJ vai expandir projeto para crianças com Síndrome do Zika Vírus
UFRRJ cria plataforma para popularizar termos científicos em Libras
UFRRJ estuda a escolarização e o desenvolvimento de crianças com síndrome congênita do Zika Vírus

Últimas Notícias

Skip to content