Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > UFRRJ cria plataforma para popularizar termos científicos em Libras

UFRRJ cria plataforma para popularizar termos científicos em Libras

Conheça o RecLibras, uma plataforma aberta, pública, inovadora e gratuita

Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) desenvolveram um repositório para Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltado para ciências. Chamada de Repositório Científico de Libras (RecLibras), a plataforma funciona como centralizadora de conhecimentos em Libras para termos científicos, o que promoverá a inclusão de estudantes surdos. A ferramenta permitirá identificar quais sinais já foram criados para certas grandezas e avaliar quais são mais adequados, além de detectar quais são os conceitos que ainda não dispõem de sinais.

A ideia é criar uma comunidade virtual que permita a troca de informações entre os diversos atores envolvidos com a Educação. Professores, por exemplo, poderão cadastrar sinais em Libras que serão usados em suas aulas. Intérpretes terão uma fonte de consulta que facilitará sua ação, enquanto a comunidade surda poderá participar ativamente do processo de validação dos sinais disponíveis na plataforma. O projeto foi idealizado pelos docentes da UFRRJ Frederico Cruz, do Departamento de Física, e Sérgio Serra, do Departamento de Computação, com apoio de Ana Carla Ziner, do Departamento de Letras e Comunicação.

“O aspecto mais importante do  RecLibras é o fato de ser um repositório aberto no qual qualquer pessoa poderá cadastrar um sinal e este não ficará restrito a ações de um grupo específico”, explica o professor Frederico Cruz, que realiza periodicamente, desde 2009, um workshop para discutir as possibilidades do ensino inclusivo da Física, bem como das demais disciplinas científicas, nos diferentes níveis e modalidades de formação.

Entenda como funciona a plataforma

RecLibras é um repositório de dados que abriga sinais em Libras e seus meta descritores, com interfaces web bem simplificadas para reduzir o esforço de utilização por parte dos usuários. Trata-se de uma plataforma aberta, pública, inovadora e gratuita que opera na nuvem de computadores da Amazon Web Services (AWS), por isso é escalável e suporta múltiplos usuários.

“A plataforma não apenas disponibiliza os sinais em vídeo, mas também suas descrições em signwriting [um sistema de escrita das línguas gestuais] e em Língua Portuguesa, além de oferecer  ligações a recursos da web de dados, como ao conteúdo acadêmico/científico subjacente ao termo”, explica o professor Sérgio Serra. Tal funcionalidade permite que o aluno surdo aprenda o termo em Libras, ao mesmo tempo em que acessa materiais em português.

Os usuários da plataforma possuem perfis distintos: o perfil pesquisador permite cadastrar vídeos de sinais em Libras para um termo específico; o moderador é responsável por avaliar a legitimidade e a acurácia dos sinais cadastrados; já o administrador é responsável por definir os vídeos termos para que eles apareçam para o usuário final.

O catálogo de vídeos da ferramenta está organizado em oito áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

A primeira versão do protótipo do RecLibras foi desenvolvida em 2018,  por Felipe Calé, egresso do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ. Enquanto a segunda versão, mais atual e ampliada, foi desenvolvida em 2020 pelo egresso Caio Bittencourt. Ambas sob orientação dos docentes Sérgio Serra e Frederico Cruz, e com apoio de Paulo Simeão de Carvalho, professor da Universidade do Porto, em Portugal.

LibrasTI: um outro recurso

Os alunos do grupo PET-SI e do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ também colaboraram no desenvolvimento de um aplicativo móvel denominado LibrasTI, cujo objetivo é promover a inclusão de surdos no campo tecnológico por meio da difusão de termos de Tecnologia da Informação (TI) em Libras. Os vídeos cadastrados no app estão sendo migrados para o RecLibras, e poderão ser acessados em ambas as plataformas. O aplicativo LibrasTI é público e gratuito e está disponível para download na Play Store.

Colabore com o RecLibras

Os pesquisadores da UFRRJ enfatizam a importância da ampla divulgação do projeto, para que intérpretes, pesquisadores na área de Educação, a comunidade surda e a população em geral possam participar diretamente do RecLibras. “Desde sua concepção, o projeto está aberto a abraçar novos colaboradores e a receber novos avaliadores técnicos de sinais, bem como novos conteúdos”, conclui Sérgio.

Faça seu cadastro por meio do link a seguir: http://www.reclibras.ufrrj.br/register

Assista ao vídeo para saber mais sobre o funcionamento da plataforma:

Para entrar em contato com a equipe responsável, envie um e-mail para: reclibras@pet-si.ufrrj.br

 

Por Michelle Carneiro, jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).


Postado em 24/03/2021 - 09:41 -

Notícias Relacionadas

UFRRJ e PUC-Rio unem forças pela qualidade de vida de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
Cientistas da UFRRJ são reconhecidos por pesquisa sobre sequestro de carbono em áreas reflorestadas
Com apoio técnico da UFRRJ, cachaça de Paraty obtém reconhecimento do INPI
Setenta professores da Rural são contemplados no edital APQ1 da Faperj
Agência de Inovação da UFRRJ lança Vitrine Tecnológica da instituição

Últimas Notícias

Skip to content