Desafio. Empenho. Superação. Estas foram palavras pronunciadas na inauguração das salas de aula e administrativas do Centro Integrado de Ciências da Saúde (Anatômico). Localizado no câmpus Seropédica, na rua atrás da Imprensa Universitária, o espaço é gerido pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), e já vem recebendo turmas atendidas pelos departamentos de Anatomia Animal e Humana, Ciências Farmacêuticas e Ciências Fisiológicas. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), há expectativa de que as obras no restante do complexo – que inclui laboratórios e farmácia universitária – sejam iniciadas no ano que vem.
Realizado em 5 de setembro, o evento de entrega das salas teve presença do reitor da UFRRJ Ricardo Berbara; do pró-reitor de Planejamento, Roberto Rodrigues; da diretora do ICBS, Solange Brandolini; e do professor Ricardo Miranda (Instituto de Agronomia), que foi reitor por dois mandatos, entre 2005 e 2013. Na plateia, cerca de 50 pessoas – entre estudantes, técnicos, professores e representantes da Administração Central – acompanharam o descerramento da placa de inauguração e ouviram discursos que mesclavam manifestações de agradecimento e de orgulho pela missão cumprida.
“É uma alegria perceber que esta inauguração ultrapassa as fronteiras do ICBS e da própria instituição”, disse o reitor. “Isso demonstra a capacidade de o setor público se superar”.
Com projeto iniciado em 2011, na gestão do professor Ricardo Miranda, a obra teve início no ano seguinte, sendo interrompida em 2016 por falta de recursos. Diante da deterioração do prédio, aliada à necessidade de atender a demanda por salas de aula, a atual Administração Central buscou alternativas de financiamento para avançar na finalização do prédio principal. Neste caso, foram captados recursos junto ao Ministério da Educação (MEC) por meio de “Termo de Execução Descentralizada” – um valor extraordinário, fora do orçamento, para realizar um objetivo determinado. A partir daí, foi possível conseguir dinheiro para obra e mobiliário.
Com a inauguração do prédio principal do Anatômico, 25 turmas que estavam no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) foram realocadas para o novo espaço. “Isso representa cerca de 50 disciplinas, ou 200 horas semanais, englobando 1.900 alunos”, contabilizou a diretora do ICBS, Solange Brandolini.
“Nossos próximos passos serão a conclusão dos laboratórios e a criação de uma farmácia universitária, que vai atender a comunidade de Seropédica com medicamentos mais baratos”, disse o pró-reitor de Planejamento, Roberto Rodrigues.
Durante a cerimônia de inauguração, os integrantes da Administração Central parabenizaram e destacaram o apoio de setores como a Prefeitura Universitária; as Coordenadorias de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea) e de Desenvolvimento Institucional (Codin), ligadas à Propladi; o Departamento de Material e Serviços Auxiliares (DMSA), ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf); e o trabalho dos funcionários terceirizados.
Texto: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)
Fotografias: Miriam Braz (CCS/UFRRJ)