Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Universidade inaugura salas do Centro Integrado de Ciências da Saúde

Universidade inaugura salas do Centro Integrado de Ciências da Saúde

Mais que um prédio

 

Ricardo Berbara (em pé): “Esta inauguração demonstra a capacidade de o setor público se superar”

Desafio. Empenho. Superação. Estas foram palavras pronunciadas na inauguração das salas de aula e administrativas do Centro Integrado de Ciências da Saúde (Anatômico). Localizado no câmpus Seropédica, na rua atrás da Imprensa Universitária, o espaço é gerido pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), e já vem recebendo turmas atendidas pelos departamentos de Anatomia Animal e Humana, Ciências Farmacêuticas e Ciências Fisiológicas. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), há expectativa de que as obras no restante do complexo – que inclui laboratórios e farmácia universitária – sejam iniciadas no ano que vem.

 

Realizado em 5 de setembro, o evento de entrega das salas teve presença do reitor da UFRRJ Ricardo Berbara; do pró-reitor de Planejamento, Roberto Rodrigues; da diretora do ICBS, Solange Brandolini; e do professor Ricardo Miranda (Instituto de Agronomia), que foi reitor por dois mandatos, entre 2005 e 2013. Na plateia, cerca de 50 pessoas – entre estudantes, técnicos, professores e representantes da Administração Central – acompanharam o descerramento da placa de inauguração e ouviram discursos que mesclavam manifestações de agradecimento e de orgulho pela missão cumprida.

 

“É uma alegria perceber que esta inauguração ultrapassa as fronteiras do ICBS e da própria instituição”, disse o reitor. “Isso demonstra a capacidade de o setor público se superar”.

 

Com projeto iniciado em 2011, na gestão do professor Ricardo Miranda, a obra teve início no ano seguinte, sendo interrompida em 2016 por falta de recursos. Diante da deterioração do prédio, aliada à necessidade de atender a demanda por salas de aula, a atual Administração Central buscou alternativas de financiamento para avançar na finalização do prédio principal. Neste caso, foram captados recursos junto ao Ministério da Educação (MEC) por meio de “Termo de Execução Descentralizada” – um valor extraordinário, fora do orçamento, para realizar um objetivo determinado. A partir daí, foi possível conseguir dinheiro para obra e mobiliário.

 

Com a inauguração do prédio principal do Anatômico, 25 turmas que estavam no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) foram realocadas para o novo espaço. “Isso representa cerca de 50 disciplinas, ou 200 horas semanais, englobando 1.900 alunos”, contabilizou a diretora do ICBS, Solange Brandolini.

 

“Nossos próximos passos serão a conclusão dos laboratórios e a criação de uma farmácia universitária, que vai atender a comunidade de Seropédica com medicamentos mais baratos”, disse o pró-reitor de Planejamento, Roberto Rodrigues.

 

Durante a cerimônia de inauguração, os integrantes da Administração Central parabenizaram e destacaram o apoio de setores como a Prefeitura Universitária; as Coordenadorias de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea) e de Desenvolvimento Institucional (Codin), ligadas à Propladi; o Departamento de Material e Serviços Auxiliares (DMSA), ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf); e o trabalho dos funcionários terceirizados.

 

Texto: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)

Fotografias: Miriam Braz (CCS/UFRRJ)

 

 


Postado em 09/09/2019 - 17:07 - Atualizado em 11/09/2019 - 15:40

Notícias Relacionadas

Em 2022, todos os câmpus da UFRRJ contarão com serviços especializados em manutenção predial
Programa de Eficiência Energética na UFRRJ apresenta seus resultados
Reitor da UFRRJ participa de reunião para tratar de investimentos na BR-465
Programa de Eficiência Energética na UFRRJ pode reduzir pela metade o valor da conta
Programa de Eficiência Energética na UFRRJ pode reduzir pela metade o valor da conta

Últimas Notícias

Skip to content