Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Universidade recebe ‘Fórum da Juventude: Agenda 2030’

Universidade recebe ‘Fórum da Juventude: Agenda 2030’

Por Filipe Lima e Laura Rosa (*)

De acordo com a ONU, a Agenda 2030 “é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”

O Auditório Prof. Hilton Sales recebeu, nesta quarta-feira (20), o ‘Fórum da Juventude: Agenda 2030 – Rio’. O evento faz parte de uma série de diálogos sobre políticas públicas e a viabilidade da implantação das mesmas através de ODS – sigla para “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” – compilado de metas globais a serem debatidas e estabelecidas pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a ideia de estimular o ativismo ainda na juventude, o Fórum contou com alunos de diversas escolas municipais e estaduais, além dos próprios alunos da Rural. Ao longo do encontro, os participantes puderam manifestar interesse por cada um dos 17 temas presentes nos ODS, à medida que se reuniam em mesas de discussões realizadas por todo o prédio principal.

“O que eu achei mais legal foi não ver só universitários por aqui”, afirmou João Pedro Martins, facilitador do Fórum e também assessor de informação da Casa Fluminense. “Muita gente engajada em coletivos, debatendo sobre seus bairros e territórios, assim como muitos estudantes que ainda não estão na universidade. Isso contribui não só para o debate, mas também para o objetivo paralelo, que é abrir as portas da universidade para outras pessoas”.

Desse espaço, surgiram propostas que serão levadas diretamente ao Fórum da Juventude da América Latina e do Caribe, que ocorre entre os dias 18 e 20 de abril, em Santiago, no Chile.

(*) Estagiários de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

Postado em 21/03/2019 - 16:12