Quem circula pelo câmpus Seropédica observa que há várias obras sendo realizadas desde o segundo semestre do ano passado. Atualmente, há 18 projetos de construção ou reforma em andamento na Universidade. O Rural Semanal sobe no andaime e traz um resumo das principais intervenções (“Transformações em curso”, pág. 4 e 5), mostrando os critérios para escolha de prioridades e o fluxograma de uma obra.
Na entrevista da semana (“Violência enraizada e impactos educacionais”, pág. 3), a professora Flora Daemon (Jornalismo/UFRRJ) comenta casos recentes de violência em escolas, seus reflexos sociais e os debates provocados. “Enquanto as instituições educacionais não se tornarem lugares de estímulo, tolerância, pluralidade e de amparo, infelizmente esses casos tendem a se repetir em maior frequência”, opina a pesquisadora, que é autora do livro ‘Sob o signo da infâmia: as estratégias midiatizadas de jovens homicidas/suicidas em ambientes educacionais’ (Editora Garamond).
Também nesta edição, duas ações de extensão que aproximam a juventude da Universidade e lhe apresentam perspectivas de transformação de sua realidade. No texto “Agroecologia e juventudes” (pág. 6), focalizamos o projeto ‘Formação Agroecológica para Jovens Cidadãos do Rio de Janeiro’, fruto da parceria entre UFRRJ e Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Rio de Janeiro (Sead). Na página 7, espaço para o ‘Zootour: Serô na Rural’, um projeto de extensão do Instituto de Zootecnia que busca motivar alunos da rede pública de ensino de Seropédica a ingressar na Universidade.
Então, caro leitor, mãos à obra! Não deixe de ler estes e outros assuntos no Rural Semanal 02/2019, disponível para download em https://bit.ly/2WENPuo