Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Prograd esclarece sobre pré-matrícula para 2016-1 e desbloqueio da ferramenta no quiosque

A Pró-Reitoria de Graduação orienta, através deste comunicado, sobre algumas questões relacionadas ao período de pré-matrícula em disciplinas e pertinentes ao desbloqueio do acesso à ferramenta de inscrição às vagas.

1.   A matrícula em disciplinas é dividida em quatro fases: pré-matrícula (1ª etapa), pré-matrícula (2ª etapa), 1ª fase de ajustes e 2ª fase de ajustes.

Capturar2.   A classificação para a ocupação de vagas não acontece por ordem de inscrição como muitos pensam. Ou seja, não faz diferença escolher a turma no primeiro ou no último dia de uma etapa de pré-matrícula. A ordem de prioridade é estabelecida através de pontos acumulados pelo estudante, conforme a tabela ao lado:

3.   Entre as duas fases de pré-matrículas não existe ocupação de vagas. Sendo que o intervalo entre elas serve para os departamentos criarem e excluírem turmas ou aumentar e diminuir a quantidade de vagas em alguma turma. Ao iniciar a segunda etapa de pré-matrícula, a Prograd sempre disponibiliza no quiosque e em seus demais veículos de comunicação uma relação com essas alterações realizadas pelos departamentos.

4.   Durante as fases de pré-matrículas não é possível escolher turmas de um turno diferente do turno do curso do estudante, entretanto, essa prática é permitida nas fases de ajuste.

5.   Disciplinas “livre escolha” tem ocupação após o término do trancamento de disciplinas, isto é, a partir de 28 de março.

PRORROGAÇÃO/REINTEGRAÇÃO

O desbloqueio de matrícula dos solicitantes acontecerá até o dia 29 de janeiro, sem prejuízo durante a concorrência de vagas, conforme explicado anteriormente. Caso isso não aconteça, o estudante deverá procurar a Prograd imediatamente.

DOCUMENTAÇÃO PENDENTE

fanpageOs estudantes que possuíam pendências e entregaram a documentação provisória (recente) ou definitiva também terá o acesso liberado à pré-matrícula até o dia 29 de janeiro. Se isso não acontecer, é necessário entrar em contato com a Prograd.

REINGRESSO INTERNO/MOVIMENTAÇÃO INTERNA

Os participantes desses processos deverão aguardar a divulgação dos novos números de matrícula para realizar as inscrições em disciplinas. A Prograd divulgará no decorrer do dia 29 de janeiro, em seu portal, os novos números de matrícula.

MOBILIDADE ACADÊMICA INTRA-CÂMPUS (DISCIPLINAS ISOLADAS)

Os solicitantes de mobilidade acadêmica intra-câmpus, também conhecida como disciplina isolada, devem aguardar a ocupação de vagas por aqueles que se inscreveram nas disciplinas de “livre escolha”. Em seguida, acontece a ocupação dos solicitantes de disciplinas isoladas, prevista para acontecer em abril.

NOTA: Para maiores informações sobre o passo a passo da matrícula em disciplinas, o estudante pode acessar diretamente no seu quiosque o “Manual de Utilização da Pré-Matrícula”, localizado na sessão “informes” da aba “pré-matrícula.

Postado em 06/01/2016 - 16:17