Pró-Reitoria de Graduação

Solicitação de Diploma


Procedimento para solicitar o Diploma de Graduação (1ª via)

O solicitante (ou um procurador legal munido de uma procuração com firma reconhecida em cartório) deverá comparecer à Divisão de Registros Acadêmicos (sala 96 do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica), das 8h às 19h, para realizar a solicitação para confecção e registro de diploma. É necessário estar com o formulário de solicitação preenchido (baixe aqui) e ter requerido o “nada consta” na Biblioteca do câmpus em que realizou a graduação; estudantes do Câmpus Seropédica deverão também requerer “nada consta” no Setor de Residência Estudantil. No ato da solicitação, o formando deverá ainda entregar a minuta do diploma assinada (documento onde consta o texto do diploma); desde 2016, este documento normalmente foi entregue pela Pró-Reitoria de Graduação durante a Sessão Solene de Colação de Grau. Caso o formando não tenha a minuta, o setor emitirá uma nova durante o ato de solicitação do diploma.
Prazo para a confecção: 60 dias.
Local e horário para retirada do diploma: Secretaria Administrativa da Prograd (sala 94 do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica), das 8h às 18h.

 

Procedimento para solicitar 2ª via de Diploma de Graduação

O solicitante (ou um procurador legal munido de uma procuração com firma reconhecida em cartório) deverá comparecer, munido de RG e CPF, à Secretaria Administrativa da Prograd (sala 94 do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica), durante o expediente bancário, das 10h às 15h, com a quantia de R$20,00, para efetuar a solicitação e posterior pagamento de taxa no Banco do Brasil. Caso o solicitante ou seu procurador possua uma cópia do diploma, solicitamos que a mesma seja apresentada. Este procedimento não é obrigatório.
Prazo para a confecção: 90 dias.
Local e horário para retirada do diploma: Secretaria Administrativa da Prograd (sala 94 do Pavilhão Central do Câmpus Seropédica), das 8h às 18h.

 

Antecipação do prazo

Situações para a antecipação do prazo de emissão de diplomas:

1) Inscrição/Matrícula em cursos de pós-graduação.
2) Nome publicado em Diário Oficial ou telegrama da instituição para posse em concurso público.
Todas as situações acima devem ser comprovadas e anexadas à solicitação do diploma.

 

Revalidação

Serviço temporariamente suspenso para adequação à nova legislação. Em breve, novas informações.

 

Informações adicionais

Para verificação da disponibilidade do diploma para retirada e outras informações referentes exclusivamente ao diploma, envie e-mail para diploma@ufrrj.br.