Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Dúvidas Frequentes SERE

A alimentação está incluída no alojamento?

Não. Acesse a página do Setor de Bolsas e Auxílios ao Estudante, onde poderá encontrar todas as orientações sobre modalidades e todos procedimentos relacionados aos auxílios oferecidos.

Acesse:  http://r1.ufrrj.br/sba/ .

A UFRRJ oferece alojamento aos alunos?

Sim. A universidade oferece alojamento, exclusivamente, aos alunos matriculados regularmente nos cursos de graduação e, prioritariamente, aos que demonstrarem, através da renda familiar e distância de moradia, a necessidade de ocupação de alojamento.

Como é feita a seleção?

A seleção para a ocupação das vagas disponíveis na Moradia Estudantil será feita no início de cada semestre letivo, mediante a publicação de editais na página da PROAEST, no qual está discriminado o cronograma com as datas do processo seletivo e a listagem de todos os documentos exigidos no ato da sua inscrição.
Entre os critérios observados na seleção dos estudantes para a ocupação das vagas disponíveis nos prédios da Moradia Estudantil da UFRRJ estão:

  1. Ser maior de idade e, se menor, comprovar documentalmente a sua emancipação no ato de posse da vaga no alojamento;

  2. Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFRRJ, no Campus de Seropédica;

  3. Comprovar que se encontra em situação de vulnerabilidade socio econômica, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimo per capitaconforme determina a legislação federal que dispõe sobre a assistência estudantil (Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010);

  4. A distância da moradia estudantil e o endereço de domicílio do estudante serão utilizados como critério de desempate entre os candidatos à vaga.

Antes de assumir a vaga, os estudantes selecionados deverão dirigir-se à secretaria do Setor de Residência Estudantil (SERE) para assinar um Termo de Responsabilidade pelo Uso dos Alojamentos.
É importante que cada estudante leia atentamente o Regimento dos Alojamentos Universitários, disponível em nossa página, para ciência de todas as normas de funcionamento da Moradia Estudantil, bem como dos seus direitos e deveres.

Há vagas para todos os alunos?

Não. Constatou-se que o número de vagas oferecidas tem sido muito inferior ao número de alunos que solicitam esse benefício. Em função disso, o Setor de Residência Estudantil (SERE) organiza um rigoroso processo de seleção dos candidatos às vagas.

Quando é feita a seleção?

No início de cada semestre letivo. Porém, antes disso, as datas são publicadas no portal da UFRRJ através do edital, que também prevê os documentos a serem apresentados e todo o processo seletivo.

O estudante alojado paga alguma taxa?

Pelos princípios básicos da Universidade Pública e gratuita e de qualidade, NÃO serão cobradas taxas institucionais para pagamento de quaisquer serviços feitos pela UFRRJ, sejam referentes à ocupação dos alojamentos mesmos ou a sua manutenção diária feita por terceiros.