Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Pró-reitor adjunto da Propladi avalia importância do SIG

Pró-reitor adjunto da Propladi avalia importância do SIG

Mais eficiência para a gestão universitária

Por Michelle Carneiro

Fábio Cardozo da Silva. “Com o SIG, a instituição se torna mais transparente e de mais fácil acesso”

Os números revelam a grandeza da UFRRJ. São 24 mil alunos matriculados, 1.161 docentes e 1.036 técnicos distribuídos em quatro câmpus. Com objetivo de melhorar a eficiência na gestão universitária e, ao mesmo tempo, atender a questões legais, a Rural adotou o Sistema Integrado de Gestão (SIG) desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O SIG/UFRRJ é composto pelo SIGADIM (Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação); SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos); SIPAC (Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos); e SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), cuja implantação aconteceu no início deste ano.

Técnico de Tecnologia da Informação da UFRRJ e, atualmente, pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Propladi), Fábio Cardozo da Silva analisa os benefícios da utilização do sistema.

Qual foi o objetivo da Universidade ao optar pelo Sistema Integrado de Gestão?

Fábio Cardozo da Silva – A decisão de utilizar um sistema integrado de gestão envolve diversas variáveis. Talvez a que precisa ser destacada é a questão legal: as orientações e acórdãos, tanto da Controladoria-Geral da União (CGU) quanto do Tribunal de Contas da União (TCU), que indicavam a necessidade de a instituição utilizar esse tipo de sistema. Outra questão é a gestão da Universidade em si. É impossível gerir uma instituição deste tamanho com sistemas isolados que não conversam. Para se ter ideia, a utilização de sistemas integrados nas universidades brasileiras já acontece há mais de dez anos.

Quais os benefícios da utilização deste sistema?

F. C. S – Os benefícios são diversos. Primeiro, a concentração de serviços em sistemas web, ou seja, tudo que a Universidade faz em termos de processo e de seus serviços está na web. Outra vantagem é que a base de dados do SIG permite atender a política de dados abertos; então, a instituição se torna mais transparente e de mais fácil acesso. O sistema integra a Universidade e facilita a tramitação dos serviços entre suas diversas unidades.

O SIG é adotado em mais de 30 universidades do Brasil. Como se dá o processo de melhorias no sistema? A UFRRJ tem autonomia para realizar e/ou impedir alterações?

F. C. S – A UFRN, que é a mantenedora do sistema, usa o formato de cooperação. Existem plataformas onde cada uma das universidades que utilizam o SIG podem sugerir modificações, mas isso não quer dizer que estas serão adotadas. Do mesmo modo que, às vezes, a UFRN opta por fazer modificações e nós não temos capacidade de freá-las. Existe até a possibilidade de customizarmos o sistema, mas este não é nosso objetivo. A partir do momento que passarmos a criar modificações específicas para a Rural, perderemos as atualizações que são feitas para todo o grupo. Então, hoje, como a mão de obra da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) é muito limitada, trabalhamos apenas com as atualizações da UFRN e do grupo de cooperação, e não com atualizações individuais.

A comunidade universitária também tem relatado algumas dificuldades ao utilizar o SIGAA, principalmente no que diz respeito a diferenças com o sistema anterior. Como a Rural tem lidado com estas demandas?

F. C. S – Primeiro é necessário entender que o módulo acadêmico utilizado anteriormente tinha uma visão mais prática dos processos realizados dentro da Universidade e não tinha uma visão gerencial, nem contemplava a necessidade institucional como um todo. O SIGAA já nasce dentro de um sistema integrado de gestão, ou seja, está alinhado e conectado às outras áreas da Universidade. Muitas das dificuldades percebidas, como as que envolveram o cadastro de estudantes, aconteceram no SIGAA porque os problemas de cadastro já estavam na base de dados do módulo acadêmico. Todas as informações desatualizadas ou incorretas passaram a ser criticadas por esse novo sistema. Muitas vezes o aluno só iria se deparar com a necessidade de acerto de dados ao solicitar emissão do histórico em uma fase mais avançada do curso. A partir de agora, todos os dados dos alunos estarão corretos no sistema, tanto os pessoais, quanto os acadêmicos.

Quais os próximos passos para aumentar a eficiência na utilização do SIG?

F. C. S – A próxima etapa é aumentar o número de processos 100% digitais, o que reduzirá custos e irá conferir mais agilidade ao andamento dos processos. Com isso esperamos aumentar a eficácia do sistema dentro da Universidade.


Postado em 20/03/2019 - 12:26 -

Notícias Relacionadas

Raimundo Braz Filho: Mestre da química de produtos naturais
César Da Ros fala sobre planos da Vice-Reitoria na atual gestão
Professor João Márcio Mendes Pereira fala sobre atuação do Banco Mundial no Brasil
Professor José Pacheco fala sobre desafios das universidades brasileiras
Moradora de Seropédica, estudante prepara as malas para o intercâmbio

Últimas Notícias

Skip to content