Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Contrato de Obras
Coordenador de Comunicação Social
CORIN
CPPD
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Estágio Ouvididoria
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Jornalista
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação Docentes
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Legislação Técnicos Administrativos
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Servidor
Notícias Servidor S/Imagem
Notícias Terceirizados
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Regional ou Cultural
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
Serviços gerais
Serviços para servidor
Servidor na Mídia
Stricto Sensu
Terceirizados
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Novos escritores não se intimidam diante do mercado

Novos escritores não se intimidam diante do mercado

A escrita como prática e a aposta na literatura

 

Por Leandro Silva (*)

 

A servidora da UFRRJ Mariangela Dias no lançamento de seu livro “As Histórias da Mari”

Ser escritor no Brasil é um desafio. Com pouco incentivo em um mercado difícil e fechado, aqueles que almejam ascender por meio da escrita enfrentam diversas barreiras. Uma delas é o fato de o brasileiro ler pouco.

 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro (2016), o brasileiro lê em média, por ano, apenas 2,43 livros. O estudo ainda revela que cerca de 30% da população do país nunca comprou um livro. Esses dados podem ser mais bem compreendidos quando se observa que cerca de 12 milhões de brasileiros são analfabetos. Os números são indicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo de 2017. Muitos cidadãos crescem sem o hábito da leitura no meio familiar, papel que a escola não consegue preencher.

 

Ainda assim, existem pessoas que não desistem de escrever e lançar suas publicações. Sandro Schütt, 25 anos, é natural de Capão Bonito, interior de São Paulo. Graduado em jornalismo na UFRRJ, atualmente é editor de conteúdo do site “Amazônia Latitude”. Em maio deste ano, ele lançou seu primeiro livro: “Crônicas do Asfalto”. Com ambientação no interior paulista, a publicação se passa ao longo da década de 2010, e retrata em oito contos as vivências da juventude local de maneira “crua e direta”.

 

Quando perguntado sobre o processo de procura por uma editora, Sandro conta que não é tão complicado. Ele enfatiza que, atualmente, existem diversas editoras independentes que recebem obras originais para avaliação e publicação.

 

Para os que estão começando, Sandro deixa a dica: “O autor iniciante deve ter em mente que editoras são empresas, e elas provavelmente vão te cobrar algo. Também deve manter em perspectiva o fato de que é sua estreia, provavelmente ninguém te conhece. Assim, você ficará responsável pelo marketing e pela venda dos seus próprios livros”.

 

Sonho de criança

 

Capa da obra de Sandro Schütt, egresso da UFRRJ

Outra iniciante no meio é Mariangela de Campos Dias. A servidora da UFRRJ, câmpus Seropédica, lançou seu primeiro livro em março. “As Histórias da Mari” traz uma série de experiências pessoais da autora. Ela conta que sempre teve vontade de escrever um livro: “Desde criança! Nem sabia qual seria o tema, o enredo, mas tinha essa vontade. Parecia algo inatingível, porque eu não fazia ideia sobre o processo”.

 

Mariangela escrevia nas redes sociais, sem maiores pretensões, e começou a receber incentivo de pessoas que elogiavam sua escrita. “Escrevia coisas que julgava engraçadas ou delicadas. O meu sonho de criança voltou com toda força!”, revelou.

 

Após avaliar as chances do mercado, ela optou por buscar uma editora independente. “Algumas pessoas pensam que publiquei o livro pela Edur – Editora da UFRRJ – onde eu trabalho. Mas não! Esta é uma publicação totalmente independente”, afirmou.

 

Ao pensar no que mais causou dificuldade em todo o processo, Mariangela reforça o que já foi dito por Sandro Schütt: a propaganda e a distribuição do livro ficam sob a responsabilidade do escritor. “Isso dificulta muito o trabalho de divulgação de quem é totalmente desconhecido no mundo literário”.

 

Buscando outros meios além das redes sociais, Mariangela também criou um site, o www.ashistoriasdamari.com.br. O livro também foi divulgado em livrarias que oferecem espaço para propaganda.

 

Como observador da trajetória de escritores iniciantes, o professor de Literatura Marcos Estevão Gomes Pasche, do Departamento de Letras e Comunicação (ICHS/UFRRJ), aponta que a participação em prêmios literários é também um caminho para o reconhecimento. “Como a literatura não é um produto de grande disseminação midiática, o mercado para novos escritores é bastante restrito em termos de absorção e, mais ainda, de promoção. Dois caminhos viáveis costumam ser a publicação independente – por meio da qual quem escreveu se encarrega dos custos da edição e do trabalho de divulgação – e a participação em prêmios literários, pois muitos deles garantem a publicação em livro dos textos vencedores. Pelo que diz e pela maneira como pede para ser ouvida, a literatura é um corpo estranho nas convenções sociais. Convém, portanto, que autoras e autores iniciantes tenham em mente que quase sempre a aposta deve ser para longo prazo”, avalia Pasche.

 

(*) Bolsista de jornalismo na Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)

 

Publicado originalmente no Rural Semanal 07/2019


Postado em 13/08/2019 - 15:15

Últimas Notícias

Skip to content