Portal UFRRJ > ASSUNTOS ESTUDANTIS > Notícias Assuntos Estudantis > Inscrições para o Programa Bolsa Permanência do MEC para estudantes indígenas e quilombola

Estudantes Indígenas e Quilombolas

O MEC abriu o Sistema de Bolsa Permanência para novas inscrições. O Período vai de 02/07/2019 à 30/08/2019.
O Programa Bolsa Permanência é ofertado para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em curso de graduação presencial nos institutos federais de ensino superior.

Para se inscrever acesse o link http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso em seguida clique em solicitar o acesso e preencha as informações solicitadas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
1.Termo de Compromisso do discente preenchido e assinado;

2. Auto declaração do candidato conforme modelo anexado;

3. Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas conforme modelo anexado;

4. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside e pertença em comunidade indígena e comprovante de residência em comunidade indígena;

5. Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside e pertença comunidade remanescente de quilombo e comprovante de residência em comunidade quilombola.

OBS. 1: Esses documentos devem ser digitalizados para serem anexados no momento dos cadastro do discente.

OBS.2: Em caso de dúvidas envie e-mail para proaes@ufrrj.br

OBS. 3: Após a finalização da inscrição no site do MEC será necessário entregar estes documentos juntamente com os documentos pessoais na forma impressa em envelope lacrado na Proaes – sala 35 do P1.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

Postado em 01/07/2019 - 18:43