Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Fazendinha Agroecológica abastece Restaurante do IM

Fazendinha Agroecológica abastece Restaurante do IM

Funcionários do RU/IM lavam as hortaliças recebidas da Fazendinha

Desde o último dia 13 de maio, o Restaurante Universitário (RU) do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) vem recebendo hortaliças do Sistema Integrado de Produção Agroecológica, conhecido como Fazendinha Agroecológica do Km 47.

De acordo com a nutricionista do IM, Elaine Ibrahim de Freitas, a iniciativa é resultado de uma parceria do RU do Instituto com a Fazendinha, para o abastecimento saudável e nutritivo das refeições servidas aos estudantes do câmpus Nova Iguaçu. Os produtos são inteiramente agroecológicos e orgânicos, pois seu cultivo é livre de componentes químicos agrotóxicos.

Elaine explicou que a Fazendinha surgiu em 1993, fruto de um convênio celebrado entre duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agrobiologia e Embrapa Solos), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), a UFRRJ e o Colégio Técnico da Rural (CTUR). Na época de sua implantação, o convênio para a criação da Fazendinha contou com o apoio da Prefeitura de Itaguaí, sendo concebido junto à carteira de programação de pesquisa da Embrapa. Atualmente, o projeto conta com incentivos de instituições públicas de fomento à pesquisa e ensino, como Faperj, CNPq e Capes.

Localizada em Seropédica, na Baixada Fluminense, a Fazendinha ocupa uma área de aproximadamente 70 hectares, constituindo-se num espaço direcionado à prática da agroecologia e ao desenvolvimento de pesquisas científicas e de ensino da agricultura orgânica. No local, também são realizadas atividades de capacitação e trocas de experiências entre técnicos, agricultores e demais pessoas, interessadas em conhecer e divulgar a aplicação de técnicas agrícolas ambientalmente sustentáveis.

A nutricionista Elaine de Freitas informou que a primeira remessa recebida pelo RU do IM chegou no dia 13 de maio e contou com 137 kg de bertalha, 8 kg de salsa, 7 kg de unirá e 22 kg de rabanete.

Em Seropédica, o Restaurante do câmpus recebe gêneros da Fazendinha desde 2007.

Por Ricardo Portugal, Coordenadoria de Comunicação (CCS)/Assessoria de Imprensa do IM

Postado em 20/05/2019 - 12:19