Bolsistas do Mapeamento apresentam projetos no IV Sintae e na IV Raic
Professor Nilton José Rizzo, do Departamento de Matemática, apresentou o projeto “Sistema de Mapeamento da Força de Trabalho da UFRRJ: uma proposta futura de sistema de gestão de pessoas”
No mês de setembro, coordenadores e bolsistas do
Projeto de Mapeamento da Força de Trabalho da UFRRJ apresentaram trabalhos no IV Sintae,
Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos em Educação, na UFRJ, e na
IV Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (IV Raic), na UFRRJ.
O SINTAE aconteceu de 12 a 16 de setembro e reuniu técnicos-administrativos e pesquisadores da área de gestão pública universitária. Este evento é realizado anualmente desde 2013 e tem o objetivo de expor o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais bem sucedidas das instituições de ensino superior de todo o país. A professora Adriana Oliveira, do Departamento de Matemática, atual coordenadora da equipe de análise quantitativa do MapFT, foi a responsável pela apresentação do projeto “Índice de Envolvimento do Planejamento Estratégico de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES)”, desenvolvido junto à Equipe de Análise Quantitativa do Mapeamento.
Cinco bolsistas fizeram parte do projeto: Letícia de Araujo, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Vinicius de Araujo, Engenharia Agrícola e Ambiental, João Gabriel Vargas, Sistemas de Informação, Monique Soares, Psicologia e Klemer Monteiro, também de SI. Eles extraíram as informações da base de dados do Mapeamento e as tornaram acessíveis ao público. Segundo a professora Adriana, a integração do grupo foi essencial:
– Nós submetemos um trabalho, que foi apresentado por mim, mas desenvolvido pelo grupo. Destaco que todos participaram, desde a discussão teórica sobre o que é o planejamento estratégico. Fizemos uma reflexão sobre isso e fomos além. Olhamos para a nossa Universidade, para as informações e produzimos evidências que podem dar dicas de como o planejamento é feito e pode ser feito. E os alunos participaram consolidando essas informações.
Vinicius de Araujo, aluno de Engenharia Agrícola e Ambiental, bolsista do Mapeamento
Neste mesmo seminário, o professor Nilton José Rizzo, do Departamento de Matemática, coordenador do projeto intitulado SISMAP, da CRMI, apresentou o projeto
“Sistema de Mapeamento da Força de Trabalho da UFRRJ: uma proposta futura de sistema de gestão de pessoas”. Também com a coautoria de bolsistas do Mapeamento da UFRRJ, Gustavo Gomes, Luis Paulo Oliveira e Robert Gebhardt, o projeto pretende implementar um sistema computacional que irá automatizar e otimizar o processo de trabalho de mapeamento e posteriormente a gestão de pessoas da Universidade Rural.
Também com a orientação de Adriana, os bolsistas do Mapeamento participaram da
IV Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Rural, do dia 12 a 22 desse mesmo mês, com o tema “
Interlocuções entre Ciência e Sociedade: Desafios Contemporâneos”. Um dos coautores do projeto, Klemer Monteiro, fala sobre a proposta do trabalho:
– O objetivo do trabalho era analisar os dados que nós recolhemos das pesquisas do Mapeamento, entre 2012 e 2015, e fazer uma análise de como o servidor que assume uma função de chefia na Rural se relaciona com outro servidor, que não é chefe, e apresentar um resultado sobre isso. A proposta dos gráficos que nós fizemos durante a pesquisa e a apresentação do trabalho foi com base nessa perspectiva. Isso gerou uma boa percepção por parte dos avaliadores porque os nossos dados são recentes ainda e vão ser usados para implementar melhorias no mapeamento, na Universidade e posteriormente na Prefeitura Universitária. E o objetivo é daqui pra frente analisar os dados do Departamento Pessoal e do Departamento de Materiais.
Dessa vez, a responsável pela apresentação foi a estudante Letícia Araújo. Ela conta como foi a experiência de apresentar pela primeira vez um trabalho científico em um evento:
– Eu nunca havia participado de um evento assim, ainda mais apresentando. Tive a oportunidade de fazer um pôster, com a ajuda de vários colegas. Foi muito legal pela experiência de fazer o pôster e apresentar para uma pessoa que estava me avaliando. Eu estava calma e na hora que ela chegou deu um frio na barriga. Essa visão de planejamento é muito legal, porque eu sou da área de Engenharia e tenho uma introdução à Administração, mas não é nada muito aprofundado, então trabalhando com isso é muito bom pra ver que é necessário um planejamento para que as coisas funcionem da melhor forma possível. Então foi uma experiência única – conclui Letícia.
Para a coordenadora da CRMI, Lucimere Antunes, a participação da Universidade nesses eventos é muito importante porque é um trabalho com fundamentação científica que pode vir a desenvolver ações que sejam mais eficientes e eficazes na UFRRJ. Ela acredita que a apresentação desses trabalhos é fundamental para divulgar o nosso projeto e impulsionar a vida acadêmica dos bolsistas:
– O interessante é que essa é a primeira vez que participamos desses eventos aqui na Universidade e em outras, assim como foi a primeira vez que pudemos mostrar algo inovador, em termos de gestão de pessoas, como no penúltimo Encontro Nacional de Dirigente de Pessoas. Isso é muito importante para melhorar a credibilidade do Projeto MapFT junto à comunidade universitária. Outro fato importante é a produção dos nossos bolsistas, porque eles vêm para cá e não têm só um trabalho administrativo para fazer. Sempre tentamos vincular o trabalho com a perspectiva do curso deles, com as áreas de conhecimento do curso. A proposta é que, além de apresentar os trabalhos em seminários, eles sejam publicados também.
Por Paula Giffoni e Tayná Pádua/ bolsistas do Projeto de Mapeamento da Força de Trabalho da UFRRJ
Postado em 10/10/2016 - 13:23 -
Notícias Relacionadas