Na quarta-feira (18/10), o Instituto de Ciências Exatas (ICE), no câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi palco das atividades da 20° edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Instituto teve suas atividades movimentadas com um circuito repleto de projetos desenvolvidos pelas ciências exatas da Universidade e, ainda mais, com a mostra de trabalhos dos variados grupos do Programa de Educação Tutorial (PET).
O terceiro dia de SNCT na UFRRJ trouxe, para além do ensino desenvolvido nos espaços da Universidade, a pesquisa e a extensão que transformam a sociedade. Ao redor dos espaços do ICE, projetos foram apresentados com o objetivo de mostrar que o conhecimento é, sim, para todos. Da matemática, física, química, às linguagens e aos movimentos culturais.
A seguir, fotos de algumas atividades do PET Física:
Tecnologia e acessibilidade
Para quem pensa que matemática e física são áreas que se valem apenas dos números e estatísticas, os alunos e participantes do PET Matemática provaram que existe um mundo para além dessa noção. Um dos projetos apresentados foi a robótica inclusiva, desenvolvido com o intuito de agregar a maior inclusão de pessoas com deficiências auditivas e visual na sociedade. “A robótica inclusiva trabalha de forma tecnológica a inclusão de pessoas com deficiências na tecnologia do futuro. Incluindo essas pessoas nesse projeto, elas podem se sentir cada vez mais identificadas com a tecnologia”, ressaltou Denis Gomes, aluno do curso de Matemática. Confira a seguir imagens da exposição sobre o tema:
Assim como a robótica inclusiva, outro projeto de grande cunho social desenvolvido e apresentado na SNCT foi o aplicativo Scratch. Interligado com o projeto 3Rs – que foi destaque na programação do evento – o Scratch utiliza da TV Box para a educação infantil. O principal objetivo é transformar o aplicativo numa ferramenta de educação financeira para crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Preservação ambiental e educação para todos
Destacada por sua grande ênfase no desenvolvimento dos pilares de ensino, pesquisa e extensão, a UFRRJ também celebra as parcerias que fazem seus projetos alçarem voos. Destaque anteriormente na SNCT, o programa 3Rs, em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB), também esteve em evidência no ICE. A proposta é ampliar o desenvolvimento da reutilização de equipamentos conhecidos como TV Box em materiais de educação tecnológica para escolas, universidades e, até mesmo, comunidades quilombolas.
“Educação de qualidade, preservação do meio ambiente e inclusão de alunos com deficiência. O projeto 3Rs segue essa linha, de acordo com a cartilha proposta pela ODS [objetivos de desenvolvimento sustentável] da ONU [Organização das Nações Unidas]. Estar em exibição na SNCT é uma forma de mostrar para a comunidade que temos esse projeto e precisamos de apoio para seguir colocando isso para frente”, apontou Robson Mariano, diretor do Instituto.
10 anos do PET SI
Quem também movimentou as atividades do terceiro dia de SNCT foram os alunos do curso de Sistema de Informação (SI) da UFRRJ, com os projetos desenvolvidos pelo PET SI – que está completando 10 anos de existência. “Temos nesses anos de programa, alunos destaques por seus projetos e muitas parcerias acumuladas com outras universidades e empresas grandes, como a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária]. Queremos estar sempre implementando tecnologia em diferentes áreas e não temos um limite para desenvolver esse lado tecnológico”, disse Gabriel Bezerra.
Cultura pop, skate e poesia na SNCT
Para além das ciências exatas, as mais diferentes áreas de abordagem do PET se fizeram presentes no ICE. Já na entrada do Instituto, os visitantes foram recebidos com uma oficina de skate. “A oficina promove um momento de lazer entre a galera. Sabemos que o estudo é algo que cansa muito a nossa mente e momentos como esse são importantes para termos energia para as nossas atividades”, destacou Tiago Cesar, aluno de SI e criador do canal TCSKATEBOARD.
Marcando presença, o PET Linguagens – que toda quinta movimenta os espaços do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) com a arte, por meio de saraus – trouxe um divertido jogo de adivinhação de personalidades nacionais pretas e uma coleção de poesias em exposição.
“Estar na SNCT é muito bom porque as pessoas conhecem o nosso trabalho e nós também temos a oportunidade de ter o contato com outros projetos. Muitas vezes nos isolamos nos nossos próprios projetos e não temos essa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que outras pessoas estão fazendo na universidade”, disse Roger Ribeiro, aluno do curso de jornalismo da UFRRJ e participante do PET Linguagens. Confira a seguir fotografias da participação do Grupo no evento:
Acompanhe a cobertura da SNCT na UFRRJ no site: http://snct.im.ufrrj.br
Por Rafael Gutierrez (texto e fotos), bolsista de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).
Edição: Michelle Carneiro, CCS/UFRRJ.
Leia também: Parceria entre a UFRRJ e a Receita Federal transformará aparelhos de IPTV em minicomputadores para estudantes