O evento “Encontros Transculturais” foi a primeira atividade do Ciclo de Internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) da UFRRJ, uma iniciativa que tem como foco a ampliação de horizontes acadêmicos e culturais da área de Letras na UFRRJ.
O encontro, que teve o apoio da Fapur (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ), contou com a presença de dois renomados professores-pesquisadores irlandeses: a professora Moynagh Sullivan (Universidade de Maynooth) e o professor Mike Cronin (Boston College Dublin).
Os debates
A professora Sullivan discutiu a expressão artística das ambivalências da maternidade na obra da artista irlandesa multimídia Sarah Strong e sua mãe, a poeta Eithne Strong. Já o professor Cronin apresentou as estratégias, que ele chama de “poder suave” para que o feriado nacional irlandês de São Patrício seja celebrado em todo o planeta.
O evento também contou com uma mesa formada pelas professoras Graça Salgado e Adriana Lessa, ambas da UFRRJ, que apresentou a escritora estadunidense Evelyn Scott e suas dificuldades com a maternidade, dialogando amplamente com a pesquisa da professora Moynagh Sullivan. O debate entre o público e os pesquisadores proporcionou uma troca de conhecimento e de experiências que enriqueceu a perspectiva de uma interseção de culturas e línguas, promovendo um ambiente de aprendizado e reflexão.
Na mesa de abertura, para prestigiar o evento, estiveram presentes o pró-reitor de Pós-Graduação da UFRRJ, professor José Luis Fernando Luque, o diretor adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, professor Luiz Felipe Brandão Osorio, a coordenadora do Mestrado Profissional em Letras, Marli Hermenegilda Pereira, e os organizadores do evento, professora Elisa Lima Abrantes, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras da UFRRJ e professor Anderson Soares Gomes, coordenador do Idiomas Sem Fronteiras (ISF-Inglês) na UFRRJ e membro da comissão de internacionalização do Mestrado Acadêmico em Letras.
Em suas falas, todos os professores destacaram a importância da internacionalização acadêmica e cultural para o enriquecimento do ensino e pesquisa na UFRRJ, bem como para a formação integral dos estudantes.
O sucesso do evento foi evidenciado pela presença maciça do público, que contabilizou 106 participantes, entre estudantes, professores e demais interessados nos temas apresentados. O público testemunhou as palestras inspiradoras, os debates e as conexões que se formaram entre os participantes.
O evento “Encontros Transculturais” não apenas inaugurou o ciclo de atividades de internacionalização do PPG-Letras da UFRRJ, mas também marcou a busca por uma compreensão mais ampla e profunda das interações entre culturas e línguas. Além de promover a disseminação do conhecimento, o evento também serviu para o estabelecimento de pontes entre diferentes realidades, fortalecendo os laços acadêmicos e culturais em um mundo cada vez mais globalizado.
Texto e Fotos: organização do evento
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ