A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) recebeu, na quarta-feira (16/10), alunos dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da UFRRJ, no Pavilhão Central (P1), no câmpus Seropédica. Além de apresentar os projetos desenvolvidos, os estudantes de graduação também compartilharam experiências e divulgaram as ações do programa para a comunidade presente no evento.
Atualmente, a Rural conta com 14 grupos, distribuídos nos três câmpus da Universidade. Desse total, seis são PET Conexões, ou seja, de abrangência interdisciplinar, e oito são ligados a cursos específicos. O programa busca desenvolver atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão. Essa é a tríade que norteia todo o trabalho dos grupos PET.
A professora do Departamento de Letras e Comunicação, Simone Orlando, tutora do PET Dimensões da Linguagem, disse que os grupos são espaços de produção discente, mas que também contam com o apoio e a mediação dos tutores. “O PET é um território para que o aluno tenha protagonismo, aprenda a exercer liderança e produzir textos acadêmicos. O estudante é o verdadeiro gestor dos projetos desenvolvidos ali”.
A estudante de Letras/Literatura e petiana do grupo Dimensões da Linguagem, Gabrielly Braga, defende que o PET auxilia na construção de uma autonomia que ultrapassa o ambiente acadêmico e universitário. “A gente faz uma conexão com diversos cursos e cria projetos plurais. Isso faz com que cada aluno traga contribuições de diferentes áreas e se torne protagonista naquele processo”, disse.
Texto e fotos: Laura Berg – estudante do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Orientação: Alessandra de Carvalho – docente do curso de Jornalismo da UFRRJ.
Acompanhe a cobertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no site: https://snct.im.ufrrj.br/