Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Restaurante Universitário de Seropédica passará a consumir leite da Fazenda Universitária da UFRRJ
Restaurante Universitário de Seropédica passará a consumir leite da Fazenda Universitária da UFRRJ
Setor de bovinos da Fazenda Universitária da UFRRJ.
A partir desta semana, a Fazenda Universitária da UFRRJ passará a fornecer o leite consumido no Restaurante Universitário do câmpus Seropédica. Serão 36 litros de leite, por dia, vindos diretamente do setor de criação de animais de produção da Universidade. A parceria entre os setores permitirá o abastecimento de leite integral ao RU com baixo custo, além de garantir o fornecimento de um produto de qualidade.
Bovinos de leite da Fazenda Universitária.
A Fazenda Universitária é composta pelos setores de criação de animais de produção (bovinos, equinos, aves, caprinos, coelhos, peixes e suínos), onde discentes dos cursos de Agrárias têm a oportunidade de aprender as atividades práticas inerentes a cada atividade de produção animal, assim como o desenvolvimento de pesquisas e ações em extensão. Atualmente, a Fazenda possui cerca de 100 vacas produtoras de leite. Túlio Reis, coordenador da Produção Animal, explica que, anteriormente, o setor não estava produzindo leite “devido à ausência de realização de atividades de ensino e pesquisa por causa da pandemia. No entanto, essas ações foram retomadas, possibilitando hoje o fornecimento da produção excedente ao RU”.
Monica Santos de Oliveira, economista doméstica e coordenadora substituta do Restaurante Universitário, explica que o leite cru que vem do setor de bovinos é fervido lentamente em banho maria e esfriado rapidamente. Em seguida, vai para a câmara refrigerada, onde fica até o dia seguinte, quando é fervido novamente por método direto antes de ser servido aos alunos no café da manhã.
-
-
O leite cru chega ao RU
-
-
Processo de aquecimento e esfriamento
“Nós, servidores do RU, temos nos desdobrado para atender aos alunos da melhor maneira possível, resolvendo eventuais problemas que surgem sempre prontamente para não prejudicar nosso cliente, que é o aluno. Nem sempre é possível resolver tudo, de modo a agradar a todos, mas seguimos firmes no nosso objetivo de tornar o restaurante universitário não somente um local para se realizar refeições, mas também um espaço agradável, acolhedor e de incentivo à diversidade, tão presente em nossa Rural”, explica Monica, ressaltando que o RU, por ser um restaurante institucional e público, possui regras e horários que precisam ser cumpridos e não consegue ter a mesma diversidade de cardápio de restaurantes privados. No entanto, são mais de 2.500 refeições transportadas diariamente e a equipe está em busca constante por melhorias. “Então aos nossos clientes (alunos), aguardem porque vem novidade boa por aí”, promete a coordenadora substituta.
Reportagem: Fernanda Barbosa, jornalista/CCS
Notícias Relacionadas