As orientações sobre a submissão de candidatura ńo âmbito do edital PIBIC, PIBIT, PIBIC-Af estão na página da PROPPG. Algumas das perguntas frequentes sobre a utilização do SIGAA/UFRRJ no que se refere a esse edital são as seguintes:
Quantos formulários do SIGAA/UFRRJ devem ser preenchidos? Em que ordem?
Resp.: Para cada projeto de pesquisa a ser submetido, há um formulário de cadastro a ser preenchido, cujas instruções estão neste manual nas opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa. Após realizado o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se preencher um formulário de cadastro de plano de trabalho para cada bolsa solicitada. As instruções para o preenchimento do formulário de plano de trabalho estão no mesmo manual seguindo as opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa. Orientações complementares estão na página da PROPPG.
Como anexar planilha de produção?
Resp.: A planilha de produção do pesquisador é um dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita a submissão do projeto.
Como anexar as descrições do projeto de pesquisa e dos planos de atividades?
Resp.: As descrições do projeto de pesquisa e dos planos de atividades referentes a esse projeto segundo os templates correspondentes são dois dos arquivos que devem ser anexados ao projeto de pesquisa, o que é feito na mesma página do formulário de projeto de pesquisa do SIGAA/UFRRJ em que é feita o envio do projeto.
Como indicar discente de graduação no formulário de descrição da equipe de um projeto de pesquisa?
Resp.: O módulo de graduação do SIGAA/UFRRJ ainda está em fase de implantação. Por essa razão, ainda não é possível ter acesso ao cadastro dos discentes de graduação. Portanto, não é possível indicar discentes de graduação na equipe de um projeto de pesquisa no formulário do SIGAA/UFRRJ, embora esses discentes possam ser mencionados no arquivo de descrição do mesmo projeto que deve ser anexado à submissão.
Como vincular um projeto de pesquisa a um grupo de pesquisa?
Resp.: A seguinte orientação está na página da PROPPG: A associação entre projeto de pesquisa e um grupo de pesquisa não é exigida para a submissão do referido projeto no âmbito do edital PIBIC 2018/2019. Dessa forma, recomenda-se fortemente escolher a opção “Não” no quadro correspondente do formulário Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados Iniciais.
É preciso informar a linha de pesquisa na página de dados iniciais do formulário de projeto de pesquisa?
Resp.: Sim. A falta dessa informação impedirá o avanço para a página seguinte.
Por que o sistema não avança para a página seguinte quando se clica na opção “Avançar”?
Resp.: Quando essa situação ocorre, uma mensagem de erro é exibida, em vermelho, no topo da página. Frequentemente, a razão é a falta de preenchimento de algum campo obrigatório.
Como solicitar cota de bolsa?
Resp.: Após o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se seguir as opções
Pesquisa→Planos de Trabalho→ Solicitar cota de bolsa
escolher o projeto de pesquisa ao qual a solicitação de bolsa se refere e preencher o formulário de solicitação de bolsa correspondente.
Resp.: Como não são informações requeridas pelo edital, basta preencher com a expressão “sem informações”.
Quantos planos de trabalho podem ser associados a um projeto de pesquisa?
Resp.: Conforme estabelecido em edital, é permitido associar até dois planos de trabalho para solicitação de bolsa PIBIC e um para bolsa PIBITI a um projeto de pesquisa.
Como retificar uma submissão de projeto de pesquisa após envio?
Resp.: Enviar solicitação via e-mail para a Coordenação de Pesquisa (copesq@ufrrj.br).