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Portal UFRRJ > PÓS-GRADUAÇÃO > Comunicados Oficiais > Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af – UFRRJ – 2018

Comunicados Oficiais

Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af – UFRRJ – 2018


Download Arquivo: Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, PIBITI e PIBIC-Af – UFRRJ – 2018

Postado em 10/04/2018 - 16:03

A PROPPG torna público o EDITAL Nº 001 de 14 de março de 2018 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o período de agosto de 2018 a julho de 2019. As inscrições de projeto(s) de pesquisa e plano(s) de trabalho devem ser feitas via SIGAA/UFRRJ no prazo de 19 de março a 20 de abril de 2018.

A PROPPG, visando aumentar a eficiência de seus processos administrativos e implementar mecanismos de coletas de informação de projetos de pesquisa na UFRRJ que permitam uma melhor gestão das suas ações, está trabalhando, em parceria com a COTIC, para implantar o sistema de gestão do PIBIC do SIGAA/UFRRJ. Neste ano de transição e de aperfeiçoamento da configuração do sistema, estamos trabalhando para prever e evitar eventuais problemas e para dar respostas rápidas aos imprevistos. Nesse sentido, solicitamos a todos os pesquisadores, conforme previsto em edital e detalhado nas instruções abaixo, que cadastrem seus projetos de pesquisa e planos de trabalho nos formulários respectivos do SIGAA/UFRRJ e, adicionalmente, anexem o texto correspondente seguindo os modelos indicados em edital. Essa redundância visa aumentar a segurança do sistema neste ano de transição e será abolida no próximos anos.

Contamos com a compreensão e colaboração de nossas pesquisadoras e pesquisadores nesse esforço de profissionalização da gestão da UFRRJ. Todos nós usufruiremos, em breve, de processos mais eficientes como resultado desse esforço.

Respostas a perguntas frequentes

  1. Quantos formulários do SIGAA/UFRRJ devem ser preenchidos? Em que ordem?

    Resp.: Para cada projeto de pesquisa a ser submetido, há um formulário de cadastro a ser preenchido, cujas instruções estão neste manual nas opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa. Após realizado o cadastro de um projeto de pesquisa, deve-se preencher um formulário de cadastro de plano de trabalho para cada bolsa solicitada. As instruções para o preenchimento do formulário de plano de trabalho estão no mesmo manual seguindo as opções Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa.

Ver mais perguntas/respostas…

Documentos

 

Edital 2018

SIGAA/UFRRJ

Planilha de Produção 2018

Template – Projeto de Pesquisa

Template – Plano de Atividades

Template – Recurso

Manual do SIGAA/UFRRJ referente a submissão de:

  1. projeto de pesquisa: seguir Portal Docente > Portal Docente – Submissão Projetos de Pesquisa.
  2. plano de trabalho: seguir Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa.

Manual SIGAA/UFRN do Portal do Docente. A Aba Pesquisa deste manual pode ser usada como fonte de consulta adicional ao Manual do SIGAA/UFRRJ.

Destaques

 

A participação no processo seletivo de bolsistas se faz mediante o cadastramento de projeto(s) de pesquisa do(a) pesquisador(a) e plano(s) de trabalho do(s) possível(is) bolsista(s), todos via SIGAA/UFRRJ;

Instruções gerais sobre cadastramento de projeto de pesquisa são apresentadas em seção específica abaixo. Uma vez um projeto de pesquisa cadastrado, a solicitação de bolsa é feita através do cadastramento de um plano de trabalho em formulário específico para esse fim,  apresentadas ao final desta página.

A pesquisadora ou o pesquisador, no ato de submissão, deverá escolher apenas uma grande área para concorrer a bolsa de iniciação científica. Não serão aceitas inscrições em duas grandes áreas diferentes;

Os arquivos a anexar são a planilha de produção, o(s) projeto(s) de pesquisa do(a) pesquisador(a) e o(s) plano(s) de trabalho do(s) possível(is) bolsista(s);

Todas as grandes áreas admitem a concessão de uma segunda bolsa, de acordo com os critérios destacados no Edital;

A distribuição de bolsas obedecerá unicamente ao critério de “demanda efetivada”. Portanto, cada Grande Área receberá o percentual de bolsas referente ao percentual de pedidos; ou seja, quanto maior o número de pedidos de bolsas na Grande Área, maior a quantidade será concedida nesta Grande Área;

Caso haja mais de uma solicitação numa mesma modalidade de bolsa PIBIC para um mesmo Projeto de Pesquisa, os Planos de Atividades deverão obrigatoriamente ser diferentes para cada bolsista. O número de planos de trabalho distintos é que determina o número de bolsas pleiteadas;

Toda comunicação referente a quaisquer tipos de dúvida deverá ser feita exclusivamente com o NAAP, através do e-mail naapproppg@gmail.com; qualquer contato dos professores-orientadores referente ao processo seletivo PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI 2018 com os docentes do comitê ou com a coordenação institucional durante o período de seleção de iniciação científica será desconsiderado.

 

Instruções Gerais de Submissão de Projeto via SIGAA/UFRRJ

 

As instruções gerais de submissão de projeto via SIGAA/UFRRJ estão disponíveis no manual correspondente. Seguem abaixo algumas orientações específicas para o edital 2018/2019:

O cadastro de um grupo de pesquisa pode ser solicitado através do Portal do Docente do SIGAA/UFRRJ. Porém, nesta fase de implantação do módulo de pesquisa do SIGAA/UFRRJ, recomenda-se que não sejam solicitados cadastros de grupos de pesquisa. A PROPPG e a COTIC estão realizando estudos sobre a possibilidade de migração automática das informações sobre os grupos de pesquisa diretamente do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq para o SIGAA/UFRRJ.

A associação entre projeto de pesquisa e um grupo de pesquisa não é exigida para a submissão do referido projeto no âmbito do edital PIBIC 2018/2019. Dessa forma, recomenda-se fortemente escolher a opção “Não” no quadro correspondente do formulário Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados Iniciais. A linha de pesquisa deve ser informada.

 

 

O projeto deve ser descrito na abas que constam do formulário em Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados Iniciais > Descrição.

 

 

Recomenda-se que sejam seguidas as duas etapas abaixo para a preparação do projeto:

Preparação do projeto base seguindo o template de Projeto de pesquisa. Recomenda-se respeitar, em cada seção do projeto base, o limite de caracteres definido na aba correspondente do formulário de descrição de projeto do SIGAA/UFRRJ.

Preenchimento das abas do formulário de detalhes do projeto com cópias do texto do projeto base preparado na etapa 1. As figuras não podem ser inseridas no formulário, devendo constar apenas do projeto base. O mapeamento entre as seções do template e as abas do formulário é o seguinte:

 

COPIAR DA SEÇÃO DO TEMPLATE DE PROJETO

PARA

ABA DO FORMULÁRIO SIGAA
INTRODUÇÃO

Introdução/Justificativa
OBJETIVOS Objetivos
JUSTIFICATIVA Introdução/Justificativa
MÉTODOS Metodologia
CRONOGRAMA Formulário específico
EQUIPE Formulário específico
VIABILIDADE EXECUTIVA E FONTE DE FINANCIAMENTO Descrição resumida
REFERÊNCIAS Referências

 

Os formulários específicos para cronograma e equipe estão em Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados Iniciais > Descrição > Membros

 

Portal do Docente > Projeto de Pesquisa > Dados Iniciais > Descrição > Membros > Cronograma.

 

Os arquivos a anexar no formulário de envio do Projeto de Pesquisa são a planilha de produção e as descrições do projeto de pesquisa e do(s) plano(s) de trabalho seguindo os templates definidos para esses propósitos. Os planos de trabalho das bolsas solicitadas devem ainda ser informados em formulário específico (ver próxima seção);

 

Instruções Gerais de Submissão de Plano de Trabalho via SIGAA/UFRRJ

 

Um ou mais planos de trabalho podem ser associados a um projeto de pesquisa submetido seguindo os procedimentos descritos no manual correspondente (seguir Portal Docente > Portal Docente – Submissão Planos de Trabalho vinculados aos Projetos de Pesquisa no Manual do SIGAA/UFRRJ). O limite de planos de trabalho por projeto de pesquisa, estabelecido em edital, é de 2 para bolsas PIBIC e 1 para bolsa PIBITI.

Recomenda-se que sejam seguidas as duas etapas abaixo para a preparação do plano de trabalho:

Preparação do plano base seguindo o template de Plano de Atividades. Recomenda-se respeitar, em cada seção do planbase, o limite de caracteres definido na aba correspondente do formulário de descrição de projeto do SIGAA/UFRRJ.

Preenchimento das abas do formulário de detalhes do plano de trabalho com cópias do texto do plano base preparado na etapa 1. As figuras não podem ser inseridas no formulário, devendo constar apenas do plano base. Uma das abas dor formulário é chamada “Habilidades Adquiridas”, a qual pode ser preenchida com a expressão “sem informações”. O mapeamento entre as seções do template e as demais abas do formulário é o seguinte:

COPIAR DA SEÇÃO DO TEMPLATE DE PLANO DE ATIVIDADES

PARA

ABA DO FORMULÁRIO SIGAA
JUSTIFICATIVA/IMPORTÂNCIA

Introdução e Justificativa
OBJETIVOS RELACIONADOS COM O PROJETO PRINCIPAL Objetivos
MÉTODOS Metodologia
CRONOGRAMA Formulário específico
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Referências

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