Medidas de auxílio emergencial elaboradas pela Administração Central beneficiaram 192 estudantes com moradia regular nos alojamentos que ainda se encontravam no campus Seropédica
Em comunicado publicado nesta sexta-feira, 3, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) relatou as ações da Administração Central para auxiliar os residentes dos alojamentos do câmpus Seropédica, após a suspensão das atividades acadêmicas e a paralisação do funcionamento do Restaurante Universitário.
Para promover o esvaziamento parcial ou total da lotação dos quartos coletivos, a Universidade apoiou o deslocamento dos estudantes até os seus endereços de origem. Para isso, os estudantes com moradia regular nos alojamentos que ainda se encontravam no câmpus Seropédica tiveram de preencher um cadastro on-line, divulgado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que auxiliou a Administração na elaboração de medidas institucionais em benefício dos alojados.
Feito isso, a Proaes divulgou, através do Comunicado Nº 05/2020, as três modalidades de auxílio emergencial (passagem aérea, passagem rodoviária e auxílio financeiro de R$ 400,00) que poderiam ser concedidas aos alunos que preencheram o cadastro e cumprissem com os prazos e critérios de elegibilidade estabelecidos.
No total, 243 alunos de graduação se inscreveram no formulário on-line. Desses, 192 foram beneficiados com as medidas de auxílio emergencial: 19 com passagens aéreas, quatro com passagens rodoviárias, três utilizaram o serviço TaxiGov e 166 foram classificados para o auxílio emergencial financeiro, que será concedido por um período de três meses.
Além dos auxílios emergenciais, a Administração Central também promoveu outras ações como, por exemplo, a aquisição e a instalação de frascos com álcool em gel nos alojamentos universitários; a distribuição de álcool 70% produzido por professores e discentes voluntários em todos quartos dos alojamentos; e a distribuição de gêneros alimentícios que ainda estavam disponíveis nos estoques dos R.Us aos estudantes, organizada por uma comissão de alunos voluntários.
Essas medidas, conforme os pró-reitores de assistência estudantil “fazem parte dos esforços empreendidos pela Administração Central da UFRRJ, em uma conjuntura bastante difícil e complexa, os quais precisam ser situados dentro do contexto das competências específicas de uma Instituição Universitária, sem perder de vista os limites impostos pela legislação em vigor, considerando-se ainda a atual disponibilidade de recursos financeiros, humanos e tecnológicos”.
Leia o Comunicado Proaes 7, de 03/4/2020