Na manhã da última sexta-feira, dia 12 de agosto, o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, visitou o Restaurante Universitário de Seropédica para acompanhar o término da segunda fase das obras de ampliação do espaço.
Esta etapa da reforma, que compreende o Salão 1, tinha previsão de término para agosto, mas a entrega deve se estender um pouco mais, com previsão para finalização em setembro, conforme explica o responsável pela Coordenadoria de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Copea) da UFRRJ, o engenheiro Ruy Austregésilo de Athayde Filho:
“É o tempo para haver a entrega das esquadrias, ou seja, portas e janelas, além de acabarmos a colocação dos pisos. Temos também que colocar o forro e luminária, que é um serviço relativamente rápido. Também instalaremos o organizador de filas”, esclarece.
A entrega do Salão 1 representará um acréscimo de 50 mesas de oito lugares para as refeições do RU. “Quando toda a obra estiver concluída, teremos um aumento da capacidade de atendimento em cerca de 40%. Hoje, os alunos estão usando o Salão 2 e o Anexo. Entregando-se o Salão 1, vão ficar em operação os Salões 1 e 2, e o Anexo entra em obras. Ressaltando que toda a parte da reforma da cozinha já foi feita. Estamos agora em processo de licitação para a construção da nova subestação, que vai atender exclusivamente a demanda do RU. Com a conclusão da subestação entraremos em plena carga. A Universidade adquiriu novos equipamentos para a cozinha e isso demanda uma carga maior”, explica Ruy, referindo-se à futura construção de uma subestação elétrica que abastecerá o bandejão e a necessidade maior de energia elétrica a partir da sua ampliação.
Para o futuro, após a conclusão das obras da subestação, a ideia é que, na UFRRJ, não haja mais preparo externo dos alimentos servidos no Restaurante, tornando todo o processo mais seguro. “Após a conclusão da subestação, vamos para a etapa seguinte que é a contratação de uma concessionária para fazer toda a refeição e todo o atendimento no RU. Atualmente, o preparo da refeição é feito na empresa licitada e ela traz para cá. A expectativa com a finalização desta parte da obra e mais a obra da subestação elétrica, é que a empresa contratada não precise mais trazer a comida, mas sim, trazer os insumos e produzir aqui dentro do restaurante. Portanto, a refeição será bem fresca”, explica o reitor da UFRRJ.
Rodrigues acrescenta que, a partir daí, será uma nova relação com as empresas licitadas. “No futuro, será só uma questão de gestão de contrato, e a UFRRJ entra por um caminho que praticamente todas as universidades estão seguindo”, conclui.
Ericson Ramos de Mello, coordenador do Setor dos Restaurantes Universitários na UFRRJ, diz que a expectativa para o término desta fase das obras é a melhor possível. “A melhoria da infraestrutura é notória. O número de alunos a serem atendidos vai quase duplicar. A cozinha já está quase finalizada e depois, com o processo licitatório para as empresas começarem a fazer a comida aqui dentro, vai ser um divisor de águas. Hoje a comida transportada vem de Campo Grande e temos problemas pontuais, como a questão do transporte, da chegada, tudo isso que impacta no dia a dia dos alunos. Com a comida sendo preparada aqui em nossa cozinha, será um grande ganho”, conclui Ericson.
Para esta segunda fase estão previstas as seguintes melhorias: ampliação dos salões/refeitórios; modificações na área de servir sucos; reforma dos banheiros externos dos salões; reforma da copa do salão anexo e rebaixamento do seu teto; ampliação do depósito de lenha da caldeira, implantação de cobertura para proteção contra o sol e a chuva nas laterais do RU; e a implantação de rampas que possibilitem a melhoria da acessibilidade dos(as) discentes.
A terceira fase, de reforma do Anexo, prevê a construção de salas para alocar os funcionários das áreas administrativas do RU; construção de espaços para vestiários dos funcionários; e a construção de uma área para a confecção de queijos.
Reportagem: Fernanda Barbosa, jornalista/CCS
Imagens: Miriam Braz, jornalista/CCS e Marina Moreira, estagiária/CCS