Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Reitor se reúne com alunos para tratar sobre RU de Seropédica e segurança

Reitor se reúne com alunos para tratar sobre RU de Seropédica e segurança

O encontro procurou esclarecer alguns pontos sobre o controle de acesso ao Restaurante Universitário e medidas de segurança para o câmpus Seropédica.

 

Nesta última quinta-feira, dia 22 de junho, o reitor Roberto Rodrigues reuniu-se com estudantes da UFRRJ representantes do movimento estudantil e do DCE para uma conversa sobre o Restaurante Universitário de Seropédica.

 

Estiveram presentes os discentes Caio Soares, William Mendes, Victoria Moreira, Gustavo Marcio, Giovanni Bosco, Anna Luiza Lopes e Amanda Trojahn. Além do reitor, a Administração Central esteve representada pela pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis Joyce Alves, o coordenador do RU Seropédica Ericson Mello e o vice-reitor César DaRos.

 

 

O reitor iniciou a reunião explicando sobre os limites orçamentários com os quais as autarquias têm que lidar, ressaltando que a UFRRJ, por ser uma instituição autárquica, também precisa lidar com questões referentes a repasses orçamentários do governo federal e cabe à Administração Central procurar gerir a Universidade da melhor forma tendo em vista essas questões.

 

Roberto esclareceu que houve uma recomposição orçamentária aprovada no final do ano passado, com os recursos sendo liberados pelo governo federal às universidades em maio deste ano. De forma que será possível terminar 2023, nas palavras dele, “com uma tranquilidade maior”. No entanto, o reitor ressaltou que há uma exceção que vem preocupando a Administração, que é o recurso da assistência estudantil.

 

“Garantimos o aumento das bolsas acadêmicas e de apoio técnico para a assistência estudantil porque a gente entende que é uma política necessária, mesmo que o governo tenha feito esse aumento nas bolsas acadêmicas Capes e não tenha repassado recurso para as Universidades. O recurso que foi passado foi para a manutenção, para manter a estrutura física. No entanto, nós concedemos o aumento e conseguimos garantir a bolsa. O que vem nos preocupando agora é o Restaurante Universitário”, explica o reitor.

 

Roberto esclarece que a Administração Central vem promovendo um conjunto de ações para que o RU melhore cada vez mais. “Entendemos, como gestão, que o RU é peça fundamental para manter o aluno na Universidade”, acrescenta. Ocorre que, segundo explica o reitor, o RU é um recurso de assistência social voltado para o estudante, mas que vem sendo utilizado por pessoas que não são alunos da UFRRJ, o que vem provocando o aumento dos custos com o restaurante em Seropédica.

 

“De fato, aumentou significativamente [o número de pessoas que se alimentam no RU e que não são alunas]. Hoje, se seguirmos neste ritmo, a gente vai ter que escolher: ou paga as bolsas ou o restaurante universitário. Se a gente não tiver uma ação como cidadão, como representante de movimento estudantil, a gente não vai conseguir chegar ao final do ano com o orçamento da assistência estudantil”, esclarece, acrescentando que a Reitoria vem implementando algumas ações e fazendo alguns testes para melhorar o controle de entrada no RU de Seropédica.

 

Controle de acesso e produção da refeição no RU

Para aprimorar o controle de acesso ao RU, a reitoria vem testando tecnologias. A ideia é que, em setembro deste ano, este procedimento esteja sendo feito de forma mais organizada, sem a emissão de tíquete, como é feito atualmente.

 

O aluno terá um cartão e comprará crédito para carregá-lo. O acesso ao RU será por meio deste cartão. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) já vem trabalhando no desenvolvimento do recurso. Inicialmente, a ideia é permitir que o aluno tenha o cartão sem crédito, para começar a testar a tecnologia.

 

“O SIG, que é o sistema de gestão que utilizamos na Universidade, já tem um módulo Restaurante Universitário. A maioria das universidades não usa mais o tíquete. O aluno tem um cartão, ele compra o crédito, que fica na conta, e quando o estudante passa no RU, tem-se o controle. E por que é necessário fazer o controle? Porque o RU é de assistência estudantil, não é de assistência social. Ele tem um público usuário, que é o estudante regularmente matriculado da graduação, da pós-graduação e do CTUR”, explicou o vice-reitor César DaRos na reunião.

 

César acrescentou que essa alternativa tecnológica para o controle de acesso é viável porque não onera a instituição e que, em breve, a Administração Central promoverá a licitação de uma concessionária para o RU.

 

“Quando se pensou a reforma do restaurante, não se pensou apenas numa reforma infraestrutural, pensou-se numa modernização. E a ideia de colocar uma concessionária é ter a produção da alimentação dentro do restaurante. Qualquer comida transportada, por mais bem-feita que ela seja, por mais cuidado que se tenha, existe um tempo entre o momento que você produz a comida e coloca dentro do recipiente e transporta. Ali, neste caminho, já vai ter alguma alteração na qualidade original. Então a preocupação nossa, e por isso estamos movendo todos os esforços para finalizar a licitação, é para que proximamente tenha-se uma empresa que vá produzir a comida lá dentro”, concluiu o vice-reitor.

 

Os estudantes presentes na reunião ressaltaram a importância de que essas mudanças sejam previamente comunicadas com antecedência suficiente para que os alunos se preparem e as filas para acesso ao RU não sejam ampliadas em demasia, atrasando a alimentação deles.

 

“Eu e Juliana Arruda [pró-reitora de Assuntos Estudantis] fizemos reuniões de orçamento e todas elas estão gravadas no canal da Proaes [YouTube]. Está tudo lá, passo a passo. Juliana fez todos os quadros para vocês verem a situação de calamidade que nós estamos enfrentando na assistência estudantil. Estamos numa situação-limite. É horrível falar desta forma, mas o contexto é esse, então é por isso que de uma hora para outra tentamos uma solução, mas não deu certo. Na segunda-feira, a tentativa que fizemos não deu certo, eram muitos números para digitar e acabou que a fila ficou grande e demorada, então já suspendemos e estamos vendo outra possibilidade, temos um plano em andamento. Mas faremos isso de forma mais organizada”, explica a pró-reitora adjunta Joyce Alves, referindo-se à iniciativa de controlar o acesso ao RU solicitando aos alunos que digitassem suas matrículas na entrada.

 

“Esse é um momento de união com a Administração Central, o momento de tentar informar à comunidade sobre essa questão com a ajuda do movimento estudantil. Falar da melhor maneira possível [para as pessoas que não têm direito de acesso ao RU] para que ninguém passe por constrangimento”, acrescenta o coordenador do RU Seropédica Ericson Mello.

 

Ericson explica que essa entrada de pessoas não autorizadas dificulta até mesmo a estimativa correta da quantidade de alimentação que será demandada pelos estudantes diariamente, pois a equipe do RU não faz, atualmente, a comida no local. “A equipe técnica trabalha por estimativa, se a gente não tem o controle, como vamos estimar?”, questiona o coordenador.

 

Os alunos também levantaram a questão do oferecimento do café da manhã nos finais de semana e de alimentação nos feriados, demandas dos estudantes que se alimentam no RU. Sobre essa questão, o reitor explicou que haverá um estudo, sobretudo avaliando a questão sob o prisma do limite orçamentário, e a resposta será levada ao Conselho Universitário (Consu).

 

Segurança no câmpus

Também participou do debate, ao final da reunião, o diretor da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) da UFRRJ, Renan Canuto.

 

Depois da saída dos servidores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que estavam atuando na DGV, o reitor Roberto Rodrigues e Renan Canuto tomaram algumas medidas em relação à segurança na UFRRJ, como a parceria emergencial com a prefeitura de Seropédica e a equipe local da PM (Segurança Presente), além de uma reunião, no último dia 13 de junho, com o comandante-geral da polícia militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, na sede do quartel-general da entidade, no centro do Rio de Janeiro. Agora, a expectativa é para a licitação visando à contratação de segurança privada para a Universidade.

 

Renan diz estar preocupado com a utilização, pelos estudantes, das redes sociais como forma de denúncia de ocorrências no câmpus. O ideal, segundo ele, é que o estudante utilize os canais oficiais para efetuar denúncias, de modo que a guarda possa agir com rapidez.

 

O diretor ressalta que o número (21) 2681-4646 é o canal telefônico oficial de emergência, para o qual a comunidade acadêmica deve se reportar quando souber de algum ocorrido.

 

Renan explica que as informações têm circulado primeiro via grupos de Whatsapp para só depois chegarem à vigilância, e que é importante que a comunidade acadêmica se conscientize sobre a relevância de priorizar a comunicação à DGV em primeiro lugar.

 

“Vamos implantar um novo tipo de trabalho de segurança patrimonial, inclusive usando até os próprios funcionários terceirizados que chegarão para compor a segurança”, explica o diretor.

 

O reitor informou que a empresa de segurança começará a atuar em 1º de julho, e a equipe terá uma série de treinamentos para compreensão de sua atuação em ambiente universitário, inclusive com ações de conscientização sobre diversidade e inclusão. Também serão adquiridas mais câmeras de segurança para o câmpus.

 

Por Fernanda Barbosa/ Jornalista da CCS

___

Para falar diretamente com a DGV em emergências:

Telefone: (21) 2681-4646

 

Por ser um aplicativo gratuito e fácil de usar, a DGV também apoia e incentiva a comunidade universitária a aderir ao app Rede Mulher, que disponibiliza um botão de emergência, permitindo contato eletrônico direto com o número 190, da PMERJ.

 

Baixe o aplicativo para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=redemulher.pmerj.rj.gov.br

 

Baixe o aplicativo para iOS

https://apps.apple.com/br/app/rede-mulher/id1645027307

 

 

 

 

 

 

 

 


Postado em 23/06/2023 - 11:55 -

Notícias Relacionadas

UFRRJ participa de reunião do Friperj com Frente Parlamentar Nacional da Indústria Naval
Senado Notícias repercute audiência pública sobre financiamento da pesquisa em Ifes
Equipe executiva do projeto de regularização fundiária da Fazenda Nacional de Santa Cruz se reúne com reitor
Reitor recebe representantes de empresas juniores da Rural
Registro do CEP nº 311 UFRRJ junto ao Sistema Plataforma Brasil

Últimas Notícias

Skip to content