Prezados(as) discentes do câmpus de Seropédica,
Recolocar em funcionamento um Restaurante Universitário (RU) em obras, em tempos de pandemia, com recursos financeiros limitados após dois anos parado não é algo trivial. O que já seria uma ação complexa em condições normais torna-se um desafio ainda maior em tempos de pandemia, dada necessidade de alinhar o retorno à presencialidade conforme PARECER DE FORÇA EXECUTÓRIA n. 00051/2021/EATE 135/EN-EDU/PGF/AGU – PROCESSO JUDICIAL:5015092-03.2021.4.02.0000 e garantir condições seguras à vida e à saúde de todas as pessoas que utilizarão este importante espaço, seja para trabalhar, seja para se alimentar.
A PROAES, a coordenação do RU, a equipe técnica e a Comissão para acompanhamento das etapas da obra e outros aspectos para retorno das atividades presenciais no setor do restaurante realizaram reuniões para ajustes e também para preparar materiais simplificados com informações a serem divulgadas nas redes sociais e demais meios que possibilitem que o maior número de pessoas tenham acesso à informação, para orientar e tirar dúvidas de docentes, técnicos e estudantes neste tão esperado reencontro presencial.
A decisão de retomar atividades presenciais em conformidade com requisitos de biossegurança foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e pelo Conselho Universitário (CONSU) em reuniões consecutivas realizadas nos dias 08/12 e 17/12/2021, respectivamente. O retorno presencial em 07/03/2022 foi decidido após várias reuniões ordinárias e extraordinários dos conselhos superiores nas duas últimas semanas do mês de fevereiro, após a avaliação do cenário epidemiológico com base em dados da nota técnica do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus (COVID-19) sobre o retorno das atividades acadêmicas e administrativas presenciais na UFRRJ, com orientações à comunidade.
Em Notas Técnicas recentes (Comunicação nº 35/2022 de 21/02/2022 e Comunicação nº 44/2022 – de 02/03/2022), o Comitê aponta já haver sinais de retração da atual curva de novos casos da Covid-19, indicando também que o índice de mortalidade pela doença tende a entrar em descenso nas próximas semanas – quadro favorável, portanto, à retomada de atividades presenciais na UFRRJ por pessoas com ciclo vacinal completo e seguindo protocolos de proteção individual e coletiva.
É importante também destacar que além deste contexto pandêmico, outro fator crucial nas universidades é a gestão dos recursos financeiros, que desde a aprovação da Emenda Constitucional n° 95/2016, que instituiu um teto para os gastos públicos, a destinação de recursos para a educação se tornou preocupante para os gestores, sobretudo universitários, que veem o congelamento orçamentário ser praticado ano a ano – o que impossibilita a manutenção de diversas atividades, indo desde as básicas até as que se referem às políticas de assistência estudantil.
Em manifesto lançado em novembro de 2021 (https://portal.ufrrj.br/manifesto-em-defesa-da-assistencia-estudantil-e-contra-retrocessos-no-decreto-7-234-2010/) nós já destacávamos que sem o aporte de recursos do PNAES, a manutenção dos RU’s seria prejudicada e corríamos o risco de reduzir nosso público atendido, o que iria ocasionar insegurança alimentar.
Dada a complexidade do contexto e da necessidade de ampliar a divulgação das informações sobre o retorno do RU iremos dividir este comunicado em 7 tópicos: informações sobre a obra; quem poderá utilizar o RU; como será o acesso; horários de funcionamento; como será disponibilizada a refeição; procedimento comportamentais para a biossegurança, formas de comunicação com a equipe do RU.
Informações sobre a obra
Após uma série de problemas relacionados ao descumprimento do contrato por duas empresas licitadas anteriormente para conclusão da obra, Construtora Ferreira Neves (processo nº 23083.1417/2017-79) e Construtora Nogueira Franco Eireli (processo nº 23083.040727/2020-12) a Administração Central tomou a decisão pela abertura de um novo processo licitatório, com vistas à contratação de empresa especializada em obras e serviços de engenharia/arquitetura para a conclusão da execução da segunda etapa da reforma, ampliação e reestruturação do Restaurante Universitário (RU) do Campus de Seropédica da UFRRJ e conseguimos retomar a obra em 14/12/2021 com a empresa Studio G Construtora Ltda. (processo nº 23083.039541/2021-93).
Com esta obra ocorrerá a ampliação dos salões/refeitórios; modificações na área de servir sucos; reforma dos banheiros externos dos salões; reforma da copa do salão anexo e rebaixamento do seu teto; a ampliação do depósito de lenha da caldeira, implantação de cobertura para proteção contra o sol e a chuva nas laterais do RU; e a implantação de rampas que possibilitem à melhoria da acessibilidade dos(as) discentes.
A rede elétrica do RU estava contida na primeira fase, porém, a sua finalização para instalação dos todos os equipamentos (da cozinha, pré-preparo, açougue e equipamentos de refrigeração/climatização) está sendo finalizada nesta segunda etapa.
Também está prevista a aquisição de catraca eletrônica, assim como de solução tecnológica para acesso ao RU (processo nº 23083. 42186/2019-15).
A prioridade para este momento está sendo na finalização do Salão 1 para que possamos ampliar o número de atendimentos. A reforma/ampliação do Salão 2 e os reparos no Salão Anexo ainda não foram iniciados, são estes dois salões que serão utilizados no início de atendimento escalonado aos alunos previsto para o início das atividades acadêmicas presenciais em 07 de março de 2022.
A previsão para o término total desta segunda fase de obra (entrega dos três salões ampliados) é 14/08/2022 e isso representará um aporte de mais 50 mesas de 8 lugares e consequentemente capacidade de maior número de usuários sendo atendidos por refeição.
Quem poderá utilizar o RU
A partir da Deliberação nº 501/2021 de 17/12/2021 (https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2021/12/Delib-501-CONSU-2021.pdf), que aprovou as normativas para o segundo período letivo de 2021 e em seu capítulo IX detalha as formas de assistência estudantil, o público priorizado foi de estudantes que são bolsistas de auxílio não financeiro à alimentação e os estudantes alojados. Considerando as normativas de 2021 sobre o protocolo de biossegurança a ser seguido no RU (encurtador.com.br/qyDQ6) e a não conclusão total da obra.
No entanto, com as novas normativas de biossegurança e após avaliação da equipe técnica, assim como do recebimento de demandas de outros setores, foi pensado um acesso escalonado do público a ser atendido, que ainda poderá ser atualizado ao longo dos próximos períodos:
1ª etapa: Do dia 07/03/2022 ao dia 13/03/2022 – bolsistas de auxílio não financeiro à alimentação, estudantes alojados, todos os bolsistas atendidos pela PROAES (acessibilidade, inclusão digital PCD, inclusão digital, esporte, apoio técnico, moradia, transporte e creche) (previsão de 2862 estudantes);
2ª etapa: Do dia 14/03/2022 ao dia em que for migrado o atendimento para o Salão 1 – Todos os estudantes elencados anteriormente e a listagem de estudantes encaminhada pelo do CTUR e a listagem de estudantes alojados não bolsistas da pós-graduação encaminhada pela Proppg (ainda em apuração do quantitativo);
3ª etapa: Do dia em que for migrado o atendimento para o Salão 1 ao dia 14/08/2022 (previsão da entrega total da obra) – Todos os anteriores e será analisada a demanda de outros perfis de estudantes bolsistas das pró-reitorias de graduação (PROGRAD), extensão (PROEXT) e pesquisa (PROPPG) (ainda em apuração do quantitativo);
4ª etapa: A partir do dia 14/08/2022 (previsão da entrega total da obra) – todo o público.
Horários de funcionamento
Historicamente o RU de Seropédica oferecia um café da manhã elaborado em nossa área de produção com complementação de insumos obtidos na fazenda universitária, almoço e jantar.
Neste momento de retorno de atividades presenciais enfrentamos três situações que nos fizeram a priorizar pelo oferecimento de almoço e jantar em todos os dias.
Primeira: a nossa cozinha está em obras sem possibilidade de ser utilizada para cocção ou produção de nenhuma refeição.
Segunda: não possuímos equipe para a produção interna e o orçamento da universidade não conta com recursos necessários para a contratação de mão-de-obra terceirizada para executar este serviço.
Terceira: o orçamento do PNAES para o ano de 2022, que subsidia a compra de insumos para os RU’s e pagamento de todos os auxílios e manutenção dos alojamentos, não acompanhou as demandas necessárias na pandemia e pós-pandemia, assim como retomou patamares semelhantes a 2019 (R$ 12.262.627,00 – Doze milhões duzentos e sessenta e dois mil e seiscentos e vinte e sete reais). Deste orçamento, R$ 8.772.000,00 (Oito milhões setecentos e setenta e dois mil) foram estimados para as despesas do contrato com o fornecimento de refeições. Considerando que o valor por estudante atendido é R$14,62, pode-se perceber que certamente serão necessário ajustes e revisão do planejamento orçamentário da PORAES para dar conta do fornecimento de almoço e jantar até dezembro de 2022.
Desta forma a PROAES informa a todos(as) a partir do dia 07/03/2022 o Restaurante Universitário retorna ao seu horário de funcionamento, de segunda-feira a domingo nos seguintes horários:
Como será disponibilizada a refeição
Para o fornecimento das refeições foi realizada licitação (Processo nº23083.024768/2021-34) para a contratação de empresa para fornecimento de refeição transportada. O que isso significa?
Significa que o alimento não será fornecido em marmitas, mas sim será transportado até o RU em caixas box térmicas e servido nas bandejas de inox a cada estudante.
Optou-se por este modelo de fornecimento em função de uma demanda estudantil de que o RU não retornasse seu atendimento com oferecimento de marmitas. Desde o início das obras as refeições são servidas em marmitas. Além da insatisfação do público havia a questão do desperdício gerado pela impossibilidade de porcionar a quantidade de comida individualmente e a grande quantidade resíduo orgânico e plástico.
O cardápio prevê o fornecimento de salada, proteína, opção vegana, guarnição, acompanhamento, sobremesa e bebida.
A equipe técnica fará a análise e aprovação do cardápio mensal e a fiscalização diária de todas as etapas do serviço entre recebimento do alimento, distribuição e limpeza pós refeições.
Como será o acesso
Os estudantes não bolsistas (pagantes) para terem acesso ao RU deverão efetuar a compra da cartela de tíquetes por Guia de Recolhimento da União (GRU). O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no Setor de Tíquetes (sala 35 do P1) para a troca por uma cartela impressa mensalmente nominal e intransferível, da qual será debitado o serviço a cada refeição.
Instruções para efetuar a compra de tíquetes por GRU em: https://portal.ufrrj.br/pro-reitoria-de-assuntos-estudantis/gru-para-compra-de-tiquetes-para-o-acesso-ao-restaurante-universitario/
Procedimento comportamentais para a biossegurança
Todos nós vivenciamos momentos de instabilidade e incertezas nesta pandemia. Queremos nos proteger e proteger a todos, todas e todes que farão uso do espaço do RU e por esta razão será tão importante que os cuidados sejam compartilhados, para além das questões físicas, também as questões emocionais e relacionadas às relações interpessoais.
Por estas razões é muito importante que seja realizada a leitura do Protocolo de biossegurança pensado para retorno às atividades presenciais no RU de Seropédica, que se encontra disponível no seguinte link: encurtador.com.br/qyDQ6 e cumprir com as normas previstas no Regimento dos Restaurantes Universitários, que se encontra disponível no seguinte link: encurtador.com.br/esQS5;
E quando o protocolo começa?
Na fila. É preciso respeitar a ordem de chegada na fila, como forma de evitar transtornos e discussões desnecessárias entre usuários e, destes com os servidores e funcionários terceirizados do RU.
Os estudantes usuários do Restaurante Universitário deverão deixar visível e de fácil acesso toda documentação exigida para acessar o refeitório.
É fundamental manter-se distante uns dos outros e dos(as) servidores(as) do caixa.
Evitar conversas desnecessárias com os servidores responsáveis pelo caixa de entrada.
E qual é o protocolo ao entrar no espaço do RU?
Atualmente as recomendações de todos os órgãos de saúde e de nossas deliberações internas é de que toda a comunidade universitária esteja fazendo uso de máscaras corretamente durante todo o tempo de permanência nas instalações da UFRRJ, cuja recomendação se aplica a todos os ambientes.
Não será permitido por mochilas e demais objetos em cima das mesas de refeição.
No RU as máscaras só devem ser retiradas quando o estudante for se alimentar e ao finalizar sua refeição, colocar corretamente a máscara imediatamente.
Além disso, o usuário deverá armazenar adequadamente sua máscara (guardar dentro de sacolas individuais de plástico ou papel, por exemplo) e jamais colocá-la sobre a mesa, enquanto realiza sua refeição.
Recomenda-se que, sempre que possível sejam trazidas sacolas para guardar a máscara usada.
Higienizar as mãos antes e depois de colocar e retirar a máscara.
Circular minimamente no espaço dos salões se atendo ao fluxo indicado pelas sinalizações, servir-se, sentar-se para a refeição e levantando-se no momento de sair.
Não compartilhar utensílios (copos, talheres e outros).
Recomenda-se que, sempre que possível, sejam trazidas garrafas de água de uso individual.
Evitar conversas e diálogos durante a fila e refeições.
E o protocolo após o término da refeição?
A permanência no refeitório deve ser tão breve quanto possível, após término da refeição, evitando a aglomeração.
Os usuários devem cumprir as recomendações de saúde e segurança, além de zelar pela limpeza e organização das áreas de convívio, retirando o seu lixo depois de realizada a sua refeição.
Depositar adequadamente os resíduos nas lixeiras instaladas na área interna e externa do RU.
Não alimentar os animais errantes que porventura estejam circulando nas áreas externas do RU, da Praça da Alegria e dos Alojamentos Universitários.
A permanência e ou circulação nos espaços do RU, fora dos horários previstos para o funcionamento do RU, devem ocorrer somente mediante autorização da coordenação ou da equipe técnica.
Formas de comunicação com a equipe do RU
A equipe técnica da área de alimentação do RU abriu um canal para dialogar com os usuários do serviço. Desta forma sugestões, dúvidas, elogios e reclamações devem ser enviados por e-mail no seguinte endereço: restauranteuniversitario@ufrrj.br
A resposta ao contato será emitida em até três dias úteis, caso o assunto enviado não seja de competência da equipe, ele será encaminhado aos setores responsáveis.
Na expectativa de termos prestado todas as informações pertinentes ao assunto, nos colocamos à disposição para os esclarecimentos que ainda se fizerem necessários.
Por fim, desejamos a todos, todas e todes boas-vindas e um excelente retorno as aulas presenciais!!
Veja o comunicado em PDF clicando aqui
Atenciosamente,
Profª. Juliana Arruda
Pró-Reitora de Assuntos Estudantis
Ericson Ramos de Mello
Coordenador do Setor dos Restaurantes Universitários