Evento realizado no final novembro, destacou a trajetória do curso, o pioneirismo na pós-graduação e o foco na formação crítica voltada para as peculiaridades do território

Entre os dias 24 e 26 de novembro, o Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi palco da comemoração dos 15 anos do curso de Psicologia. A programação culminou em um momento simbólico na tarde do dia 25, às 14h, com a inauguração da Placa Comemorativa dos 15 anos do curso. A cerimônia contou com a presença da professora Rosane Melo e do diretor do Instituto de Educação, professor Denis Naiff, selando uma década e meia de produção acadêmica e impacto social.


A criação do curso remonta ao contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), durante o governo Lula. No entanto, a semente já existia dentro do próprio departamento histórico da Rural.
Segundo a professora Deborah Uhr, presidente da comissão organizadora do evento, o curso nasceu do esforço de seis professores que, até então, dedicavam-se às disciplinas de psicologia para as licenciaturas. “Eles tinham um desejo histórico disso – criar o curso de psicologia. Surge, assim, no contexto do Reuni, a oportunidade de fazer o curso. Os professores do departamento toparam essa empreitada”, relembra Deborah.
A professora destaca que o projeto pedagógico foi desenhado para enfrentar uma desigualdade educacional latente. A ausência de cursos públicos de psicologia na Baixada Fluminense, até então dominada por instituições privadas, o que limitava o acesso da população mais vulnerabilizada.
Ao longo desses 15 anos, a Psicologia na UFRRJ consolidou uma identidade própria. O curso se destaca por não apenas formar profissionais na Baixada, mas formar psicólogos que pensam com a Baixada. A grade curricular e a prática estimulam o aluno a refletir sobre raça, gênero, sexualidade e os efeitos subjetivos do sofrimento social, evitando a individualização das questões de saúde mental.
“O que é uma formação em psicologia que toma por referência os problemas desse território? Como a gente vai pensar o fazer psicologia tendo isso em consideração?”, questiona Deborah Uhr, enfatizando que os estágios e a teoria buscam conectar o aluno com as peculiaridades e dilemas do Brasil real.
Um dos grandes trunfos celebrados nestes 15 anos é a produção acadêmica alcançada em pouco tempo. O curso de Psicologia na UFRRJ é um dos cursos oriundos do Reuni que tomou iniciativa na pós-graduação, desenvolvendo programas de Mestrado e Doutorado que hoje são referências.
Além da pesquisa, a extensão universitária segue forte, com iniciativas como o “Plantão Psicológico”, que oferece acolhimento à comunidade acadêmica e externa, reforçando o papel da universidade para além dos muros da sala de aula. A realização do evento de comemoração também refletiu o espírito democrático do curso. O que inicialmente seria uma festa de 10 anos — adiada pelo tempo — transformou-se na celebração dos 15 anos com protagonismo estudantil.


A gestão do evento contou com a parceria ativa do Centro Acadêmico (CA) de Psicologia . Segundo a organização, os estudantes foram fundamentais na comunicação, gestão das inscrições e na articulação da monitoria, demonstrando que a história do curso segue sendo escrita a muitas mãos.
Texto e Foto: João Vitor Freitas, Jornalista e bolsista de comunicação da Prograd/CCS