Dois professores do Departamento de Produtos Florestais (DPF), ligado ao Instituto de Florestas (IF/UFRRJ), participaram da inauguração da primeira empresa no mundo a extrair pasta celulósica (utilizada na produção de papel) a partir da palha da cana-de-açúcar. Os docentes Azarias Machado de Andrade e Fernando José Borges Gomes estiveram presentes ao evento realizado em Lençóis Paulista/SP, em 3 de fevereiro, com a presença do ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira. O ministro falou sobre a importância da iniciativa para a retomada do crescimento da economia brasileira, destacando o papel das instituições de ensino federais ali presentes — a UFRRJ e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) — que por meio de seus pesquisadores atuam no desenvolvimento de estudos como os que subsidiaram as bases técnicas para o surgimento da empresa FibraResist.
Os professores da UFRRJ ainda realizaram uma visita técnica às instalações fabris, bem como pleitearam oportunidades futuras de estágios e pesquisas para estudantes de graduação e pós-graduação.
A inauguração da FibraResist foi notícia em diversos veículos de comunicação nacionais, entre os quais a Revista Globo Rural (leia aqui a matéria).