Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Pró-Reitoria de Graduação > Memorandos Circulares

Pró-Reitoria de Graduação

Memorandos Circulares

Este espaço é destinado ao armazenamento e preservação de documentos oficiais, com orientações gerais de cunho acadêmico no âmbito da graduação, encaminhados pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) às diferentes instâncias acadêmico-administrativas da UFRRJ. Com o objetivo de que possam ser pesquisados e acessados a qualquer momento.

Coordenações de Cursos de Graduação
MEMORANDO CIRCULAR PAUTA DATA
1240/2024 Reativação de matrícula de ingressantes 2024-1

A PROGRAD viabiliza a analise de vinculo discente após solicitações para Reativação de alunos ingressantes do período letivo 2024-1, cancelados em lote no dia 26/08/2024 por “Abandono – Nenhuma integralização”.

Cabe as  Coordenações de Cursos de Graduação mapearem os casos de Ingressantes de 2024-1, com Rendimento Nulo no referido período (Nenhuma aprovação), justificando o rendimento insuficiente decorrentes de problemas de saúde (anexando documentos médicos comprobatórios).

 Os pedidos, fundamentados, deverão ser encaminhadas à PROGRAD, via Memorando Sipac, até as 23h59 do dia 08/09, com o título: “Reativação de vínculo – Ingressante 2024-1 cancelado por abandono”.

04/09/2024
1117/2024  Orientações para estágios na graduação – 2024-2

Solicitamos ampla divulgação aos membros das Comissões de Estágio e estudantes.

A DEST se coloca a disposição das coordenações para quaisquer dúvidas .

21/08/2024
1114/2024 Ajustes de matrículas para formandos 2024-2

Intervenção para formandos já cadastrados em Atividades Acadêmicas de Orientação Individual e sem pendência de horas em Atividades autônomas.

A PROGRAD realizará 1) Matrícula com flexibilização de pré-requisitos e 2) Interlocução com chefias de departamento para matrícula de formandos em disciplinas ( sem vaga disponível).

20/08/2024
1097/2024 Cancelamento em lote de Ingressantes do período letivo 2024.1 com rendimento acadêmico nulo.

A ação ocorrerá dia 26 de agosto e conta com 05 casos excepcionais, com deferimento para suspensão de programa, de acordo com à PROGRAD e as respectivas Coordenações de Curso:

Veterinária, Educação Física, Ciências da Computação, Engenharia Florestal e Física.

19/08/2024
1096/2024 VALIDAÇÃO DE VÍNCULO DE INGRESSANTES 2024.2

Orientações para a validação de vínculo dos respectivos ingressantes, cuja efetivação ocorrerá, via SIGAA, de 19 até 23 de agosto, como  previsto no Calendário Universitário.

19/08/2024
859/2024  Programa Estudante Convênio de Graduação: PEC G – oferta de vagas

 Prorrogado o prazo para manifestação das coordenações

02/07/2024
856/2024  Cronograma de Trancamento Extemporâneo de Disciplinas Isoladas 2024-1: Casos de estágios e disciplinas práticas do ICBS que não aconteceram 02/07/2024
839/2024  Edital para ocupação de Vagas Residuais –  Modalidade Reintegração – Inscrições de 1º a 7de julho de 2024 27/06/2024
838/2024  Aberto Edital para ocupação de Vagas Residuais – Modalidades Reingressos e Transferências – Inscrições de 1º a 7de julho de 2024 27/06/2024
819/2024 Programa Estudante Convênio de Graduação – PEC oferta de vagas  20/06/2024
Integralização/

Material Orientativo

Solicitações de prorrogação de prazo para integralização:

Orientação para abertura dos processos de prorrogação do prazo para conclusão de curso, no período da greve dos técnicos administrativos. O prazo final para pedido do REQUERENTE é às 23:59 do dia 28 de maio .

28/05/2024
735/2024  Status ativos de discentes sem matricula em componentes curriculares. A  PROGRAD direciona:

Coordenações de curso, é necessário o mapeamento das demandas
da sua respectiva área e posterior contato com os alunos orientando-os sobre a  possível suspensão de programa (trancamento do período) até o dia 28 de maio do  corrente ano.

21/05/2024
134/2024 Ajuste de matrículas formandos 2024-1. A PROGRAD realizará ações como:

Matrícula com flexibilização de pré-requisitos e a interlocução com chefias de departamento, a depender da particularidade e se atender as especificações determinadas pelo setor (detalhadas no memorando).

09/02/2024
2058/2023 1º Reforço do prazo para confecção dos Planos de Matrículas de Ingressantes: finda em 22 de dezembro, mas sugere-se que a confecção aconteça, preferencialmente, até o dia 18 de dezembro de 2023. 18/12/2023
2044/2023 Prazo  para confecção dos Planos de Matrículas de Ingressantes (até 22 de dezembro) . 12/12/2023
2004/2023 Modelos de formulário para Reintegração ao curso. Formulário de Aceite de Orientador e Plano de Estudos para a dinâmica . 27/11/2023
1983/2023 Término do prazo para solicitação de Prorrogação de prazo para integralização de curso – dia 29 de novembro do corrente ano. 22/11/2023
1958/2023 Distribuição de vagas ociosas para o Edital de seleção de ocupação de
vagas residuais – Modalidade REINTEGRAÇÃO 2024.1 .
17/11/2023
1909/2023 Data do fórum de coordenações – 14 de novembro do ano corrente . 07/11/2023
1833/2023 Término do Prazo para Matrícula em Atividades Acadêmicas (AAs) de Orientação Individual . 25/10/2023
1796/2023 Matrícula em atividades acadêmicas até 25 de outubro do ano corrente . 18/10/2023
1758/2023 Principais pontos do regulamento da graduação a serem informados aos discentes. 10/10/2023
1641/2023 Prazo final para matrícula em atividades especificas(TCCs e monografias). 10/10/2023
1641/2023 Material de apoio para o próximo Fórum de Coordenações . 21/09/2023
 1607/2023 Pauta do Fórum de Coordenações . 18/09/2023
1562/2023 Fórum de Coordenações . 12/09/2023
1338/2023 Orientações sobre ajustes de matrículas para formandos 2023-2 . 18/08/2023
1215/2023  Prorrogação de prazo para solicitação de renovação de monitorias . 08/08/2023
1135/2023  Orientações sobre organização da Semana de Integração 2023-2 . 02/08/2023
1120/2023  Consolidação de Componentes Curriculares 2023-2 . 01/08/2023
1119/2023  Confecção dos Planos de Matrículas de Ingressantes 2023-2 . 01/08/2023
1080/2023 Confecção de Planos de Matrículas de Ingressantes 2023-2 . 24/07/2023
Chefias, Coordenações e Direções de Instituto
MEMORANDO CIRCULAR PAUTA DATA
1387/2024 Avaliação in loco virtual dos Cursos de Graduação pelo INEP/MEC

Informações sobre as avaliações que ocorrem no período letivo vigente (2024 . 2) , entre setembro e início de dezembro de 2024, em 17 cursos de graduação – com detalhamento dos que já deram inicio a avaliação técnica, agendamentos e os que terão as datas definidas.

30/09/2024
963/2024 Alocação de turmas – período letivo 2024-2 .

Orientações e cronograma de ações relativas às alocações de turmas em espaços físicos da UFRRJ para o  respectivo período letivo. 

22/07/2024
870/2024  Orientações para Prestação de Contas do Projeto de Apoio Didático Pedagógico
ExtraordinárioEnvio do relatório até o dia 03 de julho de 2024.
03/07/2024
869/2024 Orientações sobre o Funcionamento das Monitorias 2024-2

Necessário envio de editais à Prograd para provimento de vagas de monitoria em 2024-2. Feito por Memorando Eletrônico, até dia 03 de julho de 24, os editais deverão informar vigência até o final de 2025-1.

03/07/2024
160/2024 Alocação de turmas de 2024-1: ausência de demandas de Institutos sobre o assunto. Dessa forma, é recomendável a leitura do Memorando Circular 41/2023  – Prograd, de 22 de janeiro do corrente ano. 19/02/2024
41/2024 Alocação de turmas do período letivo 2024-1: o prazo para o processo é até 26 de fevereiro. 22/01/2024
2062/2023 1º Reforço com orientações sobre Consolidação de Componentes Curriculares – Período letivo 2023-2: o período finda em 29 de dezembro. O presente documento apresenta sete tópicos de direcionamento para nortear o consolidador.  18/12/2023
2060/2023 1º Reforço do encerramento do Prazo para Validação e Cadastro de Turmas – Calendário de Matrículas 2024-1: finda em de 18 de dezembro de 2023 . 18/12/2023
2045/2023  Orientações sobre Consolidação de Componentes Curriculares – Período letivo 2023-2 (período de 20 a 29 de dezembro). 12/12/2023
 2043/2023 Encerramento do Prazo para Validação e Cadastro de Turmas – Calendário de
Matrículas 2024-1 .
12/12/2023
1948/2023 2024.1 Monitorias dos alunos dos cursos de graduação: planejamento e funcionamento . 15/11/2023
1841/2023 Orientações sobre a solicitação de reposição de avaliação via SIGAA Calendário de matrícula 2024 – 1 . 26/10/2023
1840/2023 Orientações sobre a solicitação de reposição de avaliação via SIGAA 26/10/2023
1608/2023 Cerimônia de Colação de Graus dos concluintes 2023-1 . 18/09/2023
1475/2023 Orientações para a formalização de estágio obrigatório interno e externo – período letivo 2023 – 2 . 01/09/2023
1452/2023 Orientações sobre Validação de Vínculo de Ingressantes 2023-2 . 30/08/2023
1394/2023  Orientações fase de ajustes de turmas na rematrícula. 24/08/2023
1337/2023 Lançamento do Edital de Vagas Remanescentes 2023-2 . 18/08/2023
1316/2023 Orientações sobre ajustes em turmas – primeira fase de matrícula 2023-2. 17/08/2023
1303/2023  Divulgação prévia do Edital de Vagas Remanecentes 2023-2. 16/08/2023
 1258/2023 Reforço das orientações sobre Alocação de Componentes Curriculares nos espaços do PAT e da Biblioteca – período letivo 2023-2. 14/08/2023
1234/2023  Orientações sobre consolidação de turmas e Retificação de conceitos. 09/08/2023
1215/2023  Prorrogação de prazo para solicitação de renovação de monitorias. 08/08/2023
1187/2023  Segundo Reforço sobre orientações de Consolidação de Turmas. 07/08/2023
1086/2023 Alocação de Componentes Curriculares nos espaços do PAT e da Biblioteca – período letivo 2023-2. 25/07/2023


Postado em 04/08/2023 - 11:17 - Atualizado em 30/09/2024 - 13:31

Últimas Notícias

Skip to content