A presente proposta Geopasseios Virtuais e Presenciais no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Floresta Nacional Mário Xavier como Iniciativa do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LiGA) vinculado ao Instituto de Agronomia e Departamento de Geografia da UFRRJ, visa ir de encontro com as ODS, utilizando geotecnologias e a geografia física aplicada para a promoção da Educação Ambiental a partir de atividades ecopedagógicas as escolas públicas, utilizando estes locais como espaços didáticos e de difusão e popularização científica. O objetivo geral deste projeto consiste na elaboração de metodologias ativas de ensino de geociências associadas a promoção da Educação Ambiental em Unidades de Conservação (Flona MX e JB). Serão elaborados modelo virtual de visitação imersiva nesses espaços, tendo como base instrumentos de representação cartográfica digital em 2D e navegação ao longo de circuitos biogeográficos em 360º, utilizando a tecnologia de “Realidade Virtual” apoiados em conteúdos da geografia física aplicada. Essas ações serão de suma importância para a participação do público externo a UFRRJ, bem como da própria comunidade acadêmica, na compreensão desta paisagem por meio de diferentes meios de representação.
Coordenador(a)
Karine Vargas
karinevargas@gmail.com
Links
INSTAGRAM DA LIGA: https://www.instagram.com/liga.ufrrj/
FACEBOOK DA LIGA: https://www.facebook.com/ufrrj.liga
INSTAGRAM DA GUARDA FLONA MX: https://www.instagram.com/guardaflonamx/
FACEBOOK DA GUARDA FLONA MX: https://www.facebook.com/guardaflonamx-100860214636999
SITE DA LIGA: http://liga.ufrrj.br/
A compostagem é um processo que visa à reciclagem integral de resíduos orgânicos. Esse modelo para tratamento de resíduos possibilita que a fração orgânica do lixo produzida seja devidamente tratada, fornecendo benefícios ecológicos e econômicos para toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento sustentável. Este projeto pretende abordar a questão da educação ambiental e coleta seletiva de lixo para a comunidade ruralina e seropedicense, relacionados a aplicação da técnica de compostagem. O intuito é promover diferentes abordagens de compostagem, a fim de definir a melhor leira para compostagem residencial, produzindo um adubo orgânico de qualidade e com alta aplicabilidade agronômica.
Coordenador(a)
Henderson Wanderley
hendynho@gmail.com
O projeto será desenvolvido em escolas públicas da cidade de Seropédica, Rio de Janeiro. com temáticas do ensino, conteúdos e um conjunto de atividades práticas educativas que possam ser adotadas, em abordagens inovadoras, para ressaltar a percepção da importância das questões ambientais, visando à conservação das florestas, com enfoque nas espécies bioindicadoras de Begonia. Serão realizadas palestras expositivas e interativas, com a participação do docente e dos discentes do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em horários predeterminados pela direção das escolas.
Coordenador(a)
Eliane Jacques
ejacques@ufrrj.br
A Promoção da Saúde constitui-se como estratégia de vital importância para a busca da melhoria da qualidade de vida da população. De modo complementar, a emergência do desenvolvimento sustentável como projeto político e social da humanidade tem promovido a orientação de esforços na direção de encontrar caminhos para sociedades sustentáveis. Neste contexto, tem-se as inúmeras iniciativas que levaram à organização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), classificados em dezessete categorias, na qual está a ODS 3, saúde e bem-estar, cujo propósito é assegurar que todos os cidadãos tenham uma vida saudável e bem-estar, em todas as idades e situações. Neste sentido, a relação Universidade-Serviço-Comunidade se torna a chave à aplicabilidade de ações voltadas à sustentabilidade, com conseguinte melhora de indicadores em saúde e educação. Por esta razão, este projeto propõe o desenvolvimento de ações relacionadas à ODS 3, perpassando interlocução essencial com a educação básica e fundamental como estratégia de prevenção e promoção.
Coordenador(a)
Luciana M. Brito
lufarmufrj@hotmail.com
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/sustentabilidadeemsaude/?igshid=7eyldd348h01
O projeto “DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA INTERNET: aplicação em pesquisas no bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia” tem por objetivo principal divulgar informações científicas, em diversos formatos em quatro (4) plataformas digitais na internet, para públicos diversos com interesse nos conteúdos gerados por uma equipe de projeto interdisciplinar intitulado, “Áreas de Referência para Pesquisas Ambientais em Bioma de Floresta Atlântica no Parque Nacional de Itatiaia”, Edital E_34/2014/Pensa Rio; bem como analisar os resultados de alcance das plataformas digitais e recursos multimídias. Estão sendo utilizados um canal no YouTube, site blog sob o domínio da UFRRJ, contas no Facebook e Instagram e recursos multimídias para compartilhar o material de divulgação e Links no âmbito do projeto.
Coordenador(a)
Lucia Anjos
lanjosrural@gmail.com
Links
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCg3tYsVxvTJPZPdAKTsgyTQ
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/divulgandocienciadosolo/
BLOG: http://blogs.ufrrj.br/divulgandocienciadosolo/
FACEBOOK NEIFA UFRRJ: https://www.facebook.com/neifa.ufrrj
O projeto Implantação de um Quintal Agroflorestal Agroecológico uma Reforma Criativa referente foi incorporado ao projeto de extensão Universidade- ITR Sustentável que tomou forma no de 2017. Alguns professores e discentes do Curso de Gestão Ambiental tomaram a atitude institucional criando um projeto de extensão contínuo que pudesse minimizar os custos do Campus, envolver toda a comunidade acadêmica, com a ajuda dos discentes previamente selecionados. O atual possui os objetivos de promover segurança alimentar, biodiversidade regional, incentivar a participação dos jovens, o empoderamento dos sujeitos envolvidos nas atividades agrícolas, artesanais e culturais. Além de promover ações que colaborem para o desenvolvimento sustentável em termos ecológicos, socioculturais bem como proporcionar condições de vida dignas e saudáveis.
Coordenador(a)
Angela Alves
aaamoth@gmail.com
Links
FACEBOOK: https://www.facebook.com/itrsustentavel
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/itrsustentavel/
SITE: https://itrsustentavel.wordpress.com/
Este projeto foi elaborado com o objetivo de promover a difusão e fomento de tecnologias para a produção de leite e produção de queijo artesanal no Município de Parintins – AM, com foco em produção e sustentabilidade ambiental. O público alvo será composto por produtores familiares e seus funcionários, alunos de nível médio, alunos de graduação e pós-graduação. Pretende-se capacitar o público alvo via intercâmbio com a comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental, além de promover conhecimento interdisciplinar para alunos da rede básica de ensino, através de palestras on-line e fóruns virtuais, com apresentação da cadeia produtiva do leite e do queijo artesanal dentro das propriedades.
Coordenador(a)
Alex Lopes
alexlopes@zootecnista.com.br
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/gadodeleite_ufrrj/?hl=pt-br
A proposta do “Projeto Muriqui” é despertar em seu público alvo a consciência pela preservação da fauna silvestre e do seu papel como sociedade em questões que envolvem o meio ambiente, através da disseminação de conhecimento na área e do acompanhamento do trabalho prático em centros de triagem e tratamento, universidade e ONGs locais. A equipe trará aos alunos das redes pública e privada de ensino de Seropédica a vivência na área através de cursos de extensão voltados para os professores visando o desenvolvimento de técnicas para abordagem e desenvolvimento dos temas em sala e atividades de vivência e formação teórica que irão somar à formação dos participantes como profissionais e cidadãos, com o auxilio de ferramentas virtuais e de atividades presenciais, quando as recomendações de saúde permitirem a execução das mesmas com segurança.
Coordenador(a)
Matheus Pereira dos Santos
matheusps.pereira@gmail.com
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetomuriqui/
O Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, na qual 40% deste valor ainda tem sua destinação final de forma incorreta e gera mais de 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa (GEE) ao ano (CO2eq). Mesmo após a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a gestão desses resíduos no país ainda é um grande desafio. Assim, de forma a contribuir com a melhoria da gestão de resíduos sólidos da Universidade o projeto tem como objetivo a implementação da coleta seletiva dos resíduos sólidos destinando-os a reciclagem à cooperativa local, a começar pelo Instituto de Florestas da UFRRJ, além da neutralização dos GEE dos resíduos destinados ao aterro sanitário por meio de plantio de árvores. Espera-se ao final do projeto contribuir para a valorização dessas relações na comunidade acadêmica e para a construção de um futuro em que os jovens se apropriam do sentimento de pertencer e se responsabilizar pelo meio em que vivem.
Coordenador(a)
Vanessa Basso
nessabasso@yahoo.com.br
Links
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/spsustentaveis/
E-MAIL: semeandopraticassutentaveis@gmail.com
O Grupo de Pesquisa e Extensão em Materiais Cerâmicos (GPEMaC) da UFRRJ, criado em 2017 pela profa. Simone P. Taguchi Borges, tem o intuito de desenvolver saberes na área de: cerâmica e aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos sustentáveis, visando a inserção do aluno no ambiente acadêmico, agregando diferentes experiências e competências, dentro ou fora do laboratório.
O projeto de extensão – sustentabilidade (PROEXT) “Utilização de resíduos sólidos no processamento de pisos cimentícios sustentáveis” está sendo desenvolvido pelas bolsistas Thaísa Santiago e Ana Carolina Cavalcante, com a colaboração do prof. Luiz Borges, técnico Deverson Fraga, Eng. Lucas Félix, alunos voluntários de Eng. de Materiais da UFRRJ e também de ensino fundamental do município de Seropédica. Consiste no desenvolvimento de material didático, palestras, oficinas e workshop, com o intuito de desenvolver e divulgar a ciência, criando perspectivas de ensino e aprendizado para todos os envolvidos.
Coordenador(a)
Simone Pereira
simoneptb@hotmail.com.br
Links
INSTAGRAM do GPEMaC: https://www.instagram.com/?hl=pt-br
FACEBOOK do GPEMaC: https://www.facebook.com/gpemacufrrj