Passo a passo: Formalização de Contrato de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação com base na Deliberação nº 551/2023/CONSU e na Lei nº 8.958/1994.
Interessado (a):
Abertura de processo administrativo:
Sipac:
Mesa Virtual;
Documentos;
Cadastrar Documentos;
Tipo de Documento: FORMULÁRIO DE ABERTURA – CONVÊNIO OU INSTRUMENTO CONGÊNERE QUE ENVOLVA REPASSE DE RECURSOS (DGCC);
Escrever documento;
Carregar Modelo;
Preencher as informações solicitadas. Obs. Não deverá ser anexado nenhum documento neste primeiro momento;
Encaminhar o Formulário à Seção de Arquivo e Protocolo Geral – SAPG, para abertura do Processo Administrativo que, após, aberto será encaminhado à Unidade do interessado (a).
Elaboração de Projeto Acadêmico que deve ser anexado ao Processo;
Elaboração de Plano de Trabalho:
Se repasse para a Fapur, solicitar modelo de Plano de Trabalho através do e-mail: convenios@fapur.org.br ou utilizar o modelo disponibilizado pelo Financiador;
Aprovar o Plano de Trabalho junto a Fapur e/ou Financiador do Projeto e anexá-lo ao Processo Administrativo;
Em caso de Contrato tripartite, no qual o financiador constar como partícipe no mesmo instrumento de pactuação a ser celebrado entre a UFRRJ e a Fapur, deverão ser, obrigatoriamente, anexados os seguintes documentos do Financiador:
Cópia do Contrato Social ou similar;
Cópia do RG e CPF do representante legal do Financiador, caso tais dados não constem em Contrato Social;
Carta de manifestação de interesse do Financiador em celebrar parceria com a Universidade com a devida motivação.
Submeter o Projeto e Plano de Trabalho, mediante Processo Administrativo, às seguintes instâncias, conforme o caso:
Oriundos de Unidades acadêmicas:
Colegiado de Departamento ou equivalente;
Conselho de Unidade (CONSUNI);
Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão de Área (CEPEA-Área).
Oriundos de Pró-reitorias Acadêmicas e Projetos de Desenvolvimento Institucional de origem diversa:
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
Oriundos de Pró-reitorias Administrativas e Projetos de Desenvolvimento Institucional de origem diversa:
Conselho Universitário (CONSU).
Após aprovação, encaminhar o processo ao Departamento de Gestão de Contratos e Convênios – DGCC, para procedimentos subsequentes.
Departamento de Gestão de Contratos e Convênios – DGCC:
Elaboração, em conjunto com a Fundação e/ou Financiador de minuta de Contrato para formalização da parceria, cuja versão final deverá ser aprovada por todos os partícipes e anexada ao processo administrativo.
Anexação dos documentos concernentes à Fundação de Apoio nos autos, qual sejam:
Estatuto;
Ata de Nomeação da Gestão atual;
Cópia do documento de identidade do representante legal da Fapur (modo restrito);
Comprovante de credenciamento junto ao MEC e ao MCTI;
Certidões negativas da Fapur junto à Receita Federal, Previdenciária e Trabalhista;
Encaminhamento do Processo Administrativo para análise da Procuradoria Federal;
Após análise jurídica:
Em caso de aprovação da celebração do ajuste, eventuais recomendações serão apreciadas e uma versão final da minuta de Contrato será disponibilizada aos partícipes.
Em caso de não aprovação da celebração do ajuste, o Processo será devolvido à origem para ciência e arquivamento.
Encaminhamento do Termo de Contrato e Plano de Trabalho para assinatura eletrônica dos partícipes.
Publicação do extrato do Termo de Contrato no Diário Oficial de União e disponibilização do instrumento, na íntegra, no site do DGCC.
Envio do processo administrativo para o Gabinete da Reitoria, solicitando emissão de Portaria de designação do Coordenador.
Arquivamento provisório do Processo Administrativo.