Bem-vindo à Ouvidoria Geral da UFRRJ!
Esse é um espaço adequado para ciência e defesa dos seus direitos.
Um espaço cidadão!
A Ouvidoria Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é órgão de assessoramento da Reitoria (DELIBERAÇÃO Nº 08, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2014) e tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento institucional, oferecendo à comunidade universitária e à sociedade em geral, um canal de comunicação com os órgãos superiores da Instituição, recomendando e intermediando ações corretivas ou de aproveitamento de sugestões viáveis e pertinentes.
A partir da vigência da Lei de Acesso à Informação, em maio de 2012, o titular da Ouvidoria Geral atua como autoridade responsável para a aplicação da Lei no âmbito da UFRRJ. Com isso, também cabe à Ouvidoria Geral prestar informações de caráter público, tanto de forma proativa quanto através de seu Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
A Ouvidoria Geral presta contas das atividades realizadas, o que inclui a apresentação de reclamações e denúncias recebidas e tratadas, bem como das solicitações feitas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Presta também contas de suas atividades à Ouvidoria Geral da União.
Objetivo:
O objetivo geral da Ouvidoria é a criação de mais um canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade e da comunidade acadêmica da UFRRJ, que visa garantir os direitos dos cidadãos, concretizando, dessa forma, o princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações com a sociedade.
Ao Ouvidor cabe ouvir e registrar as reclamações, críticas, elogios e sugestões, procurando reagir como mediador das questões.
FLUXOGRAMA OUVIDORIA GERAL /UFRRJ
Veja aqui o FLUXOGRAMA.
Canais de comunicação:
Endereço http://portal.ufrrj.br/ouvidoria/
E-mail: ouvidoria@ufrrj.br
Telefone (21) 2681-4622
Atendimento presencial: sala 131/2, Pavilhão Central
Carta: Pavilhão Central Sala 131/2 Rodovia Br 465 Km 7- Campus Seropédica RJ CEP: 23897-000
Também pode acessar diretamente o Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. O sistema funciona 24h e permite acompanhar o andamento de uma manifestação já cadastrada. Para utilizar o Fala.BR, não é necessário se cadastrar. Porém, quem realiza o cadastro tem acesso ao histórico das suas manifestações.
Há opção de informar o nome, ou fazer uma manifestação anônima. Se fizer uma manifestação identificada, poderá acompanhar o andamento e conferir a resposta no próprio sistema, ou no e-mail que informar.
É recomendado que todas as manifestações sejam registradas na Plataforma Fala.BR.
Balcão de Informações
Subordinado à Ouvidoria, o Balcão de Informações foi idealizado para melhor atender a comunidade que diariamente busca informações sobre eventos, palestras, localização de pessoas, laboratórios, etc. distribuídos pelo câmpus universitário.
Achados & Perdidos
Subordinado à Ouvidoria, o setor de Achados & Perdidos – de acordo com a Lei Federal nº 10. 406/02 – orienta que qualquer pessoa que, no âmbito da UFRRJ, encontrar documentos, objetos ou valores alheios, entregue-os na sala 131/2.
Os documentos e pertences serão entregues mediante confirmação da descrição feita pelo solicitante com a descrição do item. Também serão solicitados alguns dados de quem está retirando o pertence.
A Ouvidoria da UFRRJ funciona de 2ª a 6ªfeira, no horário comercial.
Endereço: Pavilhão Central Sala 131/2 Rodovia Br 465 Km 7- Seropédica RJ CEP: 23897-000