No dia 5 de novembro, foram inaugurados dois novos prédios de laboratórios do curso de Física, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFRRJ. Cerca de 250 estudantes e 13 turmas serão beneficiados com a estrutura entregue pela Reitoria.
A finalização das obras dos Pavilhões de Aulas Práticas (PAP) de Física foi muito esperada. Iniciado em 2011, o projeto foi paralisado naquele mesmo ano por problemas com a empresa encarregada do trabalho. Em 2019, a obra foi retomada, mas precisou ser pausada em 2020 devido à pandemia. Finalmente, neste ano, foi possível concluir os prédios, localizados a lado do PAP de Belas Artes.
Durante a cerimônia, o diretor do ICE, Robson Mariano da Silva, destacou as modernas instalações dos prédios, com acessibilidade garantida, e cumprimentou todos os envolvidos no processo. O vice-reitor César Da Ros reafirmou a importância dos laboratórios para a formação dos profissionais que saem da Universidade para atender a sociedade.
O reitor Roberto Rodrigues comparou o processamento da obra com as etapas de um doutorado, desde o planejamento, a captação de recursos junto ao MEC, a elaboração de documentos solicitados, as dificuldades e o cumprimento dos compromissos com os parceiros do serviço. Ele também destacou a responsabilidade do servidor público em continuar o trabalho, apesar das diversidades. “Agora precisamos planejar o futuro. Vamos fazer ciência nesses laboratórios”, ressaltou Rodrigues.
Também participaram da solenidade a pró-reitora de graduação Nídia Majerowicz, o ex-reitor Ricardo Berbara, o chefe de Departamento de Física Moisés de Araújo, o coordenador do curso Cláudio Porto, estudantes, técnicos e docentes.
Texto e imagens: Coordenadoria de Comunicação Social/UFRRJ