Nesta terça-feira, 28, aconteceu a inauguração das novas instalações do Laboratório de Geodésia e Cadastro Técnico (Lagec), vinculado ao Departamento de Engenharia, Instituto de Tecnologia (IT). A cerimônia de entrega do prédio pela Reitoria foi também um momento simbólico, pois é a primeira obra a ser finalizada após o início da pandemia. O prédio está localizado entre o IT e o Instituto de Zootecnia, no câmpus Seropédica.
O projeto para a construção de um espaço mais adequado às atividades acadêmicas foi coordenado desde 2016 pela professora Rosane Vargas, do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Presente no evento, a professora conta que o Laboratório atenderá semestralmente mais de quinze turmas de alunos de graduação de diferentes cursos da UFRRJ, estudantes dos cursos de pós-graduação com atividades de pesquisa e de extensão universitária nestas áreas, além das próprias demandas das obras da universidade.
A construção deste laboratório foi possível com o investimento de recursos de emenda parlamentar mediada pelo ex-deputado federal Alexandre Serfiotis, atual prefeito do município de Porto Real. Convidado para a solenidade, o político destacou a importância do investimento em educação para diminuir a desigualdade social em nosso país.
Em seu pronunciamento, o reitor Roberto Rodrigues agradeceu a Serfiotis por seu incentivo ao ensino, à professora Rosane por sua liderança e a todos os servidores da UFRRJ envolvidos no processo de viabilização desta obra importante no ensino, pesquisa e extensão. O reitor enalteceu o simbolismo da construção concluída em um momento de dificuldade que a Universidade pública atravessa.
Também participaram da inauguração o vice-reitor César Augusto Da Ros; o diretor do Instituto de Tecnologia, Pedro Paulo de Oliveira Silva; o chefe do Departamento de Engenharia, João Paulo Barreto Cunha; e o ex-reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara.
Texto e imagens: Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ